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O papel estratégico das holdings na proteção patrimonial e na eficiência tributária para o setor de postos de combustível.

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As holdings desempenham um papel crucial tanto na proteção patrimonial dos empresários quanto na redução da carga tributária do negócio, especialmente em setores como postos de combustíveis. 

No contexto da proteção patrimonial, as holdings permitem que o patrimônio pessoal do empresário seja separado do patrimônio da empresa, evitando que dívidas empresariais afetem os bens pessoais.

Por exemplo, em casos de débitos tributários, os sócios podem ser responsabilizados com seu patrimônio pessoal. 

No entanto, a inclusão dos bens pessoais na holding, pessoa jurídica que não se confunde com o posto, acaba por criar uma camada extra de proteção em relação a terceiros.

No que diz respeito à redução da carga tributária, é possível criar uma holding imobiliária para adquirir e gerir os imóveis onde os postos de combustíveis operam. 

Os postos, como empresas separadas, passam a alugar os terrenos da holding imobiliária, e esse aluguel pode ser deduzido da base de cálculo do Imposto de Renda (IR) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL). 

Esses exemplos demonstram como as holdings podem ser instrumentos legais para proteger o patrimônio e reduzir a carga tributária das empresas, contribuindo para a estabilidade e segurança dos negócios. 

Contudo, a criação dessas estruturas exige cuidados para evitar problemas fiscais, como manter os valores de aluguel dentro dos padrões de mercado e ter registros financeiros precisos.

Além da utilização de holdings imobiliárias, existem outras estratégias que podem ser empregadas para otimização tributária, como o pagamento de juros sobre capital próprio e o rateio de despesas dentro do grupo econômico. 

Quando usadas de forma responsável e dentro dos limites legais, essas alternativas podem beneficiar as empresas, sendo um diferencial competitivo para empresários que atuam em mercados altamente concorridos e com baixas margens de lucro, como é o caso de muitos revendedores.

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5 Estratégias para deixar seu posto bandeira branca muito mais atraente

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Um dos maiores desafios para os proprietários e gestores de um posto de combustíveis de marca própria é conquistar vantagem competitiva dentro de um mercado tão competitivo.

Por esse motivo, é urgente encontrar meios de tornar o posto independente mais atrativo, conquistando clientes cada vez mais fieis

Se você souber identificar as oportunidades, certamente conseguirá determinar um plano para se destacar. Por isso, listamos 5 estratégias excelentes para você conquistar mais clientes e, assim, impulsionar os resultados do seu negócio. Boa leitura!

1. Loja de conveniência

A loja de conveniência de um posto de combustíveis está repleta de oportunidades: um motorista que vai abastecer e aproveita para tomar um café, as crianças que vão junto com os pais e pedem um chocolate ou salgadinho para comer durante a viagem, um cliente que vai calibrar os pneus e aproveita para fazer um lanche rápido, entre outras.

Então, explore as oportunidades. Mantenha a loja de conveniência sempre bem organizada e ofereça produtos diversificados, sem esquecer as mercadorias de primeira necessidade e as de compra por impulso ou emergência. Vá além dos petiscos, carvão, bebidas, gelo e cigarros. Assim, você garantirá que um público maior seja atendido, encontrando sempre o que procura.

2.Troca de óleo

A troca de óleo já se tornou um serviço praticamente obrigatório nos postos de combustíveis. Mesmo assim, há como ir além e se destacar no mercado. Para isso, mantenha o local sempre bem organizado e limpo.

Além disso, treine muito bem a equipe que prestará esse serviço. O bom atendimento e o conhecimento profundo sobre o assunto passam credibilidade e confiança aos clientes. Outro ponto importante é trabalhar com produtos de qualidade.

Aproveite que é um posto de combustíveis de marca própria e invista em diversas marcas de óleo, ampliando a sua carteira de clientes.

3. Ducha car

Hoje em dia é bastante comum os postos oferecerem lavação rápida. Mas isso não basta para deixar seu posto atraente a ponto de se destacar dos concorrentes. É preciso realizar um serviço de excelência!

Uma ideia é agregar serviços como polimento, limpeza interna, impermeabilização dos estofados, higienização do ar-condicionado, entre outros. Você também pode criar um programa de fidelidade. Por exemplo, a cada 10 lavações, o cliente ganha uma limpeza interna. Ou, ainda, ao abastecer determinada quantidade de combustível, ganha uma lavação rápida.

4.Carrinho de snacks na pista

É comum que alguns motoristas nem saiam do carro quando vão abastecer. Então, que tal colocar carrinhos de snacks na pista? Esse é um atrativo que dá bastante resultado, pois permite que o cliente compre um produto a mais mesmo que não se dirija à loja de conveniência.

Isso também melhora a experiência do consumidor, que pode comprar de forma confortável e ainda mais rápida. Então, deixe o carrinho na pista, sempre com um bom mix de produtos atrativos.

5.Invista em um bom sistema de gestão e ferramentas que automatizam pagamentos

A melhor forma de destacar o seu posto bandeira branca, em meio a um mercado tão competitivo, é a eficiência! E uma boa estratégia para alcançar essa eficiência é usar a tecnologia como aliada na sua operação.

Desde as tarefas mais complexas da sua gestão, aquelas que tiram o seu sono todos os dias e que sem elas o seu negócio simplesmente desmorona, até o contato com o cliente no momento do pagamento… um bom parceiro de software pode facilitar o seu dia a dia, oferecendo mais segurança e agilidade, e trazer muito mais controle sobre o seu posto.

Invista em um sistema de gestão completo, baseado em um suporte humanizado e local, que está disponível 24h por dia para resolver qualquer problema ou tirar alguma dúvida, garantindo que sua operação não pare nunca!

E, por último, mas não menos importante, ofereça soluções que agilizam o pagamento do seu público, como totens de auto pagamento e um PDV móvel com o qual você pode operar na pista 100% integrado ao seu PDV, permitindo que o cliente pague sem precisar enfrentar fila no caixa ou conveniência.

Dessa forma, você conquista muito mais performance para a sua pista, fazendo com que o seu cliente saia sempre muito mais satisfeito e se mantenha fiel ao seu posto.

