A administração de um posto de combustível envolve uma série de atividades, incluindo abastecer e manter os tanques de combustível, controlar os inventários, fornecer serviços de manutenção, gerenciar a equipe de funcionários e lidar com os clientes.

Além disso, um gestor de posto de combustível também deve se preocupar com questões de segurança, como garantir que os produtos químicos sejam armazenados corretamente e que os combustíveis sejam descarregados de forma segura. Eles também devem se certificar de que os procedimentos de prevenção de incêndio e de vazamentos sejam seguidos. 

É preciso elaborar um planejamento estratégico que envolva, entre outras coisas, uma boa gestão de estoque.

Neste post, vamos dar algumas dicas de como otimizar o gerenciamento de estoque em postos de combustível. Confira!

Qual a importância de uma gestão de estoque eficiente?

Em um posto de combustível, uma gestão de estoque eficiente é imprescindível para a manutenção de um negócio efetivamente lucrativo e que tenha boa credibilidade perante seu público-alvo. Por outro lado, quando você conquista um bom equilíbrio entre a compra dos produtos, o armazenamento e as vendas, tudo fluirá com mais naturalidade, e isso se refletirá positivamente no seu fluxo de caixa. Uma administração bem construída, que considere o giro, a cobertura e a qualidade do serviço, além de tudo, otimizará a fidelização com seus consumidores.

? ISSO TAMBÉM PODE LHE INTERESSAR: Manutenção de bombas de combustível: esse checklist ajuda você a evitar problemas de abastecimento

Como ter uma gestão de estoque eficiente no posto de combustível?

Agora que você já entendeu melhor qual a importância de uma gestão de estoque eficiente, é bem provável que queira implementar medidas nesse sentido. Felizmente, por meio de algumas ações pontuais e estratégicas, é viável fazer isso. Continue sua leitura e descubra como.

Saiba quando reabastecer os tanques

Um dos passos mais relevantes para uma gestão de estoque eficiente no posto de combustível é saber quando reabastecer os tanques. O gestor inteligente precisa monitorar o nível e garantir que não haja risco de faltas, que podem causar sérios problemas e minar sua credibilidade com os clientes, inclusive, alguns dos mais fiéis.

É fundamental estudar o comportamento de vendas dos seus produtos, de forma a descobrir a periodicidade ideal para fazer um novo abastecimento. Além disso, o seu estabelecimento deve ter um Medidor Volumétrico de Combustível (MVC) instalado, um equipamento obrigatório e que pode trazer informações valiosas para o seu planejamento.

Acompanhe a oferta e a demanda

Para saber quando reabastecer os tanques e ter uma gestão de estoque eficiente no posto de combustível, é muito importante monitorar a oferta e a demanda. Isso é fundamental, até porque os estabelecimentos que contam com um elevado fluxo de movimentação, por exemplo, podem precisar de ainda mais detalhamentos.

Uma boa ideia consiste na definição de um limite mínimo para cada tanque, estabelecendo um aviso quando o volume atingir esse nível. Mais uma vez, o Medidor Volumétrico de Combustível pode fornecer dados valiosos. Avalie o tipo de produto mais vendido, os horários de pico e a litragem média por abastecimento.

Registre as entradas e saídas de combustível (LCM)

O LMC (Livro de Movimentação de Combustível) é um documento obrigatório e valioso para o controle de combustível. Ele registra as entradas e as saídas diárias. Ao controlar todas as movimentações de combustível, o LMC leva em conta, também, o que resta ao final de cada dia. Desse modo, o livro prevê, entre outras coisas:

  • registro diário sobre a movimentação do combustível;
  • cuidados para apurar qualquer causa relacionada a vazamentos, perdas, desvios e roubos;
  • responsabilidade de reparo dos equipamentos;
  • armazenamento em arquivo dos últimos cinco anos de registro.

Tenha um estoque de segurança

Para evitar problemas de não atendimento à demanda, as empresas costumam definir um estoque de segurança. A quantidade armazenada varia conforme a demanda média e a variação esperada na saída do produto.

