Segundo pesquisa realizada pela RD Station, 93% das empresas já ouviram falar sobre a LGPD, mas apenas 15% se mostram prontas ou em reta final de adequação.

A maioria das empresas ainda não inseriu nenhuma medida de segurança referente as informações que armazenam, apenas se limitando a estabeler uma política de cokies e/ou política de proteção de dados em seus sites, sem ao menos saberem quais dados armazenam, em que lugares e quais devem ser protegidos.

Apenas implementar as políticas básicas, sem o adequado mapeamento de dados e gestão da segurança da informação não é adequação à lei.

É apenas uma pincelada de maquiagem “para inglês ver”.

Entre as principais dificuldades apresentadas pelas empresas estão a falta de recursos para investir em novos processos, a falta de profissionais qualificados e uma grande confusão sobre quais dados precisam ser protegidos.

Existem hoje no mercado uma enorme gama de opiniões, comercialização de kits de adequação e comentários sobre a LGPD mas sem o real conhecimento do assunto.

Isto vem acarretando uma desinformação das empresas, aliada a falsa ideia de que basta acrescentar uma cláusula nos contratos de trabalho, elaborar uma política de cokies, acrescentar uma política de privacidade no site e solicitar consentimentos genéricos para estar adequado.

Mas a lei é muito mais do que isso, envolve realmente um trabalho de equipe multidisciplinar, comandadas por um Encarregado e que começa pelo mapeamento de dados, seguido do entendimento da bases legais aplicadas, dos gaps e riscos das operações, a adequação das estruturas de segurança, entre outras medidas importantes para a conformidade.

Por essa razão a Academia Brasil Postos traz para o setor o primeiro curso focado exclusivamente na adequação das revendas e lojas de conveniência.

No curso vamos esclarecer as dúvidas com relação a LGPD, seus conceitos e forma de implementação. Teremos uma parte prática, na qual cada um irá preencher uma planilha de mapeamento de dados para discussão na aula seguinte.

A ideia não é formar especialistas na área, mas deixar cada participante apto a montar sua equipe multidisciplinar, entender o mapeamento de dados e as bases legais de tratamento, percebendo os riscos e necessidades de melhoras da segurança das informações. Sair da fase superficial de adequação para o verdadeiro estado de conformidade.

? Como este curso vai ajudar você e sua rede de postos e lojas de conveniência? 

Este curso foi desenvolvido para os colaboradores e gestores que estão na fase inicial do conhecimento sobre a nova lei e precisam dominar os fundamentos básicos para realizar a implementação em suas empresas. Veja o que você vai aprender:

1º dia do curso – Dia 30/08 às 19hs

✅ Motivos que levaram a elaboração da lei de proteção de dados;

✅ Conceitos trazidos pela lei, sua amplitude e abrangência;

✅ Razões para as revendas e lojas de conveniência precisam se adequarem à lei;

2º dia do curso 01/09 às 19hs

✅ Riscos de não observar às exigências da lei.

✅ Como compor uma equipe multidisciplinar de conformidade.

✅ Documentação para a conformidade.

✅ Melhores práticas para adequação.

?‍? Instrutora

– Dra. Cristiane Dani, advoga desde 1994, possui CPC-PD (Certificado Profissional em Compliance de Proteção de Dados) pela LEC/FGV. Co-fundadora do Portal e Academia Brasil Postos.

?️ Data : 30/08 e 01/09 – 19 às 21 hs

? Faça já sua inscrição ?

 

Ficou com dúvidas ? Entre em contato conosco e solicite uma conversa gratuita com nossos especialistas em LGPD.

 

+++ LGPD: seu posto já está adequado para a chegada da lei que entra em vigor em agosto?

+++ LGPD: postos podem oferecer descontos e prêmios em troca do CPF?

+++ LGPD: Como ela vai funcionar no meu posto de combustível?

+++ LGPD – Seu posto está preparado ? Leia este artigo e tire suas dúvidas.

ASSISTA TAMBÉM – Webnário – Webnario – LGPD e os Impactos na Revenda de Combustíveis e Lojas de Conveniência

Artigo anteriorZoneamento Ambiental para Postos de Combustíveis
Próximo artigoFim da obrigatoriedade de frentistas foi incluída na MP 1063/21. Prepare-se.
Formada Direto advoga desde 1994. Pós-graduada em Direito Processual Civil. com sólida vivência na área Jurídica, desenvolvendo atividades em Empresas, Instituições Financeiras e Escritórios de Advocacia, nas áreas de Direito Empresarial, Direito Comercial, Direito Bancário, Direito Securitário, Direito do Trabalho e Direito Civil. Capacitada em Prevenção de Litígios, Contratos, Consultoria, Direito Administrativo (Licitações) e Recuperação de Crédito. sólida experiência em negociação estratégica, desenvolvimento de teses, estratégias jurídicas e análise de riscos dos procedimentos adotados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here