
O Instituto Água e Terra (IAT), órgão vinulado à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, desburocratizou o processo de monitoramento de áreas contaminadas em empreendimentos armazenadores, distribuidores e revendedores de combustíveis. O Relatório de Monitoramento e Operação (RMO) é mais simplificado e pode ser preenchido eletronicamente no site do órgão.
A mudança promete trazer maior agilidade aos processos de Renovação de Licença de Operação (RLO) desse segmento e também maior cuidado com as questões ambientais e aprimoramento técnico para gerenciamento de áreas contaminadas no Estado do Paraná.
“O objetivo é descomplicar o Paraná e desenvolver ações mais assertivas quando houver ocorrências potencialmente poluidoras”, explica o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes.

Método Brasil Postos
Seja o dono do seu posto — não o escravo dele
Pare de estrangular o crescimento do seu posto com uma gestão amadora
Profissionalize sua liderança e transforme uma operação presa ao improviso em um negócio que funciona com método.
Você não precisa trabalhar mais horas. Precisa liderar melhor.
Quero mais tempo e lucro →Vagas limitadas por seleção/aplicação.
MUDANÇA – O RMO substitui o Estudo de Passivo Ambiental. “O estudo é muito mais complexo e demanda mais custos para os postos”, comenta a gerente de Licenciamento Ambiental do IAT, Ivonete Coelho. “O novo relatório é mais enxuto e vai demonstrar, com mais precisão, se há contaminação do solo ou águas subterrâneas. Se for constatada a contaminação, daí o posto é obrigado a realizar o estudo de passivo mais completo”.
O prazo máximo para entrega de, no mínimo um RMO, é de 3 anos. E quando for renovar a licença ele deve comprovar que apresentou esses relatórios.
Antes os estudos eram entregues fisicamente, gerando um grande fluxo de documentos e dificultando na hora da avaliação para a renovação de licença.
“O novo sistema irá trazer mais agilidade e transparência nas informações para técnicos, empreendedores e Ministério Público”, ressalta o diretor-presidente do IAT, Everton Luiz da Costa Souza.
LINK – O termo de referência para elaboração do relatório, conforme diretrizes técnicas mínimas estabelecidas pelo ANEXO VIII da Resolução Sedest nº 003/2020 está na aba Automonitoramento no site do órgão, junto com o link para preenchimento do relatório. Esse relatório gerará um número de protocolo que o empreendedor e os técnicos poderão acompanhar AQUI.

Brasil Postos Negócios
Compra e venda de postos de combustíveis
Compre ou venda postos de combustíveis em todo o Brasil.
Conectamos compradores, investidores e proprietários com segurança, confidencialidade e ampla divulgação para o público certo.
RMO – O Relatório de Monitoramento e Operação é um estudo simplificado para acompanhamento das atividades operacionais dos empreendimentos armazenadores, distribuidores e revendedores de combustíveis no Paraná.
Também tem como objetivo o monitoramento do meio subterrâneo, no qual o empreendimento está instalado, por meio da realização de coletas de amostras do solo e de água subterrânea, com avaliação de análises laboratoriais para identificação de concentrações de substâncias químicas acima dos limites permitidos pela legislação.
O documento é exigido para a regularidade das empresas potencialmente poluidoras do meio ambiente. Nos setores de venda, retalhistas e bases de distribuição de combustíveis, o processo desburocratizado permitira otimizar a avaliação de vários aspectos que apontam o impacto das atividades, identificar vazamentos e a execução de ações mitigatórias.
Fonte: Governo do Estado do Paraná

+++ Como sobreviver em tempos de Quarentena – Aulas Liberadas
+++ Vídeo – Atendimento e Boas Práticas na Loja de Conveniência durante a Quarentena
+++ INFOGRÁFICO – Como prevenir o Corona Virus no Postos – Baixa Gratuitamente
+++ Corona Vírus no Posto e na Conveniência – Orientações para o Combate do Covid 19
Aprenda como preparar a equipe da loja de conveniência durante a quarentena.

Dados e inteligência de mercado
Painel de preços de combustíveis
Veja os preços dos postos e das distribuidoras da sua cidade
Compare o preço na bomba com o preço de compra e acompanhe sua praça com dados atualizados todos os dias.
Controle e automação
Estacionamento que gera resultado
Transforme o fluxo do posto em receita recorrente
Automatize o estacionamento, organize o acesso de veículos e aproveite melhor cada oportunidade do seu pátio.
Conheça as soluções para estacionamentos de postos.
Conheça a Sanvitron →Acesse o site do anunciante.
Notícias relacionadas
Como consultar e contestar a nota do seu posto no aplicativo da ANP
16 de setembro de 2026
Rio tem 57 postos com nota zero na ANP e supera São Paulo em número absoluto
16 de setembro de 2026
Justiça do Paraná afasta galonagem mínima e prorrogação automática em contrato de fornecimento de combustíveis
12 de setembro de 2026
Projeto quer deixar estados decidirem sobre venda de gasolina sem etanol nos postos
11 de setembro de 2026
TJPR inverte multa contratual e condena distribuidora a pagar a multa ao posto revendedor
9 de setembro de 2026
ANP quer exigir capital social de R$ 1 milhão do posto revendedor
7 de setembro de 2026
ANP não autua mais por preço abusivo e fiscaliza postos em 17 estados
7 de setembro de 2026
Um ano após a Carbono Oculto, ANP diz que fiscaliza com dados de 45 dias atrás
2 de setembro de 2026
Reforma tributária: como não perder dinheiro agindo já em 2026
1 de setembro de 2026Não perca nenhuma mudança que afeta o seu posto
Legislação, fiscalização e mercado — o que muda na sua margem, toda semana no seu e-mail.