Esse tema lhe interessa? Então assista a entrevista do CEO da SGA Petro que apresenta sua visão sobre os desafios e oportunidades dos postos de combustíveis.

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BYD lança linha de carregadores e anuncia 600 eletropostos no Brasil

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Em parceria com a Raízen, montadora espera melhorar infraestrutura de carregamento no país e aposta em opção que pode ser instalada em residências

A BYD tem planos de ir além dos carros e espera melhorar a infraestrutura de carregamento no Brasil. Em parceria com a Raízen, a montadora anunciou nesta sexta-feira (22), em São Paulo, uma nova linha de carregadores, que estarão disponíveis tanto para uso público como particular.

 

Serão três tipos de novos carregadores: os Wallbox de corrente alternada com potência de 7 kW e 22 kW, carregadores rápidos de corrente direta com potência de 60 kW, 120 kW, 150 kW e 180 kW e o carregador ultrarrápido Grid Zero de 210 kW.

Esse último, além de ser mais potente, exige menos da rede elétrica, consumindo apenas 60 kW. Enquanto não está sendo utilizada, a estação se carrega de forma automática armazenando a energia em uma bateria, produzida pela própria BYD – como se fosse um grande power bank para carros.

De acordo com a montadora, em um carregador DC de 60 kW, o BYD Dolphin pode carregar de 30% a 80% em 30 minutos. Já o sedã Seal vai de 30% até os 80% em 25 minutos, se plugado na estação de 150 kW. Os preços para a versão doméstica dos carregadores ainda não foram divulgados.

Junto dos carregadores, a empresa também apresentou o BYD Recharge, novo app para gerenciamento de carregamentos. Entre suas funções, será possível encontrar as mais de 500 estações de carregamento da empresa, realizar pagamentos e reservas.

O evento também serviu para reafirmar a parceria entre a Raízen e a BYD. Juntas, as empresas anunciaram que vão inaugurar, nos próximos três anos, mais de 30 hubs de recarga Shell Recharge, todos com energia limpa gerada por fazendas solares.

As estações estarão espalhadas por oito capitais brasileiras, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Salvador, Belém e Brasília. Ao todo, serão 600 novos pontos de recarga DC, somando mais de 18 MW de potência instalada.

Escrito por: João Vitor Ferreira

Fonte: CNN Brasil

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Ministério dos Transportes quer incluir em concessões postos para abastecer caminhões com GNL

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Ministério dos Transportes quer incluir em concessões postos para abastecer caminhões com GNL

O ministro dos Transportes, Renan Filho, afirmou na última terça-feira (19) que uma das tarefas da pasta será garantir em todo o território nacional postos de abastecimento para o GNL (Gás Natural Liquefeito) em caminhões, o que ele chamou de “Rede Azul”.

 

caminhão sendo abastecido em posto de combustível

Para isso, o ministro informou que quer incentivar concessões de rodovias a instalarem esses equipamentos. E também usar recursos das tarifas de pedágio que estão reservados para utilização em transição energética e novas tecnologias.

“Isso vai permitir a ampliação da produção de caminhões a gás natural no Brasil e, certamente, colaborará para a redução de emissões”, afirmou durante o seminário “Descarbonização: Rumo à Mobilidade de Baixo Carbono no Brasil”, realizado pelo Grupo Esfera e o MBCB (Mobilidade de Baixo Carbono para o Brasil), na terça-feira (19), em Brasília (DF).

De acordo com Renan, o estímulo à frota de caminhões a gás natural liquefeito é o primeiro passo para reduzir emissões no transporte de veículos pesados. “Não adianta você garantir ao caminhão o tanque, mas não ter posto de combustível nos lugares. Isso tudo na nova rede de concessões nós estamos estimulando”, disse, acrescentando que o gás liquefeito tem especificidades.

O ministro relembrou que a pasta aprovou uma resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) que dispõe sobre o afastamento de eixos para que caminhões de grande porte possam implantar o tanque específico para o GNL e, assim, garantir uma maior autonomia para esses veículos.

Agenda robusta
Renan salientou que o Ministério dos Transportes tem uma “agenda robusta e uma tarefa ampla na regulamentação legal de todo o processo de modernização e transição energética do país”. Além do estímulo ao GNL para caminhões, ele listou outras duas medidas nas quais a pasta tem trabalhado para a redução de emissões no setor de transportes: o aumento do biodiesel no diesel e o aumento do percentual de etanol na gasolina.

“A ampliação do etanol na gasolina tem sido defendida pelo Ministério dos Transportes, a ampliação de biocombustíveis no diesel, a fim de reduzir a importação de diesel refinado, [de] que o Brasil é importador. Então, aumentando a produção de biodiesel, a gente pode reduzir essa necessidade e, quem sabe, em breve, chegar a uma produção suficiente para o consumo doméstico”, disse.

Discussão internacional
Alinhado ao tema do encontro, que juntou representantes de empresas que defendem que o país não adira à rota de transição energética puramente elétrica para o setor de transportes e se utilize dos combustíveis alternativos já desenvolvidos no Brasil, Renan defendeu que o mundo deveria se abrir mais para o etanol.

Segundo ele, a matriz de energia limpa do Brasil é exemplo, traz benefícios para a sociedade e pode se adequar trazendo mais sustentabilidade. “Não é [uma indústria] tão nascente [no Brasil]. A gente já tem 85% da nossa frota que consome uma quantidade significativa de biocombustível”, pontuou.

Escrito por: Sheyla Santos

Fonte: Agência iNFRA

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Raízen e Simarelli formam joint venture para ampliar distribuição de combustíveis em Mato Grosso

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Parceria irá expandir os negócios da companhia no Centro-Oeste e fortalecer a marca Shell na região

Mato Grosso, março de 2024 – A Raízen, empresa integrada de energia e licenciada da marca Shell, dá um importante passo e conclui a formação de uma joint venture com a distribuidora de combustíveis Simarelli, reconhecida por sua forte presença no estado de Mato Grosso.

 

O propósito dessa parceria estratégica é impulsionar o crescimento dos negócios da empresa no Centro-Oeste, ao mesmo tempo em que expande a oferta de serviços da marca Shell na região.

