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Relatório de Monitoramento Ambiental de Postos de Combustíveis Agora é Digital

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O Instituto Água e Terra (IAT), órgão vinulado à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, desburocratizou o processo de monitoramento de áreas contaminadas em empreendimentos armazenadores, distribuidores e revendedores de combustíveis. O Relatório de Monitoramento e Operação (RMO) é mais simplificado e pode ser preenchido eletronicamente no site do órgão.

A mudança promete trazer maior agilidade aos processos de Renovação de Licença de Operação (RLO) desse segmento e também maior cuidado com as questões ambientais e aprimoramento técnico para gerenciamento de áreas contaminadas no Estado do Paraná.

“O objetivo é descomplicar o Paraná e desenvolver ações mais assertivas quando houver ocorrências potencialmente poluidoras”, explica o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes.

MUDANÇA – O RMO substitui o Estudo de Passivo Ambiental. “O estudo é muito mais complexo e demanda mais custos para os postos”, comenta a gerente de Licenciamento Ambiental do IAT, Ivonete Coelho. “O novo relatório é mais enxuto e vai demonstrar, com mais precisão, se há contaminação do solo ou águas subterrâneas. Se for constatada a contaminação, daí o posto é obrigado a realizar o estudo de passivo mais completo”.

O prazo máximo para entrega de, no mínimo um RMO, é de 3 anos. E quando for renovar a licença ele deve comprovar que apresentou esses relatórios.

Antes os estudos eram entregues fisicamente, gerando um grande fluxo de documentos e dificultando na hora da avaliação para a renovação de licença.

O novo sistema irá trazer mais agilidade e transparência nas informações para técnicos, empreendedores e Ministério Público”, ressalta o diretor-presidente do IAT, Everton Luiz da Costa Souza.

LINK – O termo de referência para elaboração do relatório, conforme diretrizes técnicas mínimas estabelecidas pelo ANEXO VIII da Resolução Sedest nº 003/2020 está na aba Automonitoramento no site do órgão, junto com o link para preenchimento do relatório. Esse relatório gerará um número de protocolo que o empreendedor e os técnicos poderão acompanhar AQUI.

RMO – O Relatório de Monitoramento e Operação é um estudo simplificado para acompanhamento das atividades operacionais dos empreendimentos armazenadores, distribuidores e revendedores de combustíveis no Paraná.

Também tem como objetivo o monitoramento do meio subterrâneo, no qual o empreendimento está instalado, por meio da realização de coletas de amostras do solo e de água subterrânea, com avaliação de análises laboratoriais para identificação de concentrações de substâncias químicas acima dos limites permitidos pela legislação.

O documento é exigido para a regularidade das empresas potencialmente poluidoras do meio ambiente. Nos setores de venda, retalhistas e bases de distribuição de combustíveis, o processo desburocratizado permitira otimizar a avaliação de vários aspectos que apontam o impacto das atividades, identificar vazamentos e a execução de ações mitigatórias.

Fonte: Governo do Estado do Paraná

+++ Como sobreviver em tempos de Quarentena – Aulas Liberadas

+++ Vídeo – Atendimento e Boas Práticas na Loja de Conveniência durante a Quarentena

+++ INFOGRÁFICO – Como prevenir o Corona Virus no Postos – Baixa Gratuitamente

+++ Corona Vírus no Posto e na Conveniência – Orientações para o Combate do Covid 19

Aprenda como preparar a equipe da loja de conveniência durante a quarentena.

Postos de combustíveis recebem apoio durante a pandemia de Covid-19

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Distribuidora criou pacote de medidas para auxiliar clientes a superar a crise

A distribuidora de combustíveis ALE, quarta maior do país, criou um pacote de medidas para apoiar os revendedores da Rede e os grandes consumidores durante a pandemia de Covid-19. As iniciativas têm como objetivo possibilitar maior prazo de pagamento em contratos e serviços, além de flexibilizá-los. A companhia também passará a oferecer todos os cursos EAD (educação a distância) da Academia Corporativa —plataforma de capacitação da ALE— gratuitamente, nos meses de abril e maio, para os empresários e equipes dos postos de combustíveis e serviços se capacitarem ainda mais durante esse período.

A ALE sempre prezou pela flexibilidade no contrato de fornecimento de produtos. Por isso, nos próximos três meses (abril, maio e junho), a companhia vai considerar que a defasagem na quantidade mensal de litros de combustíveis, estipulada em contrato, reflete a crise em função da pandemia. Sendo assim, ela será postergada no adicional de prazo de contrato, sem necessidade de penalidade ou de notificação.

As parcelas de contratos financeiros também serão mais flexíveis. A companhia vai refinanciar 50% das parcelas vencidas em abril, maio e junho por seis meses subsequentes.

Para os postos que possuem contrato de locação ou sublocação, 50% das parcelas de abril e maio serão postergadas e repactuadas em seis meses.

Em relação às lojas de conveniência Entreposto, unidades de serviços automotivos ALE Express e Trocas Inteligentes exclusivas da marca, a ALE não cobra royalties variáveis. No caso da Entreposto, há uma mensalidade fixa para manutenção do programa, assessoria e acesso a parcerias. Nesse caso, as parcelas dos próximos três meses (abril, maio e junho) serão postergadas e posteriormente cobradas em seis vezes sem juros a partir de julho. Para as ALE Express e Trocas Inteligentes, não há cobrança de mensalidade.

Outra iniciativa se refere ao programa de incentivo e gestão dos negócios da companhia, o Clube ALE, direcionado aos revendedores. A companhia elege, entre os 1,5 mil postos em todo o país, o destaque do mês a partir da avaliação de vários indicadores, que vão desde a compra de produtos ALE até a qualidade do atendimento na pista.

Em abril e maio, a escolha do “Melhor Posto do Mês” estará suspensa e todos os postos “Classe A”, que representam os mais bem colocados no programa, receberão a mesma premiação em REALES —moeda exclusiva de troca do programa—, sendo 50 mil REALES para o posto e 50 mil REALES, que serão divididos para a equipe cadastrada. O valor pode ser utilizado para resgatar uma série de itens disponíveis no catálogo do Clube ALE, entre eles materiais para uso coletivo no posto, pagamento de contas, recarga de celular e voucher de supermercado.

Além das mudanças no Clube ALE, todo o investimento em marketing, que é custeado pela companhia —ou seja, sem a cobrança de plano de marketing para a revenda—, será mantido. “Com isso, os patrocínios, divulgações nas plataformas digitais e ações promocionais serão retomados assim que houver o retorno nas atividades da temporada de 2020″, afirma o diretor de Marketing e Varejo da ALE, Diego Pires.

Segundo o presidente da ALE, Fulvius Tomelin, as medidas reforçam um dos principais diferenciais da companhia no mercado: a proximidade. “Para nós, ser próximo é construir uma relação que, dia a dia, ganha força pela confiança, colaboração e transparência não só nos momentos de crise. É com esse propósito que trabalhamos para oferecer uma proposta de valor para o nosso cliente, que melhor se adapte à realidade de cada negócio e de cada região. Em um cenário desafiador, como a pandemia de Covid-19, não poderia ser diferente. Entendemos que, juntos, precisamos estar cada vez mais próximos para conseguirmos superar este momento“, declara.

A ALE conta com uma rede de cerca de 1,5 mil postos e 5 mil clientes ativos em 21 Estados e no Distrito Federal. A companhia gera cerca de 12 mil empregos diretos e indiretos.

Dicas para sua Loja de Conveniência LUCRAR em meio a quarentena

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Estimados leitores, com o aumento expressivo de casos confirmados e mortes pelo covid-19, uma onda de medo e pânico paira sobre o mundo. Em meio à crise no sistema de saúde, já começamos a sentir os efeitos colaterais em nossa economia. Isso com certeza impacta diretamente no nosso Biz e na cadeia de nossos fornecedores.

