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Não estamos errados e vamos provar”, afirma proprietário de posto de combustível de cidade da região que teve bomba e tanque interditados

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Com a interdição da bomba e do tanque de gasolina comum do posto de combustível JK, em São Martinho da Serra, na última segunda-feira (19), o proprietário do local afirma que está “tomando medidas” para que a situação seja resolvida.

Segundo o responsável pelo posto, Emanuel Fortunato Medeiros, será pedida uma contraprova da análise realizada pelo laboratório de Laboratório de Biocombustíveis da (UFRGS), que atestou que o material apresentava característica fora das especificações legais. Neste caso, o combustível estaria com 30% de Etanol, quando o permitido seria até 27%.

A partir do resultado da contraprova, será possível tentar a desinterdição do tanque e da bomba. Além disso, conforme Medeiros, a rede Ipiranga prestará assessoria jurídica ao posto.

– Não estamos errados e vamos provar isso. Essa situação envolve tanto o nome da Ipiranga quanto o meu – diz.

O proprietário informa que a venda de gasolina aditivada e de Diesel segue liberada.

A reportagem entrou em contato com a assessoria da rede Ipiranga na manhã desta quinta-feira (22), mas não obteve retorno até a publicação desta matéria.

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Relembre o caso

Um posto de gasolina de São Martinho da Serra sofreu a interdição do tanque e da bomba de gasolina comum pela Promotoria de Justiça Especializada de Defesa do Consumidor, na última segunda-feira (19), após uma denúncia anônima. As informações foramdivulgadas pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS). 

O posto, identificado como Posto Emanuel Fortunato Medeiros Flores LTDA, chamado popularmente como JK, é o único do município e fica localizado no centro da cidade.

Ainda conforme informações divulgadas pelo MP, a análise do combustível foi realizada pelo Laboratório de Biocombustíveis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e foi constatado que o material apresentava característica fora das especificações legais.

Por ser o único posto de combustível da cidade, essa ação afeta não somente os motoristas, mas também a prefeitura de São Martinho, que usa a frota de 65 veículos para abastecimento no local.

VEJA  A NOTA DO MINISTÉRIO PÚBLICO  – POSTO DE COMBUSTÍVEIS EM SÃO MARTINHO DA SERRA TEM TANQUE E BOMBA INTERDITADOS

A continuidade do trabalho de combate à adulteração de combustíveis realizada pela Promotoria de Justiça Especializada de Defesa do Consumidor resultou na interdição do tanque e da bomba de Gasolina Comum do Posto Emanuel Fortunato Medeiros Flores LTDA, localizado na Av. 24 de Janeiro, S/N, em São Martinho da Serra. Atendendo a decisão liminar obtida em ação cautelar, a ação ocorreu na última segunda-feira, 19 de fevereiro.

A análise foi realizada pelo Laboratório de Biocombustíveis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e foi constatado que o combustível apresentava característica fora das especificações legais.

A ação foi proposta pela promotora de Justiça Giani Pohlmann Saad, da Promotoria de Justiça de Santa Maria, e pelo promotor Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, da Promotoria de Defesa do Consumidor de Porto Alegre.

Além da interdição da comercialização do produto, mediante o lacramento da bomba e tanque, a Justiça acolheu o pedido formulado pelo Ministério Público determinando a apreensão das notas fiscais do produto impróprio e a coleta de amostra para eventual contraprova.

Em outubro de 2023, o referido posto já havia sido alvo de ação semelhante. Na época, também teve a bomba e o tanque de Etanol Hidratado Comum lacrados por terem sido constatadas características fora das especificações legais.

PROPRIETÁRIO CONTESTA AS ACUSAÇÕES

Já o proprietário do local rebateu as acusações, afirmando que a responsabilidade fica a cargo da distribuidora Ipiranga. A venda de gasolina aditivada e de Diesel segue liberada.

O posto, identificado como Posto Emanuel Fortunato Medeiros Flores LTDA, chamado popularmente como JK, é o único do município e fica localizado no centro da cidade.

Ainda conforme informações divulgadas pelo MP, a análise do combustível foi realizada pelo Laboratório de Biocombustíveis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e foi constatado que o material apresentava característica fora das especificações legais.

A ação foi proposta pela promotora de Justiça Giani Pohlmann Saad, da Promotoria de Justiça de Santa Maria, e pelo promotor Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, da Promotoria de Defesa do Consumidor de Porto Alegre.

Além da interdição da comercialização do produto, com o ladre de interdição da bomba e do tanque, a Justiça acolheu o pedido formulado pelo Ministério Público determinando a apreensão das notas fiscais do produto impróprio e a coleta de amostra para eventual contraprova.

