Sucesso entre os empreendedores que procuram por microfranquias, a rede Maria Gasolina – minimercados autônomos para condomínios residenciais ou empresariais – cresce em ritmo acelerado.

Presente em condomínios residenciais de alto padrão e também em empresas, a rede oferece verdadeiros centros de convivência para os clientes, com wi-fi grátis e área para convivência, trabalho ou refeições rápidas

Foto da loja de conveniência Maria Gasolina

De janeiro a setembro deste ano, a marca passou de 50 unidades franqueadas para mais de 130, ultrapassando os limites do estado de São Paulo.

A popularidade da marca tem motivos concretos: baixo investimento (a partir de R$ 40 mil), alta lucratividade (entre 20% e 25%), 100% de autosserviço (dispensa funcionários), não exige dedicação integral (o franqueado pode ter outra atividade profissional), parceria com grandes marcas (como Nescafé) e mais de 1.200 itens em cada loja, tornando a experiência do cliente completa.

Como funciona a loja Maria Gasolina

A Maria Gasolina é uma oportunidade de negócios diferente e lucrativa.

Quem já viu um pequeno espaço de vendas instalado num canto esquecido de um condomínio, com alguns produtos sem graça, encanta-se ao se deparar com a loja Maria Gasolina, que tem mais de 130 franquias distribuídas em condomínios e empresas.

A Maria Gasolina conta com um mix de produtos com cerca de 1.200 itens diferentes disponíveis para implantação de acordo com a demanda e tamanho de loja, muito bem-dispostos em um lindo layout.

As vendas ocorrem por meio do autoatendimento, com todo o processo garantido pela segurança oferecida pela Inteligência Artificial: do controle do estoque à gestão da validade dos produtos, passando pelo caixa, tudo é automatizado.

“O processo é muito simples e o cliente se sente à vontade em comprar, pagar e usar o espaço como uma extensão de seu condomínio”, diz Dejair Benetti, fundador da marca.

Mas a Maria Gasolina foi criada para ir além de um minimercado: ao oferecer serviços como área de convivência, wi-fi, ar-condicionado, micro-ondas e forno elétrico aos clientes, o local tornou-se um ponto de encontro para moradores (nos condomínios residenciais) ou colaboradores (nos condomínios empresariais).

“E é justamente essa a nossa intenção: ter um espaço super agradável para os condôminos, que podem usufruir dele e não só pensar em sua existência quando falta um item emergencial”, explica Benetti.

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A missão da Maria Gasolina

Dejair Benetti conta que a Maria Gasolina iniciou sua expansão justamente na pandemia, quando as pessoas passaram a trabalhar em casa e desejavam, no fim do expediente ou durante o dia, ter um local diferente para trabalhar, realizar suas reuniões, levar as crianças para lanchar ou simplesmente espairecer.

“As nossas lojas foram criadas para ser centros de convivência e tiveram esse papel ampliado na pandemia.

Agora, que o convívio social está liberado, nossos franqueados realizam eventos e eles são um sucesso!”, comemora o franqueador.

O mercado de minimercados em condomínios

A Maria Gasolina está em um segmento em franca expansão: o de minimercados autônomos (também chamados de micro market), que podem alcançar mais de 22 milhões de residências no Brasil – número de imóveis alocados em condomínios.

Os números do setor ainda são incertos, mas as empresas que oferecem franquias acreditam que existam 421 mil pontos, entre condomínios residenciais e empresariais, que podem se beneficiar com um empreendimento como o da Maria Gasolina.

“E ser um franqueado de um minimercado autônomo gourmet não exige alto investimento e nem dedicação exclusiva”, diz André Silva, diretor de Expansão da marca.

Ele comenta que a Maria Gasolina formatou dois modelos de franquia que já são evidências de um negócio de sucesso:

1) Maria Gasolina Quiosque – Microfranquia destinada a condomínios abaixo de 150 moradias ou empresas com menos de 200 colaboradores.

Neste modelo, o franqueado recebe um kit e toda orientação para montar a sua loja, conseguindo montá-la em um dia de trabalho.

Até mesmo a parte elétrica é padronizada.

A taxa de franquia é de R$ 12 mil, mas o franqueado pode reduzir este valor adquirindo um pacote de franquias.

Por exemplo, caso o franqueado compre cinco franquias modelo Quiosque de uma vez, a taxa de franquia de cada uma cai para R$ 7 mil.

Assim, nesse pacote, o franqueado pode montar uma loja Maria Gasolina Quiosque investindo apenas R$ 35 mil.

2) Maria Gasolina Express – Microfranquia destinada a condomínios verticais e horizontais acima de 150 moradias ou empresas com mais de 200 colaboradores.

Se o condomínio ou empresa possuir uma área edificada adequada, a loja é projetada para ocupar este espaço.

Caso não haja área edificada, a Maria Gasolina Express pode ser instalada em containers climatizados construídos no local com paredes termoacústicas pintadas eletrostaticamente.

O modelo Express possui quatro valores de taxa de franquia – R$ 12 mil, R$ 24 mil, R$ 36 mil ou R$ 48 mil –, dependendo de alguns fatores, como número de moradias ou colaboradores, se é condomínio horizontal ou vertical, se tem comércio próximo ou não, se a loja será em área edificada ou container, entre outros.