Ao longo da semana, pude notar os extensos pacotes emergências das três maiores companhias do país com o intuito de preservar a revenda. Todas são louváveis, mas sabemos que não será somente isso que irá salvar o revendedor.

Algumas, como a redução no pagamento do aluguel em 50%, caso ele seja próprio da companhia, isenção de campanhas de marketing, redução no pagamento de royalties etc.

Sabemos que a realidade do posto e loja andam distantes entre teoria e prática.

A mesma revenda, que vinha em corda bamba sufocada e estrangulada por margens cada vez menores e contratos leoninos, poderá sofrer grandes perdas. Infelizmente, não será apenas 90 dias que resolverá está bomba.

No universo de redes próprias e bandeira branca, o cenário também não é positivo. A crise atinge-os com força!

O momento pede resiliência, planejamento e força para vencer o inimigo invisível. Teremos que aprender como será o mundo após o covid 19.

É tempo de apertar o cinto e se refazer para o que estar por vir. Faz todo sentido repensar e tentar traçar um novo formato para o seu negócio, pois cada um tem sua particularidade.

Pacotes financeiros foram anunciados pelo governo, no entanto os pequenos e médios empresários, que realmente necessitam desta verba, infelizmente, não a receberão em tempo hábil. Ou, quando chegar poderão estar com as portas fechadas.

Especialistas não falam mais em crise e sim em recessão econômica. Com certeza um dos piores momentos do capitalismo que conhecemos como sociedade.

Até quando o nosso segmento e a cadeia de nossos fornecedores sofrerão ao entorno da pandemia?

Em conversa com alguns representantes de food service, eles relatam uma queda expressiva na triagem de pedidos. Não somente em nosso canal, mas em bares, padarias, empórios, restaurantes, cafés gourmets e muitos outros similares. Algo que também preocupa o setor é o alto índice de inadimplência.

Entretanto, nota-se um crescimento expressivo nas grandes redes de supermercados. Com o futuro incerto, as pessoas não sabem se terão emprego e em “clima de guerra” muitos se sentem receosos em gastar.

Tal fator acaba nos acertando em cheio pelo preço alto, que praticamos pela comodidade dentro de nossa C-Store.  Enquanto tudo isso ocorre, nesse universo paralelo em que vivemos, o delivery nas lojas de conveniência também sofre por falta de produtos de qualidade de food service. Assim, comprometendo as plataformas de aplicativos, que tanto ajudam neste momento.

Grandes restaurantes e marcas estão tendo dificuldades em fazer bons números no delivery para suprir todos os problemas financeiros, que o Covid-19 trouxe ao ponto físico.

É de conhecimento que as plataformas de aplicativos têm um problema crônico com a entrega por parte de seu próprio motoboy em um momento normal, imagine em um cenário com novas ativações. Investir em novas contratações atualmente e abrir mais uma frente perante a recessão não é fácil. Estes e outros desafios, esperam o empreendedor do nosso segmento.

Que sejamos capazes de nos transformar pelo bem de nossa sobrevivência.

O momento é de fé, união! Não tenho dúvida, mais do que nunca, que o futuro do nosso negócio está dentro das lojas de conveniência.

Um grande abraço do Chef Borba

Se você se interessa por informações do segmento de loja de conveniência acesse a Categoria Loja de Conveniência do Blog Brasil Postos.

Fique atento que o Procon vem aí!

+++ Conheça as lojas de conveniência dos Estados Unidos – Parte 1 – Assista ao vídeo

+++ Conheça as lojas de conveniência dos Estados Unidos – Parte 2 – Assista ao vídeo

+++ Conheça o casal brasileiro que está faturando em posto nos EUA – Parte 3

+++ Veja a conclusão do Chef Borba sobre as lojas de conveniência americanas

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Indicadores – Volumes X Preço em Postos de Combustíveis

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A informação é um ativo estratégico para empresas de todos os segmentos. Porém, no mercado de venda de combustíveis é uma questão de sobrevivência uma vez que grande parte dos postos do país estão atrelados a contratos de volume com as distribuidoras e monitoram o preço diariamente dos seus concorrentes.

O Portal Brasil Postos estabeleceu uma parceria com a empresa Aprix que é  pioneira no desenvolvimento e implementação de um sistema de precificação dinâmica e que utiliza Inteligência Artificial no setor de combustíveis brasileiro.

A tecnologia da Aprix monitora preços de mais de 3.000 postos em todo o território nacional para entregar informação com agilidade.

Os relatórios serão atualizados periodicamente no Blog Brasil Postos , na categoria Cotação de Preços de Combustíveis. 

Acompanhe os Indicadores de Volume e Preço na semana de 28 de Março de 2020.

BAIXE O RELATÓRIO SEMANAL – Relatório semanal Aprix – 28_03

Se você deseja receber por e-mail relatórios semanais consolidados das flutuações de volume e preço das revendas espalhadas pelo Brasil, clique aqui.

 

TENHA A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL COMO SUA ALIADA NA PRECIFICAÇÃO DO SEU POSTO.

Sobre a empresa – A Aprix é uma startup brasileira pioneira no desenvolvimento de sistemas de precificação para postos de combustíveis utilizando Inteligência Artificial.

Maximizamos a lucratividade de postos de combustíveis utilizando precificação dinâmica para capturar oportunidades de ganho de margem.

Atualmente a empresa trabalha com redes conhecidas como Rede Buffon e Redes VIP 24h no RS, Rede Pica Pau em MG e redes de postos em SP. Além disso, tem como sócio e membro do conselho o ex CEO da Ipiranga Alfredo Tellechea.

Contato: BERNARDO QUEIROZ – 51 9 9966-9128

Rua Dona Laura 471/702
Porto Alegre – RS – Brasil
contato@aprix.com.br – https://www.aprix.com.br/

Linked in : https://www.linkedin.com/in/bernardo-queiroz/

 

+++ Você está definindo preços da forma correta?

+++ Tarifa dinâmica consegue aumentar a lucratividade do posto em até 10%

+++ Formulação de preços com inteligência artificial abre caminho no segmento de postos de combustíveis

+++ Foco na lucratividade

+++ Postos perdem até 50% da margem de lucro nas vendas com cartões frota

 

Assista ao vídeo – Como Sobreviver em Tempo de Quarentena

Preços de Aquisição dos Combustíveis | Variação Acumulada de 2020

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Dentro de um posto de combustíveis ou até mesmo em uma empresa que possui como insumo a utilização de combustíveis, é muito importante realizar a gestão do PREÇO DE AQUISIÇÃO que é o principal custo gerenciável destes negócios.

Abaixo listo as três principais variáveis a serem controladas sobre o PREÇO DE AQUISIÇÃO:

  • Custo Refinaria | Custo Usinas – O preço de produção da gasolina, etanol e diesel representa mais de 40% da composição básica final do custo dos combustíveis. Logo é fundamental entender as variações do preço de custo, se antevendo às variações aplicadas semanalmente pela Petrobras e pelas Usinas.

Veja abaixo a variação acumulada deste ano dos custos de Refinaria e Usinas:

  • Tributos (Federais e Estaduais) – Os tributos representam 35% da composição básica final dos custos dos combustíveis. Na esfera federal as variações são menos voláteis do que na esfera estadual onde o ICMS é cobrado não sobre os preços de produção, mas sim sobre o Preço Médio Ponderado a Pessoa Física o famoso (PMPF) que é justamente o preço médio de revenda de todos os postos de combustíveis ativos de cada estado.

Veja abaixo a variação acumulada do ano de PMPF:

 

  • Distribuição (Custos Operacionais, Fretes e Margens) – A última parcela desta tríade é o custo logístico que fundamentalmente o papel desempenhado pelas Distribuidoras, receber bombeios de derivados das refinarias e coletar biocombustíveis em Usinas, realizando as misturas obrigatórias normativas da ANP (Agência Nacional do Petróleo) e entregar para o mercado de varejo e empresarial.

