Empresa soma as expertises de dois gigantes no varejo

A VEM Conveniência, joint venture entre a Vibra e Americanas, focada no varejo de conveniência e proximidade, inicia nesta terça-feira a sua operação.

A nova empresa, que integra as lojas de conveniência BR Mania e Local, já nasce com uma rede de 1.257 lojas e oferece uma melhor proposta de valor para consumidores, franqueados, revendedores e atendentes de lojas, por meio de uma rede de pontos de venda com capilaridade nacional, escala, sortimento e tecnologia, além de uma plataforma financeira, com soluções de crédito e meios de pagamento digitais.

Cada empresa terá participação de 50% na nova companhia, que conta com governança própria e um time de vasta experiência.

A atuação complementar da Americanas e da Vibra será fundamental para impulsionar o crescimento da VEM Conveniência. A Vibra possui grande experiência em franchising e capilaridade em sua rede de mais de 8.000 postos de bandeira Petrobras, presentes em todos os estados brasileiros e conta com mais de 16 milhões de inscritos em seu programa de fidelidade Premmia.

A Americanas, por sua vez, atua de forma integrada, combinando lojas físicas, canais digitais, sua fintech Ame, que já oferece pagamento digital nos postos Petrobras em todo o Brasil, e uma estrutura de logística com 26 centros de distribuição no país.

“As tendências de mercado do varejo alimentar mostram que o consumo de proximidade terá uma relevância ainda maior nas rotinas de consumo da população até 2030. E acreditamos que, com a estrutura da VEM, poderemos acelerar e impulsionar este varejo, unindo a capilaridade da Vibra com a expertise e estrutura de varejo da Americanas. Nós acreditamos num mundo mais simples, prático e amigável, em que desejos e necessidades estejam ao rápido alcance de todos”, afirma Natália Cid, CEO da VEM.

A joint venture está alinhada à visão estratégica de Vibra de prover soluções de conveniência ligadas à mobilidade e melhorar continuamente a experiência dos consumidores que frequentam os pontos de venda da companhia. “A criação da VEM faz parte dessa nossa estratégia, focada na conveniência do futuro, que passa por colocar o cliente no centro das decisões e ir aonde ele estiver, seja na loja, na casa ou no trabalho”, explica Leo Burgos, diretor de Desenvolvimento de Novos Negócios e Marketing da Vibra.

Para a Americanas, é mais um passo para a expansão da plataforma de franquias do grupo e faz parte da sua estratégia de multiplataformas. “A VEM Conveniência é um negócio que já começa de forma acelerada, conectando uma operação logística robusta, que atende a todos os CEPs brasileiros, com o conhecimento de mais de 90 anos no varejo. Além disso, com a Ame e a capilaridade da VEM, vamos democratizar ainda mais o acesso a produtos e serviços financeiros, incluindo diferentes modalidades de crédito para clientes, franqueados e revendedores”, afirma João Guerra, diretor da Americanas.

Sobre a Vibra

Líder no mercado brasileiro de distribuição de combustíveis e de lubrificantes, a Vibra proporciona a melhor alternativa energética e de mobilidade a seus clientes, alinhada às melhores práticas de ESG do setor.

No mercado automotivo, a Vibra detém a licença de uso da marca Petrobras, formando uma rede com 8,3 mil postos de combustíveis, em todo o País. Além das lojas BR Mania, a Vibra também possui a franquia dos centros de lubrificação automotiva Lubrax+. Com uma estrutura logística que garante sua presença em todas as regiões do país, a empresa conta com um portfólio de mais de 18 mil grandes clientes corporativos, em segmentos como aviação, transporte, indústrias, mineração, produtos químicos e agronegócio. Com a marca BR Aviation, a companhia possui cerca de 70% do mercado de aviação, abastecendo aeronaves em mais de 90 aeroportos brasileiros. Em lubrificantes, é líder de mercado com a marca Lubrax, top of mind, e possui a maior planta industrial para produção de lubrificantes da América Latina.

Para mais informações sobre a Vibra, clique aqui.

Sobre a Americanas S.A. 

A Americanas S.A. nasceu com o propósito de somar o que o mundo tem de bom para melhorar a vida das pessoas.

Somos uma plataforma de inovação tecnológica capaz de entregar uma experiência de consumo multicanal cada dia mais fluida, que acelera o crescimento sustentável e nos torna mais ágeis.

Com uma base de 50 milhões de clientes ativos nos sites e aplicativos da Americanas, Submarino, Shoptime e Sou Barato, e um time de mais de 37 mil associados, oferecemos mais de 127 milhões de itens e contamos com 3 milhões de parceiros entre fornecedores, mérchants e sellers do marketplace.

O aplicativo da Ame, nossa plataforma financeira que oferece meios de pagamento digitais, crédito e produtos e serviços financeiros e não financeiros, já registrou mais de 25 milhões de downloads e conta com 1 milhão de usuários ativos diários. Somamos 2,5 milhões de m2 de área total entre as mais de 3.500 lojas físicas das marcas Americanas, Hortifruti Natural da Terra, assim como das franquias da Imaginarium e Puket e a joint venture Vem Conveniência, em mais de 800 cidades e cobertura em todos os CEPs do país. Nossa plataforma de fullfilment reúne 26 centros de distribuição e 215 unidades operacionais de logística (hubs). Com a união das nossas plataformas, serviços e marcas, estamos presentes no dia a dia de todas as famílias brasileiras.

InPress Porter Novelli – Agência de Comunicação



Artigo anteriorTrês soluções para atender aos postos de combustíveis com eficiência e menor custo
Próximo artigoANPD flexibiliza regras de proteção de dados para empresas de pequeno porte
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here