A CIGANA LEU O MEU DESTINO

Com a crescente migração de pessoas para as grandes cidades e a melhoria e alternativas de transporte público, associado à facilidade de se resolver boa parte das necessidades pela internet, observamos uma diminuição significativa do deslocamento dos indivíduos, outrora feita em seus próprios veículos.

Fazendo um paralelo para o segmento dos postos de combustíveis, é possível se observar uma redução sensível desses pontos de vendas no mundo inteiro. No Reino Unido, por exemplo, da década de 70 para cá o número de postos em funcionamento já caiu em 80%. A previsão dos especialistas é que em 15 anos 80% dos atuais postos de combustíveis não serão mais rentáveis no modelo atual, e a cada dia se evidencia essa tendência, seja face às exigências ambientais, margens apertadas ou mesmo pela crescente onda dos carros elétricos.

 

É inegável o aumento da frota dos elétricos, no final de 2019 serão aproximadamente 10 milhões de veículos movidos por eletricidade ou híbridos, com seus pontos de recargas nas ruas, estacionamento de shoppings ou mesmo dentro dos postos de combustíveis, aumentando gradativamente a disponibilidade à medida que essa frota aumente de tamanho. O usuário também poderá rodar o dia todo e recarregar à noite na sua residência, a exemplo do que você já faz hoje com seus aparelhos celulares.

Recentemente a Shell adquiriu a NewMotinon, rede de recarga de veículos movidos a eletricidade com mais de 300 pontos espelhados pela Europa. Será que eles estão equivocados? Numa recarga que dura aproximadamente 30 minutos, o ideal é proporcionarmos alternativas para o consumidor durante a espera.  O negócio “Conveniências” da Shell já representa um bom faturamento para eles.

Parafraseando o samba enredo da Escola de Samba União da Ilha, canção eternizada pela cantora Simone podemos fazer a seguinte pergunta: “ O que será o amanhã? Como vais ser o meu destino? Responda quem puder…”.

É de conhecimento que a maioria dos postos, principalmente os urbanos, estão localizados em esquinas privilegiadas e muitos com valor imobiliário elevado, portanto seria bom e mais rentável se conseguissem resolver boa parte dos problemas dos automobilistas em uma só parada. Agregar outras receitas contribuirá para perenizar o negócio face as adversidades do futuro.

O conceito de m³ (metros cúbicos) vendidos por um determinado ponto de vendas, há muito tempo vem sendo substituído gradativamente pelo conceito de venda por m² (metro quadrado) e absorvido pelos revendedores mais antenados.

E aí o que fazer? O importante é identificar a vocação de seu ponto. Vocês sabiam que na cidade de Ribeirão Preto se vende mais pão francês em postos de combustíveis (nas suas lojas de conveniências) que nas tradicionais padarias? E cerveja gelada então, lá existem vários postos que instalaram câmaras frias em seus estabelecimentos para atender ao crescente consumo dessa bebida e estão muito satisfeitos com o resultado.

E cerveja gelada então, lá existem vários postos que instalaram câmaras frias em seus estabelecimentos para atender ao crescente consumo dessa bebida e estão muito satisfeitos com o resultado.

Ao invés de ficar reclamando das suas margens, do concorrente desleal ou da companhia distribuidora seria interessante pensar em qual tipo de receita você poderia agregar, seja uma cafeteria, uma loja de conveniência, uma farmácia, uma loja para pets, um ponto de loteria, um coworking, entre outros negócios.

Enfim, não querendo ser o cavaleio do apocalipse, minha sugestão é começar desde já a repensar o seu negócio, crie, se reinvente, caso contrário o seu posto poderá virar mais um ponto para estatística dos postos fechados e você será forçado a mudar de ramo.

VINÍCIUS ANTUNES COSTA que possui grande experiência no desenvolvimento de redes de postos, na área comercial, marketing, planejamento e engenharia de postos, lojas de conveniências e lubrificantes. Trabalhou na Shell Brasil S/A, Ale Combustíveis S/A e diversas outras distribuidoras de combustíveis regionais. São ao todo 40 anos de experiência no setor com uma pequena passagem pelo mercado financeiro de 1992 a 1996.

+++ Agregar Receitas – Futuro dos Postos de Combustíveis

+++ A atividade mais fiscalizada do Planeta

+++ Ser bandeira branca ou bandeirado ? Eis a questão .

+++ Dono de Posto. Você se considera um bom gestor?

+++ Seu posto está vendedor?

+++ Bandeira Branca – Se não somos inteligentes o suficiente para criar temos que ser corajosos para copiar

Assista também ao Webnário com Vinícius sobre Receitas Agregadas.

 

Artigo anteriorExclusivo – Delivery de combustível no Brasil já é realidade
Próximo artigoSegunda fase da Operação Apneia notifica empresas durante a Intermach
CEO da NETZ - Rede estratégia de Negócios Especialista em Distribuição de Combustíveis. presta consultoria na área de distribuição de combustíveis líquidos à distribuidoras regionais e postos de serviços. Organizo o setor comercial das empresas. Faço intermediação de negócios, compra e venda de distribuidoras e postos. Realizo planejamento estratégico e planos empresariais para empresas de qualquer setor. Ministro palestras na área de estratégia empresarial e comercial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here