Em outubro de 2023, segundo o MP, o mesmo posto já havia sido alvo de ação semelhante. Na época, também teve a bomba e o tanque de etanol hidratado comum lacrados por terem sido constatadas características fora das especificações legais.

Por ser o único posto de combustível da cidade, essa ação afeta não somente os motoristas, mas também a prefeitura de São Martinho, que usa a frota de 65 veículos para abastecimento no local.

Procurada pela reportagem do Diário e do Bei, a assessoria da prefeitura de São Martinho da Serra informou que “estão sem problemas de abastecimento, pois os veículos leves estão sendo abastecidos pela gasolina aditivada” e que “o Executivo vai acionar a procuradoria jurídica quanto aos próximos passos e análise do contrato vigente com o posto de combustível.”

O proprietário do posto, Emanuel Fortunato Medeiros, afirmou à reportagem que o local trabalha há 10 anos com a bandeira Ipiranga.

Segundo ele, após uma denúncia anônima, uma amostra da gasolina teria sido coletada no dia 29 de janeiro deste ano, que apontou que a gasolina comum estaria com 30% de etanol, quando o aceitável seria até 27%.

Imagem do laudo realizado no dia 8 de fevereiro de 2024, segundo informado pelo proprietário

– A amostra foi coletada por pessoas que não se identificaram, foi um procedimento estranho, no começo da noite. Uma semana depois, no dia 8 de fevereiro, a equipe da Ipiranga esteve aqui, fazendo a análise do combustível. Temos o selo de qualidade deles, eu não misturo qualquer substância no combustível, quem faz é a distribuidora, como que eu vou dosar isso? No laudo técnico da Ipiranga, contava 27%.

Sobre os próximos passos a serem feitos, Emanuel afirmou que possui todas as compras documentadas e que entrará com recurso contra essa decisão:

– Vamos levar novas amostras até o laboratório da UFRGS para provar que a dosagem está correta. Pretendo processar a rede Ipiranga, pois a responsabilidade é deles e não minha. Também vamos entrar com recurso contra essa decisão, para que os lacres sejam retirados dos tanques e das bombas.

Selo de qualidade colado aos tanques de combustível

Questionado sobre a fiscalização realizada em outubro de 2023, quando o tanque e a bomba de etanol foram lacrados, o proprietário do posto afirmou que a substância “estava parada” no local. 

– Vendemos no máximo 600 litros de etanol por mês aqui. Isso é considerado baixo. Não tem tanta vazão. Quando ele fica parado no tanque, ele vai perdendo a propriedade aos poucos. No momento em que eles fizeram a análise aqui, apareceu que estava adulterado, mas é porque ele estava parado. Já pagamos por isso.

Fortunatto afirma que não possui responsabilidade pelo o que ocorreu e que pretende provar isso:

– Estou pagando por uma coisa que não fiz, que não tenho responsabilidade. Eu sou apenas um revendedor. Parece que eu estou enganando os clientes. É o meu nome que fica envolvido nisso.

Fonte: https://diariosm.com.br/

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VÍDEO: Caminhão estacionado há 6 meses em pátio de posto tem oito pneus furtados, em Sorriso

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Após enfrentar problemas com o cavalo mecânico, um caminhoneiro optou por estacionar seu caminhão em um posto de combustível às margens da BR-163, em Sorriso, no Mato Grosso, até que conseguisse consertar o veículo.

Dado que o posto era conhecido pela sua confiabilidade, o caminhoneiro tinha o hábito de abastecer lá e nunca havia experimentado furtos ou incidentes semelhantes durante suas visitas anteriores.

Estacionado no local por seis meses, algo inesperado ocorreu. Oito rodas do caminhão foram furtadas.

A descoberta do furto só ocorreu quando o gerente do posto questionou o motorista sobre a ausência das rodas do veículo. Há suspeitas de que um indivíduo com uma caminhonete tenha se aproximado do local e removido as oito rodas do caminhão. Em resposta, o motorista procurou a Polícia Civil e registrou um Boletim de Ocorrência.

Após buscas na região, a polícia conseguiu encontrar uma das rodas, ainda equipada com o pneu. O prejuízo, de acordo com os cálculos do caminhoneiro, é estimado em 30 mil reais. A delegacia de Sorriso está investigando o caso e continua em busca das sete rodas restantes.

Fonte: https://brasildotrecho.com.br/

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VÍDEO: Dono de postos de combustível de Toledo paga mais de R$ 28 mil para deixar cadeia

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O proprietário de dois postos de combustível de Toledo pagou R$28.240 de fiança para deixar a cadeia.

Ele foi preso após fiscalização de dois estabelecimentos da mesma empresa. Nos locais foram constatadas irregularidades.

O delegado Fábio Freire da 20ª SDP (Subdivisão Policial) de Toledo falou sobre as ações desencadeadas na terça-feira (20) pela Delegacia de Crimes Contra a Economia e Proteção ao Consumidor, Ipem (Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Paraná) e 20ª SDP.

