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Em Campo Grande, donos de carros elétricos podem ir a salão de beleza durante recarga

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Vagas para carregamento de veículos elétricos e híbridos são usadas como atrativo para clientes em comércios

De salão de beleza a loja de artigos de casa, Campo Grande tem cerca de 16 pontos de carregamento para carros elétricos e híbridos (que também funcionam com combustíveis). Conforme dados divulgados pela ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico) no início deste ano, foram vendidos em Mato Grosso do Sul 1.087 carros com a tecnologia em 2023.  

Foto de ponto de abastecimento de carros elétricos em salão de beleza

 

Durante pesquisa, a reportagem encontrou 16 pontos onde é possível recarregar os veículos, enquanto a plataforma Plug Share aponta que na Capital há 25 pontos de carregamentos, sendo 16 disponíveis ao público, 3 de alta potência e 4 restritos.

O Campo Grande News esteve em alguns destes locais, como em loja da franquia Multicasa. O gerente Gildo Miranda, de 38 anos, conta que, em junho de 2023, a empresa passou a oferecer uma vaga de estacionamento exclusiva para os clientes que possuem carros elétricos ou híbridos. “Nós deixamos aberto ao uso, o cliente que vem aqui pode fazer o carregamento. Logo no começo quando colocamos ficou cerca de dois meses sem receber nenhum carro, mas desde que começamos a divulgar o carregador, a frequência começou a aumentar, agora praticamente todos os dias vem algum cliente para carregar”.

Além dos motoristas que já possuem esse tipo de veículo há mais tempo, Gildo relata que muitos condutores com carros elétricos recém comprados vão até o local para tirar dúvidas sobre a forma de realizar as recargas. “O que a gente também tem ouvido bastante é que há poucos pontos de carregamento pela cidade”, contou.

No local, é possível realizar o carregamento do veículo entre as 7h30 às 18h, durante a semana. Aos sábados, o ponto fica disponível até às 13h. Sem cobrar taxa alguma, a rede ainda conta com carregadores nas lojas Multicoisas da Rua Maracaju e da Avenida Afonso Pena.

A vaga exclusiva também se tornou um meio da empresa divulgar o produto que é vendido na loja. Apesar dos poucos carros que passaram pelo ponto de carregamento, cerca de 20, apenas neste ano, Gildo relata que as vendas dos carregadores tiveram aumento de 20%.

“Esse ano começaram a aparecer mais carros elétricos. Na verdade, neste ano que começou a aparecer mais carros elétricos, no ano passado vinham menos. Tem clientes que vem aqui e deixam meia hora, outros mais de uma hora, nós não estipulamos um tempo máximo de permanência, mas nunca vimos ninguém deixar o carro aqui durante o dia todo”, relatou.

Mimos para clientes – O salão de beleza Four Salon, localizado na Manoel Inácio de Souza, no Bairro Jardim dos Estados, o carregamento dos veículos elétricos e híbridos é oferecido aos clientes como um “mimo”.

A gerente Thaynara Monteiro, de 35 anos, relata que o carregador foi instalado há três anos devido a alta demanda dos clientes. “Todas as clientes que vêm até o salão e estiverem precisando podem usar com livre acesso. Então o tempo que elas estiverem no salão nós estamos com o carro deles carregando sem nenhuma taxa inclusa […] Como a gente tinha uma alta demanda de carros nós fizemos isso como um benefício para as nossas clientes”.

No local há somente uma vaga, disponível para o carregamento, por isso, é realizado um rodízio entre as clientes para que todos possam usar o equipamento. “Por dia temos uma média de cinco carros carregando, mas no final de semana são mais carros”.

Com o sucesso da vaga a empresa tem intenção de aumentar o número de vagas com carregamento de carros elétricos para poder atender a todos os consumidores. “Muitas clientes já chegam pedindo, então para atender todos realizamos um rodízio calculando o tempo que elas devem ficar no salão”, disse.

“Abastecimento” rápido – Nos altos da Avenida Afonso Pena, também há um posto de carregamento de veículos híbridos e 100% elétricos. O ponto de autoatendimento, disponível para realizar o carregamento de dois carros ao mesmo tempo, fica em frente a concessionária da Audi.

“Aqui era gratuito até o mês passado, mas passou a ser cobrado a taxa direto da Audi. Para usar basta você baixar o aplicativo, através da tela que há no carregador, nele você cadastra os dados do cartão e é cobrado o valor do kilowatts”, explica o analista financeiro Inacio Holsbach, de 32 anos.

O gerente ainda diz que o ponto de carregamento é voltado para toda a população, independente da marca do veículo. “O nosso transformador ali fora é de carga rápida, então não é de carga lenta. Onde é de carga lenta? O shopping. No shopping há um ponto de abastecimento lá, mas é de carga lenta, então você deixa o carro, dá uma volta e quando vai embora o carro não vai estar 100%”, informou.

Por não estar lidando diariamente com as recargas dos automóveis, Inacio diz não saber informar o custo por kilowatts, mas diz que o carregamento total dos carros ocorre em cerca de 45 minutos, custando aproximadamente R$ 40. Apesar da loja funcionar das 8h às 18h, o carregamento pode ser realizado a qualquer horário. – CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

Escrito por: Geniffer Valeriano

Fonte: CAMPO GRANDE NEWS

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Em goias atem expande presença no centro oeste com primeiro posto da marca

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Reconhecida como a melhor distribuidora regional de combustíveis do estado de Goiás em premiação concedida na 37ª Convenção Nacional do Sindicato Nacional dos Transportadores, Revendedores, Retalhistas (TRR), a Distribuidora Atem amplia a presença no Centro-Oeste brasileiro, com a inauguração, nesta semana, do primeiro posto de combustíveis com a bandeira da marca amazonense no estado.

“É uma ampliação estratégica na região Centro-Oeste do País. A Atem já opera com duas bases de distribuição no estado de Goiás, mas este é o primeiro posto para venda de combustíveis com a nossa bandeira, que chega ao município de Rio Verde, que é o coração do agronegócio goiano”, destacou o Diretor Comercial da Distribuidora Atem, Alexandre Ferreira.

 

Foto da fachada do novo posto da atem

Maior exportador do estado de Goiás, Rio Verde tem a segunda maior produção de grãos do País e é o 4º município do país com maior valor adicionado à agropecuária. O novo posto da bandeira Atem fica na Avenida Pauzanes de Carvalho, no bairro Setor Pauzanes, uma via com grande número de empresas ligadas ao fornecimento de insumos para o agronegócio. A avenida também é o principal acesso à rodovia GO-174, que faz a ligação entre as cidades goianas de Rio Verde e Montividiu.

“É o município do agronegócio e a Atem fortalece sua presença nesse segmento, mostrando a qualidade do combustível que produzimos e nossa capacidade de atender aos empresários, garantindo segurança energética para o desenvolvimento da economia”, pontuou o Assessor Comercial da Atem em Goiás, Fernando Paiva.

Em todo o país, a Distribuidora Atem possui mais de 350 postos bandeirados. Dentro do planejamento de expansão comercial, outras inaugurações importantes ocorreram, este ano, no Pará, com o funcionamento de postos nas cidades de Marituba e Conceição do Araguaia.