Por causa disso, todos os repasses sejam de custos de produção ou tributos são recebidos pela distribuição e repassados por estes também logicamente, e aqui é importante a atuação do revendedor ou comprador de combustíveis, saber acompanhar os repasses mantendo uma visão vigilante sobre aquilo que impacto o seu PREÇO DE AQUISIÇÃO, essencialmente composto na distribuidora.

A gestão desta variável é fundamentalmente técnica, mas implementada de forma comercial. Somente tratar esta variável de forma comercial é frágil para quem tem a responsabilidade de negociar e comprar combustíveis, e abre espaço para que a Distribuição realize margens muitas vezes acima de um campo de naturalidade para o seu negócio.

Como você pode ver caro leitor(a) por causa da crise do coronavírus, vivemos um ano de reduções de custos expressivas das variáveis de composição dos combustíveis, e a pergunta fica:

Você tem conseguido fazer a gestão do seu preço de aquisição? 

Fonte de Dados: ANP, CONFAZ, ESALQ e PETROBRAS

 

+++ ENTENDA O PREÇO COMO MARGEM

+++ Alteração % Biodiesel x Impacto no preço

+++ A diferença entre preço e reajuste

+++ Por que você precisa especializar a sua forma de comprar combustíveis?

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Loja de Conveniência – Volte Sempre

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Pare para pensar: o quanto você observou de detalhes na última vez que entrou na sua loja de conveniência? Pode ter sido hoje de manhã, ontem à tarde, ou ainda há pouco.

Qual foi o nível de atenção na sua visita? Olhou, cuidadosamente, as gôndolas, a limpeza, o atendimento, os clientes que lá estavam? Se a sua resposta foi não e se seu caminho foi direto ao escritório, aí temos que refletir…

A máxima “Varejo é detalhe” deve estar na mente de todos os varejistas que batalham, diariamente, pelo sucesso. Vários cenários poderiam mudar positivamente caso essa afirmação fosse seguida em muitos pontos de vendas… resultariam em gráficos de vendas ascendentes e clientes satisfeitos, na certa!

Sim, eu sei que a correria, preocupações e compromissos do dia a dia sugam grande parte do nosso tempo. Mas isso não pode concorrer com o tempo dedicado a ações que fazem sua loja crescer, o cliente voltar e as receitas aumentarem.

Pequenas providências, tomadas pela manhã, podem refletir no caixa do final do dia. Que tal caminhar mentalmente comigo, pela sua loja, na sua próxima visita? Vamos lá!

Ao entrar na loja, avalie a temperatura, iluminação e aroma. Se tudo estiver agradável, você já sabe que seu cliente estará confortável. Caso contrário, alguém deve consertar o que não está bom! Hora de olhar para a área do caixa.

Observe a organização do balcão, na frente e atrás do caixa atendente: o que não for produto à venda, sinalização de PDV ou algo imprescindível na operação precisa ser retirado.

E como está a aparência do seu funcionário? Ele sabe as metas de vendas? O atendimento é cordial e vendedor?

Analise o expositor de cigarros: está bem abastecido, com o estoque adequado para a demanda?

E as prateleiras de bomboniére estão cheias e sortidas? Como está a limpeza? A loja está limpa, bem cuidada, arrumada? Mais alguns passos e você chega na área de food service.

Aí devem imperar a higiene, o sabor e a segurança alimentar! Tome um café e coma um salgado ou pão de queijo – ninguém melhor do que você para avaliar a qualidade do produto que está oferecendo em sua loja.

Verifique as gôndolas e geladeiras para checar se estão limpas e se há falta de produtos expostos, principalmente os mais vendidos. Espaço vazio não vende! A reposição é fundamental, em especial de manhã cedo. E a sinalização e posicionamento dos produtos?

Um tour certeiro fará a diferença, mas há ainda algo faltando.  Alguém que merece todos os seus holofotes: o cliente. Observe os clientes que estão na loja. Sorria. Fale com eles. Pergunte se precisam de ajuda ou de algum produto. Agradeça a sua presença.

Depois de seguir esses passos, você pode, então, seguir a sua rotina. Se não exercitarmos o nosso olhar, diariamente, a loja vira mera paisagem e deixamos algo precioso para trás. Ou seja, o tradicional “volte sempre” também vale para você. Publicado anteriormente no Jornal Diário do Posto

Giselle Innecco Valdevez Castro, co-fundadora e sócia-diretora da Valsa – Valdevez e Santiago Assessoria Empresarial, tem mais de 20 anos de experiência no mercado de lojas de conveniência, com atuação no Brasil e na América Latina.

*Últimos dados divulgados.

BR Distribuidora e Raízen cancelam compras de etanol e podem abrir disputa com usinas

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As principais distribuidoras de combustíveis do Brasil, a BR Distribuidora e a Raízen, começaram a cancelar contratos de compra de etanol junto às usinas de cana-de-açúcar.

As principais distribuidoras de combustíveis do Brasil, a BR Distribuidora e a Raízen, começaram a cancelar contratos de compra de etanol junto às usinas de cana-de-açúcar por causa da forte queda da demanda nos postos, segundo fontes com conhecimento do assunto. As duas companhias estão alegando motivos de força maior.

A BR Distribuidora e a Raizen, uma joint venture entre a anglo-holandesa Royal Dutch Shell e o conglomerado brasileiro de cana-de-açúcar e logística Cosan, enviaram uma carta aos seus fornecedores de etanol cancelando contratos de compra, segundo pessoas a par do assunto. O cancelamento inclui tanto o etanol anidro, que é misturado com a gasolina, como o etanol hidratado, que é utilizado diretamente no motor dos carros.

O que disseram oficialmente as companhias? A Raízen confirmou que declarou força maior, enquanto a BR Distribuidora não respondeu imediatamente ao pedido de comentário feito pela Bloomberg News.

O que mais se sabe sobre os cancelamentos? A Raízen disse que não tem capacidade suficiente para armazenar etanol de terceiros em meio à queda no consumo de combustível. A empresa é o maior produtor de etanol do Brasil e, como a maioria das usinas de cana-de-açúcar, tem capacidade própria de estoque.

Como as usinas estão reagindo? Produtores de etanol não aceitam o motivo de força maior alegado pelos distribuidores e estão abrindo a possibilidade de negociação, disseram as fontes. Se isso não resolver o problema, pode-se abrir uma disputa com um juiz de arbitragem para decidir o assunto.

O quanto caiu o consumo de combustíveis? O consumo de combustíveis nos postos caiu 50% em uma semana em média, uma vez que motoristas ficam em casa para medida de prevenção ao coronavírus, disse Paulo Miranda Soares, presidente de um grupo da indústria que representa postos de gasolina. Não é um dado oficial. A ANP disse em nota que a queda “abrupta” no consumo de gasolina só piorará nas próximas semanas.

As usinas que processam a cana não podem reduzir a produção de etanol? A maioria das usinas no Brasil já iniciou a colheita e a moagem de cana-de-açúcar, enquanto em meados de abril ainda mais unidades entram em operação, elevando a oferta do combustível. Como a cana já está amadurecendo, as usinas não têm opção de interromper a colheita e a produção, disse uma fonte. Eles estão refazendo as contas e se preparando para estocar praticamente tudo o que devem produzir até pelo menos o mês de junho.

De acordo com a Unica (entidade que representa o setor sucroalcooleiro), as usinas do Centro-Sul, a maior região produtora de cana do país, têm capacidade suficiente para estocar 60% da produção anual total de etanol em tanques. O principal problema é o custo para manter esses grandes estoques em um momento em que, sem conseguir vender, as usinas não têm receita, disse Antonio de Padua Rodrigues, diretor técnico da Unica.

