O que garante o sucesso nos postos de combustíveis diante da concorrência são as estratégias usadas por seus empreendedores para treinar sua equipe e padronizar suas operações.

Sendo assim, adotar um procedimento operacional padrão na sua rede de postos e lojas de conveniência, certamente, fará com que você esteja próximo de atingir os seus objetivos.

Elaboramos este artigo para explicar o que é um procedimento operacional padrão, e apresentar um solução que une o TREINAMENTO DE COLABORADORES e um APLICATIVO DE CHECK LIST para garantir o aprendizado e a padronização das operações.

Quais as vantagens do procedimento operacional padrão?

Em um posto de combustíveis, você pode, por exemplo podemos utilizar os POPs para:

1️⃣ Orientar funcionários que precisam de treinamento especializado e novatos que precisam de orientação na execução de suas tarefas, aumentando a produtividade e reduzindo o tempo de execução das atividades.

2️⃣ Transmitir todas as informações necessárias de um gerente ou líder de pista para o outro, quando houver substituição, para que o novo gestor possa dar continuidade ao trabalho, de acordo com os processos que já haviam sido definidos.

3️⃣ Garantir a correta utilização dos equipamentos da pista, como bombas de combustíveis e mangueiras, evitando prejuízos financeiros e riscos à saúde dos funcionários além de problemas com os órgãos regulatórios.

4️⃣ Assegurar o atendimento aos procedimentos de segurança para o abastecimento adequado dos veículos e a integridade das pessoas, reduzindo os riscos de acidentes para colaboradores e clientes.

5️⃣ Padronização da unidades de negócio, aumentando o controle das atividades e  reduzindo o tempo de execução das rotinas diárias.

Acompanhe a utilização do Procedimento Operacional Padrão

De que adianta gastar tempo e energia produzindo um procedimento padrão para otimizar o dia a dia da sua empresa sem pô-la em prática, se não tem como conferir se está tudo de acordo com o documento, certo?

É senso comum que as pessoas tendem a ser resistentes a mudanças e novos processos, por isso a importância de um acompanhamento mais próximo por parte dos gestores.

O Aplicativo de Check List Intelegintes Brasil Postos permite o monitoramento em tempo real e permanente de cada uma das atividades registradas para que se garanta seu funcionamento e que o POP não se transforme em apenas mais um documento.

Treinamento e Implantação de Procedimento Operacional Padrão da Academia de Ensino Brasil Postos 

Com objetivo de treinar equipes na implantação de POP’s desenvolvemos um treinamento para equipes que, com acesso ao aplicativo de Check List Inteligentes, atingem um rendimento de alto nível no aprendizado e na auditoria dos processos estabelecidos.

Veja como funciona o treinamento com o uso do aplicativo: 

 

 

1️⃣ Download Gratuito do Aplicativo – Os participantes do treinamento ( on line ou presencial ) fazem o download gratuitamente do Aplicativo de Check List no início do aula.

 

 

2️⃣ Aula Presencial ou Online – O instrutor apresenta o treinamento teórico das atividades que estão no Check List.

 

 

 

 

 

3️⃣ Auditoria ( check list ) com Evidência Fotográfica – Durante o treinamento os participantes realizam na prática ( no posto ou na loja de conveniência ) a auditoria de acordo com a sua função na área de trabalho.

 

4️⃣ Avaliação da Auditória e Plano de Ação – Análise dos resultados da auditoria fotográfica pelo instrutor que programa um plano de ação de melhorias.

 

 

 

5️⃣ Acompanhamento dos Resultados – Durante 15 dias as auditorias são analisadas e os resultados individuais e das unidades são mapeados pelo instrutor do treinamento. 

 

 

 

 

6️⃣ Avaliação Online do Aluno – Todos os participantes farão uma avaliação online para comprovação do aprendizado e emissão do certificado ( caso o participante atinja a nota mínima ). 

 

 

O que é ensinado no Treinamento são apresentados os seguintes POP’S

O treinamento é realizado pelos consultores da Academia Brasil Postos que utilizam os mais modernos recursos online e presencial para apresentar os conceitos, imagens de referência e melhores práticas de cada POP.

? Veja quais POP’s estão incluídos no Treinamento

 ⛽ POP 1 – EQUIPAMENTOS E ÁREAS DE VENDAS

1️⃣ POP da Bomba de Abastecimento – Bicos, mangueiras, conexões e manutenção geral.

