O título deste artigo poderia ser uma pergunta ou uma afirmação. Até 6 meses atrás o mundo girava numa velocidade e a previsibilidade do ambiente era (até certo ponto) cômoda.

Ok, o tal do Mundo VUCA (Volátil, Incerto, Complexo, Ambíguo) aparecia aqui e ali como um jargão corporativo da moda.
Vamos combinar que a volatilidade e a incerteza sempre fizeram parte do varejo assim como a complexidade.

Eis que chegou Março de 2020 e tudo virou de cabeça pra baixo, incerteza em alta, complexidade em cada decisão, Mundo VUCA na veia.

Muitos empresários do nosso setor sobreviveram com algumas escoriações e agora cuidam das feridas procurando azeitar suas operações em busca do faturamento perdido.
As palavras da vez são: velocidade, competitividade e produtividade. Para isso sua equipe de pista ou de loja precisa estar afiadíssima, jogando como uma seleção campeã do mundo.
O treino e a capacitação quase diários terão que entrar na sua rotina.
Não se assuste com o termo treinar ou capacitar, todos sabemos que o momento é de custos enxutos, por isso vale a pena olhar com carinho para o EAD (Educação à Distância).

O EAD veio para facilitar a vida de todos multiplicando conhecimento com menor custo.
Hoje um bom curso online de varejo está acessível à custos bem atraentes e atende à todos independentemente do porte ou segmento varejista.
O fundamental aqui é entender que sua equipe está enfrentando novos e inéditos desafios e não vai conseguir a performance necessária para estes tempos instáveis utilizando apenas o que aprenderam antes da pandemia. O cliente está temerário, exigente, talvez menos tolerante à falha e certamente atento à grande variedade de fornecedores existentes. Fidelizar já não é mais uma tarefa fácil.
Na minha experiência posso afirmar que o modelo de capacitação online é bem aceito e
recebido por profissionais de todas as áreas e níveis de conhecimento. Aquela rejeição aos
vídeos e textos online diminui bastante e eu mesmo já ministrei várias turmas de capacitação online, às vezes com mais de 300 pessoas conectadas e interagindo com vontade.
É uma experiência sensacional ler o chat, mandar recados, tirar dúvidas e impactar a vida de equipes que se sentiam desamparadas no meio desta loucura toda. O segredo é a “humanização”, ou seja, a adoção de um discurso simples e objetivo, seja nos vídeos de treinamento, seja nas transmissões via Zoom. Isso aproxima o participante da realidade.

Esqueça aqueles vídeos longos e tediosos, hoje o uso do microlearning (curso online com vídeos de 5 a 10 minutos de duração) permite que os participantes se organizem e sintam o mínimo de impacto na rotina de trabalho.

+++ LEIA TAMBÉM : Rota Pichilau contrata Academia Brasil Postos para treinamento das equipes de lojas de conveniência.

Bem diferente dos cursos presenciais de 4h ou 8h que exigiam deslocamentos de turmas inteiras e altos custos. O formato microlearning também é menos cansativo e monótono para o participante.
O modelo EAD também é mais flexível, permitindo ao participante ditar seu próprio ritmo de
aprendizado, seguindo a trilha de aprendizagem conforme sua necessidade. Ah sim, um curso EAD assíncrono está disponível 24h/7 dias por semana. Cada um se organiza e estuda conforme sua realidade.
A pandemia afetou enormemente os negócios, mas não mudou a necessidade de estarmos
capacitados para lidar com desafios cotidianos. Não espere a inabilidade ou a falta de
conhecimentos atualizados baterem à sua porta. Pesquise as alternativas e abrace o EAD.
Sua equipe agradece e seu fluxo de caixa também.

 

+++ LEIA TAMBÉM : O que a Academia Brasil Postos pode fazer por você e sua equipe. Descubra!

 


Claudio Moreira é o novo colunista do Blog da Academia Brasil Postos e vai escrever sobre gestão de pessoas e liderança.

Atua há mais de 20 anos tornando os profissionais que tenham contato direto com seu cliente capazes de aumentar a possibilidade de recompra, fidelização e conquista de novos negócios.

Claudio também atua como mentor, professor, instrutor e palestrante em temas relacionados ao varejo com forte atuação no mercado de proximidade, lojas de conveniência e revenda de combustíveis. Atualmente tem participado como instrutor de vários eventos online da Academia Brasil Postos.

Artigo anteriorSaiba tudo sobre o Pix – O novo meio de pagamentos do Banco Central
Próximo artigoEstratégia de Marketing Digital para Posto de Combustível e Loja de Conveniência. Parte 1
Formador de Equipes de Serviços, Food Service e Varejo/Palestrante/Facilitador e Instrutor/Desenvolvedor de jogos. Atua mais de 20 anos tornando os profissionais que tenham contato direto com seu cliente capazes de aumentar a possibilidade de recompra, fidelização e conquista de novos negócios. Contato : [email protected] | 21 9 9111-0125

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here