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Decon aponta possível prática de cartel entre postos de combustíveis de Fortaleza

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Dos 100 postos fiscalizados em apenas um dia, somente cinco estavam vendendo a gasolina comum por um valor diferente ao de R$ 5,99

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon), constatou uma possível prática do crime de “cartel” em parte dos postos de combustível de Fortaleza. 

A conduta foi identificada na última terça-feira (28), durante ação de fiscalização dos preços da gasolina comum cobrada nos estabelecimentos.

Segundo o MPCE, o crime é caracterizado pelo acordo entre empresas para restringir a diversidade de preços na oferta de produtos ou serviços, visando controlar o mercado do qual fazem parte e inviabilizar a atuação da concorrência.

Dos 100 estabelecimentos fiscalizados na Capital, apenas cinco estavam vendendo a gasolina comum por um valor diferente ao de R$ 5,99.

O Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado do Ceará (Sindipostos/CE) disse que não foi comunicado oficialmente sobre a operação.

Em nota enviada na noite desta segunda, entidade disse que “não tem nenhuma interferência sobre os preços dos combustíveis comercializados nos postos revendedores”.

“Desde 1997, os preços dos combustíveis foram liberados. Portanto, cada posto revendedor comercializa os produtos (combustíveis) de acordo com os seus custos operacionais”, diz texto do Sindicato.

CRIME ORGANIZADO

O relatório foi encaminhado para o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), a fim de que tome as providências cabíveis para apurar os indícios de crime organizado para manter o alto valor do combustível.

O órgão esclarece que o crime de cartel está previsto na Lei nº 8.137/1990, que define os crimes contra a ordem tributária, econômica e contra as relações de consumo. A lei prevê pena de dois a cinco anos de reclusão e multa.

Fonte: diariodonordeste.verdesmares.com.b

+++ LEIA TAMBÉM: VÍDEO: Explosão ao atender o celular durante medição de tanque com régua. Entenda os riscos

 

LOJA BRASIL POSTOS: ÚNICO LUGAR VÁRIOS FABRICANTES 

A plataforma on-line de cotação Brasil Postos oferece informações diferenciadas sobre os SISTEMAS DE MEDIÇÃO permitindo que os revendedores escolham a melhor opção considerando a tecnologia, o valor de instalação, o suporte técnico e o melhor valor para suas necessidades.

O fato de poder fazer a cotação diretamente na loja virtual da empresa com preço de fábrica traz uma grande vantagem competitiva, permitindo que a oferta possa oferecer preços mais competitivos para seus clientes.

Uma das principais vantagens de usar a loja virtual Brasil Postos para fazer a COTAÇÃO DE SISTEMAS DE MEDIÇÃO é a economia de tempo.

Não é necessário entrar em contato com vários representantes ou distribuidores para descobrir os preços dos sistemas de medição. Com apenas alguns cliques na plataforma on-line, é possível encontrar as informações necessárias e escolher o equipamento com as melhores condições de preço e frete negociando diretamente com o fabricante.

Além disso, a loja virtual da empresa está disponível 24 horas por dia, permitindo que a cotação seja feita a qualquer momento, de forma rápida e segura.

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CE – Postos de combustíveis com bandeira branca crescem 40% ; veja divisão por marca

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Número de estabelecimentos com bandeira branca avança em ritmo bem maior que o de marcas tradicionais

O número de postos de combustíveis no Ceará com bandeira branca vem escalando nos últimos anos, enquanto os estabelecimentos de marcas tradicionais apresentam crescimentos tímidos, estabilidade e até redução.

Dados da ANP (Agência Nacional do Petróleo) apontam que, em 2018, o mercado cearense registrava 643 postos com bandeira branca, número que saltou para mais de 900 no cenário atual, uma alta superior a 40%

No mesmo intervalo de tempo, a Vibra (ex-BR), líder no Estado, acrescentou 33 postos a sua rede, um incremento de 10%.

Os postos da Raízen, cuja bandeira é a Shell, eram 212 em 2018 e passaram a 217, o que representa aumento de apenas 2%. Já no caso da Ipiranga, outra bandeira consolidada, foram adicionados 10 postos, saindo de 87 para 97. Percentualmente, a ampliação da rede foi de 10%.

Já a Alesat, dos postos Ale, encolheu 20% no Ceará, passando de 69 postos para 55 em cinco anos.

Postos de combustíveis por bandeira

  • Bandeira branca: 908
  • Vibra (BR): 355
  • Raízen (Shell): 217
  • Ipiranga: 97
  • Alesat (Ale): 55
  • Outras: 223

O que são postos com bandeira branca?

Postos com bandeira branca são os que não pertencem a redes consagradas como Vibra, Shell e Ipiranga. Esses estabelecimentos são geralmente operados por empresários independentes, que compram os combustíveis de distribuidoras e os revendem ao público.

Os postos de bandeira branca costumam oferecer preços mais competitivos, pois não precisam arcar com os custos de marketing e publicidade das grandes redes. Em linhas gerais, também têm mais liberdade para negociar os preços com as distribuidoras.

Esse tipo de posto também pode oferecer uma menor variedade de produtos e serviços, como os programas de fidelidade, do que os de bandeiras conhecidas.

Fonte: https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/

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Vibra retoma BR Mania e encerra parceria com a Americanas após pagamento de R$ 192 milhões

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O valor equilibra o volume de negócios Local e BR Mania que não eram equivalentes

A Vibra Energia S.A. e a Americanas, em recuperação judicial, concluíram na sexta-feira, 1º de dezembro, o fim da parceria entre as empresas para o negócio de conveniência. 

O termo de encerramento da sociedade, denominada Vem Conveniência S.A., foi assinado em 23 de agosto deste ano e previa, desde à época, o pagamento de R$ 192 milhões à Americanas, já que o volume de negócios Local e BR Mania não eram equivalentes dentro da participação igualitária prevista na assinatura da Vem.

