O proprietário de dois postos de combustível de Toledo pagou R$28.240 de fiança para deixar a cadeia.

Ele foi preso após fiscalização de dois estabelecimentos da mesma empresa. Nos locais foram constatadas irregularidades.

O delegado Fábio Freire da 20ª SDP (Subdivisão Policial) de Toledo falou sobre as ações desencadeadas na terça-feira (20) pela Delegacia de Crimes Contra a Economia e Proteção ao Consumidor, Ipem (Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Paraná) e 20ª SDP.

As autoridades atenderam denúncias de possíveis adulterações em dois postos de combustíveis no Centro.

O delegado explica que no primeiro posto na avenida Nossa Senhora de Fátima, foi constatado uma infração criminal de menor potencial ofensivo que consistente no rompimento de um lacre em uma das tampas de uma bomba de combustível que dá acesso aos componentes eletrônicos.

Clique aqui para saber mais o pacote de cursos que vão deixar seu posto regularizado
👉 Acessar plataforma de cursos de fiscalização 

No âmbito administrativo foram constatadas três infrações de maior gravidade. Uma delas é que as chaves que dão acesso aos componentes para fiscalização que devem ficar à disposição dos fiscais, não estavam no local. Já as outras são a ausência de dois alvarás, sendo de funcionamento e licença ambiental.

Já na avenida Maripá, no âmbito criminal foi verificado que em uma das bombas, nos dois ‘bicos’ estavam entregando volume de combustível menor ao consumidor, sendo um 850ml e o outro 900ml a cada 20 litros.

“Um dos fiscais, um policial que estava participando da fiscalização afirmou que foi o maior volume que já viu sendo repassado a menor ao consumidor”, afirmou o delegado Fábio Freire.

O delegado explica que o patamar aceitável durante a fiscalização é de até 100 ml para mais ou para menos.

Diante da situação, foi lavrada infração de média gravidade prevista na Lei 8.137. Já no âmbito administrativo havia a ausência do alvará de funcionamento.

Durante a ação, foi realizada busca e abordagem em um posto de combustível localizado no centro de Toledo, onde foram identificados problemas em duas bombas.

Em uma delas, não foi possível realizar o teste padrão de abastecimento de 20 litros, pois a bomba estava adulterada e roubava do consumidor. Em média, a cada 20 litros, a bomba subtraía cerca de 900 ml do combustível. Na segunda bomba, o mesmo padrão de adulteração foi identificado, com um roubo de aproximadamente 850 ml do cliente.

Essas discrepâncias foram claras evidências de adulteração nas bombas. Segundo informações obtidas, há empresas no mercado especializadas em software que possibilitam essa manipulação das bombas de combustível.

Ambos os postos de combustíveis, que pertencem à mesma empresa, foram fechados e devem permanecer até a regularização da situação.

O proprietário/responsável foi preso e após audiência de custódia e pagamento de fiança de R$28.240 foi solto e responderá em liberdade.

Até o momento, as ações foram realizadas em Toledo, Céu Azul e Assis Chateaubriand. No Céu Azul nenhuma infração criminal foi identificada, mas um posto foi fechado. O delegado não informou o motivo.

As ações seguem em outros locais, mas detalhes não foram repassados para que o trabalho não seja prejudicado.

Este tema lhe interessa? Então assista ao vídeo abaixo

Artigo anteriorBrasil Postos lança inteligência Artificial para capacitação de trabalhadores em postos de combustíveis
Próximo artigoVÍDEO: Caminhão estacionado há 6 meses em pátio de posto tem oito pneus furtados, em Sorriso
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here