Novo posto Em Goiás

Um novo posto revendedor será aberto na cidade de Sanclerlândia. “Temos outros negócios a caminho em Goiás e em outros estados brasileiros”, adiantou Alexandre Ferreira. Batizado de Posto Florestal, o novo estabelecimento com a bandeira Atem vai funcionar de 5h às 22h, oferecendo aos consumidores combustíveis como gasolina, etanol e diesel. Além das bombas para atendimento aos condutores, o complexo comercial também possui lanchonete e serviços para motoristas, como calibragem de pneus.

Fonte: https://www.portalmarcossantos.com.br/

LEIA TAMBÉM: As vantagens para as empresas em adquirir um tanque de ARLA 32 em vez de fazer um contrato de comodato com um TRR ou fabricante

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Um banho em posto de combustíveis de SC terminou em prejuízo de R$ 20 mil para caminhoneiro

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O homem estava com o caminhão estacionado em um posto de combustíveis às margens da BR-282, em Campos Novos, no Meio-Oeste, e foi surpreendido quando voltou do banho

Um homem de 39 anos perdeu R$ 20 mil enquanto tomava banho em um posto de combustíveis às margens da BR-282, em Campos Novos, no Meio-Oeste de Santa Catarina. Isso porque o caminhão da vítima foi alvo de criminosos que furtaram o valor.

O crime de furto aconteceu no fim da tarde da quarta-feira (3), no bairro Senhor Bom Jesus.

A vítima relatou à PM (Polícia Militar) que havia deixado seu caminhão, um Ford/Cargo, com placas de Porto Vitória, no Paraná, estacionado no pátio do posto de combustíveis, enquanto tomava banho.

Segundo a polícia, o homem informou que quando retornou do banho ao caminhão, viu que alguém havia entrado na cabine e furtado mais de R$ 20 mil em dinheiro e cheques.

Buscas foram realizadas na região, mas nenhum suspeito foi encontrado. Um boletim de ocorrência foi registrado.

Escrito por: Caroline Figueiredo

Fonte: ndmais

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Entrevista: CEO da Brasil Postos conta como tudo começou e faz um lançamento exclusivo

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Em entrevista ao Canal Nortear Petro Renato da Silveira sócio fundador da Brasil Postos conversa com Nélio Vanderlei sobre a história da empresa e faz o lançamento do primeiro curso de extensão com certificação do MEC

Assista a entrevista completa.

Renato da Silveira Fundador e CEO da Brasil Postos

Fundou em 2009 o Portal e Academia Brasil Postos que é voltado para o ecossistema de postos de combustíveis e lojas de conveniência, apoiando revendedores através da primeira academia de ensino aberta Brasil e E-commerce do segmento.

Portal de notícias que possui cerca de 100.000 acessos por mês tornando-se referência para o mercado de combustíveis e loja de conveniência no país.

Graduações & Certificações  

  • Mestre Administração de Empresas e atua como profissional de marketing desde 1997
  • MBA em Administração Estratégica – Universidade de Lisboa
  • Especialização em Publicidade na ESPM
  • Pós Graduação em Marketing na PUC Campinas

Foi o primeiro a criar o conceito de treinamentos e formações operacionais, gerenciais e estratégias On Line para o Segmento.

Inovando mais uma vez no ano de 2020 criou os primeiros programas de mentoria para o Segmento, destacando-se com o Visão 360° com foco na sustentação e crescimento da revenda e Mudança em Ação voltado para loja de conveniência.

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ANP libera o “delivery” e a bomba branca em todo o país

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ANP reverte decisão judicial que proibia o “delivery” e a comercialização de combustíveis de outros fornecedores nos postos bandeirados em todo o país

A decisão considera que as alterações realizadas pela ANP nas regras para o abastecimento de combustíveis visam garantir maior liberdade ao mercado sem descuidar da proteção do consumidor.

AANP obteve vitória em recurso (agravo de instrumento) junto ao Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF-6) liberando, em todo o território nacional, a revenda de combustíveis fora do estabelecimento comercial (“delivery” de combustíveis) e a comercialização de combustíveis de outros fornecedores nos postos bandeirados (fim da tutela da fidelidade à bandeira).

O recurso da ANP foi feito em face da decisão, de outubro de 2023, da 1ª Vara Federal Cível e Criminal da SSJ de Uberlândia-MG, que havia vedado essas práticas em 14 municípios de Minas Gerais, na ação civil pública 1007923-88.2023.4.06.3803. A decisão atual defere o pedido da Agência de efeito suspensivo no recurso, ou seja, mantém a liberação até que seja publicada decisão final sobre o caso.

O que a decisão inicial suspendia e a atual permite são dispositivos da Resolução ANP nº 41/2013, que foi alterada pela Resolução ANP nº 858/2021: o artigo 31-A, que permite o “delivery” para gasolina e etanol, e o §2º do art. 18, que possibilita aos postos bandeirados (vinculados a uma distribuidora específica) comercializar combustíveis de outros fornecedores, desde que a origem seja informada ao consumidor em todas as bombas.

+++ Leia também : A Importância das Placas e Adesivos Obrigatórios em Postos de Combustíveis

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A decisão do desembargador do TRF-6 considera que as alterações realizadas pela ANP nas regras para o abastecimento de combustíveis visam garantir maior liberdade ao mercado sem descuidar da proteção do consumidor naquilo que é atribuição da Agência: o preço, a qualidade e a oferta do produto.

Segundo a decisão, tanto a regulamentação da revenda varejista fora do estabelecimento autorizado quanto a da tutela da fidelidade à bandeira estão inseridos nos objetivos básicos da ANP, estabelecidos na Lei do Petróleo (Lei nº 9.478/1997), de implementação da política nacional de petróleo e biocombustíveis e de regulação e autorização as atividades relacionadas com o abastecimento nacional de combustíveis.

Além disso, afirma que a segurança na operação do delivery de combustíveis foi tratada com rigor na Resolução ANP nº 41/2013, além de não haver relato de qualquer incidente desde o início de sua operação.

Da mesma forma, no caso da comercialização de combustíveis de outros fornecedores nos postos bandeirados, a decisão informa que a resolução protege o direito de informação do consumidor e a qualidade dos combustíveis.

Isso porque obriga que haja informação do fornecedor de forma destacada e de fácil visualização, em cada bomba, bem como que o revendedor esteja adimplente perante o Programa de Monitoramento da Qualidade dos Combustíveis (PMQC) da ANP.

Além disso, destaca que a alteração da tutela regulatória da fidelidade à bandeira não retira a possibilidade de as distribuidoras fiscalizarem o cumprimento das regras de exclusividade que possam estar previstas nos contratos de fornecimento de combustíveis.

Os contratos de bandeiramento em vigor não são alterados pela norma da ANP, cabendo às distribuidoras a realização da sua gestão.

A decisão concorda ainda com o posicionamento da ANP de que não houve violação ao princípio constitucional da legalidade no processo de revisão das regras para o abastecimento de combustíveis, uma vez que foi feita com base em amplo estudo técnico, com participação dos agentes econômicos e da sociedade nas etapas de consulta e audiência públicas.