Um boletim institucional divulgado no site da Vibra em agosto informou que o negócio de conveniência cresceu desde a formação da parceria e que os resultados demonstravam uma colaboração bem-sucedida. Porém, o comunicado ressalta, em seguida, que a “decisão de tratar a conveniência como um negócio separado foi uma acertada”, sem oferecer mais explicações.

Ainda de acordo com as informações disponibilizadas pela Vibra sobre esse acordo, as lojas BR Mania faturavam R$ 90 mil por mês em média antes da parceria e saltaram para R$ 110 mil mensais depois da criação da Vem.

“Esse é um indicador do valor que a empresa vem gerando para seus franqueados”, informa o boletim.

Com o cumprimento do termo pelas empresas, a Americanas divulgou comunicado oficial ao mercado e aos investidores sobre o término da sociedade, as novas denominações para fins comerciais e o pagamento feito nesta quinta-feira, 30 de outubro.

Novo momento

No mesmo comunicado, a Vibra destacou que a retomada da BR Mania marcaria um novo momento para a conveniência dos Postos Petrobras, não só pela importância “para a jornada dos consumidores, como também para franqueados e revendedores, na adição de serviços para seus clientes”.

A expectativa da distribuidora de combustíveis é promover maior “integração entre as marcas do ecossistema dos postos Petrobras”, ampliando a proposta de valor para os consumidores, para a revenda e para os franqueados.

Fonte: mercadoeconsumo.com.br

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Ipiranga e Estácio abrem nova turma de graduação tecnológica para gerentes de postos

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O curso, uma proposta da Escola de Varejo da rede de postos para seus revendedores, oferece conteúdos em busca de um atendimento mais completo e de excelência para os consumidores

A Ipiranga e a Estácio abrem mais uma turma do curso de graduação tecnológica em Gestão de Postos de Combustíveis. São 250 vagas exclusivas para os gerentes de postos em todo o Brasil.

Renato da Silveira, fundador da Academia de Ensino Brasil Postos é professor convidado e responsável por 8 módulos do curso.

O objetivo principal é capacitar, treinar e oferecer experiências para profissionais do setor, com o estímulo ao desenvolvimento da visão estratégica de negócios e de habilidades, além de comunicação, liderança, gestão financeira, trabalho em equipe e visão empreendedora.

Este é o segundo ano da parceria entre a empresa e a instituição de ensino. Atualmente, são mais de 700 alunos matriculados, com previsão de formatura para meados de 2024.

O curso é uma proposta inovadora da Escola de Varejo Ipiranga, uma iniciativa da marca que está constantemente buscando formas de oferecer atualização, treinamentos e experiências para profissionais do setor.

Embora o setor tenha como característica ser majoritariamente masculino, essa realidade vem mudando e as mulheres já fazem a diferença, estando cada vez mais inseridas nas oportunidades no mercado.

Atualmente, o curso de graduação tecnológica em Gestão de Postos de Combustíveis já conta com mais de 30% de mulheres.

Para a gerente de pista Fabiana Coelho do Auto Posto Tito, na região metropolitana do Rio de Janeiro, essa é uma oportunidade valiosa de crescimento. “O estudo oferece um conhecimento e é possível fazer escolhas que aumentam as possibilidades no mercado de trabalho. Eu fiquei muito feliz por a Ipiranga me proporcionar isso, e sei que assim eu posso chegar mais longe”, comenta.

O curso
A graduação é 100% online e a Ipiranga oferece bolsa 100% integral aos VIPs – funcionários dos postos da rede cadastrados no Clube VIP, que premia mensalmente os profissionais com as melhores performances. Além disso, é necessário ter ensino médio completo. A graduação tem duração de dois anos (quatro períodos) e oferece um diploma de Ensino Superior Técnico reconhecido pelo MEC. O ingresso ao curso depende de aprovação no vestibular da Estácio.

Na grade curricular, os alunos contam com aulas sobre desenvolvimento pessoal, finanças na organização, gerenciamento de projetos, gerenciamento de processos, gestão ambiental, gestão de pessoas, gestão de vendas e práticas, estratégia de negócios, mercado de energia e outros.

“Acreditamos que o investimento em educação é imprescindível e a parceria com a Estácio é resultado do compromisso que temos com nossos times. Faz parte da nossa cultura impulsionar o protagonismo das pessoas e a colaboração das equipes e não medimos esforços em investir em conhecimento e empreendedorismo. Não queremos apenas ser um parceiro de negócio, mas também estimular o crescimento do setor com profissionais ainda mais qualificados e apoiar nossa revenda a oferecer serviços de excelência”, afirma Bárbara Miranda, vice-presidente de Marketing e Desenvolvimento de Negócios da Ipiranga.

Para Aroldo Alves, CEO da Estácio, a parceria proporciona aos funcionários dos postos da rede Ipiranga um desenvolvimento educacional diferenciado e disponível em todos os estados do Brasil. “A graduação foi desenvolvida por uma curadoria especializada que elaborou um curso superior personalizado, de forma a atender às necessidades da rede, mantendo a mesma qualidade do Ensino Digital da Estácio, além de atender a todas as regulamentações do MEC”, pontua.

A Estácio é uma das instituições pioneiras no ensino a distância, que utiliza uma metodologia nativo digital para promover um melhor aproveitamento para os estudantes em aulas dinâmicas em uma plataforma 100% Digital, com conteúdos que podem ser acessados de qualquer dispositivo, on e offline, garantindo maior mobilidade, com acesso ilimitado.

Fundador e Professor da Academia de Ensino Brasil Postos é professor convidado e responsável por 8 módulos do curso

Renato da Silveira, Mestre em Administração de Empresas e fundador do Portal e Academia Brasil Postos é um dos professores que faz parte do time de instrutores da primeira turma.