No novo negócio, a Raízen desempenhará um papel integral em toda a cadeia de valor. Isso inclui desde uma nova base de distribuição, localizada na cidade de Sinop/MT, até uma extensa rede de distribuição de combustíveis, composta por 50 novos postos Shell que já passaram pelo processo de rebranding, garantindo a entrega da proposta de valor completa para os clientes da região, tanto na área urbana quanto nas rodovias. A negociação foi aprovada sem restrições pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

“A Raízen está comprometida com a excelência de seus processos e qualidade dos produtos, buscando sempre o crescimento e o progresso dos negócios. Com a expansão da rede Shell na região, estamos proporcionando aos mato-grossenses mais opções para abastecer seus veículos com combustíveis de alto nível, além de diversos outros produtos e serviços”, afirma Javier Alemandi, Diretor de Vendas da região Centro-Oeste/Sudeste da Raízen e diretor-presidente da JV Raízen-Simarelli.

A parceria também promoverá melhorias substanciais na distribuição de combustíveis na região centro-oeste do Brasil. “A joint venture representa um passo crucial e complementar ao portfólio de atuação da Raízen no segmento de distribuição de combustíveis. Esse movimento está perfeitamente alinhado com nosso compromisso em liderar a transição energética, fornecendo tanto a energia do presente quanto a do futuro”, conclui Alemandi.

Fonte: https://marretaurgente.com.br/

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Postos Petrobras anunciam mascotes como estrelas da campanha publicitária

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Os dois calangos trazem inovação e leveza no dia a dia dos postos.

Novos mascotes permitem uma regionalização natural e autêntica das ações de marketing, além de uma aproximação natural com os brasileiros.

Lu e Brás, calangos mascotes da Petrobrás
Lu e Brás, calangos mascotes da Petrobrás.

Quando se fala em campanha de postos de combustível, a maioria das pessoas visualiza o cenário convencional: um frentista, o abastecimento do carro enquanto se joga conversa fora e o jargão do posto vem à tona. Mas, e se fosse possível inovar e trazer mais leveza nesse contexto? Pensando nisso, os Postos Petrobras, maior rede de postos de combustíveis do Brasil, anunciam dois novos mascotes para estrelar suas campanhas publicitárias. O novo filme é a primeira aparição na mídia de Lu e Brás, uma dupla de calangos que representa a agilidade, a versatilidade e a energia contagiante dos brasileiros, dos quais mais de 30 milhões passam mensalmente pelos postos da rede.

A nova campanha chega para sustentar o objetivo da Vibra, líder do mercado de distribuição no país e licenciada exclusiva da marca Petrobras, de querer transformar a experiência dos clientes que passam pelos postos. Com os novos mascotes, a companhia vai reforçar seu ecossistema de marcas e produtos e ampliar o papel do posto para além do abastecimento, fazendo dos Postos Petrobras um verdadeiro centro de conveniência, um lugar para convívio, com solução e serviços, atendendo às necessidades e desejos de um público cada vez mais exigente.

A escolha do calango como mascote não foi por acaso nessa estratégia. A Vibra e a agência Africa querem quebrar os padrões da comunicação desse segmento, trazendo personagens memoráveis e que engajem os clientes, revendedores e equipes dos postos. A campanha apresenta o novo posicionamento dos Postos Petrobras: “A gente tem a energia do brasileiro”.

“Esse novo posicionamento já aparecia de forma sutil em nossas campanhas desde o ano passado, mas agora é oficial. Buscamos fugir do lugar comum das tradicionais campanhas publicitárias sobre postos de combustível e trazer uma perspectiva diferente. Escolhemos trazer a magia para a rede de postos, brincar com o lúdico e conectar com toda a família que frequenta o ecossistema dos nossos postos, que passa a ser parte da rotina da vida dos clientes”, explica Vanessa Gordilho, vice-presidente de Negócios, Produtos e Marketing da Vibra.

Desde o ano passado a Vibra já vem inovando nas campanhas dos Postos Petrobras, com ações como a “dancinha no posto”, que teve grande repercussão no TikTok, trazendo diversidade e modernização para a comunicação do segmento.

Por estarem presentes em todo o Brasil, assim como os Postos Petrobras, os calangos permitem uma regionalização natural e autêntica da campanha, além de uma aproximação genuína com os brasileiros de todas as regiões. E a dupla estará presente em muitas ações a partir de agora:

“A Lu e o Brás representam a riqueza natural do nosso país, a diversidade e adaptabilidade do nosso povo e a perseverança em tempos desafiadores. Eu estou totalmente apaixonada por eles e pelas possibilidades que poderemos entregar para os clientes. A partir de agora, eles vão integrar a comunicação de todas as marcas que ficam embaixo da testeira do posto, seja nas campanhas tradicionais ou nas redes sociais, eles serão nossos verdadeiros influenciadores. Eles têm um potencial de engajamento enorme e já estamos trabalhando em ações promocionais, já pensou como eles ficarão lindos como itens colecionáveis?”, antecipa Vanessa.

“Inovamos no meio publicitário do nicho, nenhum outro posto tem dois personagens tão carismáticos como os novos mascotes – e nenhum animal representa tão bem o Brasil quanto o calango. Assim como os Postos Petrobras, eles estão presentes por todo o território nacional, são ágeis, espertos, cheios de energia e possuem as cores verde e amarelo”, afirma Márcio Santoro, sócio, copresidente e CEO da Africa Creative.

Criados pela Africa em colaboração com a produtora Saigon, cada personagem tem sua própria personalidade, mas compartilham a paixão pela marca por meio das cores e energia dos Postos Petrobras. Eles dão vida ao novo conceito do posto e apresentarão ao público uma perspectiva diferente: apesar de pequenos, os calangos revelarão o cotidiano dos postos de uma forma grandiosa, explorando lugares que os consumidores nem sempre estão acostumados a ver.

Os novos mascotes foram anunciados durante o Vem de Vibra, evento para a revenda realizado no Rio de Janeiro, durante os dias 28 e 29 de fevereiro, e tiveram seus nomes escolhidos por meio de uma votação com os cinco mil participantes do evento.

