O termo compliance está relacionado ao “estar comprometido com”. No mundo corporativo, uma empresa que está em compliance preza pelo cumprimento das imposições de órgãos de regulamentação e padrões relacionados à esfera trabalhista, jurídica, previdenciária, financeira, fiscal, contábil, ética e ambiental.

O assunto nunca esteve tão em alta e é considerado indispensável para o futuro. Não se trata mais de uma opção, mas sim uma obrigação para qualquer empresa que entenda que agir de forma tributariamente correta e com ética é um diferencial. Hoje, a adoção das medidas de conformidade é determinante para manter a sustentabilidade e alcançar êxito nos negócios.

É importante ter em mente que essa questão vai além do processo de auditoria e gerenciamento de risco. O compliance vai a fundo para compreender a operação como um todo e trabalhar para desenvolver avaliações e correções necessárias.

Esse processo envolve ainda o constante treinamento de funcionários e executivos, que devem estar conscientes da cultura da empresa e capacitados para cumprir as normas propostas. Ao mesmo tempo, a equipe tende a se sentir mais satisfeita, pois estará relacionada a uma companhia que cumpre todas as regulamentações previstas por lei.

Fisco

Nas áreas contábil e fiscal, especificamente, as medidas de conformidade vão ajudar a garantir que as informações manipuladas estejam sempre corretas. Fato que vai aumentar a eficiência e diminuir os custos operacionais. Isso se dá porque o conceito será capaz de manter a qualidade das demonstrações financeiras, a coleta e análise de dados de diversas rotinas de trabalho e muito mais.

O compliance fiscal vai auxiliar as empresas a compreender e acompanhar o calendário de obrigações fiscais de forma mais organizada e cumpridora. Com isso, ele vai reduzir, de forma legal, os riscos de não conformidade e a carga tributária sem mecanismos de sonegação, além dos custos administrativos das tarefas relacionadas às obrigações tributárias.

Necessário a todos os negócios 

O conceito tem se mostrado tão relevante que até as pequenas e médias empresas estão cada vez mais inseridas nesse universo. A pesquisa “Integridade Corporativa no Brasil – Evolução do Compliance e das Boas Práticas Empresariais nos últimos anos”, da Deloitte em parceria com a ICC Brasil, mostrou que a adoção do compliance por parte desses negócios saltou de 2% para 20% entre 2012 e 2017. Até 2020, a previsão é que 51% dessas PME devam adotar essas medidas por exigência de grandes clientes.

Mas o fato é que essa demanda pode guiar empresas de todos os portes e setores para o caminho da sustentabilidade e da saúde não apenas das finanças, mas da operação como um todo. Afinal, uma empresa que está em dia com as exigências legais e com os processos tributários garante a sua credibilidade no mercado, gera valor para o negócio e aumenta a possibilidade de fechar grandes e vantajosas parcerias.

A Revenda Contábil possui a facilidade e o conhecimento pleno do setor de combustíveis, oferecendo os melhores serviços na área contábil, tributária, recursos humanos, logística, obrigações acessórias, soluções em gestão, sistemas de automação e retaguarda. Principalmente, nos critérios legais do projeto SPED e suas particularidades.

Áreas de Atuação da Revenda Contábil

Fiscal

Desenvolvemos o programa Revenda Legal onde atuamos em visita mensal in loco, apontando e corrigindo possíveis falhas que podem gerar prejuízos financeiros junto ao Fisco. Atuamos na geração de arquivo SPED FISCAL E CONTRIBUIÇÕES, DCTF, DES, DAPI, SIMPLES NACIONAL, e demais obrigações acessórias.

Contábil

O registro e controle dos dados contábeis consistem na avaliação e diagnóstico do resultado financeiro de qualquer negócio. Uma avaliação seguida de diagnósticos operacionais pode comprovar e antecipar uma boa gestão. Processar uma contabilidade representa um universo de informações detalhadas, quanto à aplicação dos recursos financeiros que vai desde a avaliação da forma como são aplicados, até a identificação de eventuais falhas nos processos de controle. Atuamos também na geração de arquivo SPED, demonstrativos contábeis, IRPJ, DIPJ e análise de balanços.

RH Gestão de pessoas

Focado no atendimento das rotinas normais à atividade, dentro de um contexto moderno em atendimento à legislação. Atuamos dentro de princípios morais e sociais, dialogando com o revendedor, para que o mesmo possa atuar dentro dos melhores parâmetros, previstos na CLT e nas Convenções Coletivas de Trabalho, evitando riscos com passivos trabalhistas.

Legalização de empresas e novos negócios

O setor exige uma série de obrigações acessórias no qual a Revenda Contábil possui amplo conhecimento e amparo legal para auxiliar na condução dos processos. De uma maneira prática e versátil orientamos, acompanhamos e buscamos respostas em todas as obrigações acessórias. Inserimos o estudo de viabilidade financeira na aquisição ou venda de novos negócios, realizando criteriosamente os pontos negativos e positivos do empreendimento com transparência e ética.

Contato : Rua Itapoã, 505 – B. Guarani |  Fone: 0800 591 1485

+++ Tendências de tecnologia para postos de gasolina

+++ Automação Comercial: Entenda o que é e como aplicar no seu posto.

+++ Simples Nacional: Cuidados Com A Distribuição De Lucros

Artigo anteriorDeputado contrário à venda direta de etanol quer que projeto tramite em mais uma comissão
Próximo artigoSeu posto tem uma cara e ela chama-se: funcionário. Veja como lapidá-lo!
Maior plataforma de cursos online para o segmento de postos de combustíveis e loja de conveniência a BP Cursos Online pertence ao Portal Brasil Postos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here