Como noticiado em janeiro deste ano, o reagente, utilizado desde 2012 para tornar ônibus e caminhões menos poluentes, ainda não é um produto popular em muitos postos de combustíveis das cidades.

A junção do aumento da demanda e com a oferta irregular se tornou um prato cheio para golpistas, que passaram a adulterar o produto
Osvane Lazarone, gerente comercial da Usiquímica, um dos fabricantes do Arla 32 no Brasil, explica que um dos grandes problemas encontrados na utilização do produto é a adulteração dos seus componentes. Além de emitir mais gases poluentes, a falsificação pode provocar diversos defeitos nos veículos, como falhas, dificuldade para engrenar e problemas no arranque.

“Caso o produto falsificado prejudique o catalisador, que é uma peça de alto custo e que não tem conserto, o prejuízo pode chegar a mais de R$ 20 mil”, alerta Lazarone.

Paulo Menezes, dono de uma Fiat Toro, conta que passou por uma situação parecida quando viajava do Espírito Santo a Minas Gerais.

“Confesso que fui inocente, a picape anunciou que o tanque de Arla estava pela metade. Como foi a primeira vez, fiquei temeroso e parei no primeiro posto, sem conhecer a procedência. Quando estava chegando no fim da viagem, comecei a perceber trepidações. A desconfiança do mecânico foi Arla adulterado, por sorte, descobri logo e não tive problemas maiores, além da limpeza do tanque. Depois disso, o carro voltou ao normal”, conta.

Para combater o Arla 32 adulterado foram criados dois testes que auxiliam no processo de identificação das alterações. O primeiro é o Arla Teste, que é capaz de identificar se a água do produto tem minérios (metais) na sua composição ou não. O segundo, conhecido como Ureia Teste, é capaz de medir a quantidade de aldeído na ureia e identificar se ela é automotiva ou fertilizante (inapropriada para a produção do Arla).

+++ FAÇA COTAÇÃO DE ARLA 32 ECOTEC DIRETAMENTE DO FABRICANTE NA LOJA BRASIL POSTOS

“É importante realizar conversas e treinamentos com os órgãos regulatórios e responsáveis pela fiscalização do Arla adulterado, principalmente com o Ibama e Polícia Rodoviária Federal (PRF), com o objetivo de informar sobre o andamento do mercado, para que a fiscalização aumente e seja mais rigorosa”, finaliza Lazarone.

Para o consumidor não cair em uma cilada, a recomendação é sempre comprar o produto em postos de confiança e com tradição na venda de produtos automotivos.

O que acontece se não usar Arla?

No caso dos modelos a diesel fabricados após janeiro de 2022, equipados com tanque de Arla, a falta do produto pode gerar perda de potência e até mesmo deixar de dar partida.

O engenheiro Everton Silva, mentor em tecnologia e inovação em energia SAE, trabalhou no desenvolvimento do sistema para o país. Ele explica que o único objetivo do Arla 32 é diminuir a emissão de gases poluentes.

+++ LEIA TAMBÉM:

“O Arla tem uma concentração de 32 gramas de ureia a cada 100 gramas de água, por isso o nome. Na tecnologia utilizada nesses veículos, a substância é injetada no sistema de escapamento e ali acontece uma reação química que transforma o óxido de nitrogênio em nitrogênio e água, reduzindo a emissão de poluentes”, explica.

O tanque de Arla fica ao lado do tanque de combustível, e tem capacidade para reservar entre 5 e 20 litros do líquido, a depender do modelo.

Everton explica que, normalmente, o abastecimento precisa ser feito a cada 5 mil ou 10 mil quilômetros rodados.

“Os veículos têm sistema que avisa ao motorista quando o tanque chega à metade, para evitar que fique sem. Além de informar quantos quilômetros faltam para acabar o produto, acende uma luz de alerta no painel”, explica o engenheiro.

+++ LEIA TAMBÉM: ARLA 32 obrigatório em picapes falta em postos urbanos e deixa os motoristas a pé


  • Entre para o Grupo de Compras e Vendas Brasil Postos e compre Arla diretamente do fabricante !

Tenha acesso a compra e vendas de produtos, equipamentos, venda de postos, etanol, arla e tudo que é preciso para o dia a dia de postos de combustíveis, TRR, distribuidoras, usinas e ponto de abastecimento. Clique aqui e faça parte!

Mas, afinal onde os postos podem encontrar Arla 32 a Granel e em Bombonas de 20 L para atender à nova demanda ?

Se você é um revendendedor de combustíveis, opera um TRR ou proprietário de frota de veículos a diesel, é certo que já sabe a importância de escolher o melhor fornecedor para o seu aditivo Arla 32. E uma opção interessante é cotar a ARLA 32 ECOTEC diretamente do fabricante no Marketplace Brasil Postos.

+++ CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A LOJA VIRTUAL

Existem muitas vantagens em cotar  Arla 32 Ecotec diretamente do fabricante no Marketplace Brasil Postos. Aqui estão algumas delas:

Preços mais competitivos: Ao comprar diretamente do fabricante, você pode economizar significativamente em comparação com a compra de intermediários. O Marketplace Brasil Postos é uma plataforma de negociação direta entre compradores e fornecedores, o que reduz os custos dos intermediários e, por sua vez, os preços dos produtos.

Qualidade garantida: Quando você compra Arla 32 Ecotec diretamente do fabricante, você tem a garantia de que está recebendo um produto de qualidade. O Marketplace Brasil Postos é rigorosamente relacionado à seleção de fornecedores e trabalha apenas com aqueles que oferecem produtos de qualidade e segurança.

Entrega rápida e confiável: Comprar diretamente do fabricante no Marketplace Brasil Postos garante uma entrega rápida e confiável. O Marketplace tem uma ampla rede de fornecedores, que permite uma distribuição rápida e eficiente em todo o país.

Suporte técnico: Quando você compra o Arla 32 Ecotec diretamente do fabricante no Marketplace Brasil Postos, você também tem acesso ao suporte técnico. Isso pode ser muito importante se você tiver dúvidas sobre o produto ou precisar de assistência técnica.

Facilidade de pagamento: O Marketplace Brasil Postos oferece uma variedade de opções de pagamento, incluindo cartões de crédito, boleto bancário e transferência bancária. Isso torna o processo de compra mais fácil e conveniente para você.

+++ CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A LOJA VIRTUAL

Revendedores de combustíveis agora contam com marketplace especializado

 

Artigo anteriorFAÇA COTAÇÃO DE ARLA 32 ECOTEC DIRETAMENTE DO FABRICANTE NA LOJA BRASIL POSTOS
Próximo artigoFrentistas vestindo Arezzo&Co? Entenda nova parceria entre o grupo de moda e Posto Ipiranga
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here