Assessoria de Imprensa da ANP

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5 tendências para aumentar os lucros no seu posto de combustíveis

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Descubra 5 tendências de mercado que prometem potencializar os seus resultados

Você é proprietário de um posto de combustíveis e está em busca de maneiras de aumentar seus lucros? Este artigo é para você!

1️⃣ Gestão de frotas

A gestão eficiente de frotas é essencial para aumentar a rentabilidade do seu posto de combustíveis. Com um sistema adequado de controle de abastecimento e monitoramento de consumo, é possível otimizar e reduzir custos operacionais em uma empresa que opera com frota de veículos. Além disso, oferecer serviços adicionais, como manutenção preventiva e assistência 24 horas, pode atrair clientes corporativos e fidelizá-los, aumentando assim o volume de vendas.

2️⃣ Postos se tornando centros de serviços

Cada vez mais, os postos de combustíveis estão se transformando em verdadeiros centros de serviços, oferecendo conveniência mais completas e mais praticidade aos clientes. Se o seu posto possui um restaurante ou uma loja de conveniência com grande fluxo, é importante investir em uma gestão de comandas eficiente e ágil, que facilite o processo de compra e garanta uma experiência positiva para o cliente, além de prevenir perdas e fraudes. 

3️⃣ Autoatendimento e auto pagamentos

O autoatendimento e os sistemas de auto pagamento estão se tornando cada vez mais populares nos postos de combustíveis. Essa tendência não só reduz os custos com mão de obra, mas também oferece mais conveniência aos clientes, que podem abastecer seus veículos e realizar o pagamento sem precisar esperar na fila. Investir em tecnologias de automação e segurança é fundamental para garantir a eficiência e a segurança desses sistemas.

4️⃣ Recarga para veículos híbridos e elétricos

Com o crescimento da demanda por veículos híbridos e elétricos, oferecer serviços de recarga para esses veículos pode ser uma excelente oportunidade de aumentar os lucros do seu posto de combustíveis. Além de atrair um novo público, a oferta de recarga para veículos elétricos pode gerar receitas adicionais e fortalecer a imagem do seu posto como um negócio sustentável e alinhado com as tendências do mercado.

5️⃣ Personalização e experiência do cliente

Por fim, não podemos deixar de mencionar a importância da personalização e da experiência do cliente para aumentar os lucros. Oferecer um atendimento diferenciado, programas de fidelidade e promoções exclusivas são estratégias eficazes para atrair e reter clientes. Além disso, investir em tecnologias de CRM (Customer Relationship Management) e um painel de BI (Business Inteligence) pode ajudar a entender melhor as necessidades e preferências dos clientes, permitindo oferecer produtos e serviços mais adequados às suas demandas.

Em resumo, ao acompanhar e implementar essas tendências de mercado, você estará preparado para potencializar os resultados do seu posto de combustíveis e garantir o sucesso do seu negócio a longo prazo. Lembre-se sempre de estar atento às necessidades dos seus clientes e de buscar constantemente inovações que agreguem valor ao seu serviço.

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VÍDEO: Frentista é agredida por não encher garrafa de amaciante com combustível

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Caso aconteceu em Uberlândia e homem foi liberado pela PM.

Por lei, qualquer recipiente que for usado para transportar o combustível precisa ser certificado pelo Inmetro.

“Ele já chegou batendo o galão no carro pedindo para ser atendido”. O relato é da frentista que foi agredida por um cliente em um posto de combustíveis. Segundo a trabalhadora o homem já chegou no local exigindo que fosse atendido.

A funcionária ainda contou que o agressor alegou que o galão de amaciante era semelhante ao indicado pelo Inmetro e que a negativa de não usá-lo era apenas para forçá-lo a comprar o recipiente do estabelecimento.

A frentista também disse a versão do ocorrido à reportagem e explicou que inicialmente não foi ela quem atendeu o cliente. Quando a frentista diz ao homem que o combustível não podia ser colocado e transportado nesse tipo reservatório, ele a agrediu com socos e a derrubou no chão.

“Um colega foi até lá para atendê-lo e explicou que não podia abastecer naquele galão, pois só poderia ser em um recipiente que tivesse selo do Inmetro”, complementou.


ENTENDA: Uma norma da Agência Nacional de Petróleo (AN) exige que os galões que transportam combustíveis sejam certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia Industrial (Inmetro).

+++ VEJA O QUE DIZ A NORMA DA ANP: O galão de 5 litros sofreu mudanças e deve ser substituído nos postos de combustíveis


 

‘Me senti humilhada’

Após a negativa, o homem caminhou até um grupo de frentistas em que a mulher estava e pediu novamente para que o recipiente fosse preenchido com combustível. Foi quando a frentista negou e acabou sendo agredida com o galão de amaciante.

Momento em que agressor lança o galão de amaciante na frentista — Foto: Reprodução/Câmeras de Segurança

“Eu recomendei que ele procurasse saber realmente como era o galão do Inmetro, em seguida ele virou as costas, nos mandou ir para o inferno e jogou o recipiente em mim”, relembrou a funcionária.

“Saio com o objetivo de trabalhar, para buscar o pão para a minha casa, sempre tento fazer o meu melhor. Fui muito humilhada. Imagina meus pais vendo eu sendo agredida no local do meu trabalho”, contou.

O caso foi registrado no Bairro Santa Mônica e imagens do circuito de segurança no local mostram o momento da agressão.

Polícia foi chamada após confusão

A vítima contou que assim que o homem jogou o galão nela, pediu para que os colegas chamassem a PM. Quando os militares chegaram, coletaram os depoimentos de todos os envolvidos, mas não queriam esperar que o responsável pelo posto chegasse com as gravações das câmeras de segurança.

“Quando contei minha versão, o PM disse que não condizia com a versão que o cliente estava contando, e afirmaram que fariam o BO sem as imagens das câmeras porque não podiam esperar meu patrão chegar”, relembrou.

Enquanto realizavam a abordagem, o patrão da funcionária chegou ao local do ocorrido e conseguiu exibir as imagens que confirmaram a agressão contra a frentista. Após o registro da ocorrência, o cliente foi liberado.

A produção da TV Integração fez contato com a corporação, que informou que “estão fazendo o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) do indivíduo” e não deu mais detalhes.

A reportagem também procurou a Polícia Civil para saber se o homem deveria ter sido encaminhado para a delegacia e aguarda retorno.

“Hoje a segurança não vale de nada, a lei não está do lado do trabalhador. Acho que pelo menos eles poderiam ter me amparado, dito o que teria que fazer. Falaram apenas para esperar pela audiência, que ainda será marcada”, finalizou a frentista.

O que diz a PM?

O tenente Cleiton José explicou que não é em toda situação que termina com a prisão imediata do suspeito.

“Temos o código penal que estabelece que não é qualquer crime que ocorra que cabe prisão imediata. Isso é substituído por um Termo Circunstanciado de Ocorrência, que depende também da vontade dos envolvidos em fazê-lo. Posteriormente, ele (o cliente) vai ser chamado na Justiça para prestar declaração”, disse.

O militar também ressaltou que o serviço da PM já foi encerrado em relação ao ocorrido.