As autoridades atenderam denúncias de possíveis adulterações em dois postos de combustíveis no Centro.

O delegado explica que no primeiro posto na avenida Nossa Senhora de Fátima, foi constatado uma infração criminal de menor potencial ofensivo que consistente no rompimento de um lacre em uma das tampas de uma bomba de combustível que dá acesso aos componentes eletrônicos.

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No âmbito administrativo foram constatadas três infrações de maior gravidade. Uma delas é que as chaves que dão acesso aos componentes para fiscalização que devem ficar à disposição dos fiscais, não estavam no local. Já as outras são a ausência de dois alvarás, sendo de funcionamento e licença ambiental.

Já na avenida Maripá, no âmbito criminal foi verificado que em uma das bombas, nos dois ‘bicos’ estavam entregando volume de combustível menor ao consumidor, sendo um 850ml e o outro 900ml a cada 20 litros.

“Um dos fiscais, um policial que estava participando da fiscalização afirmou que foi o maior volume que já viu sendo repassado a menor ao consumidor”, afirmou o delegado Fábio Freire.

O delegado explica que o patamar aceitável durante a fiscalização é de até 100 ml para mais ou para menos.

Diante da situação, foi lavrada infração de média gravidade prevista na Lei 8.137. Já no âmbito administrativo havia a ausência do alvará de funcionamento.

Durante a ação, foi realizada busca e abordagem em um posto de combustível localizado no centro de Toledo, onde foram identificados problemas em duas bombas.

Em uma delas, não foi possível realizar o teste padrão de abastecimento de 20 litros, pois a bomba estava adulterada e roubava do consumidor. Em média, a cada 20 litros, a bomba subtraía cerca de 900 ml do combustível. Na segunda bomba, o mesmo padrão de adulteração foi identificado, com um roubo de aproximadamente 850 ml do cliente.

Essas discrepâncias foram claras evidências de adulteração nas bombas. Segundo informações obtidas, há empresas no mercado especializadas em software que possibilitam essa manipulação das bombas de combustível.

Ambos os postos de combustíveis, que pertencem à mesma empresa, foram fechados e devem permanecer até a regularização da situação.

O proprietário/responsável foi preso e após audiência de custódia e pagamento de fiança de R$28.240 foi solto e responderá em liberdade.

Até o momento, as ações foram realizadas em Toledo, Céu Azul e Assis Chateaubriand. No Céu Azul nenhuma infração criminal foi identificada, mas um posto foi fechado. O delegado não informou o motivo.

As ações seguem em outros locais, mas detalhes não foram repassados para que o trabalho não seja prejudicado.

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Sabemos que investir na capacitação contínua é essencial para acompanhar as mudanças rápidas do mercado. Por isso, queria compartilhar como as plataformas de Educação a Distância (EaD) podem ser uma solução eficaz para nossa equipe.

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Identificação de áreas que necessitam de reforço, permitindo a personalização do treinamento de acordo com as necessidades específicas de cada funcionário.

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5️⃣ Sistema Híbrido de Treinamento: Oferece a opção híbrida, combinando treinamento presencial com acompanhamento online, proporcionando uma experiência de aprendizado mais abrangente.

A flexibilidade de escolher entre treinamento presencial e online atende às preferências e necessidades da equipe.

6️⃣ Certificados de Qualidade: Os cursos são certificados pela Academia de Ensino Brasil Postos, garantindo a qualidade do conteúdo e validação do conhecimento adquirido.

Com mais de 5000 alunos matriculados, a reputação da academia atesta a eficácia dos cursos oferecidos.

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A taxa mensal proporciona uma abordagem financeiramente conveniente para a gestão de treinamento.

Em resumo, a plataforma de ensino Brasil Postos oferece uma solução abrangente e adaptável para o treinamento de colaboradores, contribuindo significativamente para o sucesso a longo prazo da empresa no setor de postos de combustíveis.

 

Motociclista de aplicativo condenado por litigância de má-fé em processo contra posto de gasolina

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A Justiça do Trabalho rejeitou a pretensão de um entregador de aplicativos que buscava vínculo de emprego com um posto de combustíveis que se utilizava de aplicativos para vender seus produtos.

A decisão da 2ª Turma de Desembargadores do TRT-PR deferiu o benefício da justiça gratuita, mas não isentou o motociclista de pagar multa por litigância de má-fé em razão da sua conduta no processo. A multa foi estipulada em 1% do valor da causa, que é de cerca de R$ 4 mil, mas depende de atualização financeira no momento da execução.

LEIA TAMBÉM : O valor do aluguel do posto pode ser revisto ?