Com vivência de mais de 12 anos no segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência e com mais de 20 anos de atuação acadêmia, o professor Renato ministra as seguintes disciplinas:

1️⃣ COTIDIANO DO GESTOR

2️⃣GESTÃO DE EQUIPES E MELHORIA CONTINUA

3️⃣ A MOTIVAÇÃO E O TRABALHO

4️⃣ FUNDAMENTOS DA GESTÃO DO DESEMPENHO

5️⃣ SELEÇÃO DE PESSOAL

6️⃣ GESTÃO DE RELACIONAMENTO

7️⃣POTENCIAL DE SERVIÇOS E RECEITAS AGREGADAS

8️⃣EQUIPAMENTOS E GESTÃO OPERACIONAL

Além das disciplina o Professor Renato faz a produção do podcast e dos vídeos de cada disciplina. O professor Renato destaqua que “é uma grande honra e reconhecimento ser escolhido pela Estácio de Sá para participar de um projeto tão importante e que ajuda qualificação de gestores que são os grandes responsáveis pela sucesso das operações”. 

Sobre a Ipiranga

A Ipiranga está presente na jornada de mobilidade de milhões de brasileiros. São mais de 85 anos em operações de excelência e qualidade de combustíveis e atendimento ao consumidor, valorizando o relacionamento com clientes e o compromisso com a inovação e o futuro da mobilidade urbana.

A Ipiranga possui um robusto portfólio de produtos aditivados, Ipimax e Ipimax Pro, que trazem tecnologia de ponta, garantindo mais rendimento. A Gasolina Ipimax Pro, direcionada para veículos de alta potência, além de aumentar o rendimento, melhora a performance. São 6,5 mil postos e mais de 4 mil grandes clientes que oferecem os produtos e serviços da Ipiranga. Reconhecida por diversos rankings e premiações de mercado, a Ipiranga tem as maiores marcas de franquias próprias dos segmentos de conveniência e troca de óleo e pequenos reparos, a AmPm e o Jet Oil, e conta com a exclusividade de um dos maiores programas de fidelidade do Brasil, o Km de Vantagens, com mais de 36 milhões de participantes.

A Ipiranga é uma empresa comprometida com as agendas de diversidade e inclusão social, além de promover qualificação profissional, oportunidades para entrada de jovens no mercado de trabalho, voluntariado, iniciativas de carbono neutro e o Saúde na Estrada, um dos maiores projetos nacionais para cuidados e bem-estar do caminhoneiro. A empresa é signatária do Pacto Global e atua alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Sobre a Estácio

A Estácio se orgulha de liderar o caminho da inovação educacional no Brasil, com o compromisso de promover as habilidades e competências necessárias para o sucesso profissional e o crescimento pessoal de seus mais de 800 mil alunos. Com mais de 50 anos de experiência acadêmica, a instituição oferece uma ampla gama de serviços educacionais em cursos técnicos, de graduação e de extensão, como pós-graduação, MBA, mestrado e doutorado, além de centenas de opções em cursos livres de aperfeiçoamento profissional. Reconhecida por sua excelência acadêmica, a Estácio aposta na tecnologia e na inovação como diferenciais para aprimorar o aprendizado e possibilitar o acesso democratizado ao ensino de qualidade. Presente em unidades de ensino em 25 estados e no Distrito Federal e em mais de dois mil Polos de Ensino Digital em todo o país, a Estácio possui um dos mais sólidos e atuantes programas de Responsabilidade Social do setor educacional, e apoia diversas iniciativas nas áreas de educação, cultura, esporte e cidadania. Saiba mais em estacio.br

[LIVE] Desvendando a Recuperação Tributária em Postos de Combustíveis – ASSISTA A GRAVAÇÃO

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Você sabia que a revenda de combustíveis proporciona diversas oportunidades para recuperar valores que foram pagos indevidamente ou em excesso?

Participe conosco do evento “Desvendando a Recuperação Tributária em Postos de Combustíveis”

https://youtu.be/Vyyqi-s9HLs

Esteja pronto para desvendar a intrincada questão tributária em postos de combustíveis e compreender como recuperar valores que lhe pertencem legitimamente e legalmente.

Abordaremos cinco pontos cruciais para os donos de postos de combustíveis.

1️⃣ Em primeiro lugar, desmistificamos o temor da ‘vingança da Receita’ ao explicar por que e como realizar uma análise tributária, ressaltando a importância e segurança desse procedimento.

2️⃣Em seguida, destacamos as estratégias legítimas para a recuperação de créditos tributários, garantindo que os postos recebam os valores que lhes são devidos de forma descomplicada.

3️⃣Vamos discutir os riscos envolvidos no processo de recuperação, destacando a transparência e segurança da Brasil Postos nesse serviço.

4️⃣Além disso, apresentaremos casos reais de sucesso, evidenciando como outros postos de combustível se beneficiaram significativamente da recuperação tributária. 

5️⃣Por fim, exploraremos as diversas possibilidades de recuperação de créditos nos segmentos de postos de combustível, desde o INSS até o ICMS, oferecendo insights sobre como identificar quais se aplicam ao seu negócio. 

Não perca esta oportunidade de aprender com especialistas e tomar medidas para melhorar a gestão tributária do seu posto e recuperar valores que são seu por direito.

Junte-se a nós em 05 de dezembro às 19h00 para uma live informativa e esclarecedora. Siga-nos no Instagram e inscreva-se em nosso canal no YouTube para receber notificações e participar ativamente da discussão.

Postos Mime estimam aumento na venda de cestas para o Natal 2023

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Dezembro chegou e é tradicionalmente o principal mês de vendas de um item que já se tornou um clássico do Natal: as cestas temáticas dos Postos Mime.

O bom custo-benefício, a flexibilidade e a capacidade de personalização fazem delas uma opção muito popular para se presentear no fim de ano.