Esse é um problema que acontece só no Brasil? Não. A paralisação da economia por causa do coronavírus e o petróleo com preços baixos estão atingindo o setor de combustíveis em todo o mundo. A Valero Energy, a empresa de refinaria de petróleo número 2 dos EUA, está fechando temporariamente duas plantas e não cumprirá alguns contratos. A Andersons está suspendendo as operações em suas fábricas, enquanto a Poet “cessou temporariamente as compras de milho em vários locais”. A Pacific Ethanol está reduzindo a produção em até 60%.

Fonte: 6minutos

Recuperação Judicial na Revenda de Combustíveis é uma alternativa?

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O empresário da Revenda Combustível no presente momento busca se adequar a uma compulsória quarentena imposta pelos governos exigindo que as pessoas permaneçam em suas casas para evitar contaminação com novo CORONAVIRUS ( COVID-19), sabe-se que isso é necessário , entretanto, essa medida com certeza acabará por afetar o Setor da Revenda , principalmente aquela familiar, pequeno porte, cidades pequenas, não restando dúvidas que a Revenda de grande porte também será duramente atingida.

Essa quarentena acaba por criar uma adaptação na rotina de cada um, com ausência na rotina do deslocamento ao local trabalho ( menor consumo de combustível, loja conveniência fechadas) , quando em casa, as famílias na sua maioria terão como prioridade outras despesas, tal como garantir alimentação, energia, farmácia, internet, dentre outras, buscando amenizar a situação de confinamento.

E no setor da Revenda de Combustíveis não poderia ser diferente, e pior, como todos sabem é um seguimento que em tempos considerados normais, já se trabalha com margem de lucro apertada, e um alto custo fixo ( aluguel, folha de pagamento, encargos trabalhista, vale alimentação, seguro, adequação ambiental, etc.. ) tudo isso para tentar se manter no mercado.

Desta maneira, não restam dúvidas que atividade da Revenda de Combustível será duramente atingida por conta desta limitação de deslocamento, especialmente aquele Ponto de Revenda em região central nas cidades, e ou, próximo às universidades ( Loja de conveniência) locais onde há grande acúmulo de pessoas, não esquecendo o Ponto de Revenda Rodovia em um momento que muitos prefeitos fecharam até rodovias impedindo entrada e saída nas cidades.

Vejamos, se a medida (Isolamento Social) tomada por seu governante está correta, e ou, em exagero, não cabe aqui essa discussão, e sim, a tese é a realidade da Revenda , e como tentar sobreviver neste momento difícil , passar por essa inesperada crise sem chegar à uma falência, diga-se, um desastre com danos materiais, emocionais e moral de forma irreparável.

Dependendo do tempo de permanência da quarentena ( Isolamento Social) , uma boa parte de Postos Revendedores após um longo prazo com faturamento insignificante para fazer frente a suas despesas, consequentemente seus compromissos financeiros deixarão de ser honrados.

Em que pese a preocupação do governo federal com o referido “isolamento social “, “fiquem em casa”, até o presente momento o governo não se manifestou no sentido de apresentar qualquer solução de natureza financeira para se aplicar ao empresário de atividade considerada de média ou grande empresa, e possivelmente não o fará, situação que se enquadraria uma boa parte da revenda, principalmente as grandes redes.

Entretanto, a atual legislação brasileira ( existe projeto de lei que tramita em regime de urgência com a finalidade diminuir burocracia ) colocar à disposição das empresas atingidas em qualquer evento que resultem em sua incapacidade financeira , a possibilidade de se valer de um Plano de Recuperação Judicial, e que agora, neste momento crítico, poderá socorrer também o empresário da Revenda.

O texto da atual legislação brasileira , preconiza que: a recuperação judicial tem por objetivo viabilizar a superação da situação de crise econômico-financeira do devedor, a fim de permitir a manutenção da fonte produtora, do emprego dos trabalhadores e dos interesses dos credores, promovendo, assim, a preservação da empresa, sua função social e o estímulo à atividade econômica.

E mais, que poderá requerer recuperação judicial o devedor que, no momento do pedido, exerça regularmente suas atividades há mais de 2 (dois) anos, não possuir capacidade financeira para fazer frente suas dívidas, e que atenda outros requisitos de acordo com ramo de atividade.

Sabe-se que o momento de crise é temporário, entretanto, não existe data prevista para tudo isso acabar, e a vida voltar ao normal, e o seguimento da Revenda de Combustível, na sua maioria os empresários do setor que já estavam sufocados com a política de venda do setor como: margem de lucro apertada , aquisição de produtos com custo majorado por parte de sua bandeira, pagamento de juros abusivos em bancos, elevado custo fixo, encargos trabalhistas, esse precisa com certeza superar este cenário de crise com sua empresa sem fechar suas portas.

Para isso, esse momento de quarentena “ CORONAVIRUS “ se faz necessário que suas dívidas junto aos bancos, fornecedores ( principalmente sua bandeira ) , enfim, credores em geral, essas dívidas sejam alongadas, negociadas, renegociadas, fornecendo-lhe prazo e carência para que o Empresário da Revenda possa reestabelecer o seu capital de giro, e sua capacidade de pagamento, sendo essa a finalidade da recuperação judicial conforme legislação vigente.

Cada empresário da revenda conhece o potencial de sua empresa , mesmo em momento difíceis um faturamento mensal que não sobrava, entretanto, mantinha seu fluxo de caixa com adimplemento de suas despesas .

Pois bem, vamos as principais dúvidas do empresário:

E quem pode requerer a recuperação judicial? A legislação brasileira permite a empresa devedora, em que seu ativo não mais consegue fazer frente a seu passivo, ( tem mais dívidas para pagar do que dinheiro para entrar), e que atenda os requisitos exigido pela lei, possa passar por um processo jurídico chamado Recuperação Judicial , em que perante a um juiz competente por intermédio de advogado , e o representante da empresa, demonstrado os motivos da crise econômica e financeira, bem como um plano de recuperação para empresa ( é como a empresa pretende pagar seus devedores ) possa ser deferido aquela empresa passar por Recuperação Judicial.

A empresa em recuperação judicial pode participar de licitação? Sim. A 1ª turma do STJ decidiu que empresas submetidas a processos de recuperação judicial podem participar de licitação desde que demonstrem, na fase de habilitação, ter viabilidade econômica.

E qual a taxa de juros na negociação das dívidas em Recuperação Judicial ? O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que as dívidas de empresas em recuperação judicial podem ser corrigidas pela Taxa Referencial (TR). E foi além: permite que o juro de mora seja menor do que o estabelecido pelo Código Civil – se assim tiver sido aprovado pela assembleia-geral de credores. (fonte: valor econômico )

O empresário perde o domínio da empresa? Não. Essa é uma mentira clássica. A primeira pergunta do empresário é no pedido de Recuperação Judicial vai perder o controle de sua própria empresa. A Legislação determina, que no Processo de Recuperação judicial uma pessoa denominada Administrador Judicial, que é indicada pelo juiz da causa, conduzirá as negociações entre os credores, vai intervir nos conflitos com os credores, reunir e fornecer informações da empresa aos credores e envolvidos no processo, apresentar relatório ao juiz, entretanto, não está em sua responsabilidade a administração do negócio, ou seja, permanece as mãos do empresário.

O processo de Recuperação pode demorar muitos anos? A Recuperação Judicial segundo legislação um prazo que na sua maioria não atingirá 03 ( três ) anos conforme cada caso, e situações específicas . O primeiro passo é a aprovação do Plano de Recuperação Judicial em torno de 06 ( seis ) meses . E depois entrará na fase de cumprimento das obrigações , que será “fiscalizada“ rigorosamente pelo Administrador Judicial , para evitar calote pelo dono da empresa.

Corre risco de pedir Recuperação Judicial e o Juiz decretar a Falência da Empresa ? Não. Se o empresário apresentar toda documentação devidamente preenchida de acordo com a lei. O cuidado é: muitas vezes a empresa tem uma realidade de insuficiência financeira, está quase quebrada, todavia, a contabilidade é feita de maneira irregular onde demonstrativos contábeis apresentam lucros astronômicos nos últimos 05 (cinco ) anos.