No processo, que foi distribuído para a 18ª Vara do Trabalho de Curitiba, o autor da ação não obteve o reconhecimento com o posto de gasolina, pois, ao serem trazidos aos autos os relatórios produzidos pelas plataformas de entregas, ficou comprovado que o autor tinha autonomia para escolher os serviços a serem prestados ou mesmo optar por não realizá-las. Portanto, não havia subordinação jurídica, habitualidade ou pessoalidade na relação entre o posto de gasolina e o autor da ação, o que afastou a possibilidade de vínculo.

Os relatórios também demonstraram que o autor se utilizou de argumentos inverídicos ao para embasar a sua pretensão, como dizer que iniciou como entregador em abril de 2019 (o início foi em agosto de 2020), o que aumentaria em mais de um ano o período em que ele prestava serviços ao posto de gasolina.

Tal conduta foi considerada litigância de má-fé tanto na sentença quanto no acórdão de 2º Grau relatado pelo desembargador Carlos Henrique de Oliveira Mendonça. O relator do processo deferiu o benefício da gratuidade da Justiça, mas manteve a multa. O magistrado ressaltou que a litigância de má-fé não ocorre somente pelo fato de alguém ter a pretensão rejeitada, mas em razão da conduta desleal com a outra parte e com a própria Justiça.

“O Autor declarou na inicial que todas as entregas constavam do relatório juntado por si. Porém, narrou que teria iniciado a prestação dos serviços em abril de 2019, acrescendo com isso, de forma consciente e intencional, mais de um ano de serviço na sua pretensão de vínculo de emprego, o que se mostrou inverídico, pelo próprio relatório, restando demonstrada a conduta de má-fé. Ressalte-se que o benefício da justiça gratuita não libera a parte da multa por litigância de má-fé”, consta na decisão de 2º Grau.

O processo tramita no Juízo 100% Digital, conforme escolha das partes. Com isso, todos os atos são realizados de forma virtual e remota, o que o torna mais célere para a realização dos atos processuais. Atualmente, já com o trânsito em julgado, o caso segue para a fase de liquidação.

Texto: Pedro Macambira / Ascom TRT-PR

Fonte: https://www.trt9.jus.br/portal

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OPINIÃO: Mercado de combustíveis deve crescer em 2024 projeta vice-presidente de B2B da Vibra

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Maior distribuidora de combustíveis do país vê agronegócio como importante consumidor de energia e tem série de projetos em andamento, como expansão de postos em áreas rurais

As expectativas para o mercado de combustíveis em 2024 são positivas na visão de Bernardo Kos Winik, vice-presidente de B2B da Vibra, maior distribuidora de combustíveis do país.

Em entrevista ao Notícias Agrícolas, o executivo destaca a expectativa de crescimento da demanda interna e da oferta de combustíveis renováveis pela companhia acompanhando aceleração da atividade econômica do país. Ele também detalha os investimentos da empresa com foco no agronegócio e o posicionamento diante do fim da parceria nos postos BR com a Petrobras. “A Vibra está preparada para atender a essa elevação na demanda e segue investindo”, afirma Winik.

Quais as perspectivas para o mercado de combustíveis em 2024?

Bernardo Kos Winik: O crescimento da demanda interna por combustíveis é impulsionado pelo aumento da atividade econômica e pelo crescimento da população. A atividade econômica brasileira deve crescer em torno de 2% em 2024, o que deve impulsionar o consumo de combustíveis. O crescimento da população também deve contribuir para o aumento da demanda por combustíveis e outras energias.

A oferta de combustíveis renováveis deve, por fim, aumentar em 2024, principalmente devido aos investimentos em fontes renováveis de energia e biocombustíveis. O governo brasileiro tem metas de aumentar a participação de combustíveis renováveis na matriz energética brasileira, e essas metas devem contribuir para o aumento da oferta de combustíveis renováveis no mercado brasileiro.

+++ LEIA TAMBÉM: Inteligência Artificial para otimizar processos em postos de combustível: 4 maneiras práticas.

Em 2023, o Brasil reduziu as importações de combustíveis. Qual o posicionamento da Vibra diante desse cenário?

Bernardo Kos Winik: A Vibra está bem posicionada para atender o consumidor brasileiro em todos os cenários, independentemente da posição do setor no quesito importação. A empresa é a líder nacional no segmento de distribuição de combustíveis, e tem uma rede bastante capilarizada, sendo a única distribuidora presente em todos os estados.

No que se refere às importações, acreditamos que existem alguns fatores. Dentre os principais, destacamos:

– O aumento da produção de combustíveis pelas refinarias brasileiras, que operaram com capacidade máxima em 2023, contribuindo para o aumento da produção de combustíveis;

– O aumento da adição de biodiesel ao diesel – é obrigatória no Brasil, reduzindo a demanda por diesel importado;

– Por fim, o aumento do consumo de combustíveis renováveis, como o etanol, contribuindo para a redução da demanda por gasolina importada.

