No dia 26 de junho realizamos mais um evento com sucesso no Estado do Espírito Santo.

O Projeto O Melhor Gerente do Mundo segue na estrada dando continuidade com a missão de levar conhecimento para transformar os Gestores de Postos de Postos de Combustíveis de todo o país. Depois de Recife, São Paulo foi a vez do Estado do Espírito Santo receber-nos de braços e mentes abertas e o resultado não poderia ser diferente pois sempre que juntamos profissionais com experiência e vontade de aprender colhemos os frutos através da troca do conhecimento.

Para Renato da Silveira, que é um dos palestrantes e idealizador do projeto: “ficamos surpresos com a receptividade dos participantes que vieram das mais diferentes partes do estado do Espírito Santo e também de Minas Gerais“. Também contamos com grandes patrocinadores como a Quality Automação empresa líder em automação para postos de combustíveis e a Litoral Postos empresa que garante a conciliação bancária e que garante o recebimento de todas as vendas no cartão.

O evento teve a duração de 8 horas e durante a imersão foram trabalhados os pilares do treinamento que são pessoas, processos e produtos.

Gestão de Pessoas – Na primeira parte do treinamento a palestrante, coach e especialista em PNL Priscila Guskuma  levou os gestores a refletir sobre o papel de cada um no processo de gestão de equipes.

Através de técnica de auto análise cada integrante foi levado a identificar seus pontos forte e fracos fazendo um plano de ação na busca de melhoria de sua performance enquanto líder de equipe.

Para Priscila: “O gerente é o grande responsável pelos resultados do negócio pois é ele quem deve direcionar os esforços das equipes. É fundamental que este profissional busque um autoconhecimento de suas forças e fraquezas para conseguir realizar os processos de gestão de pessoas como feedback, avaliação de desempenho e empatia. Se o gerente estiver enfraquecido, desmotivado ou despreparado toda a equipe fica contaminada e os resultados despencam“.

Gestão de Processos e Rotinas Operacionais – O segundo pilar do treinamento foi realizado pelo consultor Renato da Silveira que apresentou 12 processos operacionais que devem ser dominados pelo Gestor de Posto de Combustíveis.

O consultor ressalta que o gestor que estiver a frente de um posto é obrigado a conhecer TODOS os processos e rotinas como as Normas e Legislação, Processos Administrativos e Financeiros, Gestão de Estoques e Compra de Combustíveis, Descarte de Resíduos, Técnicas de Vendas entre outros. Para Renato da Silveira existe um erro crônico neste segmento: “na grande maioria das vezes o gerente do posto é um ex-frentista que se destacou pelo seu trabalho na pista.

Ele dorme frentista e acorda gerente. E isto que parece uma solução para o revendedor que encontrou um profissional para a gestão do posto passa a ser um grande problema pois ele PRECISA ESTAR CAPACITADO para exercer esta função e é neste aspecto que atuamos: nosso foco é apresentar todas as funções e rotinas que ele deve dominar“.

Estratégia de Vendas e Atendimento – Depois que o gerente entende do seu comportamento e do seu papel na gestão da equipe, conhece as principais rotinas e funções que ele deve dominar e o palestrante Maurílio Berbel da Compass Consultoria trabalha a importância dos produtos e serviços automotivos para os resultados do posto.

Neste módulo os gestores aprendem sobre a importância da definição das metas, o acompanhamento do desempenho, a avaliação dos resultados para a o desenvolvimento das campanhas promocionais e de vendas.

Maurílio ressalta que: “os gestores de postos que não estão focados na venda de produtos e serviços automotivos estão na contra mão da lucratividade. É sabido que a margem de contribuição deste produtos é muito maior do que a venda de commodities ( combustíveis ) e se o gestor não capacitar sua equipe e desenvolver campanhas efetivas de vendas o posto perde a maior oportunidade de obter melhor resultado financeiro. Resumindo, ninguém sai de casa para comprar aditivo para seu veículo e a venda só ocorre quando o cliente é abordado por equipe preparada para estimular esta venda”. 

Network e Troca de Experiência – Além do todo o conhecimento que os participantes recebem nas 8 horas de imersão outro aspecto que se destaca é a interação e a troca de experiência. Fica evidente que os problemas que ocorrem durante o dia a dia da operação se repetem com frequência em quase todas as revendas de combustíveis e quando os gestores se entrosam e passam a compartilhar sua dores e como solucionaram com sucesso problemas em sua unidade acabam fazendo amizade, trocando informações e participando do Grupo do Whatsapp do Projeto O Melhor Gerente do Mundo.

O mais importante de tudo é que os participantes sinta que o evento agregou e fez diferença na sua vida e nada melhor do que escutar o que eles tem a dizer: Veja o que dizem os participantes 

Veja mais alguma fotos do evento 

 

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Conheça como surgiu o Projeto Melhor Gerente do Mundo 

Neste bate papo com os palestrantes do Projeto O Melhor Gerente do Mundo debatemos temas muito importante para quem se interessa por LIDERANÇA, VENDAS E ATENDIMENTO.

Leia Também sobre as outras edições do evento:

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