A campanha foi lançada no último sábado (9) com um filme na TV Globo e os calangos já estão tomando as ruas do país, em OOHs espalhados pelas cidades de São Paulo, Campinas, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Brasília, Goiânia, Porto Alegre e Curitiba.

Escrito por:  Renata Granchi

Fonte: https://diariodorio.com

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Lei do terror: Como as distribuidoras Shell, BR e Ipiranga podem ser afetadas?

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O Brasil está próximo de passar por uma grande mudança nos postos de gasolina, com a possível aprovação de uma lei de autosserviço

Essa medida levanta questões e preocupações sobre como isso pode afetar as distribuidoras de combustível, como Shell, BR e Ipiranga. Neste artigo, vamos explorar mais sobre esse tema e entender os possíveis impactos dessa nova legislação.

O QUE É A LEI DE AUTOSSERVIÇO NOS POSTOS DE GASOLINA?

A Lei de Autosserviço nos Postos de Gasolina visa permitir que os consumidores possam abastecer seus veículos sem a necessidade de um frentista. Isso significa que o cliente seria responsável por realizar todo o processo de abastecimento, seja com gasolina, etanol ou diesel, sem a ajuda de um profissional do posto.

Essa legislação tem como objetivo principal aumentar a competitividade e reduzir os custos operacionais para os postos de gasolina. No entanto, essa medida levanta preocupações sobre a segurança dos consumidores, a qualidade do serviço prestado e o impacto nas relações de trabalho.

COMO A LEI PODE AFETAR AS DISTRIBUIDORAS DE COMBUSTÍVEL?

A possível aprovação da Lei de Autosserviço nos Postos de Gasolina tem um impacto direto nas distribuidoras de combustível, como Shell, BR e Ipiranga. Essas empresas poderão precisar se adaptar a essa nova realidade, fornecendo treinamento adequado para os consumidores e garantindo que os produtos sejam utilizados corretamente.

Além disso, as distribuidoras podem enfrentar desafios em relação à logística e distribuição de produtos, uma vez que o volume de vendas nos postos de gasolina pode aumentar significativamente com a implementação do autosserviço. Isso requer um planejamento estratégico adequado para garantir a eficiência operacional e a satisfação do cliente.

IMPACTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DA LEI DE AUTOSSERVIÇO

IMPACTOS POSITIVOS:

– Competitividade: Aumento da competitividade no mercado de combustíveis, com a possibilidade de preços mais baixos para o consumidor.
– Eficiência Operacional: Redução dos custos operacionais para os postos de gasolina, o que pode levar a uma melhoria nos serviços prestados.
– Autonomia do Consumidor: Maior autonomia para os consumidores, que podem escolher o tipo e a quantidade de combustível a ser abastecido.

IMPACTOS NEGATIVOS:

– Segurança: Possíveis riscos de acidentes e vazamentos de combustível devido à falta de treinamento dos consumidores.
– Qualidade do Serviço: Diminuição da qualidade do atendimento ao cliente, com a ausência de profissionais especializados nos postos de gasolina.
– Impacto Social: Possível redução de postos de trabalho para os frentistas, afetando diretamente a renda desses profissionais.

 

COMO AS DISTRIBUIDORAS PODEM SE PREPARAR PARA ESSA MUDANÇA?

Para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades trazidas pela Lei de Autosserviço nos Postos de Gasolina, as distribuidoras de combustível precisam adotar medidas estratégicas, como:

1. Treinamento: Fornecer treinamento adequado para os funcionários e consumidores sobre o manuseio correto dos produtos.
2. Logística Eficiente: Melhorar a logística de distribuição para atender à demanda crescente nos postos de gasolina.
3. Inovação Tecnológica: Investir em tecnologias que facilitem o processo de abastecimento e garantam a segurança dos consumidores.
4. Relacionamento com o Cliente: Manter um bom relacionamento com os clientes, oferecendo suporte e informações sobre os produtos.

CONCLUSÃO

A possível aprovação da Lei de Autosserviço nos Postos de Gasolina representa uma mudança significativa no mercado de combustíveis no Brasil. As distribuidoras de combustível, como Shell, BR e Ipiranga, precisam se preparar para essa nova realidade, adotando medidas estratégicas para garantir a eficiência operacional, a segurança dos consumidores e a qualidade dos serviços prestados.

PERGUNTAS FREQUENTES

1. Como a Lei de Autosserviço nos Postos de Gasolina pode afetar as distribuidoras de combustível?

A Lei de Autosserviço pode impactar diretamente as distribuidoras, exigindo adaptações para atender à nova demanda de abastecimento sem frentistas.

2. Quais são os principais desafios enfrentados pelas distribuidoras com a implementação do autosserviço?

Os desafios incluem logística de distribuição, treinamento de funcionários e consumidores, e garantia da qualidade e segurança dos serviços.

3. Como os consumidores podem se beneficiar com a nova lei de autosserviço?

Os consumidores têm a possibilidade de maior autonomia na escolha do combustível e, potencialmente, preços mais competitivos no mercado.

A nova legislação traz consigo uma série de oportunidades e desafios para as distribuidoras de combustível, que precisam se adaptar e inovar para permanecerem competitivas nesse novo cenário. É essencial que essas empresas estejam atentas às mudanças e busquem estratégias para garantir a satisfação dos clientes e a eficiência operacional em um ambiente de autosserviço nos postos de gasolina.

Shell fecha 1.000 postos de gasolina e amplia pontos de carregamento

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Gigante do petróleo e energia anuncia nova estratégia com foco na mobilidade elétrica

Em uma jogada ousada em direção à energia sustentável, a Shell está sacudindo suas operações de varejo, fazendo uma aposta estratégica em estações de carregamento de veículos elétricos (EVs).

 

Essa mudança ambiciosa, delineada no relatório Estratégia de Transição Energética 2024 da Shell, sublinha seu compromisso em atender às preferências dos consumidores em evolução e à mudança global em direção à eletrificação.

O gigante da energia planeja desativar aproximadamente 1.000 locais de propriedade da Shell e de joint ventures anualmente em 2024 e 2025, reduzindo sua presença de varejo em 2,1% em relação ao seu total atual de 47.000 locais em todo o mundo. Esse movimento sinaliza a dedicação da Shell em redefinir sua rede de varejo para se alinhar com a acelerada transição energética, conforme relatado pela Bloomberg News.