Por um lado, a redução das importações de combustíveis é um sinal positivo para a economia brasileira. Isso indica que o país está se tornando mais autossuficiente na produção de (bio)combustíveis, mas é preciso que, quando necessária, as portas para a importação estejam sempre abertas para atender o país da melhor forma possível.

Qual o papel do agronegócio para o futuro da Vibra? O que está no radar da companhia relacionado ao setor?

Bernardo Kos Winik: O agronegócio é um setor importante para o Brasil e o mundo, e a Vibra acredita que ele continuará a ser um importante consumidor de energia no futuro. A empresa está comprometida em atender às necessidades energéticas do agronegócio, e tem uma série de projetos em andamento para isso.

No segmento de lubrificantes, a Vibra lançou em setembro de 2023 o Lubrax Unitractor, um lubrificante específico para tratores e equipamentos agrícolas pesados. Esse produto é um exemplo do trabalho da empresa em atender às necessidades específicas do setor agropecuário.

No segmento de combustíveis líquidos, a Vibra está investindo na expansão da sua rede de postos em áreas rurais.

A empresa também está desenvolvendo soluções de armazenamento e distribuição de energia para o agronegócio. Queremos ampliar nossa presença no segmento com lubrificantes, na venda de diesel B2B e nos postos de revenda. Entendemos que vai haver uma migração importante no consumo de combustíveis na direção do agronegócio, em especial rumo ao Centro-Oeste do Brasil.

Por trás da estratégia, está a tese de que a eletromobilidade vai avançar no Sul e no Sudeste em médio e longo prazos, empurrando o consumo de combustível para o Centro-Oeste e Norte animados pelo agronegócio.

Como fica a marca com o anúncio recente da Petrobras de que não pretende renovar o contrato de uso da marca?

Bernardo Kos Winik: Tal comunicação não gera qualquer mudança na estratégia da Vibra. Essa possibilidade já fazia parte dos planos de médio e longo prazos. Com isso, até 2029, Vibra e Petrobras seguem com a parceria para o uso de marcas. Os mais de 8.300 postos espalhados pelo Brasil seguirão usando a bandeira Petrobras e as marcas a ela associadas, mantendo a excelente parceria de sucesso.

Vamos continuar trabalhando para entregar o melhor resultado, gerando valor e construindo a melhor experiência para os nossos clientes. Porque isso é que nos diferencia.


BYD e Shell instalarão 600 carregadores para carros elétricos no Brasil

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A infraestrutura para carros elétricos no Brasil está prestes a receber um impulso significativo e, com isso, reduzir a preocupação de quem ainda não migrou para o segmento por conta da dificuldade de encontrar postos de recarga, principalmente nas estradas.

A BYD e a Raizen Power, divisão brasileira da Shell especializada em energia renovável, firmaram parceria para impulsionar a eletromobilidade em 8 capitais do Brasil.

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Segundo a montadora chinesa, a iniciativa prevê a construção de hubs de recarga elétrica em todas as regiões do país, nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Salvador e Belém

“O objetivo da parceria é ampliar a rede pública de carregadores elétricos no país, com energia 100% limpa e renovável. Ao todo, serão 600 novos pontos de recarga DC, somando mais 18 MW de potência instalada”, explicou a BYD, em sua conta oficial na rede social X, antigo Twitter.

Recarga nos postos será paga

A parceria que prevê a instalação de 600 pontos de recarga espalhados pelas 8 capitais brasileiras terá início ainda em 2024, e deverá ser finalizada dentro de três anos, em 2027.

A ideia da Raizen e da BYD é construir hubs no estilo do eletroposto inaugurado em São Paulo em 2022. Nesse caso, diferentemente do que ocorre em restaurantes e supermercados, a recarga dos carros elétricos não será grátis, e terá de ser paga de acordo com a quantidade de quilowatts necessários para “abastecer” o carro elétrico.

Em julho de 2022, a reportagem do Canaltech visitou o primeiro eletroposto de recarga rápida do Brasil e conferiu o custo para “encher o tanque”. Na época, a tarifa de uso do eletroposto na modalidade de recarga ultrarrápida, ou seja, com o carregador de 150kWh era de R$ 1,95 por kWh.

No caso de um carro elétrico com bateria de 40 kWh, como o Nissan Leaf, o abastecimento levará apenas 35 minutos e, se o preço ainda for o mesmo, será cobrado um valor de R$ 78. Bem mais barato do que colocar 50 litros de gasolina ou etanol, não é mesmo?

