A Rede Graal está ampliando a sua estrutura de abastecimento de alta vazão para veículos pesados movidos a GNV

Para este ano, a companhia prevê a implementação desse fornecimento na unidade Pindamonhangaba (SP), a ser inaugurado na segunda quinzena de 2024. Já na primeira quinzena do próximo ano, a unidade em Penedo (RJ) também oferecerá o serviço. O investimento nas duas frentes é de R$ 5 milhões. As duas novas unidades ficarão na Rodovia Presidente Dutra, na pista sentido SP-RJ.

 

A obra do posto de Pindamonhangaba está concluída e a Comgás aguarda autorização da concessionária/ANTT para instalar a obra do ramal de alimentação do gás natural.

O volume de gás destinado a estes dois projetos vai de 50.000 a 100.000 m³/mês, após maturação do mercado, em especial a formação dos corredores das frotas pesadas. O combustível virá dos ramais das respectivas concessionárias com atuação na região e possibilidade de suprimento.

A estratégia de expansão também contempla adaptações nas unidades Barueri, Band 81, Trevo e Sem Limites, todas em São Paulo, e na unidade Rota 80, no Rio Grande do Sul. No total, o volume de GNV comercializado nos postos da rede atinge 1.000.000 m³ por mês, montante 20% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado.

Os cinco postos da rede Graal que já possuem abastecimento de GNV para pesados contam com dispensers de alta e baixa vazão, que permitem recarga rápida. Um caminhão 100% movido a GNV possui normalmente 8 cilindros de 25 m³/cada, portanto, um total de 200 m³.

O abastecimento de 100/120 m³ com dispenser de alta vazão é feito entre 12 e 15 minutos, praticamente o mesmo tempo para abastecer de 800 a 1.000 litros de óleo diesel.

Estratégia

Segundo Nivaldo Ary Nogueira Jr, gerente de Expansão da Rede Graal, a iniciativa vem na esteira do crescente movimento de utilização do combustível alternativo ao diesel para caminhões.

“A rede já está presente neste mercado de gás há bastante tempo, mas intensificou os investimentos nos últimos meses porque se observa o mercado seguindo esse caminho. De um lado, os próprios fabricantes têm anunciado caminhões 100% movidos a gás natural. Do outro lado, empresas globais têm exigido de seus transportadores a utilização de combustíveis menos poluentes, dentro de suas metas de redução de CO², com respectivos créditos de carbono”, explica.

De acordo com a Abegás, a economia e a redução na poluição ambiental que o caminhão movido a gás oferece são diferenciais quando se cogita a possibilidade de substituir o diesel. Estima-se que o uso do GNV/GNL no lugar do diesel prevê redução de 20% nas emissões de CO2. Além de mitigar impactos ambientais, o gás apresenta maior eficiência no consumo, na ordem de 43% a 58% quando comparado à gasolina e 44% a 60% em relação ao etanol.

Fonte: https://www.abegas.org.br/

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