O empresário em Recuperação Judicial pode buscar crédito nos bancos ?Sim. Existe a possibilidade de buscar junto aos bancos linhas de créditos especificas para capital de giro que permite incrementar o caixa para adimplemento das obrigações. Importante:
a. Não deve atrasar pagamento das dívidas que estão no Plano de Recuperação Judicial .
b. Para requerimento de Recuperação Judicial exige certidão de Débitos Fiscais.

Assim , a fatalidade que se disseminou de forma mundial “ CORONAVIRUS” o empresário da Revenda precisa de prazo, um fôlego, diga-se, prazo este que a Recuperação Judicial pode proporcionar neste momento.

Dessa forma, pode se afirmar que as principais vantagens da recuperação judicial é facilitar o pagamento de dívidas, isso é, a possibilidade de renegociar, postergar e alterar condições de dívidas, e mais, judicialmente sem cobrança de juros abusivos, e demais mazelas, dando assim ao negócio o fôlego necessário para restauração de suas força.

 

Nova Colunista que  abordará os temas de Assessoria Jurídica e Ambiental

Este texto foi desenvolvido pela nova colunista do Portal Brasil Postos – Elieuza Estrela que é especialista em assessoria Jurídica e Ambiental e possui uma empresa especializada em atender os problemas específicos do setor de distribuição e revenda de combustível.

Assessoria Jurídica para Postos de Combustíveis. Realiza os serviços de Ação Rescisão/Revisão Contrato Bandeira , Ação Renovatória , Ação de Despejo, Ação Restituição Tributos, Ação Declaratória Inexistência Débito ( ANP /IBAMA, outros ) apresentação defesa ( ANP, PROCON, INMETRO, DER, ANTT, IBAMA, , outros). Possui forte atuação endividamento bancário ( ação Revisional conta e demais contratos e defesa nos casos execução) análise contratos bandeira, elaboração contratos compra e venda de fundo comércio.

Assessoria e Consultoria Ambiental  – Especializada na elaboração de Parecer Técnico, Projetos, Planos Gerenciais e Procedimentos Ambientais, Regularização Ambiental em qualquer ramo de atividade, com especialização na construção e adequação empreendimentos no setor de Distribuição e Revenda de Combustíveis (Posto de Gasolina), Ponto de Abastecimento (instalação de tanques em empresas e propriedades rurais).

+++ BANDEIRA  X REVENDA – Possibilidade de Revisão de Cláusula Contratual

+++ Revendedor tentou anular contrato com distribuidora com Base no Código de Defesa do Consumidor

+++ Se essa moda pega ! Petrobras não pode rescindir contrato com posto de gasolina, decide TJSP

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Maiores Distribuidoras apresentam seu Pacote de Medidas para revendedores

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Os revendedores do país passam por um momento crítico e precisam de toda a ajuda necessária.

Segundo a Fecombustíveis o movimento nos postos em cidades acima de 300.000 habitantes apresenta uma queda de 50% de demanda nos pontos de vendas. Ações como redução da carga trabalhista, postergação dos impostos e outras medidas estão sendo reivindicadas pela categoria e certamente trarão um alívio para o revendedor que necessita desesperadamente de caixa para sobreviver nos próximos 60 dias.

Diante disso as maiores distribuidoras também apresentaram seus  “Pacote de Medidas” para ajudar sua base de postos bandeirados.

Acompanhe o que está sendo veiculado.

1. BR Distribuidora 

Assunto: Resposta à FECOMBUSTÍVEIS – Ofício nº 018/2020, de 20.03.2020.
CC: FECOMBUSTÍVEIS e associados ; SINCOPETRO e associados ; REGRAM

 

 

Ilmo. Sr. Paulo de Miranda Soares – Presidente da Fecombustíveis,

Acusamos o recebimento do seu Ofício acima citado e nós ,BR Distribuidora viemos, de pronto, apresentar nosso sentimento de profunda consternação pelo momento em que o país e a sociedade vem passando em razão da pandemia Covid-19 (Coronavírus), conscientes também das dificuldades que os revendedores da Rede BR estão enfrentando.
Acreditamos que esta crise deve ser enfrentada por todos com consciência, responsabilidade e solidariedade. Temos, enquanto rede, um papel muito importante nesse momento, de garantirmos o movimento de quem precisa estar na rua e nas estradas transportando produtos, prestando auxílio ou tocando outros negócios fundamentais. Nossas equipes de pista e de loja estão a postos, na linha de frente desta batalha, o que é motivo de orgulho para todos nós.

Por conta desse cenário, estando o setor de distribuição, no qual se insere a BR Distribuidora, diretamente afetado, temos buscado dar tratamento individual e pontual à busca de soluções consensuais junto aos nossos fornecedores, prestadores de serviço e parceiros comerciais, de modo a mitigar os impactos do evento excepcional aqui mencionado.

Isso se dá em razão das múltiplas variáveis que compõe cada negócio da Cia que devem ser levadas em consideração na procura pela solução ótima perante cada uma dessas partes relacionadas.

Desse modo, ressaltamos estar envidando os seus melhores e dedicados esforços para tentar enfrentar os desafios do cenário atual com as medidas que estão ao nosso alcance, monitorando continuamente os cenários e desdobramentos do evento aqui tratado, cujos impactos temporais ainda não podem ser medidos com precisão de modo a cumprir com os seus compromissos com todas as nossas partes relacionadas (fornecedores, prestadores de serviço, parceiros comerciais, força de trabalho, acionistas e autoridades governamentais) e, sensível ao pleito da Fecombustíveis, informamos estar com nossas gerências comerciais à disposição e mobilizadas para buscar soluções equitativas e equilibradas para cada um de nossos revendedores que levem em consideração todas as variáveis individuais dos negócios entabulados e o interesse econômico-comercial de ambas as partes.

Sempre dentro de nossos princípios de consciência, responsabilidade e solidariedade para com o momento, bem como o intuito de obter soluções equitativas para ambas as partes, informamos que adiaremos as próximas cobranças do PIM, previstas para abril e maio, em 90 dias. Suspenderemos também a cobrança dos royalties e taxas de marketing das franquias por 60 dias.

Além dessas medidas, propomos que o prazo de cumprimento dos volumes de combustíveis contratados seja prorrogado proporcionalmente enquanto perdurar o estado de calamidade pública, prorrogando-se, igual e proporcionalmente, o prazo final dos contratos de fornecimento – de modo a manter o equilíbrio econômico financeiro das relações comerciais sem que haja excessiva onerosidade para a Companhia.

Certos da vossa compreensão para este momento de crise extraordinária em nível nacional, e reforçando nossa parceria e compromisso habitual no atendimento de nossas obrigações, permanecemos à disposição de todos para o que for necessário.

Atenciosamente, Flávio Dantas
Diretor Executivo de Comercial Varejo e Inteligência de Mercado

Leonardo Burgos, Diretor de Desenvolvimento de Negócios e Marketing

Clique e Veja o documento na íntegra. BR

2. BR Mania – COMUNICADO À REDE BR MANIA

Caro Franqueado BR Mania,
Nós da BR Distribuidora agradecemos a você e a sua equipe pelo trabalho incansável nesse momento tão difícil que o país está vivendo.
Com solidariedade, consciência e responsabilidade, a gente vai vencer esta crise.

A BR Distribuidora está a postos por você.
Para fortalecer e proteger a nossa parceria, divulgamos algumas medidas que a BR adotou para minimizar os impactos sobre o seu negócio:

Royalties e Fundo de Marketing BR Mania – – Isentaremos a cobrança dos royalties e taxa de marketing das franquias BR Mania por 60 dias – boletos com vencimento em maio e junho.

