Sancionada em março de 2023, a Lei Complementar 192/22 trouxe alterações na tributação do PIS/COFINS para o setor de combustíveis.

Em seu artigo 9º, a LC 192 dispôs sobre a redução da alíquota de PIS COFINS a 0% para alguns itens submetidos à sistemática monofásica de apuração (Diesel, Gás Liquefeito de Petróleo e Querosene de Aviação) e permitiu a manutenção dos créditos referentes a estas operações

Neste artigo faremos a análise dos desdobramentos e oportunidades de Créditos Tributários.

No entanto, posteriormente, a Lei Complementar 192/2022 foi alterada pela Medida Provisória 1.118/2022, que eliminou a disposição que concedia benefícios relacionados aos créditos presumidos na aquisição desses produtos. 

Nesse contexto, a Confederação Nacional do Transporte, tendo por objeto a declaração de inconstitucionalidade da MPV 1.118/2022, ou pelo menos da necessidade de se aguardar 90 (noventa) dias para sua produção de efeitos, ajuizou a Ação Direta de Inconstitucionalidade 7.181/DF.

O pedido foi analisado liminarmente pelo Ministro Dias Toffoli, que determinou que a MP nº 1.118/22 somente produza efeitos após decorridos 90 (noventa) dias da data de sua publicação, diante da violação ao princípio da anterioridade decorrente da majoração indireta de tributos, devendo a decisão retornar ao Plenário do Supremo Tribunal Federal na sessão virtual de 10/06/2022.

O Ministro-Relator deixou claro que o artigo 9º da Lei Complementar nº 192/22 instituiu um regime de crédito presumido, garantindo seu aproveitamento às pessoas jurídicas da cadeia produtiva de combustíveis, inclusive dos adquirentes finais.

A ADI 7.181/DF perdeu o objeto, e transitou em julgado, mas abriu oportunidade tributária única para o setor de distribuidores e revendedores de diesel, biodiesel, GLP e querosene de aviação.

Entendemos que é possível a tomada de créditos das contribuições de PIS e de COFINS, à alíquota de 9,25% na aquisição dos itens desonerados (diesel, GLP e querosene de aviação), por todas as pessoas jurídicas da cadeia produtiva, inclusive adquirentes finais, pelo menos até noventa dias da publicação da MP nº 1.118/2022, que alterou o regime instituído pela redação original do artigo 9º, caput, da Lei Complementar nº 192/2022 (11/03/2022 a 15/08/2022).

Caso você não tenha explorado a recuperação desses créditos para sua revenda, o momento oportuno é agora.

?  O setor Tributário da Brasil Postos pode ajudar a sua empresa a possuir uma gestão tributária adequada, evitando que recursos sejam indevidamente drenados do seu negócio. Entre em contato conosco e faça um DIAGNÓSTICO GRATUITO.

DESEJA FAZER UM CONSULTA GRATUÍTA SOBRE OS CRÉDITOS TRIBUTÁRIOS QUE SUA EMPRESA PODE RESTITUIR? CLIQUE AQUI.

Leia outros artigos do sobre recuperação tributária

Recuperação Tributária –  ZERE tributos de lanchonete, bar e restaurante. Entenda!

VENDA DE CIGARROS – Justiça libera a varejistas devolução de parte do PIS/Cofins sobre cigarros

Revendedor: Recupere 9,25% da compra de diesel no período de 11 de março à 15 de agosto de 2022

PIS COFINS SOBRE CIGARROS – RECEITA e PGFN ACEITAM RESTITUIÇÃO

STJ decide: ICMS-ST gera crédito de PIS/Cofins – Decisão pode impactar profundamente o setor da revenda de combustíveis

Sua conveniência é Simples Nacional ? É possível recuperar créditos tributários pagos indevidamente nos últimos 60 meses!

Artigo anteriorGasolina tem validade? Descubra o prazo de expiração dos principais combustíveis
Próximo artigo[LIVE] Desmistificando a gestão de Estacionamentos em Postos de Rodovia: Assista no Youtube
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here