A mudança da Shell envolve uma expansão substancial de suas capacidades de carregamento de VE, com foco em instalações de carregamento público. Reconhecendo a necessidade crucial de soluções de carregamento público acessíveis, especialmente em regiões como a América do Norte, onde o carregamento residencial é prevalente, a Shell pretende aumentar seus investimentos em infraestrutura de carregamento público.

Essa iniciativa reflete a capacidade de resposta da gigante do petróleo às mudanças de mercado, com o objetivo de aprimorar sua rede de varejo com opções de carregamento de VE expandidas e serviços de conveniência aprimorados. Até 2030, a Shell visa aumentar seus pontos de carregamento de 54.000 para um impressionante número de 200.000, demonstrando um investimento significativo na mobilidade elétrica.

Mirando mercados na China e na Europa, onde a demanda por estações de carregamento público de veículos elétricos é alta, o foco estratégico da Shell permanece afiado. Apesar dos recentes abrandamentos no mercado de VE dos EUA, a Shell permanece otimista, citando investimentos estratégicos na base industrial de VE da China como movimentos cruciais.

A abordagem da Shell integra o carregamento de VE com ofertas de varejo de conveniência, fornecendo aos clientes comodidades como café e alimentos durante sua experiência de carregamento. Esse modelo de serviço integrado visa melhorar a satisfação e a fidelidade do cliente, ao mesmo tempo em que projeta um forte retorno financeiro sobre o investimento.

No Brasil, a Raízen Power, licenciada da marca Shell Recharge, adquiriu recentemente toda a rede de recarga de veículos elétricos da startup Tupinambá. O acordo entre as empresas contempla 204 carregadores de corrente alternada (AC) e tem potencial de expandir para mais de 600 pontos adicionais de 7,4 a 22 kW de potência. Com esta aquisição, a Shell Recharge entrou no mercado de carregadores de menor potência, lembrando que até então a empresa atuava com carregadores rápidos (DC).

Escrito por: Julio Cesar

Fonte: https://insideevs.uol.com.br/

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Fraude em diesel provoca aumento de até 50 vezes a emissão de poluentes de caminhões

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Polícia Rodoviária Federal (PRF) do Mato Grosso do Sul flagrou alteração criminosa em diversos veículos de carga.

Cresce significativamente o número de caminhões apreendidos por irregularidades no sistema de redução de emissões dos gases de escape (Arla 32), obrigatório em veículos de carga novos vendidos no Brasil desde 2012.

 

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), no Mato Grosso do Sul, em um flagrante feito recentemente em um caminhão VW, o próprio caminhoneiro afirmou que não acompanha o abastecimento do Arla, porque a empresa não fornece meios para ele abastecer com o combustível. “O motorista informou que o dispositivo está com problemas. Há uma luz no painel do veículo que aponta que o sistema precisa de revisão, porque não funciona corretamente. São vários indicadores que apontam para a emissão de poluentes no caminhão fiscalizado, como a ausência do Arla 32 no dispositivo, o painel com a luz acendendo, indicando a manutenção do sistema e o próprio motorista confessando que o escapamento está ligado direto. Com isso, o caminhão está poluindo de 5 a 50 vezes mais que um caminhão normal“, esclarece o inspetor Baggio.

 

Segundo Baggio, essa prática tem sido recorrente, principalmente por parte de transportadoras com menor porte, e o propósito é o de economizar e não efetuar a adição do Arla (que reduz as emissões e tem um custo), bem como para poder utilizar o diesel mais barato (S 500) e aumentar a potência e o ronco do veículo. “Essa alteração é ilegal, pois desrespeita as normas de emissões de poluentes em até 50 vezes o limite regulamentado“, ressalta Baggio.

O Portal Brasil Postos oferece o serviço de preenchimento do CTF e do RAPP

O Portal Brasil Postos realiza anualmente, o serviço de preenchimento do CTF e do RAPP aos revendedores interessados, por entender que o processo é complexo e trabalhoso.

 

Entre em contato conosco  e descubra como podemos ajuda-lo. Chame no WhatsApp.

De acordo com o inspetor, essa fraude ficou conhecida como “golpe do diesel”, porque os caminhoneiros realizam mudanças ilegais no Arla 32 (Agente Redutor Líquido Automotivo), equipamento preparado para reduzir a emissão de gases poluentes. O número 32 se refere à porcentagem de ureia presente em água desmineralizada (32,5%). Assim, este sistema é acoplado em caminhões novos, vendidos no País, desde 2012.

Aumento do ruído

Segundo Baggio, o papel da PRF, durante a fiscalização, é apurar a qualidade do abastecimento do reagente Arla, além da qualidade do combustível que foi colocado (Diesel S10 e reagente Arla em bom estado). “Além da parte considerada o ‘laboratório químico’, sendo este o catalisador do caminhão que interage com o motor para efetuar a correta aplicação do reagente e alcançar uma redução de 95 % do material particulado“, explica.

Outro problema, segundo Baggio, é o aumento do ruído, porque com a ‘ligação direta’, sem o tratamento necessário, acaba aumentando – e muito – o ruído, porque não passa pelo silencioso.

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Baggio disse que a PRF, de maneira geral, verifica primeiro a luz indicadora de mau funcionamento, existente no painel do veículo, para certificar-se se há ou não a ausência de fusíveis do sistema ou a adulteração eletrônica. “Infelizmente, a intenção de quem faz este tipo de fraude é economizar, porque custa caro manter o sistema funcionando. É um sistema complexo, que faz leituras do catalisador e troca informações. Então, é um sistema antipoluente que, se for arrumar, tem um custo de quase R$ 15 mil. Quando danifica, a primeira coisa é cortar o abastecimento do Arla e isolar o sistema, porque o caminhão também emite muitos alertas no painel e perde 40% da força. Ou seja, com a conivência do dono, muitos mecânicos isolam todo este sistema“, ressalta.

Qual é a responsabilidade penal?