2️⃣ POP da Pista de Abastecimento – Limpeza e organização da ilha e pista.

3️⃣ POP das Área dos Tanques – Boca de visita, sump e tanques.

4️⃣POP da Imagem e Estrutura – Iluminação, testeira, comunicação visual e precificação.

5️⃣ POP da Áreas de Negócios – Troca de Óleo, Lavação e Conveniência.

6️⃣ POP das Áreas de Contaminação – Áreas de armazenamento de óleo usado e resíduos de contaminantes.


⚠ ? POP 2 – ROTINAS OPERACIONAIS

1️⃣ POP do Controle do Estoque – Medição e compra de combustíveis e lubrificantes

2️⃣ POP do Recebimento de CT – Procedimentos para o recebimento de caminhão tanque

3️⃣ POP da Análise de Qualidade – Procedimentos de controle da análise de qualidade dos combustíveis

4️⃣POP da Aferição da Bomba

5️⃣ POP da SSMA

6️⃣ POP da Segurança do Trabalho


 ?‍??POP 3 – PESSOAS, VENDAS e ADMINISTRATIVO

1️⃣ POP do Controle do Preço da Concorrência e precificação

2️⃣ POP de Vendas – Planejamento e controle das metas de vendas.

3️⃣ POP da Equipe – Acompanhamento das metas e desempenhos individuais com uso de feed back e reuniões de alinhamento

4️⃣POP do Cliente –

5️⃣ POP da SSMA

6️⃣ POP da Administrativa e Financeira


✔ POP 4 – LOJA DE CONVENIÊNCIA

1️⃣ POP do Organização de Loja e Exposição de produtos.

2️⃣ POP de Estoque Recebimento e controle de estoque de mercadorias

3️⃣ POP dos Alimento – Procedimentos para preparo e manipulação dos alimentos

4️⃣POP da Manutenção de Equipamentos-

5️⃣ POP da SSMA

6️⃣ POP da Limpeza e Higienização

7️⃣ POP das Vendas, Promoções e Atendimento

? Espera-se com a implementação do Treinamento e Implantação de Procedimento Operacional Padrão – POP

1️⃣ Implementar um processo de treinamento digitalizado para que os colaboradores sigam exatamente os procedimentos operacionais da sua função.

2️⃣ Treinar os colaboradores esclarecendo a importância de cada processo e os consequências que podem ocorrer caso ele não sigo o padrão da operação.

3️⃣ Estabelecer uma padronização em todas as unidades, reduzindo o desperdício e aumentando a produtividade.

4️⃣ Reduzir o tempo de correção das não conformidades através de plano de ação.

5️⃣ Avaliar o desempenho individual de cada colaborador através da avaliação online e dos resultados das auditorias ( check list ) feita com o uso do aplicativo.

6️⃣ Auxiliar os responsáveis pela qualidade e supervisão das equipes e unidades com análises completas para tomada de decisão.

7️⃣ Implementar melhorias e processos de gestão nas operações de pista, loja de conveniência e troca de óleo.

Público Alvo do Treinamento – Gerentes de Unidades, Líderes de Pista, Frentistas e Atendentes de Loja de Conveniência.

Ajudamos as revendas de combustíveis a alcançar a padronização em suas operações através do treinamento e do uso de ferramentas de check list.

Ficou interessado em contratar o Treinamento e Implantação de Procedimento Operacional Padrão com a ferramenta de Check List Inteligente da Academia Brasil Postos? Entre em contato com nossa consultoria de vendas.

✔ Como você padroniza e monitora as operações no seu posto de combustível e loja de conveniência ? Assista ao vídeo e conheça o Aplicativo Check List Brasil Postos

? O aplicativo de Check List Inteligente não será cobrado dos participantes em um período de 15 dias. Se o posto desejar continuar usando a ferramenta faremos apresentação da proposta comercial com o valor mensal.

Artigo anteriorVibra Energia fecha parceria com Copersucar para joint venture na área de etanol
Próximo artigoAprenda Mais: Livro de Movimentação de Combustíveis – LMC
Maior plataforma de cursos online para o segmento de postos de combustíveis e loja de conveniência a BP Cursos Online pertence ao Portal Brasil Postos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here