Cursos Obrigatórios de Segurança do Trabalho 

Os profissionais que trabalham com armazenamento, transferência e venda de combustíveis locais como TRR, Distribuidoras e Postos de Combustíveis correm riscos de morte por contaminação e explosão.

Para reduzir os riscos do trabalhadores que atuam com combustíveis o Ministério do Trabalho exige que os empregadores implantem as Normas Regulamentadoras que asseguram os processos de prevenção de acidentes.

O Portal Brasil Postos comercializa todas os cursos obrigatórios para adequação as Normas Regulamentadoras para os profissionais que trabalham com combustíveis.

NR 9 – Anexo II – Exposição Ocupacional ao Benzeno em Postos Revendedores de Combustíveis

De acordo com a Portaria 873 de 2017 o curso de NR-9 pode ser feito na modalidade online.

Desde a publicação pelo Ministério do Trabalho da Portaria Nº 1109 da NR 9 de 21/09/2016 TODOS os colaboradores que trabalham em postos são obrigados a realizar a capacitação obrigatória de 4 horas.

De acordo com a portaria a certificação deve ser renovada a cada 2 anos e o curso pode ser realizado no sistema de ensino a distância. 

Com a implantação do e-social a fiscalização está sendo feita diretamente nos postos que ainda não lançaram o curso ou que estão com data vencida.

Como revendedor você tem o suficiente para se preocupar. O Portal Brasil Postos tem o prazer de aliviar sua carga e dar-lhe paz de espírito com nosso treinamento simplificado e especializado para o segmento de postos de combustíveis que ajudará você e seus funcionários a trabalhar de maneira segura.

Nosso treinamento permite que seus funcionários usem nossa plataforma de cursos para que possam treinar quando e onde puderem.

Nossos cursos podem ser visualizados em um computador, tablet e smartphones. Você também descobrirá como nossa plataforma de curso é  amigável, o que permite que seus funcionários realizem nosso treinamento com facilidade.

Conteúdo do Curso

  • O que é o benzeno
  • Riscos de exposição ao benzeno e vias de absorção
  • Conceitos básicos sobre monitoramento ambiental, biológico e de saúde
  • Sinais e sintomas de intoxicação ocupacional por benzeno
  • Caracterização básica das instalações, atividades de risco e pontos possíveis de emissões de benzeno
  • Medidas de prevenção
  • Atividades que exigem uso de epi
  • Epc – equipamento de proteção coletiva
  • Sinalização de segurança
  • Procedimentos para emergências
  • Dispositivos legais sobre o benzeno

Objetivo

O principal objetivo do curso é estabelecer os requisitos mínimos de segurança e saúde no trabalho para as atividades com exposição ocupacional ao benzeno em Postos Revendedores de Combustíveis – PRC contendo essa substância, cumprindo o disposto na Portaria nº 1109, Anexo 2 da NR 09 – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA  do MTE.

Público Alvo

Trabalhadores com exposição ocupacional ao benzeno em Postos Revendedores de Combustíveis. Profissionais terceirizados que frequentam estabelecimentos com exposição ao benzeno.

Certificado

Com certificação aceita pelo Ministério do Trabalho e Emprego e válida por 24 meses.

Professor

Ademir de Castro  Gonçalves – Eng.º Mecânico e Segurança do Trabalho | CREA/SC 062468-8

Veja o Vídeo que mostra a Contaminação por Benzeno

 

Estude no Celular ou Computador. Pode ser acessado em qualquer hora e local de acordo com o ritmo de aprendizagem de cada um.

Capacite seus colaboradores;
Os melhores cursos para capacitações obrigatórias;
Cumpra as exigências do MTE e eSocial.

Ao final de cada módulo o aluno comprovará seu aprendizado.Certificado emitido pelo Portal Brasil Postos e reconhecido pelo mercado.

NR 20 Segurança e Saúde no Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis

De acordo com a Portaria 873 de 2017 o curso de NR-20 pode ser feito na modalidade online.

O Curso Online de NR-20 Básico é destinado á frentistas e profissionais expostos a líquidos inflamáveis e combustíveis, abordando os requisitos básicos para a gestão da segurança no trabalho de acordo com a NR-20, já o curso é totalmente online e também cota com vídeo aulas, apostilas e avaliações entre os módulos.

A Norma Regulamentadora – NR 20 – estabelece requisitos mínimos para a gestão da segurança e saúde no trabalho contra os fatores de risco de acidentes provenientes das atividades de extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação de inflamáveis e líquidos combustíveis. A NR-20 se aplica às atividades de extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação de inflamáveis e líquidos combustíveis, nas etapas de projeto, construção, montagem, operação, manutenção, inspeção e desativação da instalação.

Os frentistas (abastecedores) deverão passar por uma capacitação mínima de 8 horas (curso básico) ou de 16 horas (intermediário), conforme o caso. A maioria dos frentistas deverá retornar à sala de aula a cada três anos para cursos de atualização (4 horas).

pessoal de manutenção e inspeção deverá se submetido a um curso intermediário, com a mesma duração determinada para as equipes de operação e atendimento a emergência. Os que trabalham com manutenção e em ações de atendimento a emergências terão que participar de cursos de reciclagem de dois em dois anos.

Conteúdo do Curso

  • Inflamáveis
  • Características
  • Propriedades
  • Perigos e riscos
  • Controles coletivos e individuais para trabalhos com inflamáveis
  • Fontes de ignição e seu controle
  • Proteção contra incêndio com inflamáveis
  • Procedimentos básicos em situações de emergência com inflamáveis

Objetivo

Conscientizar, instruir e capacitar os colaboradores para a gestão da segurança e saúde no trabalho contra os fatores de risco de acidentes provenientes das atividades de extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação de inflamáveis e líquidos combustíveis.

Público-alvo

Trabalhadores que laboram em instalações classes I, II e III, adentram na área ou local de extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação de inflamáveis e líquidos combustíveis e mantêm contato direto com o processo ou processamento, realizando atividades de manutenção e inspeção, devem realizar curso Intermediário.

Ficou com dúvida? Confira:

Vou receber um certificado?

O certificado é gerado automaticamente após a conclusão do curso. Você receberá um certificado impresso por correios e poderá baixar-lo sempre que quiser, sem custo adicional.

O certificado é válido?

O certificado é válido em todo território nacional, atendendo às exigências do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Há algum tipo de teste/prova para saber se o funcionário entendeu o conteúdo? Ele pode ser reprovado?

Todo módulo é dotado de questões de fixação em forma de testes que deverão ser realizados pelo aprendiz.

Este deverá atingir aproveitamento de no mínimo 70% para ser considerado apto a ser aprovado e poder gerar seu certificado.

Onde serão as aulas?

As aulas são disponibilizadas na plataforma online logo após a aprovação do pagamento. As aulas são compostas por vídeos, apostilas e avaliações de aprendizagem.