O Superior Tribunal de Justiça (STJ) agendou para o dia 25 de outubro (quarta-feira), às 14h, o julgamento do Tema 1.079.

Este tema aborda a questão do limite mensal de 20 salários mínimos como base de cálculo para as contribuições direcionadas a entidades terceiras, como Salário-Educação, SEBRAE, SESI/SENAI, SESC/SENAC, entre outras.

Estas contribuições representam um significativo encargo sobre a folha de pagamento, chegando a aproximadamente 5,8%.

A argumentação central está fundamentada no art. 4º da Lei nº 6.950/1981. Este artigo estabelece que o teto mensal da contribuição salarial, conforme o art. 5º da Lei nº 6.332/1976, é de 20 salários mínimos. Além disso, especifica que tal limite é aplicável às contribuições voltadas para entidades terceiras.

Importante ressaltar que, mesmo com a revogação do caput deste artigo pelo Decreto-Lei nº 2.318/86, o parágrafo único manteve sua validade. Isso sugere que, mesmo que o limite não se aplique às contribuições previdenciárias, há fundamentos para defender sua aplicação às contribuições para entidades terceiras.

O STJ, reconhecendo a relevância do tema, determinou a paralisação de todos os processos
relacionados e agora julgará a questão sob a ótica dos recursos repetitivos. Dada a possibilidade de modulação dos efeitos da decisão, é crucial que as empresas que ainda não buscaram medidas judiciais sobre o assunto avaliem a necessidade de fazê-lo até o dia 24 de outubro.

A perspectiva é altamente positiva para os contribuintes. Se sua revenda de combustíveis realiza essas contribuições, este é o momento ideal para considerar tomar iniciativas
sobre este assunto. Entre agora em contato conosco para falar imediatamente com nossos especialistas e entender melhor sobre o tema.

?  O setor Tributário da Brasil Postos pode ajudar a sua empresa a possuir uma gestão tributária adequada, evitando que recursos sejam indevidamente drenados do seu negócio. Entre em contato conosco e faça um DIAGNÓSTICO GRATUITO.

DESEJA FAZER UM CONSULTA GRATUÍTA SOBRE OS CRÉDITOS TRIBUTÁRIOS QUE SUA EMPRESA PODE RESTITUIR? CLIQUE AQUI.

Leia outros artigos do sobre recuperação tributária

Recuperação Tributária –  ZERE tributos de lanchonete, bar e restaurante. Entenda!

VENDA DE CIGARROS – Justiça libera a varejistas devolução de parte do PIS/Cofins sobre cigarros

Revendedor: Recupere 9,25% da compra de diesel no período de 11 de março à 15 de agosto de 2022

STJ decide: ICMS-ST gera crédito de PIS/Cofins – Decisão pode impactar profundamente o setor da revenda de combustíveis

Sua conveniência é Simples Nacional ? É possível recuperar créditos tributários pagos indevidamente nos últimos 60 meses!

Artigo anteriorNenhum gerente nasce com todas essas habilidades, ele precisa de treinamento e experiência!
Próximo artigoParceria entre Gilbarco Veeder-Root e TecSoft traz novidades para postos de combustíveis do Rio Grande do Norte
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here