Eletropostos da Raizen terão recargas cobradas (Imagem: Divulgação/Shell)

Fonte: https://canaltech.com.br/

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Mahle Rede de Postos apresenta novo propósito organizacional

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Rede lança nova diretriz corporativa e foca na conexão com seus clientes, colaboradores, fornecedores e parceiros

Muito mais que um destaque ou uma diretriz que complementa o posicionamento e agrega colaboradores que compactuam dos mesmos ideias, ele serve de norte que define como uma empresa cria valor ao apresentar alternativas para questões econômicas, ambientais e sociais. Quanto maior a integração do propósito ao negócio principal, maior a conexão entre a intenção, discurso e razão de existir.

Dentro da Mahle Rede de Postos, a definição e a vivência diária do propósito contribuem positivamente para a confiança e engajamento de todos os stakeholders que compõem a cadeia do negócio. “Sabemos que o nosso produto é uma commodity. No entanto, quando a gente comercializa algo com sentido, agregando valores como atendimento, qualidade e outras tantas diferenciações, nos posicionamos no mercado de forma diferente e única” explica Victor Mahle, diretor de operações e novos negócios.

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Para ele, o propósito fornece significado, energia e relevância, além de trabalhar como um “verdadeiro imã”, atraindo para o negócio as pessoas que se sentem conectadas a ele, como colaboradores, clientes, fornecedores e investidores.

“Dessa forma, nossos colaboradores, por exemplo, veem um sentido maior no trabalho que realizam e se engajam verdadeiramente”, destaca.

Da perspectiva dos clientes, Victor Mahle reforça o sentimento de respeito, cuidado e atenção às suas necessidades. Já os fornecedores se sentem valorizados como parceiros na construção de algo maior o que também, de certa forma, vale também para os investidores investem em algo que realmente poderá fazer a diferença para a sociedade.

Abastecer amizades superando expectativas através de facilidades e conveniências, definido como o novo propósito da Mahle, não carrega apenas um direcionamento para a estratégia organizacional, mas também orienta seus valores e cultura, funcionando como uma espécie de bússola para um processo estratégico ancorado em decisões éticas. Dessa forma, a intenção da rede é se conectar cada vez mais e entender de forma humana as necessidades de seus clientes em cada região.

Sobre a rede

A Mahle Rede de Postos atua no mercado de combustíveis há 33 anos. Com sede em Ponta Grossa e atuação em quatro estados do Brasil (Pará, Minas Gerais, Goiás e Paraná), a Mahle conta com 30 unidades espalhadas nas principais rodovias do país, servindo de referência de atendimento, principalmente, aos caminhoneiros. Com mais de 900 colaboradores, a Mahle abastece cerca de 120 mil caminhões por mês.

Compagas expande distribuição de GNV para veículos em Ponta Grossa

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O início da operação de um novo ponto de abastecimento na cidade está previsto para a seguida quinzena de fevereiro.

Posto está estrategicamente localizado anexo à rodovia BR-376, no km 473, próximo ao portal da cidade.

Compagas expande distribuição de GNV para veículos em Ponta Grossa Foto: COMPAGAS

A Compagas anuncia a expansão da distribuição de Gás Natural Veicular (GNV) em Ponta Grossa em parceria com a rede Trevo de postos de combustíveis. O início da nova operação está previsto para a segunda quinzena de fevereiro na unidade localizada na Av. Visconde de Mauá, nº 4.800, estrategicamente posicionada anexa à rodovia BR-376, no km 473, próximo ao portal da cidade.

Essa expansão representa um avanço significativo na oferta de gás natural para o setor de transportes, em especial para atendimento aos veículos pesados, visto que o município conecta importantes rotas logísticas no Paraná.

+++ LEIA MAIS: Caminhão a gás ganha novo posto entre São Paulo e Curitiba

O CEO da Compagas, Rafael Lamastra Junior, ressalta o compromisso da empresa em promover a expansão do mercado de GNV, buscando viabilizar rotas de transporte do Interior ao Porto de Paranaguá para escoamento da produção agropecuária. “Nosso objetivo é implementar pontos de abastecimento de GNV adequados e adaptados para veículos pesados nas principais rodovias e rotas de escoamento de cargas, permitindo trajetos com maior autonomia dos veículos com uma energia mais limpa”, diz.

Além dos motoristas de veículos pesados que poderão contar com um novo ponto de abastecimento de gás no Estado, o posto atenderá frotistas, motoristas de aplicativos, taxistas e usuários do GNV nos veículos leves. “Com o início de operação do novo posto, os motoristas de Ponta Grossa e região passarão a contar com mais uma opção para abastecimento do GNV e aproveitar todas as vantagens econômicas e ambientais”, completa do diretor técnico-comercial da Compagas, Fábio Morgado.

