O caminho ou a jornada do cliente é a experiencia completa do consumidor, desse o momento da descoberta da sua loja de conveniência até o pós-venda. 

Pensar no caminho do consumidor, permite o desenho de uma tática para que o processo de compra seja estruturado, direcionando o consumidor para um trajeto sugerido, disponibilizando o mix de produtos de forma estratégica para jornadas diferentes de consumo.

Nos artigos anteriores, sugerimos a construção de processos internos que buscam a eficiência operacional e que impactam de uma maneira positiva os consumidores.

Neste artigo, vamos apresentar algumas dicas básicas para aprimorar as práticas que possibilitam conhecer maiores detalhes, comportamentos e hábitos dos seus clientes, facilitando o processo de fidelização e consequentemente um aumento das vendas da sua loja.

1️⃣ Conheça o mínimo do perfil dos seus clientes – Identificar seus melhores clientes (ou os clientes que gostariam de atrair);

2️⃣Entenda a expectativa do seu cliente – Pense no que seu cliente está tentando obter;

3️⃣ Tenha atenção nas considerações de seus clientes – Crie uma conexão, o mesmo que conversa e escuta ativa que compreende exatamente o que ele quer demonstrar;

4️⃣ Fidelize seu cliente – Proporcione ações que o faça ser um cliente ativo e beneficiado/ reconhecido em suas próximas visitas.

Nesse caminho surgem também ideias que aumentam a eficiência e reduzem os pontos de atrito entre atendimento e cliente, sua implementação pode elevar a percepção positiva, criar uma experiência diferenciada e de alto nível para o segmento.

Durante a jornada do cliente, é hora de se concentrar em criar habilidade de manter essas boas práticas indicadas acima, pois atualmente, além de conquistar clientes recorrentes num canal antigamente pouco possível, é também uma nova possibilidade de crescer com clientes promotores, que são aqueles que espontaneamente divulgam seu produto ou atendimento, para mais futuros clientes.

Esta estratégia é uma das soluções que oferecemos aos nossos clientes, que agrega mapear oportunidades e processos para implantar em lojas de conveniências.

Escrito por Juliana Furlanis –Consultora de novos negócios e projetos, formada em nutrição e pós-graduada em vigilância sanitária e controle de qualidade dos alimentos, apaixonada por operações, cursando MBA em gestão estratégica de novos negócios e mercados.  Apresenta 14 anos de experiência no mercado food service, forte atuação e implantações de ferramentas operacionais e comerciais para A&, com foco nos resultados financeiros e eficiência operacional, colaboradora da Tria – Consultoria e Treinamento como gestora de novos projetos.

Colaboração: Tatiana de Queiroz Campos

Nutricionista, pós-graduada em vigilância sanitária dos alimentos e gestão de negócios, com mais de 20 anos de experiência no varejo. Gestora comercial e marketing da Tria – Consultoria e Treinamento, empresa que atua para implantação dos processos de segurança alimentar e gestão de produção e vendas para o setor de food service. 

Colunista da Revista Padaria 2000, integrante do Grupo Técnico da Associação Nacional dos Restaurantes (ANR) e da comissão de Fornecedores da Associação Brasileira de Franchising (ABF).  

A Tria é uma empresa de consultoria e treinamento para os negócios em alimentação. Atendemos projetos de segurança dos alimentos e gestão de produção e vendas, contribuindo com o crescimento e desenvolvimento dos nossos clientes. 

Atuando na Gestão de Produção e vendas auxiliamos na melhoria da lucratividade do negócio de alimentação, por meio da implantação de ferramentas que contribuem para excelência operacional do estabelecimento, implantando processos para otimização do fluxo de produção, elaboração de cardápios atrativos e rentáveis, padronização de produtos, elaboração de fichas técnicas, controle de estoque e gerenciamento das vendas.

Se você se interessa por informações do segmento de loja de conveniência acesse a Categoria Loja de Conveniência do Blog Brasil Postos.

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