Seja na oferta a colaboradores, familiares ou amigos, a ideia se resume em oferecer um conjunto que traz consigo um pouco do espírito das festas, com alimentos típicos da época e pequenos mimos que podem ser apreciados durante a temporada de celebrações.

A melhora da economia nacional e estadual, incluindo a estabilidade de preços, firma expectativas positivas para as vendas de 2023. O Mime estima comercializar cerca de nove mil unidades, 13% a mais em relação ao ano passado. “O mercado reconhece a nossa tradição em cestas, uma categoria com a qual trabalhamos há muito tempo. Nossa oferta é uma certeza para o cliente de que ele irá presentear com qualidade e muito bom gosto”, ressalta o coordenador de marketing da empresa, Juliano Saraiva. A variação do mix de tamanhos e sortimentos, além de uma estratégia apurada em torno do preço e promoção ideal, são os principais fatores que foram considerados para se conquistar a clientela e otimizar a margem de faturação no período.

Biscoitos finos ou bolachas natalinas, chocolates, frutas secas, panetones ou chocotones, junto a bebidas especiais, como vinhos, espumantes e cidras, típicos da época, estão entre os principais artigos disponibilizados. A diversidade de opções de sabores e temas reforça o apelo do produto, com cestas destacando a presença de marcas reconhecidas nacionalmente, ou ainda focando em itens de tradição regional e seleções de produtos gourmet. A inovação deste ano se estende também às embalagens, visto que a apresentação caprichada torna o presente ainda mais irresistível e muitas vezes funciona como decisor para a compra.

Sobre o Mime

O Mime tem 46 anos de história e, ao longo de sua trajetória, sempre foi pioneiro em lojas de conveniência, trazendo para Santa Catarina o primeiro posto GNV do estado. Atualmente, a empresa conta com cerca de dois mil colaboradores e contabiliza 54 postos de combustíveis, espalhados por diversas cidades de Santa Catarina, além de atuação em outras frentes de negócios, através da marca Agricopel.


Judiciário atua na redução de multas abusivas em contratos de distribuição de combustíveis – Redução das multas chegam até 70%

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No âmbito judicial, a ponderação sobre eventuais excessos ou desproporcionalidades ganha destaque no momento do cumprimento de sentença, após uma liquidação regular.

Nesse contexto, a imposição de uma declaração imediata é inviável.

Entretanto, essa abertura não abre espaço para revisitar debates já superados quanto à responsabilidade das rés pela rescisão contratual devido a inadimplemento, nem tampouco à validade de disposições padrão em contratos desse tipo. Tais questões já foram devidamente cobertas pela coisa julgada, representando manifestação de vontade livre das partes envolvidas.

O único ponto passível de análise neste momento é o potencial excesso da multa, justificando sua redução por equidade, conforme estipula o artigo 413 do Código de Processo Civil.

Consoante o artigo 413 do Código Civil, se a obrigação foi parcialmente cumprida ou se o valor da cláusula penal se mostra manifestamente excessivo devido aos elevados montantes contratuais, a sua redução é possível. O objetivo é evitar enriquecimento ilícito e promover o equilíbrio entre as partes contratantes.

De modo geral, a multa cobrada na fase de liquidação de sentença frequentemente ultrapassa o valor principal, configurando-se como manifestamente excessiva à luz do artigo 413 do Código Civil.

É crucial ressaltar que a alteração do artigo 413 do Código Civil de 2002, que corresponde ao artigo 924 do Código Civil de 1916, trouxe mudanças significativas, substituindo palavras importantes na contextualização da norma. O termo “poderá” (art. 924 do CC revogado) foi substituído por “deverá” no novo Código Civil, e a palavra “proporcional” foi trocada por “equitativa”. Dessa forma, a norma anterior era matemática, enquanto o novo Código a tornou cogente, conferindo ao juiz o poder de aplicá-la mesmo na fase de liquidação de sentença, readequando a multa pela equidade, que é o modelo ideal de Justiça.

O advogado, mesmo em fase de liquidação de sentença, precisará provocar o juiz, uma vez que este geralmente não age de ofício. Mesmo quando não há mais recursos disponíveis após a fase de conhecimento ter se encerrado e a ação ter transitado em julgado, é teoricamente possível reduzir o valor da multa.

+++ LEIA TAMBÉM: Contrato com as distribuidoras: cuidado com as pegadinhas

Princípios como equidade, preservação da empresa, finalidade social dos contratos, enriquecimento sem causa e a limitação da multa ao valor da obrigação principal são fundamentais. Eles se sobrepõem a outros princípios, especialmente quando a multa excede o montante que a distribuidora receberia ao vender o combustível não adquirido. O advogado, ao demonstrar sua tese, pode levar o juiz a reduzir a multa, mesmo após o trânsito em julgado da ação.

Ao analisarmos os resultados de grandes distribuidoras como Ipiranga, Raízen, Vibra e Rodoil, observamos margens líquidas variando de 0,274% a 1,91%. Em contraste, as multas cobradas por algumas dessas distribuidoras, em relação a contratos com margens líquidas de 0,42%, chegam a 5%, enquanto aquelas com margens de 0,274% chegam a 3%, e uma distribuidora com margem de 1,69% impõe uma multa de 8%.

Esta discrepância, muitas vezes superior de 5 a 10 vezes ao lucro potencial das distribuidoras, motiva o Judiciário a reduzir essas multas, mesmo na fase de liquidação de sentença, quando apresentada evidência pelo advogado sobre a injustiça presente nesse cenário.

Como exemplo destas reduções temos exemplos de reduções que chegam a 97% já em fase de liquidação de sentença e no mês de novembro de 2023, a 1ª Câmara de Direito Empresarial de São Paulo reduziu 70% a multa em situação que se amolda a deste artigo.