“O trabalho da polícia nesse caso já foi encerrado, a gente já qualificou todo mundo e orientamos as partes. Nada justifica essa ação deles, o fato é que ele lançou o plástico na atendente e ela tentou tirar fotos dele, uma situação que acabou envolvendo todos os funcionários que tomaram as dores dela por ela ser mulher. Foi uma desinteligência, falta de argumentação, ela poderia ter simplesmente explicado para ele que não era possível vender e por qual motivo. Do mesmo modo que ele também poderia ter mais um pouquinho de paciência e entender os motivos dela”.

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Posto de combustíveis é interditado após impedir fiscalização do Procon

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O estabelecimento foi multado em mais de R$ 84 mil até que autorize a realização do teste de análise.

O Procon de Paranavaí periodicamente realiza fiscalizações nos postos de combustíveis da cidade para aferir preços e testar a qualidade do produto disponibilizado à população.

Os servidores do Procon faziam o trabalho de fiscalização quando se depararam com uma situação atípica e que resultou na interdição de um estabelecimento na cidade.

Segundo a Prefeitura de Paranavaí, os servidores do Procon solicitaram, em um posto de combustíveis de Paranavaí, a realização de teste de qualidade do teor do etanol e gasolina.

Inicialmente, o pedido foi negado por uma das funcionárias do estabelecimento. Em seguida, após contato com o proprietário do local, o pedido foi negado mais uma vez.

+++ Leia também : A Importância das Placas e Adesivos Obrigatórios em Postos de Combustíveis

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Ao impedirem os agentes públicos de realizarem o trabalho de fiscalização, o estabelecimento foi autuado por infringir uma resolução da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e artigos do Código de Defesa do Consumidor.

O posto de combustível foi interditado e recebeu uma multa cautelar de R$ 84.961,00 até que autorize a realização de teste para análise.

Fonte: Prefeitura de Paranavaí

Além do Boletim Fiscalização do Abastecimento em Notícias, a ANP também divulga os resultados de suas ações de fiscalização por meio de um  painel dinâmico.

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VÍDEO: Flagrantes de combustíveis batizados com METANOL batem recorde em 2023

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ANP estima que cerca de 30 milhões de litros de gasolina e de etanol foram adulterados com o metanol no ano passado.

A adulteração de combustíveis continua sendo um problema grave no Brasil. Segundo levantamento realizado pela ANP, os flagrantes de casos de produtos “batizados” com metanol bateram recorde em 2023.

Para detectar a adulteração, que é quase impossível de ser percebida a olho nu, a agência recolhe amostras nos postos e realiza uma avaliação utilizando reagentes. Quando há metanol na mistura, o produto fica na cor roxa.

O metanol é uma substância utilizada como solvente na indústria química, sendo proibido por lei adicioná-lo à mistura de combustíveis. Ele provoca prejuízos, como a corrosão dos componentes do motor do veículo, o que prejudica seu rendimento e pode até gerar a necessidade de uma retificação.

“Além dos grandes riscos para a saúde que esse produto traz, é um produto que pode causar cegueira e, se um frentista passar na mão, pode inclusive ter problemas químicos na pele. Portanto, não é de forma alguma para ser usado”, explica Emerson Kapaz, presidente do Instituto Combustível Legal.
Levantamento da ANP aponta que volume adulterado é suficiente para abastecer em média um milhão e meio de veículos - Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Levantamento da ANP aponta que volume adulterado é suficiente para abastecer em média um milhão e meio de veículos
1,5 milhão de veículos afetados
A ANP estima que aproximadamente 30 milhões de litros de gasolina e de etanol foram adulterados em todo o Brasil no ano passado. Com esse volume, é possível realizar o abastecimento médio de 1,5 milhão de carros.

Após a detecção da substância, o posto de combustíveis é interditado para acabar com a prática criminosa. Segundo Ary Bello, coordenador de fiscalização da ANP, a multa pela infração varia de R$ 5 mil a R$ 5 milhões.

Você vê ofertas com preço muito abaixo da média de mercado, desconfie. Peça nota fiscal, porque aí, depois, se acontecer alguma coisa com seu veículo, você pode ir direto às agências com a ANP, no MP”, recomenda Emerson Kapaz, presidente do Instituto Combustível Legal.

As investigações começaram porque a agência percebeu um aumento expressivo no volume de importações de metanol em 2023. “Detectamos indícios de que o metanol estava sendo direcionado para indústrias que não possuíam essa capacidade de produção. Portanto, não tinham por que receber tanto metanol, o que apontava para um desvio com o intuito de fraude nos combustíveis”, conta Rodolfo Saboia, diretor-geral da ANP.

O volume de infrações no último ano foi o maior desde o início das fiscalizações pelo órgão, em 2017.

Informações do JN.

VEJA O VÍDEO DO JORNAL NACIONAL

O que é metanol e quais suas formas utilização? Metanol também é conhecido como álcool metílico e hidrato de metilo, além de altamente inflamável

Muito utilizado nas indústrias químicas como solvente e ainda como componente na fabricação de vários produtos, o metanol é considerado um biocombustível.

Como o metanol é obtido?

Conhecido também como álcool etílico e hidrato de metilo, o metanol é um biocombustível altamente inflamável. Esta substância é obtida a partir da destilação destrutiva de madeiras (principal meio de obtenção), processamento, pelo processamento da cana-de-açúcar ou por meio de gases de origem fóssil. Suas propriedades químicas são similares ao etanol. No entanto, sua toxidade é bastante superior. Sua fórmula química é: CH3OH.

Produção

Depois de ser produzido, o metanol é amplamente usado nas indústrias químicas, já que ele é um importante solvente industrial. Ele é bastante eficiente no processo de dissolução de alguns sais; pode ser empregado na fabricação de plástico, preparo de vitaminas e hormônios; solvente em reações farmacológica; produção de biodiesel, combustível, entre outros.

Uso do hidrato de metilo como combustível

O uso do metanol como combustível já foi duramente criticado. O motivo é que essa substância polui o meio ambiente por ser extremamente tóxica e, em caso de incêndio, sua chama é limpa e clara, ou seja, praticamente invisível, o que dificulta mais o controle do fogo. Em relação à saúde, o contato frequente com o metanol pode causar: câncer, irritação nos olhos, dor de cabeça, vômito, náusea, etc.

Redução de gastos

A produção de metanol a partir do uso de tecnologia nacional obteve bons resultados nas últimas décadas. A destilação do eucalipto é o principal processo usado, no qual o gás resultante é comprimido e, por catálise, origina o metanol. No entanto, ainda existe a necessidade de preparar técnicas para diminuir os custos durante a produção, além de aperfeiçoar a distribuição deste hidrato de metilo para o mercado consumidor.

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Fiscalização de combustíveis: ANP realizou mais de 21 mil ações em 2023

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Número representa aumento de 12% em comparação com 2022.

Em 2023, a ANP realizou um total de 21.249 ações de fiscalização no mercado nacional de combustíveis, um aumento de 12% em relação a 2022.

Esses e outros dados anuais de fiscalização estão no Boletim Fiscalização do Abastecimento em Notícias – balanço 2023, divulgado hoje (27/3), como parte das ações da Agência para o Mês do Consumidor.

A publicação também traz a distribuição das ações de fiscalização executadas por região geográfica, por unidade da Federação e por segmento econômico, além de informações sobre os motivos das autuações, números de interdições e apreensões de produtos, parcerias com outros órgãos, entre outras.