De acordo com Baggio, nesses casso, a responsabilidade penal recai sobre o motorista envolvido e a pessoa jurídica do caminhão, por exemplo, sendo que o prejuízo maior é a questão de não conseguir a liberação do veículo na Justiça, já que era objeto do crime.

O inspetor diz que, no caso de caminhões pequenos, muitos entram nas cidades e acabam piorando a qualidade do ar. “Quando a fraude é confirmada e o veículo, apreendido, é como se 50 caminhões deixassem de circular pelas ruas e estradas de uma só vez, já que poluem 50 vezes mais do que um regular“.

Segundo Baggio, nestes casos, o crime está enquadrado no Artigo 54 da Lei Ambiental 9.605/1998, na modalidade culposa, que pode resultar em uma pena de detenção entre seis meses a um ano, além de multa e retenção do veículo.

Segundo o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), o Arla 32 é de uso obrigatório, conforme a Instrução Normativa 23/2009 , em veículos fabricados a partir de 2012, junto com o sistema de controle de poluentes.

Autuações

Em julho do ano passado, somente numa ação, o Ibama autuou 11 condutores na BR-267, em Mato Grosso do Sul, pelo transporte de produtos perigosos sem documentação e irregularidades no Agente Redutor Líquido Automotivo (Arla 32) – um antipoluente. As multas aplicadas aos criminosos ultrapassam os R$100 mil. A operação, que aconteceu nos dias 27 e 28 de julho, teve o objetivo de coibir, também, irregularidades no transporte. A ação contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Sobre o Arla 32

O número 32 refere-se ao nível de concentração da solução de ureia (32,5%) em água desmineralizada. O Arla 32 é uma solução líquida para veículos que possuem o Sistema de Redução Catalítica (SCR). Sua ação reduz as emissões de poluentes provenientes da queima do óleo diesel. A ureia de alta pureza presente no composto é a responsável pela reação química que acontece dentro de um catalisador.

A fabricação do Arla 32 em desconformidade com a especificação da Instrução Normativa 23/2009 provoca, ainda, a deposição de impurezas nos bicos injetores e nos catalisadores do SCR. Caso seja utilizado com ureia agrícola, o agente redutor impede, também, o funcionamento do SCR e faz com que o veículo polua cerca de seis vezes mais do que aquele que utiliza o Arla 32 adequado.

Fonte: https://estradas.com.br/

O Portal Brasil Postos oferece o serviço de preenchimento do CTF e do RAPP

O Portal Brasil Postos realiza anualmente, o serviço de preenchimento do CTF e do RAPP aos revendedores interessados, por entender que o processo é complexo e trabalhoso.

Entre em contato conosco  e descubra como podemos ajuda-lo. Clique aqui e chame no WhatsApp.

 

Shell irá promover ‘test drive’ de combustível

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Iniciativa criada pela monkey-land conta com influenciadores, peças de mídia, anúncios para o YouTube e OOH

A Raízen, licenciada da Shell no Brasil, irá promover o “Primeiro Test Drive de Combustível do Brasil” nesta quinta-feira (21). Na ação, a empresa irá oferecer a oportunidade para mil consumidores de São Paulo completarem os tanques de seus veículos com o Shell V-Power com um desconto de até R$ 300.

Intitulada como “Dia V: o dia do Test Drive de Shell V-Power”, a iniciativa criada pela monkey-land convida público a seguir as redes sociais da empresa e buscar por “Test Drive Shell V-Power” na internet.

“Embora seja comum fazer um test drive ao comprar um carro novo, muitas vezes a escolha do combustível é feita automaticamente. Para desafiar essa prática, é essencial incentivar e oferecer uma experiência prática para que as pessoas possam perceber a diferença que Shell V-Power pode fazer em seus veículos. Decidimos, então, proporcionar esse incentivo a mil consumidores, permitindo que experimentem em primeira mão o impacto na renovação do desempenho do carro e conheçam os benefícios de Shell V-Power”, afirmou Ricardo Berni, diretor executivo de marketing e meios digitais da Raízen.”

+++ LEIA MAIS: Caminhão a gás ganha novo posto entre São Paulo e Curitiba

A campanha também contará com um “mini-reality” que acompanhará a rotina de cinco consumidores selecionados durante o “Dia V” que terão a chance de ganhar um mês de abastecimento com Shell V-Power diretamente no posto.

A estratégia de comunicação abrangerá influenciadores, peças de mídia e anúncios para o YouTube, com ênfase em mídia digital e redes sociais. Além disso, a campanha estará presente em Out of Home.

“A campanha quer trazer a oportunidade de as pessoas participarem do primeiro Test Drive de combustível do Brasil. Elas, geralmente, fazem esses testes quando compram um carro novo e, agora, poderão fazer o mesmo com o seu combustível. É um movimento que gera um benefício real para as pessoas premiadas e que desperta a curiosidade dos demais consumidores”, completou Toni Fernandes, sócio e diretor de criação da monkey-land.

Fonte: propmark

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MPPI aplica multa em posto de combustível por extintores de incêndio vencidos

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A empresa localizada em São Pedro do Piauí operava com extintores de incêndio vencidos desde 2020

O Ministério Público do Piauí (MPPI) aplicou uma multa administrativa em um posto de combustível localizado no povoado Pedras, zona rural de São Pedro do Piauí, por desrespeito às normas de segurança do consumidor. 

De acordo com o promotor de Justiça Nielsen Silva Mendes Lima, representante da Promotoria de Justiça do município, a empresa operava com todos os seus extintores de incêndio vencidos desde o ano de 2020, colocando em risco a vida da população em caso de incêndio.

A decisão foi tomada após uma audiência de conciliação extrajudicial realizada por videoconferência no dia 08 de fevereiro. Além do promotor de justiça, participaram da sessão o assessor da Promotoria de Justiça, Rodrigo Morais Leite, o Coordenador Técnico do Procon, Edivar Cruz Carvalho, e o representante da empresa, José Pereira de Sousa.

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“Ciente da autuação e de que deveria apresentar manifestação no prazo de 15 dias, o fornecedor não apresentou defesa”, afirmou o promotor. Diante disso, o MPPI propôs um Termo de Transação Administrativa (TTA) que foi aceito pelo fornecedor. A multa administrativa, no valor de R$ 6.010,67 (seis mil e dez reais e sessenta e sete centavos), foi arbitrada e enviada à Junta Recursal para homologação.