Este artigo foi escrito por Antonio Fidelis advogado OAB/PR 19759, do Escritório Fidelis & Faustino Advogados associados em parceria com o auditor contábil e tributário de postos de combustíveis  Mauro José Pierro Junior do Escritório  Pierro Consultoria Ltda.

Fonte: Brasil Postos

AUTOR

ANTONIO FIDELIS 

Advogado atuante em todo o território brasileiro e sócio-proprietário no escritório Fidelis & Faustino Advogados Associados. Especializado em Direito Empresarial, notadamente nas áreas de estruturação de holdings, falências e recuperação judicial e contratos; Direito Bancário; Direito Administrativo (CADE – ANP – PROCON – IBAMA); Direito Civil, especialmente nas áreas de contratos, revisionais e renovatórias. Especializado em postos revendedores de combustíveis. É colunista do Blog do Portal e Academia Brasil Postos.

Foi Conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil e Professor. Trabalhou por 15 anos no setor de distribuição de combustíveis, atendendo postos revendedores e grandes indústrias. Desde o ano 2000 presta serviços advocatícios para os postos revendedores filiados ao Sindicato dos Postos Revendedores do Paraná (Paranapetro).


Se você é proprietário(a) de um posto de combustível e possui uma gestão familiar e gostaria de conversar com profissionais preparados para escutá-los e orientá-los na busca de solução para seus problemas, conte conosco.

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Você trata todos seus funcionários do posto do mesmo jeito?

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Existe uma área da gestão, que lida com o modo de tratar nossas equipes, o foco, é, tratar diferentemente, os diferentes, e com isto obter melhores resultados e reduzir a rotatividade.

Ela apregoa que devemos alternar nosso estilo, dependendo do nivel de maturidade do nosso funcionario, naquela função.

Teoria de Paul Hersey e Kenneth Blanchard

A Liderança Situacional consiste na liderança que é moldada de acordo com a variação das situações apresentadas, ou seja, o líder tem a capacidade de adequar-se ao momento, conduzindo de forma efetiva seus colaboradores para que reajam positivamente, deem o seu melhor e alcancem os resultados esperados, de acordo com o “contexto vivido.” 

Basicamente, um profissional, passa por quatro fases na mesma função, de acordo com a evolução da sua maturidade

1ª fase: São inexperientes, demandam um chefe instrutor, com foco nas tarefas, uma chefia menos delegadora, e acompanhamento de perto.

2ª fase: Reduz a demanda de um chefe instrutor, pois o funcionario começa a tomar algumas decisões, com isto, surge nele a insegurança, por isto demandam constantes feed back.

3ª fase: Necessitam de menos supervisão, assim, como de feed back.

4ª fase: Não precisam de instrução, e pouco feed back, somente em novos casos diferentes, que neste caso, eles têm pouca maturidade.

Assim, a gerência situacional, ressalta a necessidade de um líder, ser equipado com os quatro estilos de gestão, os alternando, conforme o caso.

1ª fase, um chefe instrutor, explicando claramente, o que quer, como quer, quando quer, e quais as ferramentas de apoio disponíveis, em suma, um professor.

2ª fase, diminuindo a quantidade de novas tarefas, diferentes, surge a necessidade de um chefe que tambem de feed back, afinal, sem este, o nível de insegurança do funcionário, aumenta, diminuindo sua evolução.

3ª fase, a necessidade de estruturar a tarefa, por parte do líder, se reduz, mas a necessidade de feed back, continua avançando, demandam um chefe incentivador.

 4ª fase, o funcionário, precisa muito pouco de um instrutor e de feed back, o chefe atua delegando o máximo possível, atuando como um coach, muitas vezes, já o habilitando para um cargo superior.

Alguns profissionais, tem uma velocidade de evolução mais rápida e outros mais lenta, entretanto, o fundamental é que o chefe imediato identifique isto, e ajuste seu estilo de gestão para o necessário.

Às vezes, por comodidade, assumimos o mesmo estilo de gestão, independentemente do nível de maturidade do subordinado, por esta razão, este chefe, obtem resultados muito bons, com aqueles que demandam o tratamento que tem, enquanto outros, nem tanto.

É preciso que o gestor tenha consciência disto, avalie cada subordinado direto e se ajuste, já que o contrário, é muito difícil.

É importante alterarmos nosso estilo de gestão, e não ser aquele chefe, que chamamos de “chefe Gabriela, que nasceu assim, cresceu assim e vai ser sempre assim”.

Escrito por :L

Postos de bandeira branca crescem 16% em 5 anos e bandeiras tradicionais encolhem

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As revendas de combustível passaram por uma mudança significativa nos últimos cinco anos.

Entre 2018 e 2023, os postos de bandeira branca cresceram 16%, ganhando 2.884 novos estabelecimentos.

Hoje, eles somam 20,8 mil, 47% do total do país. A diferença corresponde à rede com marcas.

No mesmo período, a rede de associadas às três principais bandeiras do país – Vibra (ex-BR), Ipiranga e Raízen (Shell), encolheu 6,3%, perdendo mais de 1.100 postos, que fecharam ou mudaram de bandeira.

Tendência oposta experimentaram os postos bandeirados vinculados a marcas de menor porte, registrando um crescimento de 8%, o equivalente a cerca de 400 novos endereços abertos no período.

O que justifica a adesão aos postos sem marca (bandeira branca) é a liberdade dos donos desses estabelecimentos comprarem o combustível de diversos fornecedores, o que tende a gerar preços mais baixos ao consumidor final.

Em novembro de 2018, a média cobrada nos postos pelo litro da gasolina era de R$ 4,50 por litro. Agora, conforme a ANP, o valor médio cobrado está em R$ 5,62 por litro –uma diferença de 25%.

