Caros leitores, que acompanham a coluna do Chef Borba pela Brasil Postos, espero encontrá-los bem!

Com o planeta Terra, ainda rodando de uma forma mais lenta devido a crise na saúde e na economia, notamos mudanças significativas e num futuro próximo teremos que nos adaptar a uma nova realidade.

Por mais exaustivo que seja, não podemos nos esquecer da pandemia. Vamos lutar por nossa sobrevivência como empreendedores, pois esta é a fase de aprendizado de novas tendências no segmento e de como administraremos nossos negócios daqui para a frente.

Nas últimas semanas, tenho acompanhado a meca do nosso negócio, os Estados Unidos, e vejo quanto os americanos estão rebolando para não perder seus preciosos dólares em razão da queda de vendas. Diferente do nosso país, o mercado americano é extremamente competitivo com diversas marcas de companhias petrolíferas e bandeiras independentes.

Gosto de fazer uma análise junto ao mercado americano, porque há muita tecnologia, estudos e altos investimentos financeiros por parte das companhias e das indústrias empregados para o canal, formando assim sua referência.

O buraco lá é mais embaixo e como diz o velho ditado: “mar calmo, não se faz bom marinheiro!”

Notamos mudanças drásticas no comportamento americano. Desde a implantação de cabines para evitar o contato de saliva no interior das lojas, até luvas na pista para a não proliferação da doença. Entrega de mercadoria da loja na pista, sem custo adicional;delivery por app de lojas de conveniência, sem taxas do serviço.

A reestruturação do drive-thru dos restaurantes, em postos, para atender aos veículos de grande porte, uma vez que os queridos caminhoneiros, que estão na linha de frente, não pararam em nenhum instante seu trabalho. Até mesmo o surgimento de frentistas para abastecer o carro do cliente americano, que pagou o combustível por app, mas que não quer ter nenhum contato humano.

Nós que estamos acostumados ao self-service, é de cair o queixo ver um funcionário de companhia de petróleo abastecendo o carro americano.

O covid-19 deixará um novo legado! Não temos bola de cristal para prever o que virá. O tempo trará as respostas para esse capítulo da história da humanidade.

Assista ao vídeo e Aprenda como proteger sua equipe e funcionários da loja de conveniência .

Vimos mudanças reais na forma de consumo dos clientes, sejam nos supermercados, atacados, restaurantes, hortifrúti, padarias etc.

Como qualquer segmento no mundo, as lojas de conveniência também terão que ser reinventadas.

Meu ponto de vista é que mais do que nunca a sinergia que a commodity do combustível traz para o fluxo contínuo da loja nunca foi tão importante quanto neste momento. Acredito que daqui para frente, por uma questão de saúde e não somente de comodidade, as pessoas evitarão, por um bom tempo, lugares aglomerados.  A compra rápida e o consumo in home estão e ficarão em alta por um bom tempo.

Transformar a loja de conveniência do posto em um centro de distribuição para delivery não é mais uma opção e sim uma obrigação! Assim como desenvolver novas idéias e tecnologias para este perfil é mandatório para a sobrevivência e permanência no varejo neste novo mundo.

+++ LEIA TAMBÉM : Serviço de Delivery – Uma obrigatoriedade para o mercado de Lojas de Conveniência

Produtos de necessidades básicas, consumo imediato e, com certeza, alimentação devem estar no seu radar. Muitas empresas alimentícias mostraram crescimento em suas vendas diante da pandemia, A Kellogg’s Company é uma delas.

O food service de comida rápida embalada individualmente e de alimentos com vegetais fresh também tiveram aumentos significativos. O mundo vegano cada vez mais também se destaca da mesma maneira que a alimentação mais saudável e consciente.

Neste momento, rever o mix de produtos, que você revendedor oferta no interior da loja se torna essencial para entender o que o seu ponto e seu local oferecerem a seus cliente.

Independentemente de ser bandeirado, não se deixe levar somente pelo mix da companhia, seja assertivo com seus produtos.

Lembre-se entre a teoria e a prática há um mundo e não há ninguém melhor do que você para entender o seu negócio e a necessidade do seu consumidor. Investir em tecnologia de estudos na sua rede, ou no seu posto, é de extrema importância para garantir a sobrevivência neste novo mundo.

Mais do que nunca o setor de alimentação, em lojas de conveniências, precisa ser urgentemente revisto no Brasil e no mundo. O momento agora é rever conceitos ultrapassados. Vejo com muito bons olhos o futuro do nosso canal.

Sempre acreditei que toda loja de conveniência deveria ter drive-thru. Não será surpresa, em um futuro próximo, vermos pelo mundo essa realidade em nosso canal.

A 4ALL Conveniências, marca de uma nova licenciatura para o segmento de conveniências gourmet no Brasil, oferece, em um dos seus modelos de negócios, drive-thru como opção para o revendedor e uma área dedicada para saída de vendas do delivery em app. Com diversas marcas de restaurantes como: Crazy Mex, Box Dog, Malabie Cozinha Árabe e Yoi, a primeira temakeria do mundo. Tudo em prol para o aumento do ticket médio e rotatividade da loja de conveniência.

Não somente o Grupo Sinerfood no Brasil, mas outras grandes redes de restaurante, que atualmente estão fechadas nos pontos físicos, devido a pandemia, já sinalizaram que irão migrar para o setor e implantarão o serviço de drive- thru nas lojas. É o caso da rede Taco Jonh’s.

O canal se move rapidamente e todos estão de olho nessa belezinha, dentro do posto, que se chama loja de conveniência.

Mais do que nunca a solução está dentro da loja.

Há diversos relatos, que constam queda do combustível perante o covid-19 e recordes de vendas em algumas lojas. O futuro da revenda de combustível no mundo está na loja de conveniência. Veja o canal sob outra perspectiva.

Não se esqueçam de manter padrões de excelência em higiene e manutenção para contenção do vírus e evitar multas.

Fico à disposição para você revendedor pelos canais da Brasil Postos. E um feliz dia das mães para todos que está por vir.

Que Deus nos ilumine e nos guarde neste momento tão delicado e difícil!

Um fraterno abraço do Chef Borba

Se você se interessa por informações do segmento de loja de conveniência acesse a Categoria Loja de Conveniência do Blog Brasil Postos.

+++ LEIA TAMBÉM : Serviço de Delivery – Uma obrigatoriedade para o mercado de Lojas de Conveniência

Fique atento que o Procon vem aí!

+++ Conheça as lojas de conveniência dos Estados Unidos – Parte 1 – Assista ao vídeo

+++ Conheça as lojas de conveniência dos Estados Unidos – Parte 2 – Assista ao vídeo

+++ Conheça o casal brasileiro que está faturando em posto nos EUA – Parte 3

+++ Veja a conclusão do Chef Borba sobre as lojas de conveniência americanas

Aprenda como preparar a equipe da loja de conveniência durante a quarentena.

 

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Luiz Fernando Monteiro Borba, ou melhor, Chef Borba, iniciou sua trajetória profissional no segmento de petróleo, por aproximadamente 20 anos, em companhia de seu pai. Possui formação em gastronomia e diversos cursos na área alimentícia e atua como Consultant Retaing para lojas de conveniência. Partiu para a criação de sua marca Sinerfood com o objetivo de levar profissionalização na criação de lojas, bares, restaurantes e padarias; observando às novas tendências de gastronomia, mercadologia, melhoria de processos e resultados. Sob a marca Sinerfood possui, ainda, a primeira temakeria estabelecida no mundo Yoi - Rolls & Temaki. Dados para Contato: (11) 9 5577-4095 | [email protected]

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