As principais irregularidades identificadas no mercado de combustíveis em 2023 foram:

• Não cumprir notificação da ANP;
• Comercializar ou armazenar produto fora das especificações da Agência;
• Equipamento obrigatório ausente ou em desacordo com a legislação;
• Não apresentar documentos de outorga;
• Não prestar informações ao consumidor.

+++ Leia também : A Importância das Placas e Adesivos Obrigatórios em Postos de Combustíveis

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Do total de 21.249 ações de fiscalização, 923 (4,5%) resultaram em autuações por não conformidade na qualidade dos combustíveis e 156 (0,7%), em autuações por vício de quantidade.

Foram efetuados, no total, 4.928 autos de infração, dos quais 779 resultaram em interdições, que são medidas cautelares aplicadas pela Agência para proteger o consumidor, impedindo, por exemplo, a comercialização de produto em desacordo com as especificações ou em volume diferente do registrado. No momento em que a ANP identifica que cessaram as causas da interdição, conforme estabelece a Lei nº 9.847/99, realiza a desinterdição, sem prejuízo do processo administrativo e das penalidades devidas.

As principais motivações para interdições cautelares, em todo o país, foram:

• Comercializar ou armazenar produto fora das especificações da Agência;
• Não atender a normas de segurança;
• Vício de quantidade (bomba que fornece volume diferente do registrado);
• Exercer atividade regulada sem autorização;
• Equipamento obrigatório ausente ou em desacordo com a legislação.

Os estabelecimentos autuados pela ANP estão sujeitos a sanções previstas em lei, incluindo multas que podem variar de R$ 5 mil a R$ 5 milhões.

As sanções são aplicadas somente após processo administrativo, durante o qual o agente econômico tem direito à ampla defesa e ao contraditório, conforme definido em lei.

Os segmentos de revenda, tanto de combustíveis automotivos quanto de GLP (gás de cozinha), que são os estabelecimentos que atendem diretamente o consumidor, foram os que mais receberam ações de fiscalização da ANP. Ocorreram 16.103 ações em postos de combustíveis e 2.768 em revendas de GLP.

As demais ações ocorreram em mais de 20 tipos de agentes, como distribuidores (de combustíveis automotivos, combustíveis de aviação, GLP, solventes e asfaltos), produtores de derivados de petróleo e biocombustíveis, importadores, terminais, pontos de abastecimento etc., bem como em estabelecimentos não autorizados pela ANP que funcionavam de forma irregular.

Além da fiscalização de rotina, a Agência também atua em parceria com diversos órgãos públicos. Em 2023, foram realizadas 260 operações conjuntas e forças-tarefas, em 219 municípios de 25 unidades da federação. Nessas operações, foi possível fiscalizar cerca de 1.600 agentes econômicos, com aplicação de 364 autuações e de 163 interdições. Entre os órgãos parceiros, estiveram Ministérios Públicos, Polícias, Fazendas Públicas, Procons e institutos de metrologia.

ACESSE O BOLETIM DE FISCALIZAÇÃO

Além do Boletim Fiscalização do Abastecimento em Notícias, a ANP também divulga os resultados de suas ações de fiscalização por meio de um  painel dinâmico.

Entre em contato conosco  e descubra como podemos ajuda-lo a PLACAS E ADESIVOS OBRIGATÓRIOS. Chame no WhatsApp.

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O papel estratégico das holdings na proteção patrimonial e na eficiência tributária para o setor de postos de combustível.

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As holdings desempenham um papel crucial tanto na proteção patrimonial dos empresários quanto na redução da carga tributária do negócio, especialmente em setores como postos de combustíveis. 

No contexto da proteção patrimonial, as holdings permitem que o patrimônio pessoal do empresário seja separado do patrimônio da empresa, evitando que dívidas empresariais afetem os bens pessoais.

Por exemplo, em casos de débitos tributários, os sócios podem ser responsabilizados com seu patrimônio pessoal. 

No entanto, a inclusão dos bens pessoais na holding, pessoa jurídica que não se confunde com o posto, acaba por criar uma camada extra de proteção em relação a terceiros.

No que diz respeito à redução da carga tributária, é possível criar uma holding imobiliária para adquirir e gerir os imóveis onde os postos de combustíveis operam. 

Os postos, como empresas separadas, passam a alugar os terrenos da holding imobiliária, e esse aluguel pode ser deduzido da base de cálculo do Imposto de Renda (IR) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL). 

Esses exemplos demonstram como as holdings podem ser instrumentos legais para proteger o patrimônio e reduzir a carga tributária das empresas, contribuindo para a estabilidade e segurança dos negócios. 

Contudo, a criação dessas estruturas exige cuidados para evitar problemas fiscais, como manter os valores de aluguel dentro dos padrões de mercado e ter registros financeiros precisos.

Além da utilização de holdings imobiliárias, existem outras estratégias que podem ser empregadas para otimização tributária, como o pagamento de juros sobre capital próprio e o rateio de despesas dentro do grupo econômico. 

Quando usadas de forma responsável e dentro dos limites legais, essas alternativas podem beneficiar as empresas, sendo um diferencial competitivo para empresários que atuam em mercados altamente concorridos e com baixas margens de lucro, como é o caso de muitos revendedores.

 Entre em contato com nossos especialistas
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Quanto ganha um gerente de posto de combustíveis ?

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No competitivo setor de postos de combustíveis, o papel do gerente é crucial para o sucesso operacional e financeiro do negócio.

A determinação do salário do gerente é influenciada por uma variedade de fatores, desde experiência e qualificações até responsabilidades do cargo e políticas salariais da empresa.

Para ajudar os gerentes a entenderem melhor como seus salários são definidos e a maximizarem sua remuneração, aqui estão os principais pontos a considerar.

1️⃣ Experiência e Qualificações: A experiência prévia do gerente e suas qualificações educacionais desempenham um papel fundamental na determinação do salário. Gerentes com histórico comprovado de sucesso e certificações relevantes geralmente têm mais poder de negociação quando se trata de salário.

🥇 A Academia de Ensino Brasil Postos oferece um curso abrangente de Gestão e Liderança, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), como uma oportunidade única para os gerentes aprimorarem suas habilidades e avançarem em suas carreiras.

2️⃣ Responsabilidades do Cargo: O escopo das responsabilidades do gerente também desempenha um papel importante na determinação do salário. Gerentes que têm responsabilidades adicionais, como supervisionar uma equipe maior, lidar com operações mais complexas ou gerenciar múltiplos postos de combustíveis, geralmente recebem salários mais altos.

3️⃣ Localização Geográfica: O custo de vida e as condições econômicas na região onde o posto de combustíveis está localizado podem influenciar o salário do gerente. Por exemplo, gerentes em áreas metropolitanas ou regiões com custo de vida mais alto podem receber salários mais altos em comparação com áreas rurais.

4️⃣ Tamanho e Desempenho do Posto: O tamanho e o desempenho do posto de combustíveis também podem ser considerados. Postos de combustíveis maiores, com maior volume de vendas e receitas, podem estar dispostos a pagar salários mais altos para atrair e reter gerentes talentosos que possam impulsionar ainda mais o sucesso do negócio.