Julio Wiziack e Paulo Ricardo Martins – Folha de S.Paulo

+++ Bomba branca de combustível causa “confusão inigualável”, alerta ICL

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Novo modelo de golpe com cartão de crédito tem como alvo postos de gasolina

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De maneira inédita, criminosos brasileiros conseguem desviar o destino de pagamentos por aproximação

Foi descoberto, no Brasil, um novo golpe inédito com cartão de crédito. Segundo a agência de tecnologia Kaspersky, o foco dos golpistas são os shoppings e postos de gasolina.

A novidade desse crime é permitir o desvio de pagamentos por aproximação. Essa foi a primeira vez que criminosos conseguiram burlar esse tipo de transação.

A gangue de cibercriminosos, conhecida como Prilex, estaria realizando o esquema desde novembro de 2022, mas até então não existiam detalhes sobre as vítimas. Com um extenso histórico de fraudes, o grupo busca destaque no exterior, já que as principais gangues do mundo tem como foco a práticas de ransomware (bloqueio de informações mediante resgate), tidas como ainda mais lucrativas. A atuação dos criminosos é rastreada pelo menos desde 2014, e já chegou à América do Norte e Europa.

Na tentativa de burlar as ferramentas de segurança utilizadas no pagamento por aproximação, os cibercriminosos bloqueiam a comunicação da maquininha e exibem a seguinte mensagem, com erros gramaticais: “ERRO APROXIMACAO INSIRA O CARTAO”.

Cibercrime organizado

O esquema dos cibercriminosos inicia com a visita de um dos integrantes do grupo ao estabelecimento alvo. Para agendar a visita, o estelionatário se finge de representante comercial da empresa de maquininhas ou de alguma outra prestadora de serviços. É neste momento que o criminoso aproveita para verificar se o computador do local possui antivírus de baixa qualidade, programas desatualizados/piratas ou alguma outra vulnerabilidade. Caso note algum desses fatores, ele instala, na máquina, o malware que executa o golpe.

De acordo com Fábio Assolini, chefe de pesquisa da Kaspersky na América Latina, a gangue se aproveita do baixo orçamento para investimentos de segurança online, geralmente identificado em pequenas e médias empresas, para aplicar o golpe. Além disso, postos de gasolina são visados pelos criminosos devido à alta circulação de dinheiro, diferente do que acontece em padarias e estabelecimentos menores, onde as compras são feitas em pequenos valores.

A pesquisa observou, ainda, que em janeiro deste ano havia poucas detecções do vírus que bloqueia o pagamento por aproximação, o que poderia indicar que a tecnologia estava em fase de testes. No entanto, de lá para cá foi identificado um aumento nos casos e a Kaspersky detectou outras seis versões do malware.

Até agora, a agência de tecnologia ainda não chegou à conclusão das mudanças desde a primeira versão do vírus. Uma das possibilidades é a exibição de uma nova mensagem na máquina no lugar de “ERRO APROXIMACAO INSIRA O CARTAO”. 

O golpe não é capaz de burlar a criptografia dos pagamentos por aproximação, feitos a partir de sinais NFC, afirma Fabio Assolini. Segundo o pesquisador, no método de pagamento cada transação tem um código criptografado exclusivo. É por esse motivo que os criminosos precisam induzir a vítima a inserir o cartão e infectar o computador, não a maquininha.

Perigo digital

Conforme o pesquisador, caso a maquininha esteja conectada a um sistema infectado, os criminosos conseguem capturar os dados reais do cartão usado no pagamento tradicional. Essas informações permitem que os criminosos realizem outras transações.

A pesquisa aponta também que a versão do vírus do Prilex, descoberta no início do ano, é capaz ainda de filtrar os dados roubados, selecionando apenas bandeiras ou segmentos específicos, por exemplo. Nesse caso somente os dados dos cartões “blacks” podem ser roubados. A partir daí os criminosos conseguem fazer bancos de cartões mais valiosos para vender para outros criminosos.

Antes de utilizar o bloqueio de pagamentos por aproximação para aplicar o golpe, o Prilex já era conhecido por exibir mensagens indicando erro, com o objetivo de induzir o usuário a realizar a compra mais de uma vez. Uma das transações caia na conta do dono da empresa e a outra na dos criminosos, no golpe que ficou conhecido como “compra fantasma”.

Alerta

Ao identificar uma compra indevida no cartão, o usuário deve entrar em contato com o banco para contestar a compra e realizar o boletim de ocorrência.

Este tema lhe interessa? Então continue seu aprendizado. Assista ao vídeo

Frentista é agredido após caminhoneiro reclamar da qualidade do diesel

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Um frentista foi agredido enquanto abastecia uma carreta, depois que o motorista do veículo reclamou da qualidade do diesel

A ocorrência de soco na nuca foi registrada em um posto de combustíveis localizado na Serra do Cadeado, em Mauá da Serra.

Imagem Ilustrativa

A Polícia Militar (PM) foi acionada por volta das 11h50 e, segundo o boletim de ocorrência, a vítima relatou que o caminhoneiro se alterou e o agrediu com um soco na nuca. A situação teve início quando o motorista começou a reclamar da qualidade do combustível, e o frentista continuou abastecendo e pediu para que o cliente falasse com o gerente do estabelecimento.

O trabalhador relatou aos policiais militares que se prontificou a chamar e gerente e, no momento em que se virou de costas, o caminheiro o agrediu com um soco na região da nuca. Outros frentistas interviram e conseguiram separar os dois homens. Ainda segundo o B.O., o caminheiro também ameaçou o frentista afirmou que “iria pegá-lo”.

A vítima foi orientada pelos PMs e afirmou que levaria as filmagens de segurança para a delegacia de polícia.

Racismo e agressões a frentistas são temas de audiência pública na Câmara de Curitiba

A Câmara Municipal de Curitiba realiza nesta quarta-feira (29/11), às 15h, uma audiência pública para discutir os casos de agressões físicas e verbais sofridas por trabalhadores nos postos de combustíveis.