Ele deve ser monitorado de perto quando se tratam de produtos específicos ou fundamentais. Itens secundários ou que sejam mais comuns podem ser repostos com mais rapidez em casos de emergência.

No gerenciamento de estoque mínimo, é importante considerar a distância física do fornecedor e o período entre a compra e a entrega dos produtos.

Escolha bons fornecedores

Os postos bandeirados podem operar com contrato, o que limita sua flexibilidade em busca de melhores condições de negociação ou distribuição com os revendedores. Já os postos de bandeira branca conseguem uma flexibilidade maior nesses processos.

De qualquer maneira, convém manter um relacionamento saudável com os distribuidores, de modo a ter pronto atendimento na reposição do combustível e em condições mais vantajosas em relação ao frete. Isso sempre influencia a formação do preço final do produto.

Calcule a curva ABC

A curva ABC ajuda a controlar os níveis de estoque. A empresa define uma hierarquia/classificação das mercadorias estocadas. Para fazer essa classificação, podemos seguir os seguintes passos:

  • calcule o faturamento de cada mercadoria;
  • organize os itens em ordem decrescente de faturamento;
  • calcule as porcentagens do faturamento de cada item, comparando ao faturamento total;
  • classifique os itens nas classes A, B e C.

Geralmente, os itens mais representativos correspondem a somente 20% dos produtos, mas equivalem a 80% dos recursos. Em contrapartida, os produtos restantes correspondem a 80% dos produtos, mas a somente 20% dos recursos.

Analise a necessidade dos clientes

Na gestão de estoque, é importante analisar a demanda. Isso significa saber o que os clientes procuram e quando fazem isso.

A curva ABC é um valioso método que ajuda a identificar essas necessidades, de modo a priorizar os itens com mais demanda, tanto na gestão do estoque em geral quanto na gestão do estoque de segurança.

Também é necessário avaliar o perfil financeiro dos clientes para oferecer produtos que sejam compatíveis. Caso os clientes tenham diferentes condições financeiras, é recomendado sempre disponibilizar opções diversificadas — assim, o seu público nunca deixará de levar algum produto por causa do preço.

Há, ainda, a possibilidade de oferecer produtos que outros postos de combustível não oferecem, mas cuja demanda existe.

Use um sistema de gestão para gerenciamento de estoque

É importante manter uma planilha de controle ou usar algum sistema para o gerenciamento de estoque. Os softwares são mais eficientes e seguros, considerando que estão menos sujeitos a erros.

Hoje, há diferentes soluções disponíveis no mercado — principalmente, os softwares que funcionam na nuvem e que não precisam ser instalados no computador, além de poder ser acessados em qualquer lugar, inclusive, em smartphones.

Quais as consequências de não ter uma gestão de estoque eficiente?

Com todos os dados e informações que você obteve até aqui, já pode fazer uma gestão de estoque eficiente no seu posto de combustível. No entanto, caso ainda esteja em dúvidas sobre a implementação de tais medidas, é interessante observar o que isso pode ocasionar. De cara, você pode perder a credibilidade e a preferência da clientela.

Tenha em mente que estamos falando da principal matéria-prima do seu estabelecimento, demandando uma administração minuciosa e qualificada. Qualquer falha ou problema pode fazer com que o público migre para a concorrência e deixe de frequentar o seu local, além de ser uma péssima propaganda boca a boca, ainda mais, em tempos de redes sociais.

A gestão de estoque evita diversos prejuízos, como perda de produtos e clientes, aumento das despesas, queda na margem de lucro, desperdícios de tempo, falhas humanas e retrabalhos etc.

Gostou de aprender como fazer uma boa gestão de estoque no seu posto de combustível? Ainda ficou com alguma dúvida ou quer deixar sua sugestão? Então, faça um comentário para nós aqui no blog!

Artigo anteriorFrentista cultiva hortaliças em posto e distribui produtos a necessitados
Próximo artigoTicket Log firma nova parceria para facilitar aos postos a atualização de preço dos combustíveis por meio de foto
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here