No dia 12/12/2023, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) proferiu uma decisão unânime que representa uma vitória expressiva para as empresas do ramo de revenda de lubrificantes e Gás Natural Veicula (GNV). 

O tribunal decidiu que o ICMS recolhido pelo regime de substituição tributária (ICMS-ST) deve ser excluído do cálculo do PIS e da Cofins (REsp 1.896.678 e REsp 1.958.265).

Essa decisão, que faz parte da “tese do século” iniciada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 2017 (Tema n. 69), marca a segunda conquista dos contribuintes nos tribunais superiores. 

Anteriormente, o STJ já havia decidido que créditos presumidos de ICMS não deveriam integrar a base de cálculo do PIS e da Cofins.

Destaca-se que a exclusão do ICMS próprio da base de cálculo do PIS e da Cofins tornou-se uma referência para a abertura de novas oportunidades e, embora existam discussões também decorrentes desse tema que não foram vitoriosas, os reflexos da “tese do século” são notórios.

O cerne da questão, para que seja excluído o ICMS ST da base de cálculo das referidas contribuições é que se trata do mesmo ICMS e, portanto, deve ser aplicado o Tema 69 do STF.

Conforme o voto do ministro Gurgel de Faria, os contribuintes, sejam eles substituídos ou não, desempenham posições jurídicas idênticas no que diz respeito à submissão à tributação pelo ICMS. A única diferença reside no mecanismo de recolhimento. Portanto, conclui o ministro que a decisão do STF sobre o ICMS deve ser utilizada pelo STJ em relação ao ICMS-ST.

OPORTUNIDADE

Para o setor de revenda de lubrificantes e GNV, que muitas vezes opera no regime de substituição tributária, a decisão do STJ é especialmente relevante. 

No regime de substituição tributária, uma única empresa é responsável pelo pagamento do imposto de toda a cadeia, o que facilita a fiscalização e inibe a sonegação fiscal.

A decisão abrange revendedores que fazem parte dessa cadeia e não recolhem o ICMS diretamente ao Estado, como redes atacadistas e comércios em geral. O impacto da decisão estende-se a qualquer substituído tributário do ICMS-ST.

Mesmo que a inclusão do ICMS-ST tenha sido levada ao Supremo, os ministros declinaram do julgamento, conferindo ao STJ a palavra final.

Vale destacar que o tema não impacta as operações de revenda de outros combustíveis, uma vez que o PIS/COFINS nessas situações é monofásico, devido apenas pelas refinarias e usinas. Apenas itens com regime normal de PIS/COFINS e, ao mesmo tempo, com ST de ICMS, são aplicáveis à tese, como no caso do GNV.

A decisão, em julgamento repetitivo, oferece maior clareza e previsibilidade às empresas no que diz respeito a essa complexa questão tributária, proporcionando um ambiente mais favorável para os revendedores.


Faça a recuperação tributária com a Brasil Postos

Nossos parceiros oferecem uma ampla gama de serviços de recuperação de créditos, incluindo:

  1. PIS/COFINS-ST – Crédito sobre a venda de cigarros
  2. PIS/COFINS – Créditos sobre insumos e despesas operacionais
  3. ICMS-ST – Ressarcimento do ICMS sobre o combustível
  4. INSS – Revisão das Contribuições Previdenciárias
  5. PGFN / Receita Federal – Renegociação de dívidas tributárias RFB
  6. Recuperação Judicial e Renegociação de dívidas
  7. Recuperação Tributária sobre energia elétrica
Solicite e acompanhe o parcelamento
das suas dívidas tributárias e multas
na Receita Federal. Clique aqui.

DESEJA FAZER UM CONSULTA GRATUÍTA SOBRE OS CRÉDITOS TRIBUTÁRIOS QUE SUA EMPRESA PODE RESTITUIR? CLIQUE AQUI.

Leia outros artigos do sobre recuperação tributária

Recuperação Tributária –  ZERE tributos de lanchonete, bar e restaurante. Entenda!

VENDA DE CIGARROS – Justiça libera a varejistas devolução de parte do PIS/Cofins sobre cigarros

Revendedor: Recupere 9,25% da compra de diesel no período de 11 de março à 15 de agosto de 2022

PIS COFINS SOBRE CIGARROS – RECEITA e PGFN ACEITAM RESTITUIÇÃO

 

Artigo anterior“Análise Chocante: Distribuidoras de combustíveis priorizam lucro através de multas aos postos em detrimento da venda de produtos contratados”
Próximo artigoInmetro determina que postos de combustíveis instalem dispositivos antifraude nas bombas até 2029
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here