Caro leitor, terei que adicionar mais uma parte sobre lojas de conveniência devido a quantidade de informações para que possamos concluir a linha de raciocínio da matéria; sendo: aeroporto, loja de conveniência parte 1,2,3 e conclusão.

Assim, após a minha chegada em Orlando, e conseguido recuperar minhas energias devido a maratona nos postos de rodovia, nada como um belo café da manhã no estilo americano: ovos com bacon. Diga-se de passagem bacon é “vida”!

Sigo em direção ao estacionamento do hotel. Céu azul e muito sol, apesar de ser inverno, o dia está maravilhoso. Após dar a partida na nave e instantaneamente, como se fosse música aos ouvidos, o ronco do motor V8 faz subir a adrenalina e arrepiar os pelinhos do braço.

Passeando pelos principais pontos turísticos e percorrendo muitos quilômetros, pude notar a quantidade de postos sob bandeiras de companhias petrolíferas com lojas independentes, ou conveniadas a outras bandeiras. Originando uma infinidade de possibilidades de escolha para o revendedor na hora de definir qual marca utilizar em sua conveniência. O que torna o Biz muito mais atrativo e competitivo para seus clientes, tendo em vista que muitas delas o core business é o food.

Atualmente, existem mais de 202 redes relevantes de lojas de conveniência nos EUA. Fora as inúmeras lojas independentes. Suas vendas representam 3,1% do produto interno bruto do país, que é de US $ 20,5 trilhões.

O canal ainda comemora o décimo sexto ano consecutivo de aumento de vendas.

Está próxima a hora do Dinner americano e eu não poderia deixar passar esse momento tão glorioso! Quando estiver em Orlando não se esqueça de checar o Sonny’s BBQ. Você que é fã daqueles programas Pitmasters (Mestres Churrasqueiros), que vemos na TV, vai amar essa churrascaria, que está no ramo desde 68.

Ao chegar, o aroma dos diversos tipos de madeiras especiais que defumam as carnes do brisket de Angus Beef, búfalo wings, costelas suínas, hot dogs bovinos são simplesmente estonteantes.

Vale uma atenção especial para o trio de molhos nas bisnagas disponíveis nas mesas também. Loucura para quem venera os deuses da defumação e tristeza para os nossos amigos veganos.

Essa churrascaria fica na 7.423, Orange Blossom Trail.

No meu radar, estão as três maiores redes de posicionamento de mercado do nosso setor. A rede Speedway com 3.923 unidades, a Circle K, da empresa canadense Couche Tard INC, com 8.389unidades e a maior rede de franchising do mundo, a 7-Eleven com nada mais e nada menos do que 9.200 unidades.

Além dessas três gigantes, pretendo ainda dar um enfoque em mais duas outras que me agradam muito e que estão entre as vinte maiores dos Estados Unidos: a Wawa com 842 unidades e a Race Trac com 670 lojas. Vale lembrar que esses números referem-se a lojas em solo americano.

A 7-Elevem tem mais de 68.236 lojas de conveniência em 17 países e a Couche Tard   Inc. mais de 15.000.

O dia foi embora e é quase início do horário em que tudo começa a fechar: malls, restaurantes e a maioria dos comércios. Minha primeira parada é na 7-Eleven, a maior rede do mundo. Faço questão de ver esta belezinha operando de noite, já que o nosso canal inventou o conceito 24 horas.

Essa loja de conveniência convencional, localizada em um posto da Mobil, é muito charmosa! Cimento queimado, cores vivas da marca, montada com um mix de produtos coerente e extremamente atual. Ela se destaca pela qualidade do food ofertado, que é de produção própria e parte terceirizada. Os mesmos cortes de frango das churrascarias americanas do almoço estavam ali. Simplesmente Genial!

Hot dogs de alta qualidade, burguers embalados, saladas e muito mais.

Atualmente, a rede está reestruturando toda sua parte de doces para aumentar sua gama de produtos com marca própria. É o caso da gelatina tricolor em copos com as cores da empresa. Para quem acompanha nossa coluna podemos ver muitos conceitos abordados em matérias anteriores se concretizando nessa loja.

Acompanhem o vídeo abaixo.  É indescritível a quantidade de produtos nesta loja. Tudo para compor a cesta de ofertas para o cliente. Chega a ser surreal! Coca-Cola… perdi a conta de quantos sabores. Bebidas frozen como o famoso Slurpee, além de snacks, balas, chicletes, fresh food

O revendedor americano é muito bem servido de fornecedores, a quantidade de produtos que existem no canal é estarrecedor.

