Olá! Eu sou Adriana Guimarães graduada em Arquitetura e Urbanismo, uns  anos após a Faculdade fiz a pós-graduação em Gestão Ambiental enquanto ainda morava no Rio de Janeiro, Capital.  

Buscando qualidade de vida para mim e minha família, me mudei para o  Espírito Santo, para a cidade de Guarapari a qual já conhecia, foi nessa  mudança que me deparei com a fantástica área ambiental, antes não era esse meu foco profissional, somente área de interesse. 

Era uma possibilidade de desafio futuro, que não demorou a chegar; do início  desta mudança de área até hoje lá se vão 12 anos.  

Meu relacionamento com o Licenciamento Ambiental iniciou em 2013, quando  Guarapari assumiu o procedimento de Licenciamento Ambiental das Atividades  Potencialmente Poluidoras. 

De lá para cá o número de empreendimentos e potenciais clientes, e amigos, vem aumentando assim como a responsabilidade do órgão ambiental e o  número de consultores.  

Com esse crescimento de mercado, já me consolidando no mercado de  Serviços de Consultoria Ambiental, identifiquei a necessidade em ensinar a  recém-formados na área ambiental o promissor campo da Consultoria  Ambiental.  

Assim como eu vivenciei, as instituições de ensino passam as informações  para habilitação do profissional, mas muitas vezes carecem de ensinamentos que possibilitam ao acadêmico a utilizar aquele conhecimento. 

APRENDA  LICENCIAMENTO AMBIENTAL

Dessa necessidade nasceu durante a pandemia o APRENDA  LICENCIAMENTO AMBIENTAL um curso onde ensino ao profissional o passo  a passo do que ele precisa para poder trabalhar com licenciamento ambiental,  assim como eu, onde ele estiver no nosso imenso país, uma mentoria prática que visa organizar, preparar e acompanhar as questões de cunho ambiental de um empreendimento potencialmente poluidor 

Nessa jornada de descobertas, entre o variado número de cliente e tipologia de  empreendimentos, descobri minha paixão por resíduos perigosos, os desafios e exigências dos órgãos ambientais sobre os empreendimentos, ali estava  surgindo a minha frente um novo desafio ao qual dedico a minha total energia. 

Assim se deu o início dos trabalhos relacionados a postos de abastecimentos:  Clientes de diversas localidades com as questões ambientais muito  especificas, pois, são empreendimento potencialmente poluidores que  precisam de um Consultor Ambiental qualificado que atenda às demandas e  prazos evitando transtornos para o cliente. 

Essa sintonia se deu em uma contratação onde eu fui responsável pelo  cumprimentos das condicionantes do cliente. O qual me surpreendeu pela sua  organização e zelo com as informações necessárias para o bom andamento do  trabalho.  

O escopo deste serviço se baseou em apresentação de documentação  referente a atividade em questão, treinamento de gestão ambiental para os funcionários (frentistas), que se deu através de uma abordagem in loco, da  prática dos resíduos não perigosos e perigosos gerados.

A coleta dos resíduos  perigosos corretamente armazenados, nesse caso as embalagens (OLUC)  foram realizadas por empresa credenciada. Outro item no escopo referente ao  sistema SAO onde contemplava análise do efluente (caracterizado dentro dos  padrões CONAMA) e destinação adequada da borra oleosa proveniente do  sistema (Onde foi gerado o MTR para o acompanhamento deste resíduo perigoso) desde sua geração até seu descarte ambientalmente adequado.

E finalizando a extensa lista, não menos importante a realização das fases 1 e 2  do VOC contemplando o relatório de investigação ambiental preliminar e na  segunda fase o laudo técnico de passivos ambientais. 

E isso é só o começo… Prazer, Adriana Guimarães.

Mais informações e contatos da Adriana –

? Website – https://aprendalicenciamentoambiental.com/

✉ e-mail – [email protected]

Aprenda Licenciamento Ambiental

Conheça a Adriana

Olá! Eu sou Adriana Guimarães formada em Arquitetura e Urbanismo. Assim que terminei a faculdade, optei por trabalhar com reforma de interiores. Foi trabalhando em obras no dia a dia que me deparei com a seguinte questão: o que fazer com os entulhos gerados pela obra? Todo aquele resíduo me incomodava. Foi quando surgiu a GESTÃO AMBIENTAL, como pós graduação. Foi uma escolha bastante feliz e como coincidências não acontecem, quando mudei para Guarapari, fui convidada a gerenciara equipe de Educação Ambiental na Secretaria de Meio Ambiente, onde moro desde então. Pouco depois a Secretaria iniciou o processo de Licenciamento Ambiental Municipal. Foi ótimo pois pude conviver com tudo o que aprendi na pós-graduação e me deu uma bagagem real do que é a prática do trabalho como consultor ambiental. Quando sai do cargo decidi abrir meu próprio negócio e investir nesse promissor mercado.  Hoje tenho orgulho em dizer que sou Consultora Ambiental e vivo disso, pago as minhas contas, sustento minha casa e um filho adolescente.

Pensando na dificuldade que a gente passa para começar a trabalhar logo que terminamos a faculdade e ainda não temos experiência, decidi criar o Programa Aprenda Licenciamento Ambiental. O meu propósito é multiplicar meu conhecimento adquirido ao longo da minha caminhada e ensinar você como aumentar sua renda  trabalhando com Licenciamento Ambiental.

Artigo anteriorVendas de combustíveis por distribuidoras no Brasil avançam 12,1% em junho, diz ANP
Próximo artigoMercado Brasileiro de Lubrificantes fecha semestre com alta de 24,7%
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here