Parcerias Comerciais

SOUZA CRUZ – A Souza Cruz está concedendo flexibilização de crédito, aumentando o prazo de pagamento de toda a rede BR Mania de 14 para 21 dias durante o período de crise. Oferece ainda bonificações antecipadas da campanha vigente (março/2020) em quantidade equivalente a 100% do atingimento de meta de cada loja, sem descontos futuros. Também já estão disponíveis as bonificações ainda não resgatadas
da plataforma de B2B Conecta Souza Cruz.

UNILEVER – A Unilever está concedendo descontos extras para compras realizadas pelos franqueados BR Mania via site e aplicativo Unilever Sorvetes. Estes descontos são de, no mínimo, 3% e estão sendo estudados descontos mais expressivos para os próximos dias.

PHILIP MORRIS – A Philip Morris está oferecendo de 7 a 14 dias adicionais ao prazo de pagamento regular, conforme volume da compra. Casos de títulos vencidos estão recebendo tratamentos diferenciados, com possibilidade de isenção de multas e encargos, através de contato direto do franqueado com a empresa Global pelo 0800-721-0867. Já as lojas que tiverem títulos a vencer e quiserem se antecipar podem enviar e-mail para cobrança.pmb@pmi.com ou entrar em contato com o Canal de Televendas (0800-770-
5235) para análise e concessão de crédito, por onde também consegue realizar um pedido de compras e ainda cadastrar sua loja no portal de e-commece da Philip Morris para realizar seus pedidos online.

JTI – A JTI está concedendo aumento de prazos de pagamento, podendo chegar a 28 dias, além de uma série de incentivos válidos, a princípio, até 31/03/2020, podendo ser prorrogados conforme evolução do cenário:
Para os estados de Pernambuco e Bahia, a loja que comprar pelo menos 50% do seu volume médio mensal receberá até 7% de bonificação em produtos Winston Blue Box e Camel Blue Box. Está sendo concedido ainda prazo adicional de pagamento conforme volume de compras. Para os demais estados, seguirá com uma rebaixa de preços para Winston Base (Winston Classic BOX e SFP, Red 7, Blue BOX e SFP, Silver) e, além disso, cada loja que comprar pelo menos 50% do seu volume médio mensal de Camel receberá até 7% do volume de Camel total comprado em bonificação de Camel Blue Box.

AMBEV – De forma exclusiva para conveniências, foram liberados em março e abril expressivos descontos para compra dos principais produtos através do ParceiroAmbev (canal de e-commerce B2B). Além disso, ampliaram a quantidade de itens cobertos pelas ações promocionais na plataforma, permitindo que o lojista tenha condições atrativas de abastecimento neste ambiente desafiador que nos encontramos.

COCA-COLA – Para as regiões atendidas pela engarrafadora Solar, a Coca-Cola está concedendo aumento de 14 dias nos prazos regulares de pagamento, incluindo boletos em aberto referentes a pedidos realizados a partir do dia 17/03/2020, sem acréscimos financeiros. Além disso, está aumentando os limites de crédito dos franqueados BR Mania.

LA SPAZIALLE – A La Spaziale Brasil concederá, em abril, desconto de 50% na locação da máquina de café, com prazo de 90 dias para pagamento. Os boletos serão enviados até 05/04, já com o referido desconto.

Nosso time não vai parar. Estamos planejando mais ações e parcerias para passarmos juntos por esse momento. Em breve traremos novas informações para você.

O Brasil conta com você. E você também pode contar com a gente. Estamos a postos pelo Brasil.

3. Shell 

 

 

 

 

 

 

Veja o documento na íntegra. –  Pacotes de Medidas Shell

 

4. Ipiranga 

Amigos, revendedores, franqueados e parceiros,

Estamos aqui para contar as novas medidas, pensadas exclusivamente para apoiá-los nesse momento tão difícil. Momento esse, que precisa de um grande esforço de todos nós. Gostaríamos de agradecer a todos vocês. Por tudo que já fizeram. Por transformarem a Ipiranga, uma empresa brasileira, em uma das marcas mais queridas pelos brasileiros. Tenham a certeza de que cada brasileiro vai ser grato a cada um de vocês e suas equipes por saber que, numa época tão difícil, ele pode contar com um Posto Ipiranga. Vamos às medidas, especiais e transitórias, válidas para abril e maio, que visam ajudar todos os revendedores e franqueados que tiverem necessidade.Confiram:

» CONTRATO DE OPERAÇÃO DE POSTO IPIRANGA / CONTRATO DE FORNECIMENTO DE PRODUTOS – Postergação do prazo dos contratos vigentes para cumprimento do volume contratado, adicionando 2 meses ao final do contrato original (sem alteração no volume pactuado);

» CONTRATO DE BONIFICAÇÃO POSTECIPADA – Remoção de cláusula de performance durante os meses de março, abril e maio/2020 nos contratos em vigor. Isso significa que o valor da bonificação será calculado sobre 100% do volume adquirido no período; » CONTRATO DE LOCAÇÃO OU SUBLOCAÇÃO (postos de propriedade da Ipiranga ou alugados à Ipiranga) – As parcelas de aluguel devidas em abril e maio de 2020 (na hipótese dos contratos vigorarem nos referidos meses) serão reduzidas em 50%, sendo certo que o referido valor da redução (correspondente a 50% do valor) será cobrado em 10 parcelas iguais e irreajustáveis (sem juros e sem correção monetária) a partir do mês de junho/2020, ou por ocasião da rescisão dos contratos de locação ou sublocação, o que ocorrer primeiro.

» CONTRATOS DE FINANCIAMENTO, CAPITAL DE GIRO, CONFISSÃO E ASSUNÇÃO DE DÍVIDA DENTRE OUTROS CONTRATOS FINANCEIROS COM AMORTIZAÇÃO MENSAL (incluídos os financiamentos de equipamentos das franquias am/pm e Jet Oil) – Todas as parcelas de amortização devidas em abril e maio de 2020 (na hipótese dos contratos vigorarem nos referidos meses) serão reduzidas em 50%, sendo certo que o referido valor da redução (correspondente a 50% do valor) será refinanciado e incorporado às parcelas vincendas do respectivo contrato em curso a partir de julho/20.

» ABASTECE AÍ – A partir de 01/04/2020, o crédito das operações financeiras realizadas por intermédio da ferramenta ABASTECE AÍ acontecerá em, no máximo, “D+3”, entendendo como “D” o próprio dia da transação. Essa condição vigorará até o fim de maio/2020.

» PLANO DE MARKETING – Primeiramente, anunciamos a prorrogação do fim do período de adesão para o dia 30 de abril. Adicionalmente, a cobrança do referido Plano terá início em Julho/2020, não havendo cobranças no 2º trimestre/2020. As estratégias estão sendo revistas com o objetivo de tornar o Plano viável para a revenda e adequado à realidade do momento, sem perder a robustez que faz dele uma ferramenta essencial para o sucesso do negócio, principalmente no período da retomada das vendas, após o final dessa crise. » PROGRAMA RODO REDE – As mensalidades de abril a junho/2020 estão suspensas, voltando suas cobranças a partir de julho/2020. Da mesma forma que o Plano de Marketing, o PROGRAMA está sendo analisado e reestruturado para se adequar à realidade do momento e tornar-se viável para os revendedores Rodo Rede, cumprindo sua função de alavancar resultados.

» PROGRAMA DE MANUTENÇÃO DE IMAGEM – Os valores devidos em março e abril serão parcelados em 4 prestações mensais e consecutivas, a partir de maio/2020. » CUSTO DE MANUTENÇÃO DA FAIXA DE LED – Em negociação com os nossos parceiros fornecedores, obtivemos uma redução de 34% nas mensalidades do 2º trimestre/2020, voltando aos valores originais a partir de julho/2020.

