Aumento na proporção de biodiesel visa promover um combustível mais sustentável e menos poluente

A medida reflete a política nacional que obriga as distribuidoras de combustível a adquirirem biodiesel para misturá-lo ao diesel fóssil, resultando no que é comercializado como diesel B nos postos de abastecimento.

O aumento na proporção de biodiesel visa promover um combustível mais sustentável e menos poluente, em consonância com as demandas do setor agrícola, que fornece matérias-primas para a produção do biodiesel, como o óleo de soja.

“Estamos incrementando na cadeia energética brasileira em torno de 100 milhões de litros de biodiesel por mês. Isso é um marco histórico, pois dá segurança energética no mercado interno e cada vez mais afasta o Brasil da dependência do mercado externo”, destaca o Vice-presidente do Grupo Potencial, Carlos Eduardo Hammerschmidt.

Brasil importa 25% de diesel fóssil

Atualmente, o país importa 25% de diesel fóssil, o que pode ser totalmente substituído por combustível renovável. “Estamos cada vez mais demonstrando para o mundo que o Brasil está comprometido com as metas de descarbonização acordadas dentro da COP28. Portanto, a indústria brasileira está preparada para o B20 e para o B25”, reforça.

O que é o biodiesel?

Biodiesel é um combustível renovável e biodegradável, derivado de fontes naturais como óleos vegetais (soja, mamona, palma) e gorduras animais. É produzido através de processos químicos, principalmente a transesterificação, que transforma esses óleos e gorduras em ésteres, componentes do biodiesel. Este combustível pode ser utilizado em motores a diesel, puro ou misturado ao diesel derivado de petróleo, sem a necessidade de grandes modificações nos motores.

O biodiesel é menos poluente que os combustíveis fósseis, emitindo menos gases de efeito estufa e contribuindo para a diminuição do aquecimento global. Além disso, por ser biodegradável, sua utilização e derramamento acidental causam menor impacto ao meio ambiente.

Segurança energética e desenvolvimento econômico

Ao diversificar as fontes de energia e reduzir a dependência dos combustíveis fósseis, o biodiesel contribui para a segurança energética dos países. Isso diminui a vulnerabilidade a oscilações de preço e disponibilidade do petróleo no mercado internacional.

A produção de biodiesel fomenta o desenvolvimento econômico, especialmente em regiões rurais, ao incentivar a agricultura para a produção de suas matérias-primas. Isso pode gerar empregos e aumentar a renda de agricultores, além de promover a inovação tecnológica na indústria de energias renováveis.

Qual o diesel mais puro?

Dentro do diesel comum encontramos os tipos S-10 e S-500. Os nomes fazem referência à quantidade de enxofre presente no combustível: 10 partes por milhão no S-10, e 500 no S-500. Assim, o Diesel S-10 é o mais puro, pois contém menos enxofre.

Pouco a pouco o novo Diesel, e combustíveis mais sustentáveis, vão se tornando a norma no mercado. Assim, a transição energética pode ser feita de forma gradual e, eventualmente, eliminamos nossa necessidade das fontes fósseis, não-renováveis e muito poluentes.

ESSA ASSUNTO LHE INTERESSA? ENTÃO ASSISTA AO VÍDEO

Artigo anteriorDesconto só no app? Postos que ocultam preço real do combustível podem ser punidos, diz Senacon
Próximo artigoAmericanos se arrependem de ter comprado carros elétricos, diz pesquisa; entenda o porquê
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here