Com um volume potencial de 2 mil m³/dia, o posto está pronto para atender à demanda por GNV na região. Marcio Belon, proprietário da Rede Trevo de Postos, destaca a importância da parceria com a Compagas. “O custo-benefício para aqueles que usam o GNV vem da combinação da maior autonomia com abastecimento e custos operacionais mais baixos por quilômetro rodado, tornando-o uma opção atraente, especialmente para motoristas que percorrem longas distâncias regularmente”, destaca.

VANTAGENS – Uma das principais vantagens do uso do GNV é o maior rendimento. Isso se justifica pela maior capacidade média de rodagem – com o GNV é possível percorrer 14 quilômetros por m³. Já com o etanol, essa distância é de 7 km por litro e com a gasolina o motorista faz, em média, 10 km por litro.

Considerando também o menor preço de venda, o GNV pode proporcionar uma economia de até 40% para aqueles que o utilizam. Importante destacar, ainda, que os motoristas paranaenses que possuem o kit GNV instalado e a documentação em dia têm um desconto de 70% no IPVA, pagando alíquota de 1% sobre o valor do veículo, enquanto para os demais é de 3,5%.

No quesito ambiental, ainda que o GNV tenha origem fóssil, ele emite menos poluentes do que os combustíveis líquidos, especialmente por ter uma queima mais limpa, com menos fuligem e menor geração de dióxido de carbono (o gás que mais contribui para o efeito estufa no planeta).

Comparado à gasolina, por exemplo, com o uso do GNV a emissão chega a ser até 30% menor. Também é de fácil dispersão na atmosfera, o que reduz os riscos de acidentes e vazamentos.

No site da Compagas é possível conferir a lista de oficinas e organismos de inspeção credenciados para fazer a instalação do kit GNV. Qualquer veículo movido a gasolina ou etanol pode fazer a conversão. O custo médio é de R$ 5 mil e o investimento pode ser recuperado em um curto período graças à competitividade e à economia proporcionada ao usuário que percorre longos trajetos diariamente.

No site o consumidor também pode acessar o Simulador de Economia e calcular o tempo de retorno do investimento e a economia que o GNV proporciona em relação ao etanol e à gasolina (AQUI).

https://www.aen.pr.gov.br/

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Sefaz fiscaliza e multa postos de combustíveis em mais de R$ 700 mil

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A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) realizou, nos dias 7, 8 e 9 de fevereiro, uma operação de fiscalização em 14 postos revendedores de combustíveis de Maceió e outros quatro municípios alagoanos.

Ao todo, a autuação foi de aproximadamente R$ 730 mil em impostos e multa com a entrada e saída de gasolina comum, etanol e diesel adquiridos sem nota fiscal ou sem a emissão do documento fiscal. 

Para o secretário especial da Receita Estadual, Francisco Suruagy, operações como essas são fundamentais para combater a sonegação fiscal. “Nossos auditores têm realizado um exímio trabalho rotineiro em defesa do bom contribuinte alagoano. Com essas fiscalizações, podemos tornar a concorrência menos desleal”.

A equipe de auditores fiscais, em parceria com os policiais da Companhia Fazendária (CiaFaz), visitou 14 postos, sendo dois em Arapiraca, dois em Coruripe, seis em Maceió, dois em Rio Largo e dois em Satuba.

*Com Ascom Sefaz

 

 

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MP aponta participação de transportadora em esquema criminoso

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Caminhões encontrados em laboratório de combustível adulterado em Feira pertencem à G8 Log Transportes

Os 18 veículos encontrados em um galpão clandestino no município de Feira de Santana, no último dia 25 de janeiro durante a Operação Carbono, pertencem a transportadora G8 Log Transportes. A informação foi confirmada por fonte ligada à alta cúpula de outra empresa do segmento.

Balcão descoberto pela Operação Carbono, no último dia 25 de janeiro, em Feira de Santana

O local foi desarticulado no último dia 25 de janeiro por agentes do Departamento de Combate ao Crime Organizado, bem como pela Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA) e Agência Nacional do Petróleo, levando a crer que não seria uma simples ação de fraudadores e sim uma atividade ligada à uma organização criminosa.

De acordo com apuração de A TARDE, a G8 Log Transportes é de propriedade de Mohamad Hussein Mourad, principal investigado na “Operação Cassiopeia” do Ministério Público do Estado de São Paulo.

Os 18 caminhões tanques encontrados teriam capacidade, cada, para transportar 45.000 mil litros, o que representa 810.000 litros de gasolina adulterada no total. A quantidade daria para realizar pelo menos 20.000 abastecimentos de veículos de passeio. Segundo a apuração, a G8 Log Transportes teria mais de 500 veículos deste tipo.

Organização

Os autos da investigação apontam que Mohamad seria investigado por ser o chefe de uma megaoperação de sonegação de impostos e lavagem de dinheiro no mercado de combustíveis.