» FRANQUIAS am/pm – Os royalties relativos aos meses de fevereiro, março e abril serão parcelados em 3 prestações mensais e consecutivas a partir de outubro/2020. » FRANQUIAS JET OIL – Os royalties relativos aos meses de fevereiro, março e abril serão parcelados em 3 prestações mensais e consecutivas a partir de outubro/2020.
AS CONDIÇÕES TRANSITÓRIAS E ESPECIAIS ACIMA DESCRITAS SÓ SERÃO CONCEDIDAS MEDIANTE TERMO DE ADESÃO DO REVENDEDOR E FRANQUEADO, PREVALECENDO O TERMO DE ADESÃO SOBRE ESTE COMUNICADO. Para aderir ao pacote de medidas especiais e transitórias oferecidas pela Ipiranga, o procedimento é simples – basta assinar eletronicamente o termo de adesão no Portal Rede Ipiranga, que estará disponível a partir da próxima 4ª feira, dia 25/03/2020 e até 6ª feira dia 03/04/2020. Aproveitamos a oportunidade para reforçar a enorme importância das franquias realizarem a transmissão integral diária das vendas através do sistema Linx. Só assim temos a condição de monitorar dia a dia os nossos estoques por item vendido, elevando o nosso nível de serviço, bem como permitindo melhores negociações com fornecedores. Ainda na linha de aumentarmos a nossa competitividade, a adesão aos contratos de parceria com fornecedores estratégicos (Seara, Kibon etc.) é crucial, uma vez que a maior virtude de um modelo de franquia está no efeito rede. Precisamos estar unidos. É preciso que todos façamos a nossa parte. Todo esse nosso esforço está sendo feito no intuito de manter nossos postos e franquias abertos ao público e com a sua saúde financeira em dia (adimplentes). Nossas dependências operacionais ficarão abertas, tudo para tentar minimizar o impacto para você revendedor, para você franqueado e para a nossa sociedade. Não precisa antecipar seus pedidos. É hora de gerirmos os nossos estoques com muita cautela. Nesse sentido, com o objetivo de cuidar do capital de giro do seu posto, manteremos o recebimento de pedidos da mesma forma como o habitual. Idealmente, buscamos carga fechada de 15 m3. Mas, dentro do possível, atenderemos cargas fracionadas de 5 m3 ou 10 m3. Nosso time comercial, com mais de 370 profissionais, está disponível para lhe ajudar em todas as suas necessidades. Manteremos, dentro do possível, uma normalidade em nossas iniciativas. Sabemos da importância da parceria nesse momento, onde a soma de nossos esforços nos permitirá sair mais fortes da crise. Por meio de nossa dedicada equipe de vendas, estaremos acompanhando, muito próximos e individualmente, cada Posto Ipiranga, reforçando a parceria que sempre caracterizou a nossa relação. Nós, como Empresa, estamos ao seu lado nesta fase crítica. Para esclarecer dúvidas ou saber mais sobre o pacote de auxílio da Ipiranga, fale com o seu Assessor de Varejo, seu Consultor am/pm ou seu Consultor Jet Oil.
Vamos seguir juntos, unidos, para vencermos esta batalha.
SAIREMOS MAIS FORTES!
IPIRANGA AO LADO DE SEUS REVENDEDORES E FRANQUEADOS
Miguel Lacerda Diretor Comercial Rede
Marcello Farrel Diretor AMPM
Eduardo Tardin Gerente Jet Oil

Veja o Documento na Íntegra – comunicado-ipiranga-revendedores-2020.pdf

5. ALE 

A distribuidora de combustíveis ALE, quarta maior do país, criou um pacote de medidas para apoiar os revendedores da Rede e os grandes consumidores durante a pandemia de Covid-19. As iniciativas têm como objetivo possibilitar maior prazo de pagamento em contratos e serviços, além de flexibilizá-los. A companhia também passará a oferecer todos os cursos EAD (educação a distância) da Academia Corporativa —plataforma de capacitação da ALE— gratuitamente, nos meses de abril e maio, para os empresários e equipes dos postos de combustíveis e serviços se capacitarem ainda mais durante esse período.

A ALE sempre prezou pela flexibilidade no contrato de fornecimento de produtos. Por isso, nos próximos três meses (abril, maio e junho), a companhia vai considerar que a defasagem na quantidade mensal de litros de combustíveis, estipulada em contrato, reflete a crise em função da pandemia. Sendo assim, ela será postergada no adicional de prazo de contrato, sem necessidade de penalidade ou de notificação.

As parcelas de contratos financeiros também serão mais flexíveis. A companhia vai refinanciar 50% das parcelas vencidas em abril, maio e junho por seis meses subsequentes. Para os postos que possuem contrato de locação ou sublocação, 50% das parcelas de abril e maio serão postergadas e repactuadas em seis meses.

Em relação às lojas de conveniência Entreposto, unidades de serviços automotivos ALE Express e Trocas Inteligentes exclusivas da marca, a ALE não cobra royalties variáveis. No caso da Entreposto, há uma mensalidade fixa para manutenção do programa, assessoria e acesso a parcerias. Nesse caso, as parcelas dos próximos três meses (abril, maio e junho) serão postergadas e posteriormente cobradas em seis vezes sem juros a partir de julho. Para as ALE Express e Trocas Inteligentes, não há cobrança de mensalidade.

Outra iniciativa se refere ao programa de incentivo e gestão dos negócios da companhia, o Clube ALE, direcionado aos revendedores. A companhia elege, entre os 1,5 mil postos em todo o país, o destaque do mês a partir da avaliação de vários indicadores, que vão desde a compra de produtos ALE até a qualidade do atendimento na pista. Em abril e maio, a escolha do “Melhor Posto do Mês” estará suspensa e todos os postos “Classe A”, que representam os mais bem colocados no programa, receberão a mesma premiação em REALES —moeda exclusiva de troca do programa—, sendo 50 mil REALES para o posto e 50 mil REALES, que serão divididos para a equipe cadastrada. O valor pode ser utilizado para resgatar uma série de itens disponíveis no catálogo do Clube ALE, entre eles materiais para uso coletivo no posto, pagamento de contas, recarga de celular e voucher de supermercado.

 

+++ Como sobreviver em tempos de Quarentena – Aulas Liberadas

+++ Vídeo – Atendimento e Boas Práticas na Loja de Conveniência durante a Quarentena

+++ INFOGRÁFICO – Como prevenir o Corona Virus no Postos – Baixa Gratuitamente

+++ Corona Vírus no Posto e na Conveniência – Orientações para o Combate do Covid 19

 

Webnário : Como sobreviver em tempos de Quarentena – Assista Agora !

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O Portal Brasil Postos tem uma missão: ajudar o revendedor . Desde o início da crise que estamos vivendo com a quarentena estamos gerando conteúdo e informações para ajudar o revendedor na Gestão da Crise.

Nos dias 25 e 26 de março convidamos um consultor financeiro, Carlos Bispo – e fizemos um webnário voltado para trocar experiências e ajudar o revendedor na tomada das principais decisões durante os piores dias da crise.

Se você não teve a oportunidade de assistir ao vivo estamos disponibilizando o acesso dos dois encontros.

Vídeo 1 – Dia 25 de março 

Vídeo 2 – Dia 26 de março 

Se ainda sim estiver com dúvidas e quer saber como melhorar esse fluxo de entradas e saídas de dinheiro e organizar o planejamento da gestão financeira, convido você a conhecer o CURSO GESTÃO FINANCEIRA PARA POSTOS DE COMBUSTÍVEIS.

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Se a Gestão Financeira é um problema que você deve enfrentar e precisa de ajuda,  se inscreva no nosso Curso de Gestão Financeira Online desenvolvido pelo Consultor Carlos Bispo em parceria com o Portal Brasil Postos.

 

Neste curso é apresentada  qual o impacto financeiro para cada modalidade de pagamento e também demonstrada na prática como calcular a margem de contribuição e o capital de giro.