A medida visa garantir a segurança dos consumidores e evitar possíveis acidentes. O MPPI reforça a importância da fiscalização e do cumprimento das normas de segurança estabelecidas para estabelecimentos comerciais, especialmente aqueles que lidam com produtos inflamáveis como os postos de combustível.

Escrito por: Dominic Ferreira

Fonte: https://www.portalaz.com.br/

Academia de Ensino Brasil Postos lança o Primeiro Curso de Formação em Gestão e Liderança de Postos com Certificação do MEC

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Primeiro Curso de Formação em Gestão e Liderança  de Postos com Certificação do MEC

A Academia de Ensino Brasil Postos tem a honra de anunciar o lançamento do primeiro curso de extensão em Gestão e Liderança de Postos de Combustíveis, com a valiosa certificação do Ministério da Educação (MEC) e diploma da Anhanguera.

Esta iniciativa marca um marco significativo para os profissionais do setor de postos de combustíveis, oferecendo uma oportunidade única para avançar em suas carreiras.

Em colaboração com a renomada Universidade Anhanguera, a Academia Brasil Postos une esforços para trazer uma inovação marcante ao mercado.

Agora, os profissionais têm acesso a um curso completo, composto por 12 módulos, cada um cuidadosamente elaborado para abordar os aspectos fundamentais da gestão e liderança em postos de combustíveis.

O objetivo principal é capacitar, treinar e oferecer experiências para profissionais do setor, com o estímulo ao desenvolvimento da visão estratégica de negócios e de habilidades, como comunicação, liderança, vendas, gestão financeira, trabalho em equipe,  regulamentação e fiscalização.

Este curso pioneiro oferece a vantagem de aulas gravadas, permitindo aos participantes acessar o conteúdo em seu próprio ritmo e conveniência. Além disso, a abordagem prática adotada em cada módulo garante uma aplicação direta dos conhecimentos adquiridos ao dia a dia do gestor de postos de combustíveis.

Um dos destaques deste curso é o foco na importância do desenvolvimento da liderança.

Reconhecendo que os gestores desempenham um papel vital na eficiência operacional e na satisfação do cliente, o programa foi cuidadosamente elaborado para fortalecer as habilidades de liderança dos profissionais, capacitando-os a enfrentar os desafios dinâmicos do setor.

Além disso, a certificação concedida ao final do curso é emitida em nome da Universidade Anhanguera e da Academia Brasil Postos, garantindo reconhecimento oficial e valorização no mercado de trabalho.

Os profissionais formados neste curso terão uma vantagem competitiva significativa, impulsionando sua progressão na carreira e contribuindo para o crescimento sustentável do setor de postos de combustíveis.

ÓTIMA REMUNERAÇÃO E ABUNDÂNCIA DE OPORTUNIDADE DE EMPREGO

O setor de postos de combustíveis é conhecido por oferecer uma remuneração competitiva aos profissionais, especialmente aqueles em cargos de gestão e liderança. Com a demanda contínua por profissionais qualificados, os salários tendem a ser atrativos e oferecerem uma compensação justa pelo trabalho realizado.

Devido à extensão da rede de postos de combustíveis em todo o país e à constante necessidade de gestão eficiente desses estabelecimentos, há uma abundância de oportunidades de emprego disponíveis no setor. Isso significa que os profissionais qualificados têm uma ampla variedade de opções para escolher e explorar, tanto em termos de posição quanto de localização geográfica.

Conheça cada um dos 12 módulos do Curso

O curso de Formação em Gestão e Liderança em Postos de Combustíveis é composto por 12 módulos, cada um abordando aspectos fundamentais para a formação e capacitação dos profissionais do setor. A seguir, apresento os módulos detalhadamente:

Módulo 1 – A Importância do Gestor do Posto:

  • Conceitos fundamentais sobre a função do gestor.
  • Comportamento do gestor como “dono do posto” agindo proativamente.

Módulo 2 – Gestão de Pessoas, Equipes e Liderança:

  • Práticas de recrutamento, seleção e treinamento.
  • Desenvolvimento de habilidades de liderança e motivação.

Módulo 3 – Áreas e Instalações do Posto:

  • Estrutura física do posto e organização.

Módulo 4 – Equipamentos do Posto:

  • Conhecimento sobre equipamentos e manutenção preventiva.

Módulo 5 – Gestão de Segurança:

  • Práticas de segurança e conformidade com normas regulatórias.

Módulo 6 – Gestão Operacional:

  • Otimização de processos da rotina diária do posto

Módulo 7 – Legislação e Fiscalização:

  • Conhecimento das normas legais e procedimentos de fiscalização.

Módulo 8 – Gestão Ambiental:

  • Práticas sustentáveis e cumprimento das normas ambientais.

Módulo 9 – Gestão Administrativa e Financeira:

  • Princípios de administração, contabilidade e finanças.

Módulo 10 – Gestão de Estoques:

  • Controle e métodos eficientes para evitar desperdícios.

Módulo 11 – Marketing e Redes Sociais:

  • Estratégias de marketing para postos de combustíveis.

Módulo 12 – Vendas, Marketing e Atendimento:

  • Técnicas de vendas e excelência no atendimento ao cliente.

Estes módulos foram cuidadosamente elaborados para proporcionar uma formação abrangente e especializada, preparando os profissionais para os desafios do mercado de postos de combustíveis.


DADOS DO CURSO

Certificação: No curso de Gestão e Liderança em Postos de Combustíveis, oferecido pela Academia Brasil Postos, a certificação é realizada em parceria com a Universidade Anhanguera, uma instituição de ensino credenciada pelo Ministério da Educação (MEC). Isso significa que a Universidade Anhanguera é reconhecida oficialmente pelo governo brasileiro para oferecer cursos e certificações de alta qualidade.

Com essa parceria, o diploma obtido ao concluir o curso de Formação em Gestão e Liderança em Postos de Combustíveis terá a marca e o reconhecimento da Universidade Anhanguera, assegurando aos participantes a validade e a credibilidade do certificado emitido. Essa certificação é altamente valorizada pelos empregadores e pode abrir portas para oportunidades de emprego melhores e mais bem remuneradas.