5️⃣ Políticas Salariais da Empresa: As políticas salariais da empresa proprietária do posto de combustíveis também desempenham um papel importante. Algumas empresas podem ter estruturas salariais fixas ou escalonadas com base na experiência e nas qualificações do gerente, enquanto outras podem permitir mais flexibilidade nas negociações salariais.

6️⃣Negociação Individual: Por fim, a capacidade do gerente de negociar seu salário durante o processo de contratação ou durante avaliações de desempenho também pode afetar o valor final. Gerentes que podem articular claramente seu valor e contribuições para o negócio podem ter mais sucesso em garantir salários competitivos.

Quanto ganha um gerente de posto ?

Os salários dos gerentes de postos de combustíveis podem variar significativamente dependendo de vários fatores, incluindo localização geográfica, tamanho do posto, responsabilidades específicas do trabalho e experiência do gerente. 

No Brasil, os salários podem variar de acordo com o estado, a rede à qual o posto está vinculado, a experiência do gerente e outros fatores. Em geral, os gerentes de postos de combustíveis no Brasil podem ganhar salários que variam de R$ 3.000,00 a R$ 7.000,00 ou mais por mês, dependendo dos fatores mencionados acima.

Como é o mercado de trabalho para profissionais que atuam como gerentes de postos de combustíveis?

O mercado de trabalho para gerentes de postos de combustíveis no Brasil pode ser bastante dinâmico e variado, com uma série de oportunidades disponíveis em diferentes regiões do país.

Devido à natureza essencial dos postos de combustíveis na economia, há uma demanda relativamente estável por gerentes de postos de combustíveis. Independentemente das condições econômicas, as pessoas continuam a necessitar de combustível para seus veículos, o que mantém a demanda por profissionais para gerenciar esses estabelecimentos.

Os gerentes de postos de combustíveis podem encontrar oportunidades de emprego em diversas empresas, desde grandes redes de postos de combustíveis até estabelecimentos independentes. Isso oferece uma variedade de opções em termos de ambiente de trabalho, cultura organizacional e políticas de remuneração.

Como em qualquer setor, há uma competição por talentos entre os postos de combustíveis. Gerentes com experiência, qualificações relevantes e habilidades de liderança são altamente valorizados e podem ter mais oportunidades de escolha e negociação de salários

No geral, o mercado de trabalho para gerentes de postos de combustíveis no Brasil oferece uma variedade de oportunidades, mas também requer habilidades específicas e conhecimentos para se destacar em um ambiente competitivo e em constante evolução. Aqueles que estão bem preparados, atualizados e demonstram excelência em liderança e gestão têm boas perspectivas de carreira neste setor.

Estratégias para aumentar Maximizar a Remuneração:

Para maximizar seu salário como gerente de posto de combustíveis, é essencial investir em educação contínua, adquirir certificações relevantes e demonstrar liderança e habilidades de negociação. Além disso, buscar oportunidades de promoção e assumir responsabilidades adicionais podem aumentar o valor percebido e justificar aumentos salariais.

Para os gerentes de postos de combustíveis que buscam impulsionar sua carreira e maximizar sua remuneração, a Academia de Ensino Brasil Postos oferece um curso abrangente de Gestão e Liderança, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

Inscreva-se agora para adquirir as habilidades necessárias para avançar em sua carreira e alcançar o sucesso profissional.

👉 Visite nosso site para mais informações e inscrições: Link para inscrição.


Primeiro Curso de Formação em Gestão e Liderança  de Postos com Certificação do MEC

A Academia de Ensino Brasil Postos tem a honra de anunciar o lançamento do primeiro curso de extensão em Gestão e Liderança de Postos de Combustíveis, com a valiosa certificação do Ministério da Educação (MEC) e diploma da Anhanguera.

Esta iniciativa marca um marco significativo para os profissionais do setor de postos de combustíveis, oferecendo uma oportunidade única para avançar em suas carreiras.

Em colaboração com a renomada Universidade Anhanguera, a Academia Brasil Postos une esforços para trazer uma inovação marcante ao mercado.

Agora, os profissionais têm acesso a um curso completo, composto por 12 módulos, cada um cuidadosamente elaborado para abordar os aspectos fundamentais da gestão e liderança em postos de combustíveis.

O objetivo principal é capacitar, treinar e oferecer experiências para profissionais do setor, com o estímulo ao desenvolvimento da visão estratégica de negócios e de habilidades, como comunicação, liderança, vendas, gestão financeira, trabalho em equipe,  regulamentação e fiscalização.

Este curso pioneiro oferece a vantagem de aulas gravadas, permitindo aos participantes acessar o conteúdo em seu próprio ritmo e conveniência. Além disso, a abordagem prática adotada em cada módulo garante uma aplicação direta dos conhecimentos adquiridos ao dia a dia do gestor de postos de combustíveis.

Um dos destaques deste curso é o foco na importância do desenvolvimento da liderança.

Reconhecendo que os gestores desempenham um papel vital na eficiência operacional e na satisfação do cliente, o programa foi cuidadosamente elaborado para fortalecer as habilidades de liderança dos profissionais, capacitando-os a enfrentar os desafios dinâmicos do setor.

Além disso, a certificação concedida ao final do curso é emitida em nome da Universidade Anhanguera e da Academia Brasil Postos, garantindo reconhecimento oficial e valorização no mercado de trabalho.

Os profissionais formados neste curso terão uma vantagem competitiva significativa, impulsionando sua progressão na carreira e contribuindo para o crescimento sustentável do setor de postos de combustíveis.

ÓTIMA REMUNERAÇÃO E ABUNDÂNCIA DE OPORTUNIDADE DE EMPREGO

O setor de postos de combustíveis é conhecido por oferecer uma remuneração competitiva aos profissionais, especialmente aqueles em cargos de gestão e liderança. Com a demanda contínua por profissionais qualificados, os salários tendem a ser atrativos e oferecerem uma compensação justa pelo trabalho realizado.

Devido à extensão da rede de postos de combustíveis em todo o país e à constante necessidade de gestão eficiente desses estabelecimentos, há uma abundância de oportunidades de emprego disponíveis no setor. Isso significa que os profissionais qualificados têm uma ampla variedade de opções para escolher e explorar, tanto em termos de posição quanto de localização geográfica.

Conheça cada um dos 12 módulos do Curso

O curso de Formação em Gestão e Liderança em Postos de Combustíveis é composto por 12 módulos, cada um abordando aspectos fundamentais para a formação e capacitação dos profissionais do setor. A seguir, apresento os módulos detalhadamente:

Módulo 1 – A Importância do Gestor do Posto:

  • Conceitos fundamentais sobre a função do gestor.
  • Comportamento do gestor como “dono do posto” agindo proativamente.

Módulo 2 – Gestão de Pessoas, Equipes e Liderança:

  • Práticas de recrutamento, seleção e treinamento.
  • Desenvolvimento de habilidades de liderança e motivação.

Módulo 3 – Áreas e Instalações do Posto:

  • Estrutura física do posto e organização.

Módulo 4 – Equipamentos do Posto:

  • Conhecimento sobre equipamentos e manutenção preventiva.