Neste modelo, o investimento total do franqueado para montar uma loja, incluindo taxa de franquia, varia entre R$ 40 mil e R$ 200 mil, dependendo do tamanho da loja e se esta ocupa uma área edificada ou necessita de um container.

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Como funciona a franquia Maria Gasolina

A franqueadora Maria Gasolina apresenta ao franqueado uma excelente estrutura para suporte.

Uma equipe comercial da própria franqueadora capta condomínios e empresas que podem se interessar em ter a loja de conveniência em seu ambiente e, então, o contrato é oferecido ao franqueado.

“Caso o franqueado já tenha um empreendimento em vista, nós o avaliamos e, sendo ele viável, poderá se tornar nosso parceiro.

Mas oferecemos essa captação em paralelo aos franqueados uma vez que temos bastante expertise no assunto”, diz Rodrigo Benetti, sócio-fundador da marca, responsável pela área de Relacionamento com os Franqueados.

A mesma equipe também negocia com o condomínio o contrato de entrada da marca – há casos em que existe % sobre o faturamento da loja que serão gerados a partir de sua instalação, mas esse costuma ser o único valor que a franquia paga para usar o espaço.

Após escolher o ponto que se adequa ao seu investimento, o franqueado montará a loja com o suporte total da franqueadora.

Todas as unidades da Maria Gasolina oferecem um mix de aproximadamente 1.200 produtos, itens diferentes disponíveis para implantação de acordo com a demanda e tamanho de loja.

“A ideia é que o cliente encontre uma loja bem completa, com reposição de estoque constante e itens que a tornem diferenciada”.

O cliente também conta com o atendimento SAC para sugestão se necessário, explica Antônio Barbosa, sócio-fundador da marca, responsável pela área Comercial da empresa.

Após a inauguração, cabe ao franqueado fazer a gestão da loja, que é bastante simplificada: por meio de um software próprio, ele consegue verificar seu estoque, que mostra o que foi vendido e precisará ser reposto.

As estatísticas também lhe mostram quais são os produtos de mais saída, ticket médio e outros dados que o ajudam a compor o melhor mix de produtos para sua loja nunca ficar desabastecida.

A partir daí, cabe a ele fazer as compras, abastecer a loja e verificar a validade dos produtos e organização.

Maria Gasolina não exige funcionários e, ainda, atende também quem quer manter outra atividade profissional

Antônio Barbosa diz que a operação super simplificada da Maria Gasolina faz com que a marca atraia empreendedores que desejam manter outros negócios ou uma atividade profissional paralelamente.

“Não exigimos dedicação exclusiva por ser um modelo de negócio de autoatendimento”.

Por outro lado, a rentabilidade do negócio é alta e já há quem prefira tornar a franquia Maria Gasolina como sua única atividade, investindo em mais de uma franquia.

“Nosso negócio entrega entre 20% e 25% de lucratividade.”, diz o empresário.

A história da Maria Gasolina

Há 30 anos, Dejair Benetti atua no comércio, no segmento de postos de gasolina e lojas de conveniência.

E, em 2005, fundou a marca Maria Gasolina, uma rede de lojas de conveniência que nasceu justamente em postos de gasolina.

Seu filho, o economista Rodrigo Benetti, atuava em uma multinacional e, por isso, viajava constantemente.

“A Maria Gasolina crescia e convidei o Rodrigo para se juntar ao projeto.

Ele trouxe todo o seu conhecimento, adquirido tanto no mercado, como executivo, quanto nos cursos universitários e extracurriculares, para que profissionalizássemos ainda mais a operação”, lembra Dejair.

A ideia da franquia Maria Gasolina para condomínios, veio em 2019 e, com ela, a experiência de Antônio Barbosa.

“Eu já conhecia o Dejair e trouxe para a Maria Gasolina tanto a tecnologia necessária para a operação quanto outras experiências empresariais, afinal, já fiz um pouco de tudo, profissionalmente falando, inclusive fui franqueado de uma rede de escolas”, lembra Barbosa.

A tecnologia citada pelo sócio-fundador da franquia Maria Gasolina foi desenvolvida quando ele implantou justamente uma loja de conveniência de marca independente em um condomínio.

“Eu pilotei um negócio parecido com o que oferecemos na Maria Gasolina pouco antes de me unir ao Dejair e ao Rodrigo.

Ali, a tecnologia surgiu e, com a experiência deles no varejo, fizemos uma bela junção de expertises”, explica Barbosa.

Com o trio formado, foi a hora de expandir.

A primeira franquia de condomínio surgiu em 2019, na cidade de Campinas.

Logo, André Silva, um experiente profissional de franchising, foi contratado para trabalhar na expansão da marca, profissionalizando também essa área.

“Temos todos os departamentos necessários para dar suporte à rede e fazer com que ela cresça com consistência.

É por isso que a lucratividade de nossas unidades franqueadas é alta e temos planos de expansão que incluem todos os estados brasileiros”, apregoa André Silva.

A Maria Gasolina mapeou 157 municípios brasileiros relevantes para sua expansão e pretende investir neles nos próximos 5 anos.

Em 2023, a meta é inaugurar 120 lojas em funcionamento e o plano de expansão para os próximos cinco anos inclui mais 500 unidades franqueadas.

Fonte: https://www.portaldofranchising.com.br/

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