Curso de Extensão com Certificação do MEC – Um curso de extensão é uma formação adicional oferecida por instituições educacionais seguindo a legislação nacional de educação, estabelecida pela lei nº 9.394/1996. São projetados para fornecer uma formação técnica de curta duração, com um foco específico, carga horária reduzida e abordagem prática e direta. Eles são projetados para oferecer conhecimentos e habilidades específicas de forma eficiente e eficaz.


Formato Online: Todo o conteúdo do curso está disponível através de uma Plataforme de Ensino à Distância (EAD) e você pode cursar em qualquer lugar e horário. As aulas serão gravadas para sua conveniência, permitindo que você as assista no momento que melhor se adequar à sua rotina.


Carga Horária: 36 horas

Para mais informações sobre o curso de formação gerencial em Gestão e Liderança em Postos de Combustíveis, visite nossa página clicando aqui 👉 PÁGINA DO CURSO


Conheça o professor do curso

R

enato da Silveira é um especialista de destaque no segmento de combustíveis e lojas de conveniência, ostentando um título de Mestre em Administração de Empresas pela renomada ESAG.

Como sócio fundador da Brasil Postos, uma plataforma de negócios e capacitação, ele tem liderado com autoridade e inovação por mais de uma década e meia.

Com uma vasta experiência de 14 anos, Renato tem sido uma fonte confiável de orientação para profissionais que buscam alcançar resultados significativos na revenda de combustíveis.

Sua abordagem abrangente inclui consultorias, palestras inspiradoras, mentorias e treinamentos.

Um pioneiro em sua área, Renato foi o primeiro a introduzir treinamentos e formações operacionais, gerenciais e estratégicas online para o setor de postos de combustíveis.

M2r começa 2024 com missão focada em sustentabilidade e segurança

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Mostrar a importância da sustentabilidade e segurança dentro do setor de Gás Natural Veicular (GNV) é o desafio de Luciene De Biase, responsável pela da M2r ao longo de 2024.

A empresa especializada em Assistência Técnica para postos de  GNV quer mostrar os benefícios do uso correto do combustível tanto para a natureza quanto economicamente.

Luciene destaca que o GNV pode beneficiar tanto o consumidor final quanto o planeta. “Sabemos que o GNV é uma opção favorável a esses três pilares, sustentabilidade, segurança, e economia e nossa maior missão do momento é comunicar o quanto nos preocupamos com isso e como ele pode ser seguro sendo usado da maneira correta”.

A profissional, que antes de se tornar sócia da M2r atuou em vários segmentos, sempre como administradora, sabe como é importante aproveitar a crescente discussão sobre a descarbonização, para fortalecer o uso do GNV. Luciene acredita que a infraestrutura de abastecimento, incentivos fiscais e a conscientização pública são itens indispensáveis para a imagem do produto.

“A expansão da rede de postos de abastecimento é crucial para tornar o combustível uma opção viável para toda a população, assim como políticas governamentais que incentivem o uso do GNV, além de campanhas de conscientização com o objetivo de educar a sociedade sobre os benefícios, incluindo sua eficiência e importância ambiental”, explica Luciene.

Além dessa missão, a M2r aposta em seu diferencial para atender o setor, com profissionais treinados e aptos a desenvolver soluções. “A M2r sempre investiu em treinamento e tecnologia e agora chegou o momento de mostrar ao mercado tudo que temos feito ao longo dos últimos anos. Estamos muito preparados e em breve traremos muitas novidades para o mercado.”

Informações à Imprensa

AZM Comunicações

(11) 9.9171-5090 com Ana Azevedo

Empresários são presos suspeitos de vender gasolina adulterada em posto clandestino

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O estabelecimento não tinha licença da Agência Nacional de Petróleo para comprar e revender combustível

Dois empresários foram presos suspeitos de venderem gasolina adulterada em um posto de combustíveis clandestino em Viana durante inspeção da Polícia Civil. 

No momento da abordagem da polícia, um caminhão estava sendo abastecido com combustível adulterado e o condutor do veículo disse que não sabia da condição do material.

+++ Brasil Postos lança inteligência Artificial para capacitação de trabalhadores em postos de combustíveis

De acordo com a Polícia Civil, o espaço funcionava, também, como transportadora e poderia ter uma base para comprar combustível e abastecer a própria frota. No entanto, o local perdeu a licença concedida pela Agência Nacional de Petróleo (ANP) e, ainda assim, continuava comprando e revendendo a gasolina adulterada.

A investigação teve início após denúncias ao Ministério Público de que algumas empresas em Viana estariam funcionado como postos de gasolina clandestinos.No momento da abordagem, o motorista do caminhão que estava no local, confirmou que não era funcionário da transportadora.

“A princípio parecia uma oficina, uma transportadora. Tinha uma bomba escondida nos fundos e tinha um caminhão parado estacionado. Chegamos a indagar o frentista, ele disse que abastecia qualquer um que procurasse e o motorista do caminhão confirmou que era de outra frota, que não tinha vínculo nenhum com a empresa e que mandavam e ele parava lá e abastecia, porque tinha um preço melhor”, relatou o titular da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor, delegado Eduardo Passamani.

 

Ainda segundo Passamani, além de não ter autorização da Agência Nacional de Petróleo, a empresa também não contava com licença da Prefeitura de Viana para funcionar.

“Conseguimos identificar que o caminhão não era da frota da própria empresa, o local era uma oficina, ele não poderia vender combustível e estava atuando como posto de combustível clandestino. Ele estava funcionado sem autorização da Agência de Petróleo, sem licença da prefeitura municipal, sem poder funcionar”, disse.

O delegado informa que vender gasolina adulterada é crime e pode também causar problemas ao funcionamento de veículos e colocar a vida dos passageiros em risco.

Polícia Civil destacou que a operação vai continuar em todo o Estado para identificar outros postos de revenda do tipo de substância. Os dois empresários detidos foram encaminhados ao sistema prisional capixaba e podem pegar até cinco anos de prisão.

*Com informações de Larissa Barcelos, repórter da TV Vitória/Record.

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