Acredito que em 2023 intensificarão novos modelos de negócios para nortear a relação entre DISTRIBUIDORAS e POSTOS DE COMBUSTÍVEIS.

Avaliando o mercado de combustíveis até aqui, e, as transformações que passamos desde a primeira bomba de Gasolina instalada em 1919 no Porto de Santos, passando pelo Pró Alcool nos anos 70, a desregulamentação do mercado (Lei nº 9.478/1997), até chegarmos em 2022, com aproximadamente 40.000 postos em todo país.

As mudanças foram inúmeras, e, sempre tendo como protagonistas as grandes Distribuidoras de Combustíveis e a ANP.

A busca da excelência OPERACIONAL, e, ferramentas que gerem lucratividade aos empresários do segmento deverão aprimorar-se, além de criar fontes novas, pois DISTRIBUIDORAS FORTES somente permanecerão assim se seus POSTOS DE VAREJO (seja cliente bandeirado ou Bandeira Branca) tiverem seus pilares financeiros bem arraigados.
Temos vivido em minha opinião um tempo de aceleração na concentração de GRANDES REDES DE POSTOS, pois revendedores não estão conseguindo permanecer saudavelmente no mercado, devido as elevações dos custos e reduções das receitas (a conta não fecha).

Porém ter grandes REDES também obriga as DISTRIBUIDORAS a reverem seus modelos de negócios, pois quanto maior a escala menor será seu poder de barganha.

É necessário na minha opinião um modelo HÍDRIDO, com capacitação dos ASSESSORES DE VAREJO das DISTRIBUIDORAS para avaliarem de forma criteriosa cada ponto de venda, além do engajamento da GESTÃO DAS DISTRIBUIDORAS e dos PRÓPRIOS REVENDEDORES para incrementar o POSTO muito além de vender “COMBUSTÍVEL”.

O POSTO deve ser transformado em POSTO DE EXPERIÊNCIA, e, cabe aos REVENDEDORES e DISTRIBUIDORES encantarem seus clientes. Um MODELO DE FRANQUIA não no aspecto de custos, mas na geração de ferramentas.

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Um posto que vende 200.000 litros mensais, com abastecimento médio de 20 litros, possui 10.000 oportunidades de encantamento (200.000 / 20), sem contar os pedestres e passageiros dos carros.

No posto podemos ter diversos negócios que gerem benefícios a comunidade local, como: LOJA DE CONVENIÊNCIA, LAVANDERIA, LOTÉRICA, BANCO 24 HORAS, FLORICULTURA, etc…

A criação de APPs de descontos para fidelização, a utilização das mídias digitais para relação como os clientes, um ambiente saudável para os colaboradores dos postos, criação de KPIs que envolvam todos na busca do MELHOR RESULTADO, são fundamentais. (Parece óbvio, porém a meu ver nos perdemos na massificação das estratégias, sem um olhar clínico para cada posto).

Defendo um grande movimento com a junção das diferenças de opiniões e ideias, que vão além de treinamentos de funcionários, e discussões banais, para um envolvimento em cada negócio, pois quando falamos de UM POSTO, não é somente 1 POSTO, e, sim: FUNCIONÁRIOS DO POSTO E SUAS FAMILIAS, EMPRESÁRIOS, COMUNIDADE, FUNCIONÁRIOS DAS DISTRIBUIDORAS E SUAS FAMILIAS, enfim, falamos de sonhos.
Escrito por : GUSTAVO OLIVEIRA – Diretor Comercial / Pricing / Planejamento / Marketing / Lubrificantes / Conveniência e Aquisições na GGX GLOBAL PARTICIPACOES
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