O evento, proposto pelos vereadores Angelo Vanhoni (PT) e Rodrigo Reis (UB), será realizado no auditório da Câmara, no centro da cidade.

Os casos de agressão viralizaram nas redes sociais e chamaram a atenção da opinião pública.

As imagens mostraram uma agressão verbal, com palavras de baixo calão, e um tapa no rosto da frentista Guadalupe Monithle Bahls, ocorrida no dia 29 de outubro, no Posto Tio Ari, no bairro do Guaraituba, em Colombo, região metropolitana de Curitiba.

Veja o vídeo da agressão

No outro caso, Juan Pablo, um jovem de 18 anos e primeiro emprego, foi a vítima de agressão ocorrida, na madrugada do dia 14 de outubro, num posto de gasolina no bairro do Boqueirão, região Sul de Curitiba.

Juan sofreu ataques verbais, injúria racial e xenofobia, foi chamado de “macaco”, “nordestino morto de fome”, além de ameaças físicas de um suposto empresário.

As agressões a frentistas são um problema recorrente no Brasil.

Segundo o Sindicato dos Frentistas de Curitiba e Região Metropolitana (Sinpospetro), só em 2023, foram registrados 12 casos de agressões a trabalhadores em postos de combustíveis na capital paranaense.

O sindicato afirma que as agressões são motivadas, principalmente, por racismo, xenofobia e assédio moral.

Os frentistas são, muitas vezes, alvo de insultos, ameaças e até mesmo violência física.

A audiência pública desta quarta-feira é uma oportunidade para discutir o problema das agressões a frentistas e buscar soluções para o problema.

De acordo com o presidente do Sinpospetro, Lairson Sena, “é preciso pôr um fim às agressões nos locais de trabalho. A categoria frentista merece respeito. A entidade já tomou todas as medidas jurídicas para proteger a integridade física e psicológica desses trabalhadores. O departamento jurídico do sindicato acompanha, com prioridade, os casos de Guadalupe e Juan Pablo”, declarou o dirigente sindical.

O evento contará com a participação de representantes do Sinpospetro, da Câmara Municipal de Curitiba, da Polícia Civil, do Ministério Público e de outras entidades.

Dentre os temas que devem ser discutidos na audiência pública estão:

  • A necessidade de uma política pública de proteção aos frentistas;
  • A importância da educação e da conscientização da população sobre o respeito aos trabalhadores;
  • A necessidade de punição rigorosa aos agressores.

A expectativa é que a audiência pública resulte em propostas concretas para combater as agressões a frentistas e garantir a segurança e o respeito desses trabalhadores.


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Fortalecimento das lojas de conveniência na região Norte é tema de encontro em Manaus

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Dos cerca de 43 mil postos de combustíveis no Brasil, apenas 15% têm lojas de conveniência.

Número pequeno se comprado com a Argentina, que tem uma média de 50%.

Pensando no fortalecimento e no crescimento deste setor, também conhecido como varejo de vizinhança, um evento em Manaus, reuniou diversos profissionais do segmento, com palestras e stands de produtos e serviços.

O XVIII Encontro de Revendedores de Combustíveis e Lojas de Conveniência do Norte do Brasil foi realizado no Diamond Convention Center, situado no bairro Tarumã, Zona Oeste da capital do Amazonas, e voltado para revendedores de combustíveis proprietários de lojas de conveniência, com expectativa de receber 500 pessoas por dia. O evento visa abordar perspectivas econômicas no mercado.

Para o vice-presidente do Sindicato dos Combustíveis do Amazonas (Sindicombustíveis-AM), essa é uma grande oportunidade para o debate de estratégias que fortaleçam esse setor na região, com um potencial de expansão em Manaus, bem como em todos os estados do Norte.

“As lojas de conveniência têm um apelo muito grande e agregam muito ao posto, pois nós temos muitos clientes que vão abastecer e aproveitam para comprar uma bebida, um chocolate, um salgado, entre tantos produtos oferecidos. Ou seja, é um atrativo que precisa ser explorado e avançar no nosso país”, explicou Gilberto.

No encontro, vão estar presentes também o presidente da Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e Lubrificantes (Fecombustíveis), James Thorp Neto, revendedores e distribuidoras.

Além disso, órgãos reguladores como a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM), Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), entre outros, que vão apresentar um painel sobre a regulação e fiscalização do setor.

“Com todos que nós conversamos, a expectativa é muito boa. O setor de combustíveis tem um impacto enorme na economia do Brasil e no Amazonas não é diferente. Temos entre postos e pontões, aqueles nos rios, pelo menos 650; com uma geração de até 14 mil empregos diretos. Sem falar que o espaço para o crescimento é muito grande, então esse encontro só vem a somar”, concluiu.

Outro assunto que deve tomar conta das atenções dos participantes do evento é o futuro das matrizes energéticas no Brasil, com uma tendência hoje do mercado para o etanol.

*Com informações da assessoria

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O Inmetro estende o prazo para a substituição de bombas.

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O setor de revenda de combustíveis obteve uma importante vitória.

A Divisão de Articulação e Regulamentação Técnica Metrológica do Inmetro publicou no dia  (14), a Portaria 516/2023, que amplia o período de transição da troca das Bombas Medidoras de Combustível Líquido (BMCs) para os próximos cinco anos.

O novo marco regulador vem confirmar o que já indicava e detalhava a Nota Técnica nº 13/2023, em comentário ao que estabelece a Portaria Inmetro 227/2022. Esse marco legal estabelecia que as BMCs fabricadas até 2004 teriam de ser trocadas em um prazo máximo estabelecido para o final de 2024.

Divulgada no último mês de agosto, a Nota Técnica 13/2023 indica uma adaptação desse calendário, dado o tamanho e diversidade regional de como se configuram as plantas de negócios no setor de varejo de combustíveis no Brasil, os custos envolvidos por unidade, bem como a dimensão dos estabelecimentos.