As investigações apontam ainda que ele seria o verdadeiro proprietário da formuladora Copape e da Distribuidora Aster. A formuladora Copape é investigada por fraude tributária que ultrapassa a casa de R$ 1 bilhão. As investigações apontam ainda que existem fortes indícios de lavagem de dinheiro na atuação da empresa e que há possíveis ligações entre os sócios e membros com o Primeiro Comando da Capital, o PCC.

Notas fiscais da empresa DAX OIL, uma pequena refinaria localizada na Bahia, foram encontradas pela operação  e apontavam que o produto utilizado para adulterar o combustível não era destinado para o local onde foram encontrados.

Observou-se ainda, de acordo com pesquisas realizadas, que a Dax Oil Refino S.A havia aumentado de forma exponencial os volumes de importação e que quase a totalidade do produto seguia para terminais portuários localizados em Santos e comercializados para a empresa Copape, que seria de propriedade de Mohamad como apontado pelas investigação do Ministério Público de São Paulo (MP-SP).

Isso indica que mesmo importando naftas e outros derivados de petróleo como se fossem insumos para a produção, na verdade a Dax Oil servia apenas como uma grande empresa de repasse para a Copape, que teve as importações suspensas após a Operação Cassiopéia.

Postos de Gasolina

De acordo com fontes do mercado, a operação pela Dax Oil era privilegiada por um regime especial concedido pela Secretaria de Fazenda do Estado da Bahia, para compra de insumos com o objetivo na produção, porém a Dax Oil seria utilizada para beneficiar a formuladora investigada em São Paulo.

As mesmas fontes de mercado, informaram que Mohamad já possui atualmente, em São Paulo, pelos menos 500 postos de gasolina, e que recentemente teria adquirido pelos menos 50 postos na Bahia.

Caso as irregularidades apontadas pelo MP-SP se confirmem, as autoridades da Bahia não teriam somente desarticulado uma pequena quadrilha de adulteradores no interior baiano e sim o braço de uma megaoperação de fraudes comandadas a partir de São Paulo, com laços próximos com o principal grupo criminoso do país, que é o Primeiro Comando da Capital.

Fonte: https://atarde.com.br/

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Explosão nas vendas de Etanol: Brasil registra melhores números em três anos

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Em janeiro de 2024, vendas de etanol no Brasil aumentaram 38,22%, atingindo 3 bilhões de litros, o melhor desempenho em três anos.

O mercado de etanol no Brasil começou o ano com uma notável expansão. 

Em janeiro de 2024, o país experimentou um aumento significativo de 38,22% nas vendas de etanol em comparação com o mesmo mês do ano anterior, totalizando impressionantes 3,00 bilhões de litros.

Esse crescimento é o melhor resultado visto nos últimos três anos, impulsionado principalmente pela maior competitividade do preço do etanol em relação à gasolina, um indicador positivo não apenas para o setor sucroenergético, mas também para os consumidores e o ambiente.

A performance acumulada da safra 2023/2024 também revela uma tendência ascendente, com um aumento geral de 9,37% nas vendas de etanol, alcançando um total de 26,95 bilhões de litros. Essa melhora se distribui entre os tipos de etanol hidratado e anidro, com incrementos respectivos de 15,68% e 0,99%, o que demonstra uma clara preferência pelo etanol hidratado entre os consumidores brasileiros.

Dinâmica de Mercado e Fatores Impactantes

  • Venda Direta e Legislação: A discussão sobre a venda direta de etanol aos postos de combustíveis segue em debate no Congresso Nacional. Essa medida tem o potencial de diminuir os custos operacionais e aumentar a competitividade do etanol no mercado, beneficiando diretamente os consumidores.
  • Combate à Sonegação: O setor está enfrentando a sonegação de impostos com ações contínuas, visando garantir uma competição mais justa e aumentar a arrecadação fiscal, o que pode resultar em preços mais baixos para o consumidor final.
  • Crescimento das Exportações: Há um crescimento notável nas exportações de etanol, especialmente para mercados como os Estados Unidos e a Europa. Esse aumento nas exportações reflete a competitividade global do etanol brasileiro e contribui para o saldo comercial do país.
Previsão para 2024

O mercado de etanol está projetado para continuar crescendo em 2024. A expectativa é sustentada pela manutenção da competitividade do preço do etanol em relação à gasolina e pelos investimentos em novas usinas e na modernização do parque industrial sucroenergético. Esses fatores são cruciais para garantir o avanço contínuo do setor e o atendimento à demanda interna e externa.

Fontes

Os dados apresentados referem-se ao período de janeiro a fevereiro de 2024. É importante destacar que o mercado de etanol é dinâmico e sujeito a variações, portanto, é recomendável a consulta a fontes confiáveis para informações atualizadas.
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