Em janeiro de 2024, vendas de etanol no Brasil aumentaram 38,22%, atingindo 3 bilhões de litros, o melhor desempenho em três anos.

O mercado de etanol no Brasil começou o ano com uma notável expansão. 

Em janeiro de 2024, o país experimentou um aumento significativo de 38,22% nas vendas de etanol em comparação com o mesmo mês do ano anterior, totalizando impressionantes 3,00 bilhões de litros.

Esse crescimento é o melhor resultado visto nos últimos três anos, impulsionado principalmente pela maior competitividade do preço do etanol em relação à gasolina, um indicador positivo não apenas para o setor sucroenergético, mas também para os consumidores e o ambiente.

A performance acumulada da safra 2023/2024 também revela uma tendência ascendente, com um aumento geral de 9,37% nas vendas de etanol, alcançando um total de 26,95 bilhões de litros. Essa melhora se distribui entre os tipos de etanol hidratado e anidro, com incrementos respectivos de 15,68% e 0,99%, o que demonstra uma clara preferência pelo etanol hidratado entre os consumidores brasileiros.

Dinâmica de Mercado e Fatores Impactantes

  • Venda Direta e Legislação: A discussão sobre a venda direta de etanol aos postos de combustíveis segue em debate no Congresso Nacional. Essa medida tem o potencial de diminuir os custos operacionais e aumentar a competitividade do etanol no mercado, beneficiando diretamente os consumidores.
  • Combate à Sonegação: O setor está enfrentando a sonegação de impostos com ações contínuas, visando garantir uma competição mais justa e aumentar a arrecadação fiscal, o que pode resultar em preços mais baixos para o consumidor final.
  • Crescimento das Exportações: Há um crescimento notável nas exportações de etanol, especialmente para mercados como os Estados Unidos e a Europa. Esse aumento nas exportações reflete a competitividade global do etanol brasileiro e contribui para o saldo comercial do país.
Previsão para 2024

O mercado de etanol está projetado para continuar crescendo em 2024. A expectativa é sustentada pela manutenção da competitividade do preço do etanol em relação à gasolina e pelos investimentos em novas usinas e na modernização do parque industrial sucroenergético. Esses fatores são cruciais para garantir o avanço contínuo do setor e o atendimento à demanda interna e externa.

Fontes

Os dados apresentados referem-se ao período de janeiro a fevereiro de 2024. É importante destacar que o mercado de etanol é dinâmico e sujeito a variações, portanto, é recomendável a consulta a fontes confiáveis para informações atualizadas.
ESTE TEMA LHE INTERESSA? Então assista ao vídeo abaixo.

 

VAI CONSTRUIR OU REFORMAR SEU POSTO?

APROVEITE TAMBÉM OUTRAS OPORTUNIDADES DE FAZER A COTAÇÃO DIRETAMENTE COM O FABRICANTE. 

+++ FAÇA COTAÇÃO DE TANQUES ECOBRASIL NA LOJA VIRTUAL BRASIL POSTOS

+++ FAÇA COTAÇÃO DAS BOMBAS WERTCO NA LOJA VIRTUAL BRASIL POSTOS

+++ FAÇA COTAÇÃO DE CAIXA SEPARADORA DIRETAMENTE NA LOJA BRASIL POSTOS

+++ FAÇA COTAÇÃO DAS BOMBAS DE ABASTECIMENTO GILBARCO NA LOJA BRASIL POSTOS

+++ FAÇA COTAÇÃO DE CALIBRADORES EXCELbr NA LOJA BRASIL POSTOS

Artigo anteriorConvenção Ipiranga recebe maior empresa brasileira em tecnologia para posto de combustível
Próximo artigoMP aponta participação de transportadora em esquema criminoso
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here