Módulo 5 – Gestão de Segurança:

  • Práticas de segurança e conformidade com normas regulatórias.

Módulo 6 – Gestão Operacional:

  • Otimização de processos da rotina diária do posto

Módulo 7 – Legislação e Fiscalização:

  • Conhecimento das normas legais e procedimentos de fiscalização.

Módulo 8 – Gestão Ambiental:

  • Práticas sustentáveis e cumprimento das normas ambientais.

Módulo 9 – Gestão Administrativa e Financeira:

  • Princípios de administração, contabilidade e finanças.

Módulo 10 – Gestão de Estoques:

  • Controle e métodos eficientes para evitar desperdícios.

Módulo 11 – Marketing e Redes Sociais:

  • Estratégias de marketing para postos de combustíveis.

Módulo 12 – Vendas, Marketing e Atendimento:

  • Técnicas de vendas e excelência no atendimento ao cliente.

Estes módulos foram cuidadosamente elaborados para proporcionar uma formação abrangente e especializada, preparando os profissionais para os desafios do mercado de postos de combustíveis.


DADOS DO CURSO

Certificação: No curso de Gestão e Liderança em Postos de Combustíveis, oferecido pela Academia Brasil Postos, a certificação é realizada em parceria com a Universidade Anhanguera, uma instituição de ensino credenciada pelo Ministério da Educação (MEC). Isso significa que a Universidade Anhanguera é reconhecida oficialmente pelo governo brasileiro para oferecer cursos e certificações de alta qualidade.

Com essa parceria, o diploma obtido ao concluir o curso de Formação em Gestão e Liderança em Postos de Combustíveis terá a marca e o reconhecimento da Universidade Anhanguera, assegurando aos participantes a validade e a credibilidade do certificado emitido. Essa certificação é altamente valorizada pelos empregadores e pode abrir portas para oportunidades de emprego melhores e mais bem remuneradas.


Curso de Extensão com Certificação do MEC – Um curso de extensão é uma formação adicional oferecida por instituições educacionais seguindo a legislação nacional de educação, estabelecida pela lei nº 9.394/1996. São projetados para fornecer uma formação técnica de curta duração, com um foco específico, carga horária reduzida e abordagem prática e direta. Eles são projetados para oferecer conhecimentos e habilidades específicas de forma eficiente e eficaz.


Formato Online: Todo o conteúdo do curso está disponível através de uma Plataforme de Ensino à Distância (EAD) e você pode cursar em qualquer lugar e horário. As aulas serão gravadas para sua conveniência, permitindo que você as assista no momento que melhor se adequar à sua rotina.


Carga Horária: 36 horas

Para mais informações sobre o curso de formação gerencial em Gestão e Liderança em Postos de Combustíveis, visite nossa página clicando aqui 👉 PÁGINA DO CURSO


Conheça o professor do curso

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enato da Silveira é um especialista de destaque no segmento de combustíveis e lojas de conveniência, ostentando um título de Mestre em Administração de Empresas pela renomada ESAG.

Como sócio fundador da Brasil Postos, uma plataforma de negócios e capacitação, ele tem liderado com autoridade e inovação por mais de uma década e meia.

Com uma vasta experiência de 14 anos, Renato tem sido uma fonte confiável de orientação para profissionais que buscam alcançar resultados significativos na revenda de combustíveis.

Sua abordagem abrangente inclui consultorias, palestras inspiradoras, mentorias e treinamentos.

Um pioneiro em sua área, Renato foi o primeiro a introduzir treinamentos e formações operacionais, gerenciais e estratégicas online para o setor de postos de combustíveis.

Abastece Aí passa a se chamar KMV para ampliar a fidelidade

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Programa de recompensas da rede de postos Ipiranga passa por rebranding e planeja ampliar parcerias nos segmentos de turismo e lazer

A partir da próxima segunda-feira, 25, os usuários do Abastece Aí, plataforma de fidelidade da rede de postos Ipiranga, começam a ser informados que o serviço mudou seu nome para KMV.

Abastece Aí KMV

O rebranding começou a ser planejado há um ano e meio, de acordo com a diretora de marketing da empresa, Lilian Ferraz e tinha como objetivo ajudar a desfazer uma certa confusão entre o Abastece Aí e o KM de Vantagens, programa anterior de fidelidade dos Postos Ipiranga.

“Trabalhávamos as duas marcas e um ponto principal que ouvimos em pesquisas feitas tanto com nossos revendedores quanto com os consumidores é que havia também confusão em relação em entendimento dos benefícios, que já algo característico dessa categoria de fidelidade”, explica.

Com o KMV, a empresa quer simplificar para o público a mensagem de que, pelo aplicativo, é possível conseguir cashback e economizar no abastecimento e, também, obter vantagens na compra de produtos e serviços fora do ambiente do posto de combustível.

Lilian conta que o KMV já conta com mais de 70 empresas parceiras e que o objetivo é ampliar os descontos e vantagens oferecidas aos mais de 38 milhões de usuários cadastrados com ofertas de lazer, turismo e restaurantes.

Para comunicar ao publico sobre a mudança da marca, a KMV promoverá ações nas mídias digitais, além de veicular uma campanha em conjunto com os Postos Ipiranga.

Cada vez mais postos de gasolina oferecem descontos aos clientes que utilizam o aplicativo da rede na hora de pagar pelo combustível. É verdade que a guerra de preço entre eles costuma ser de centavos, mas não é só o valor que aparece na bomba que está em jogo. Em meio ao aumento da concorrência, a briga é também pela fidelização do consumidor. Nesse sentido, ter um diferencial pode garantir um faturamento maior — e é exatamente nisso que a Ipiranga aposta.

Com quase 6 mil postos no país, 13,2% a menos do que em 2022, a companhia que pertence ao Grupo Ultrapar registrou queda de 13% na receita líquida no ano passado, para R$ 114,4 bilhões. Para tentar reverter esse quadro, a Ipiranga quer deixar claro que seus benefícios vão além de “cashback”. Por isso, decidiu unificar as marcas Abastece-aí (que contabiliza os pontos do programa de fidelidade) e Km de Vantagens (que oferece descontos em companhias aéreas e locadoras de veículos, por exemplo). Assim, a plataforma unificada, que registra cerca de 37 milhões de participantes, passa a se chamar KMV.

Mas, ao todo, a rede de postos prevê investir R$ 1,34 bilhão em 2024, 17,3% a mais do que no ano passado. Deste montante, o plano é injetar R$ 41 milhões no programa Abastece aí, o que representa um salto de 24,2% em relação aos R$ 33 milhões de 2023 — a previsão, entretanto, era aportar R$ 43 milhões no ano passado.

Segundo balanço divulgado pela companhia, as despesas gerais, administrativas e de vendas tiveram aumento de 18% no intervalo, para R$ 2,81 bilhões, contribuindo para a queda da receita líquida.

A unificação dos programas da Ipiranga, portanto, faz parte da estratégia de se diferenciar da concorrência — e assim tentar garantir bons resultados para o grupo, que projeta investir, em 2024, R$ 2,68 bilhões na expansão da rede de postos, além da Ultragaz e da Ultracargo. O valor é 37,4% maior do que o de 2023 e vem após a venda do controle da Oxiteno e da Extrafarma. No ano passado, a receita líquida do grupo recuou 14% para R$ 126 bilhões, enquanto o lucro líquido avançou 37%, para R$ 2,52 bilhões.

