Você sabe quanto vale seu posto ou o posto que você quer adquirir?

Certamente cada um tem na cabeça um valor de quanto acha que vale. Será que este valor é o mesmo que o mercado analisa que vale?

E por quanto eu realmente poderia vender ou comprar as participações em um posto, numa rede ou em um TRR? Talvez sua necessidade seja dar seu negócio em garantia ou mesmo fazer uma partilha num inventário.

De qualquer forma, seu posto tem um valor para o Imóvel e um valor para o Fundo de Comércio. E cada um deles sempre têm três preços: Um pelo qual você gostaria de vender, um que realmente vale e o preço que o mercado ou o comprador está realmente disposto a pagar.

Tanto a avaliação quanto a negociação exigem além de técnicas e métodos aceitos pelo mercado, uma grande experiência no setor e em negociações, pois só a especialização no setor e a vivência podem trazer para a realidade o que a frieza dos números e o calor das emoções das expectativas de cada um podem distorcer.

Muitas vezes a diferença não é grande, mas você pode se surpreender com a comparação destes três valores. 

Para avaliação do negócio ou o chamado Fundo de Comércio, existem diversas metodologias aceitas, e a que mais se adequa a um posto ou empresa em funcionamento é o Fluxo de Caixa Descontado (FCD) e os Múltiplos de Mercado.  O FCD aplica uma abordagem de valor intrínseco para a empresa com projeções de lucro futuro aplicando o desconto do risco associado ao investimento.

Quanto ao imóvel, as metodologias são definidas pelo CRECI e exigem uma certificação própria obtida através de cursos específicos.

A Águia Consultoria, com a ajuda da Moraggio Projetos e Participações, desenvolveu uma metodologia única, que só quem tem mais de 40 anos no setor poderia desenvolver. Ela inclui parâmetros que são utilizados pelo Mercado de Combustíveis com a ponderação de fatores característicos do segmento de abastecimento, que podem aumentar ou diminuir o valor do seu posto ou empresa. 

Alguns exemplos desses fatores são:

1️⃣ O volume de vendas e suas tendências.

2️⃣ A margem nos combustíveis, 

3️⃣ O percentual de receitas de outras fontes 

4️⃣ Demanda por investimentos a curto e médio prazo,

5️⃣ O tamanho e a tendência do mercado local x concorrentes diretos x vantagens competitivas. 

6️⃣ O status do contrato com a distribuidora.

7️⃣ A previsão da necessidade de investimentos futuros.

8️⃣Os passivos, sejam eles ambientais, trabalhistas ou tributários.Entre outros.

Assim, aplicando técnica e arte é possível se chegar a um valor aceito pelas partes, o que é meio caminho andado para uma boa e justa negociação. E essa avaliação custa tão pouco que vale a pena tê-la sempre à mão. No mínimo ela vai te ajudar a ter uma gestão mais segura e saber se está trabalhando para valorizar seu patrimônio.

E afinal, você sabe quanto vale seu posto?

Caso queira aprofundar nesse assunto entre em contato conosco que te enviaremos um formulário para que você faça uma autoavaliação.

Contato: website – https://aguiaconsultoriamg.com.br/postosdecombustiveis/

Telefone:

Escrito por: Vinícius Antunes Costa | Fone: 31 9 8477 – 3311 – email: [email protected]

 

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CEO da NETZ - Rede estratégia de Negócios Especialista em Distribuição de Combustíveis. presta consultoria na área de distribuição de combustíveis líquidos à distribuidoras regionais e postos de serviços. Organizo o setor comercial das empresas. Faço intermediação de negócios, compra e venda de distribuidoras e postos. Realizo planejamento estratégico e planos empresariais para empresas de qualquer setor. Ministro palestras na área de estratégia empresarial e comercial.

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