+++ Cinco Ações que Podem Ajustar seu Capital de Giro em 30 dias

+++ Postos perdem até 50% da margem de lucro nas vendas com cartões frota

+++ O Endividamento da Revenda de Combustíveis

Entrega do RAPP está adiada para junho

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DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO

Publicado em: 26/03/2020 Edição: 59 Seção: 1 Página: 98

Órgão: Ministério do Meio Ambiente/Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis

NSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 12, DE 25 DE MARÇO DE 2020

Prorroga o prazo regular para a entrega do Relatório Anual de Atividades Potencialmente Poluidoras e Utilizadoras de Recursos Ambientais – RAPP de 2020 (ano-base 2019).

O PRESIDENTE DO INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS (IBAMA), no uso de suas atribuições que lhe confere o art. 23, incisos V e VIII, do Anexo I do Decreto nº 8.973, de 24 de janeiro de 2017 (Estrutura Regimental do Ibama), publicado no D.O.U. de 25 de janeiro de 2017; e o artigo 132, inciso VI, do Anexo I da Portaria Ibama nº 4.396, de 10 de dezembro de 2019, publicada no D.O.U. do dia subsequente;

Considerando a emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus (COVID-19); e

Considerando o contido nos processos administrativos nº 02001.005174/2012-26 e nº 02001.007794/2020-18, resolve:

Art. 1º Prorrogar, até a data de 29 de junho de 2020, o prazo regular para a entrega do Relatório Anual de Atividades Potencialmente Poluidoras e Utilizadoras de Recursos Ambientais – RAPP, regulamentado pela Instrução Normativa do Ibama nº 6, de 24 de março de 2014.

Parágrafo único. A prorrogação de que trata o caput se refere exclusivamente ao RAPP do ano 2020 (ano-base 2019).

Art. 2º Esta Instrução Normativa entra em vigor em 1º de abril de 2020.

EDUARDO FORTUNATO BIM

Vídeo – Atendimento e Boas Práticas na Loja de Conveniência durante a Quarentena

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Para que possamos enfrentar devidamente a crise gerada pela pandemia do Covid-19 é necessário que as lojas de conveniência operem com segurança garantindo o abastecimento dos habitantes sem descuidar também da saúde da equipe de atendimento.

Para orientar quais são os procedimentos que devem ser implementados o Portal Brasil Postos uniu forças com a empresa Soluções Rocha e Sinnerfood e apresenta um vídeo educativo para as equipes de atendimento.

PREVENÇÃO NAS LOJAS DE CONVENIÊNCIA 

a. As portas da loja devem estar abertas, assim como janelas.O ambiente deve estar arejado;

b. Limpeza das superfícies de gôndolas e toaletes devem ser feitas com água sanitária junto aos produtos de limpeza 1:parte para 5;

c. Higienização das mãos com álcool constantemente;

d. Funcionários devem lavar as mãos com água e sabão toda vez que forem manipular alimentos,tanto inloco,quanto no preparo do delivery;

f. Na hora do recebimento,dar preferência para o pagamento de aproximação,caso seja máquina de cartão convencional, e higienizara cada transação;

g. Funcionários na linha de frente devem utilizar máscara comum tanto nas entregas,quanto nas lojas;

h. Disponibilização,na entrada do estabelecimento,álcool em gel com as especificações de 62 a 71 graus;

i. Levantar as cadeiras das lojas de conveniência para clientes não sentarem para evitar que as pessoas fiquem próximas umas das outras;

j.Controlar o fluxo de pessoas na loja de conveniência, especialmente em cozinhas e banheiros, além de expor produtos em dispensers específicos, embalados ou em packs para levar.

k.Isolar e/ou retirar mesas e cadeiras das lojas, mantendo a comercialização de bebidas e alimentos apenas na modalidade delivery ou consumo para viagem.

l. Intensificar a limpeza de checkouts, cestinhas, freezers e geladeiras, portas, maçanetas, corrimãos e máquinas de cartão, entre outros itens de uso comum.

Baixe o Infográfico para atendimento na pista – Infografico_postos

Importante esclarecer que, ao regulamentar a Lei Federal 13.979 de 2020, o Decreto n° 10.282/20, definiu os serviços públicos e as atividades essenciais, indispensáveis ao atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade, ou seja, aqueles que, se não atendidos, colocam em perigo a sobrevivência, a saúde ou a segurança da população, senão vejamos:

DECRETO Nº 10.282, DE 20 DE MARÇO DE 2020

Art. 2º Este Decreto aplica-se às pessoas jurídicas de direito público interno, federal, estadual, distrital e municipal, e aos entes privados e às pessoas naturais.

Art. 3º As medidas previstas na Lei nº 13.979, de 2020, deverão resguardar o exercício e o funcionamento dos serviços públicos e atividades essenciais a que se refere o § 1º.

1º São serviços públicos e atividades essenciais aqueles indispensáveis ao atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade, assim considerados aqueles que, se não atendidos, colocam em perigo a sobrevivência, a saúde ou a segurança da população, tais como: (…)

XII – produção, distribuição, comercialização e entrega, realizadas presencialmente ou por meio do comércio eletrônico, de produtos de saúde, higiene, alimentos e bebidas; (…)

XXII – transporte e entrega de cargas em geral;(…)

XXVII – produção, distribuição e comercialização de combustíveis e derivados;

2º Também são consideradas essenciais as atividades acessórias, de suporte e a disponibilização dos insumos necessários a cadeia produtiva relativas ao exercício e ao funcionamento dos serviços públicos e das atividades essenciais.

3º É vedada a restrição à circulação de trabalhadores que possa afetar o funcionamento de serviços públicos e atividades essenciais, e de cargas de qualquer espécie que possam acarretar desabastecimento de gêneros necessários à população. 

6º As limitações de serviços públicos e de atividades essenciais, inclusive as reguladas, concedidas ou autorizadas somente poderão ser adotadas em ato específico e desde que em articulação prévia do com o órgão regulador ou do Poder concedente ou autorizador.

7º Na execução dos serviços públicos e das atividades essenciais de que trata este artigo devem ser adotadas todas as cautelas para redução da transmissibilidade da covid -19.

 

+++ INFOGRÁFICO – Como prevenir o Corona Virus no Postos – Baixa Gratuitamente

+++ Corona Vírus no Posto e na Conveniência – Orientações para o Combate do Covid 19

 

Oriente os colaboradores do seu posto em como atender bem sem correr o risco de contaminação. Assista ao vídeo.

Por coronavírus, Raízen lança pacote de medidas para dar liquidez a revendedores

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Segundo o diretor de marketing da distribuidora, as iniciativas podem chegar a um impacto de liquidez da ordem de R$ 500 milhões para as revendas

Em meio à queda das vendas de combustíveis durante o quadro de emergência para enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, a Raízen vai lançar um pacote de medidas de apoio a sua rede de revendedores, disse ao Valor o diretor de marketing da distribuidora, Marcelo Couto. Segundo ele, as dez iniciativas podem trazer um impacto de liquidez da ordem de R$ 500 milhões para as revendas.

Dentre outras medidas do pacote, a Raízen flexibilizará condições de pagamentos pelos revendedores e antecipará o repasse das receitas oriundas de pagamentos digitais, de 30 dias para dois dias.


“Entendemos que o pior ainda está por vir e que pode vir a haver inadimplência. Por isso estamos nos antecipando”, disse o executivo ao Valor.

Questionado sobre os impactos das medidas de restrição à circulação sobre os negócios da Raízen, ele preferiu não comentar sobre o assunto. Couto afirmou, contudo, que a empresa vem ajustando seus postos e lojas de conveniência às demandas do momento, para dar mais destaque à venda de produtos de higiene — tipo de item que não era tão demandado nas lojas anteriormente — e produtos industrializados. A empresa parou de fornecer alimentos preparados na hora.

“Temos reparado também um aumento no pagamento via aplicativos pelo consumidor. Foi uma tendência registrada na China e que está acontecendo aqui também. E temos feito toda a higienização dos postos, como a distribuição de álcool em gel durante o processo de pagamento, por exemplo”, afirmou

Fonte: Valor Economico
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