“O objetivo é dar novo significado e mais clareza à comunicação”, afirma Mauro Bizatto, executivo-chefe do programa, ao Valor. “Vemos os concorrentes chegando perto com os aplicativos voltados ao abastecimento [de combustível]. Daí queremos mostrar que o nosso programa oferece mais vantagens.”

Em 2023, o app dos postos Ipiranga realizou 40 milhões de transações, rendendo mais de R$ 5 bilhões em abastecimento. Pode parecer uma cifra pequena perto dos R$ 114 bilhões da receita líquida da companhia, mas indica recorrência, ou seja, potencial de vendas — inclusive para as lojas de conveniência e para o serviço de troca de óleo. Em termos de economia para o cliente, o programa de fidelidade foi responsável por mais de R$ 103 milhões em “cashback” no ano passado, segundo a companhia.

Pesquisa recente feita pela rede apontou que os postos engajados com o programa costumam ter faturamento 15% superior aos que não utilizam o KMV. Outra descoberta é que os usuários do aplicativo tendem a gastar três vezes mais do que um cliente não participante.

“Também estamos tentando melhorar a comunicação com os postos, para que usem mais a plataforma”, conta Bizatto. No início de março, uma equipe da empresa deu aulas sobre o KMV em Santa Catarina, e o resultado foi que o volume de vendas da rede de combustíveis aumentou 70%.

Além do trabalho com os postos, a empresa vem ampliando sua base de parcerias. Atualmente, o portfólio é composto por mais de 70 empresas de diversos segmentos, como entretenimento e turismo. O KMV conta, por exemplo, com os principais programas de companhias aéreas: Latam Pass, TudoAzul e Smiles. “Pelos nossos cálculos, mais de 300 mil passagens aéreas foram compradas com os benefícios da plataforma no ano passado”, afirma Bizatto. Na ponta do lápis, isso foi possível porque mais de 104 milhões de pontos KMV foram trocados por milhas aéreas. A expectativa é que haja um aumento de, no mínimo, 50% nessa categoria em 2024.

O KMV promete seguir ampliando sua base de parcerias, já que isso representa injeção de recursos na companhia. É que 40% da receita da empresa vêm do abastecimento de combustíveis e os 60% restantes, de parcerias. Bizatto não revela o valor do faturamento desses programas, mas diz que, em 2023, houve crescimento de 26% na receita com parceiros, enquanto a cifra de abastecimento se manteve estável. Uma das principais novidades deste ano é a venda de ingressos para o Rock In Rio, direto no app e com benefícios para os clientes do programa. Perguntado sobre a possibilidade da KMV fazer abertura de capital ou aquisições, ele diz que não pode comentar.

Fonte: Valor Econômico

Proibição X Liberação : Reflexão sobre as Mudanças no Delivery e na Bomba Branca nos Postos

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A decisão do desembargador Miguel Ângelo de Alvarenga Lopes, do (TRF-6), de liberar a venda de combustíveis de diferentes fornecedoras em postos bandeirados e permitir o sistema de delivery de etanol e gasolina tem gerado uma grande confusão no mercado de combustíveis.

Inicialmente instituídas por uma resolução da Agência Nacional do Petróleo (ANP) e por uma lei federal, as mudanças visavam aumentar a competição no setor e, consequentemente, reduzir os preços. No entanto, a medida foi alvo de contestações por parte do Ministério Público de Minas e do Ministério Público Federal, que questionaram sua legalidade em uma ação civil pública.

A controvérsia em torno do delivery de combustíveis e da adoção da chamada “bomba branca” nos postos bandeirados revela um embate entre diferentes interesses. Enquanto os defensores das mudanças argumentam que elas promovem a concorrência e beneficiam o consumidor, os críticos alertam para os riscos de falta de sinalização ao cliente e para possíveis prejuízos à qualidade do combustível.

Em fevereiro deste ano, a ANP proibiu o delivery de combustíveis em todo o país, juntamente com a venda de produtos combustíveis “bomba branca” em postos bandeirados. No entanto, agora em março, a decisão do desembargador conferiu efeito suspensivo ao recurso apresentado pelo instituto, liberando novamente tais práticas.

É evidente que a falta de clareza e a constante mudança de diretrizes regulatórias estão prejudicando não apenas os consumidores, que podem ficar confusos com as diferentes práticas adotadas pelos postos, mas também os próprios revendedores e distribuidores, que enfrentam dificuldades para se adaptar às novas normas.

Nesse cenário, é fundamental que as autoridades responsáveis pelo setor atuem com cautela e transparência, buscando soluções que garantam tanto a competição saudável quanto a segurança e a qualidade dos serviços prestados aos consumidores. Afinal, o que se espera é um mercado de combustíveis que opere de forma eficiente e confiável, em benefício de todos os envolvidos.

LEIA TAMBÉM: EQUIPE 360º – Treinamento para equipes de postos de combustíveis com Renato da Silveira 

Renato da Silveira Fundador e CEO da Brasil Postos

Fundou em 2009 o Portal e Academia Brasil Postos que é voltado para o ecossistema de postos de combustíveis e lojas de conveniência, apoiando revendedores através da primeira academia de ensino aberta Brasil e E-commerce do segmento.

Portal de notícias que possui cerca de 100.000 acessos por mês tornando-se referência para o mercado de combustíveis e loja de conveniência no país.

Graduações & Certificações  

  • Mestre Administração de Empresas e atua como profissional de marketing desde 1997
  • MBA em Administração Estratégica – Universidade de Lisboa
  • Especialização em Publicidade na ESPM
  • Pós Graduação em Marketing na PUC Campinas

Foi o primeiro a criar o conceito de treinamentos e formações operacionais, gerenciais e estratégias On Line para o Segmento.

Inovando mais uma vez no ano de 2020 criou os primeiros programas de mentoria para o Segmento, destacando-se com o Visão 360° com foco na sustentação e crescimento da revenda e Mudança em Ação voltado para loja de conveniência.

Dedica seu tempo em desenvolver ferramentas que melhorem a capacitação de todos os processos de capacitação e gestão de postos e lojas de conveniência. Com mais de 30.000 horas de prática e conhecimento, dedicando os últimos 15 anos para democratizar a informação e conhecimento, com a missão de transformar a realidade de revendedores e colaboradores.

▶ Assista o vídeo e veja como a Academia de Ensino Brasil Postos pode ajudá-lo na capacitação completa de todos os trabalhadores em postos de combustíveis e lojas de conveniência.

Conheça os outros cursos para a capacitação completa dos gerentes da sua rede de postos.

+++ Curso de Marketing, Vendas e Atendimento em Postos de Combustíveis

+++ Curso de Formação Gerencial

+++ Curso Gestão de Compras e Promoções para Loja de Conveniência

+++ Curso Online – O Melhor Gerente do Mundo

+++ POP – Treinamento e Implantação de Procedimento Operacional Padrão

+++ Curso de Legislação e Fiscalização em Postos

+++ Treinamento Semi Presencial para Gerentes de Postos

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