E lá vamos nós, jamais iria embora sem provar os pratos. A fatia de pizza no sabor pepperoni, aquecida no Turbo Chef da Middleby Corporation, me fez pegar uma inteira no walk in cooler e levar para viagem. Delícia!

Noto que o Turbo Chef trabalha severamente cliente após cliente é show! Poder ver todo aquele oferta de food dentro da loja sendo revendida sem background de cozinha apenas finalizando e servindo os clientes. Resumo: dinheiro no bolso do revendedor.

Na embalagem para viagem, inteira ou fatia, a marca enfatiza a qualidade do queijo cem por cento muçarela e destaca o molho de tomate maduro vindo da Califórnia. Já o franguinho, você tinha a opção de escolher os molhos.  Perfeito para encerar o dia, mas nem tudo é festa.

No Trajeto para o hotel, faço uma breve parada na Walgreens, rede farmacêutica, que disputa brigas acirradas com as lojas de conveniências; principalmente, por venda de bebidas alcoólicas e não alcoólicas, hidrotônicos, isotônicos, snacks e bomboniere. As farmácias nos Estados também trabalham 24 horas sendo assim concorrentes do nosso canal Da mesma maneira as lojas de aproximação, ou de bairro de grandes redes de supermercados e Liquor Store.

Acreditem se quiser, ao entrar em uma Liquor Store, muito bem montada com aproximadamente 2.000 itens de hard liquor e cervejas, e do outro lado da mesma calçada, um posto de gasolina com uma loja de conveniência, não pensei duas vezes, atravessei a rua e fiz a contagem do números de clientes naquele momento. Havia três vezes mais pessoas do que na loja de conveniência.

Como dito em matéria anterior, a loja de conveniência tem vocação para Liquor Store.  Todos varejistas remodelam seus negócios para as novas tendências e, desta maneira, conquistar mais mercado. Incrível!

Já que estamos na terra do burguer, segue uma receita para você tentar em casa.

Burguer à Parmegiana com manjericão roxo

Ingredientes:

03 hambúrgueres de 150g

08 tomates cortados em cruz

Azeite

1 colha chá rasa de sal

Pimenta do reino

60g queijo parmesão em tiras

60g queijo muçarela em fatias

Punhado de manjericão roxo

Modo de Preparo:

Acomode em uma panela os tomates e leve ao fogo brando.  Em seguida bata em liquidificador, durante 3 minutos, até que vire uma pasta homogênea.

Leve essa mistura a panela sobre fogo alto. Acrescente o sal e mexa bem. Cozinhe por 25 minutos e então estará pronto o molho, reserve.

Em uma frigideira, rapidamente, sele os hambúrgueres. Polvilho com sal e pimenta-do-reino à gosto. Em uma assadeira, acomode a muçarela em fatias por igual sobre cada hambúrguer e salpique parmesão. Leve ao forno pré-aquecido a 180o C durante 15 minutos.

Passe os hambúrgueres para uma travessa limpa, adicione o molho, o manjericão roxo e disponha a sobra do queijo nas laterais. Sirva em seguida.

Agora sim é hora de descansar para amanhã continuar nossa corrida pelas maiores e melhores lojas do canal.

Um abraço do Chef Borba.

Se você se interessa por informações do segmento de loja de conveniência acesse a Categoria Loja de Conveniência do Blog Brasil Postos.

+++ Conheça as lojas de conveniência dos Estados Unidos – Parte 1 – Assista ao vídeo

+++ Dicas para ajudar aos novos empreendedores do segmento de conveniência

+++ A Loja de Conveniência e as Perspectivas para 2020

+++ O futuro das lojas de conveniência está na gastronomia

+++ Lojas de Conveniência à Beira-Mar – Veja as oportunidades!

Artigo anteriorPostos tem ICMS a recuperar e dinheiro a receber ! Informe-se
Próximo artigoWebnário Gratuito : Precificação de combustíveis: dor de cabeça ou oportunidade?
Luiz Fernando Monteiro Borba, ou melhor, Chef Borba, iniciou sua trajetória profissional no segmento de petróleo, por aproximadamente 20 anos, em companhia de seu pai. Possui formação em gastronomia e diversos cursos na área alimentícia e atua como Consultant Retaing para lojas de conveniência. Partiu para a criação de sua marca Sinerfood com o objetivo de levar profissionalização na criação de lojas, bares, restaurantes e padarias; observando às novas tendências de gastronomia, mercadologia, melhoria de processos e resultados. Sob a marca Sinerfood possui, ainda, a primeira temakeria estabelecida no mundo Yoi - Rolls & Temaki. Dados para Contato: (11) 9 5577-4095 | [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here