A decisão do desembargador Miguel Ângelo de Alvarenga Lopes, do (TRF-6), de liberar a venda de combustíveis de diferentes fornecedoras em postos bandeirados e permitir o sistema de delivery de etanol e gasolina tem gerado uma grande confusão no mercado de combustíveis.

Inicialmente instituídas por uma resolução da Agência Nacional do Petróleo (ANP) e por uma lei federal, as mudanças visavam aumentar a competição no setor e, consequentemente, reduzir os preços. No entanto, a medida foi alvo de contestações por parte do Ministério Público de Minas e do Ministério Público Federal, que questionaram sua legalidade em uma ação civil pública.

A controvérsia em torno do delivery de combustíveis e da adoção da chamada “bomba branca” nos postos bandeirados revela um embate entre diferentes interesses. Enquanto os defensores das mudanças argumentam que elas promovem a concorrência e beneficiam o consumidor, os críticos alertam para os riscos de falta de sinalização ao cliente e para possíveis prejuízos à qualidade do combustível.

Em fevereiro deste ano, a ANP proibiu o delivery de combustíveis em todo o país, juntamente com a venda de produtos combustíveis “bomba branca” em postos bandeirados. No entanto, agora em março, a decisão do desembargador conferiu efeito suspensivo ao recurso apresentado pelo instituto, liberando novamente tais práticas.

É evidente que a falta de clareza e a constante mudança de diretrizes regulatórias estão prejudicando não apenas os consumidores, que podem ficar confusos com as diferentes práticas adotadas pelos postos, mas também os próprios revendedores e distribuidores, que enfrentam dificuldades para se adaptar às novas normas.

Nesse cenário, é fundamental que as autoridades responsáveis pelo setor atuem com cautela e transparência, buscando soluções que garantam tanto a competição saudável quanto a segurança e a qualidade dos serviços prestados aos consumidores. Afinal, o que se espera é um mercado de combustíveis que opere de forma eficiente e confiável, em benefício de todos os envolvidos.

LEIA TAMBÉM: EQUIPE 360º – Treinamento para equipes de postos de combustíveis com Renato da Silveira 

Renato da Silveira Fundador e CEO da Brasil Postos

Fundou em 2009 o Portal e Academia Brasil Postos que é voltado para o ecossistema de postos de combustíveis e lojas de conveniência, apoiando revendedores através da primeira academia de ensino aberta Brasil e E-commerce do segmento.

Portal de notícias que possui cerca de 100.000 acessos por mês tornando-se referência para o mercado de combustíveis e loja de conveniência no país.

Graduações & Certificações  

  • Mestre Administração de Empresas e atua como profissional de marketing desde 1997
  • MBA em Administração Estratégica – Universidade de Lisboa
  • Especialização em Publicidade na ESPM
  • Pós Graduação em Marketing na PUC Campinas

Foi o primeiro a criar o conceito de treinamentos e formações operacionais, gerenciais e estratégias On Line para o Segmento.

Inovando mais uma vez no ano de 2020 criou os primeiros programas de mentoria para o Segmento, destacando-se com o Visão 360° com foco na sustentação e crescimento da revenda e Mudança em Ação voltado para loja de conveniência.

Dedica seu tempo em desenvolver ferramentas que melhorem a capacitação de todos os processos de capacitação e gestão de postos e lojas de conveniência. Com mais de 30.000 horas de prática e conhecimento, dedicando os últimos 15 anos para democratizar a informação e conhecimento, com a missão de transformar a realidade de revendedores e colaboradores.

▶ Assista o vídeo e veja como a Academia de Ensino Brasil Postos pode ajudá-lo na capacitação completa de todos os trabalhadores em postos de combustíveis e lojas de conveniência.

Conheça os outros cursos para a capacitação completa dos gerentes da sua rede de postos.

+++ Curso de Marketing, Vendas e Atendimento em Postos de Combustíveis

+++ Curso de Formação Gerencial

+++ Curso Gestão de Compras e Promoções para Loja de Conveniência

+++ Curso Online – O Melhor Gerente do Mundo

+++ POP – Treinamento e Implantação de Procedimento Operacional Padrão

+++ Curso de Legislação e Fiscalização em Postos

+++ Treinamento Semi Presencial para Gerentes de Postos

Artigo anteriorO papel estratégico das holdings na proteção patrimonial e na eficiência tributária para o setor de postos de combustível.
Próximo artigoAbastece Aí passa a se chamar KMV para ampliar a fidelidade
Renato da Silveira é mestre em administração de empresas atua como professor, consultor e palestrante é fundador do Portal Brasil Postos e é especializado em estratégias de marketing digital e inbound marketing para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here