É inegável e imprescindível que a troca das BMCs seja, de fato, realizada. Segundo avaliação divulgada pela Federação Nacional de Comércio de Combustíveis e Lubrificantes (Fecombustíveis), novas instalações são a garantia para o acesso a tecnologias mais avançadas, redutoras de custos operacionais. Além disso, novos dispositivos também significam maior segurança, tanto no momento da utilização da bomba quanto no que diz respeito à instalação de mecanismos antifraude, favorecendo o consumidor final.

Entretanto, os dados revelam também a necessidade de estender o prazo para a transição no sentido de se adotar um novo parque de equipamentos.

Ainda segundo a Fecombustíveis, os custos para essa iniciativa são estimados, em média, em R$200 mil por posto.

+++ LEIA TAMBÉM: VÍDEO: Explosão ao atender o celular durante medição de tanque com régua. Entenda os riscos

Nesse sentido, a própria Nota Técnica 13/2023 é esclarecedora. Dos 42 mil negócios espalhados pelo país, 13.460 são classificados como Microempresas (MEs) e 14.225 se enquadram na legislação como Empresas de Pequeno Porte (EPPs). Esse quadro torna claro o abismo que existe entre, de um lado, a magnitude dos custos de instalação dos novos equipamentos exigidos pelo novo marco legal e, de outro, o prazo excessivamente curto para que as revendas possam se enquadrar nas novas exigências sem colocar em risco sua própria sobrevivência.

Acertadamente, o Inmetro parece não somente reconhecer a necessidade de um prazo maior para essa transição, sugerida para ocorrer em um novo limite temporal. O parecer chega a sugerir que o varejo procure financiamento via Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), a juros baixos e longos perfis de financiamento. Seria o casamento perfeito entre a prorrogação do prazo e o auxílio na obtenção de um novo paradigma técnico cujo resultado só pode ser o de ganho para todos e, especialmente, para o consumidor final.

Especialmente significativa é a justificativa conferida pela nota para o aumento do prazo para adequação, pois o Inmetro considera a revenda de combustíveis um nicho de negócios de relevância para a economia popular.

A avaliação não poderia estar mais acertada: do óleo diesel que abastece o ônibus e o caminhão ao etanol, combustível preferencial da frota de automotores populares, o comércio de combustíveis integra um importante sistema de atividades econômicas de importância determinante, inclusive, para as camadas economicamente menos favorecidas da população. Sua manutenção em níveis de saúde econômica e contábil é de fundamental relevância para a normalidade da vida cotidiana dos brasileiros.

Fonte: Fecombustíveis

Leia a Nota na íntegra:

MINISTÉRIO DA ECONOMIA

INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGIA – INMETRO
Diretoria de Metrologia Legal – Dimel

Divisão de Articulação e Regulamentação Técnica Metrológica – Diart

Portaria nº 516, de 10 de novembro de 2023.

O PRESIDENTE DO INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGIA –
INMETRO, no exercício da competência que lhe foi outorgada no exercício da competência que lhe foi outorgada pela Portaria da Casa Civil nº 1.956, de 7 de março de 2023, e pelos artigos 4º, § 2º, da Lei nº 5.966, de 11 de dezembro de 1973, e 3º, incisos II e III da Lei nº 9.933, de 20 de dezembro de 1999, combinado com o disposto no artigo 18, inciso V, do Anexo I ao Decreto nº 11.221, de 5 de outubro de 2022, e no subitem 4.1, alínea “a”, das Diretrizes para Execução das Atividades de Metrologia Legal no País, aprovadas pela Resolução nº 8, de 22 de dezembro de 2016, do Conselho Nacional de Metrologia,
Normalização e Qualidade Industrial (Conmetro).

Considerando a Portaria Inmetro nº 227, de 26 de maio de 2022, publicada no Diário Oficial da União, de 30 de maio de 2022, seção 1, páginas 68 a 77, que aprova o Regulamento Técnico Metrológico consolidado para bombas medidoras de combustíveis líquidos; e considerando o que consta no processo SEI nº 0052600.005273/2023-80, resolve:

Art. 1º O parágrafo 2º do artigo 1º da Portaria Inmetro nº 227, de 2022, passa a vigorar
com a seguinte redação: “§ 2º Esta regulamentação não se aplica a bombas medidoras de combustíveis líquidos localizadas em instalações de Transportador-Revendedor-Retalhista (TRR).” (NR)

Art. 2º O artigo 2º da Portaria Inmetro nº 227, de 2022, passa a vigorar com a seguinte
redação: “Art. 2º As bombas medidoras de combustíveis líquidos, aprovadas conforme o
regulamento técnico metrológico estabelecido pela Portaria Inmetro nº 23, de 25 de fevereiro de 1985, poderão ser submetidas a verificação inicial até 15 de março de 2028.” (NR)

Art. 3º A Tabela 1, do artigo 3º da Portaria Inmetro nº 227, de 2022, passa a vigorar com a
seguinte redação:

Tabela 1 – Limites para verificação de Bombas não adaptadas

Ano fabricação da bomba de combustível           Ano da última verificação

2019 até 2028                                                           2038
de 2016 até 2018                                                      2035
de 2012 até 2015                                                      2034
de 2008 até 2011                                                      2033
de 2005 até 2007                                                      2031
até 2004                                                                   2029

Art. 4º O artigo 5º da Portaria Inmetro nº 227, de 2022, passa a vigorar com a seguinte
redação: “Art. 5º A partir de 15 de março de 2028, as bombas medidoras de combustíveis líquidos autuadas por reprovação ou fraude deverão ser substituídas por bombas medidoras de combustíveis líquidos aprovadas em conformidade com este RTM.”

Art. 5º. Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação no Diário Oficial da União.
MARCIO ANDRE OLIVEIRA BRITO

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