Organize as tarefas e o desenvolvimento dos colaboradores de maneira positiva para sua loja.

No artigo anterior, sugerimos a criação de um plano de chão, para posicionamento da equipe e citamos a importância de saber previamente as responsabilidades e deveres em cada setor.

Nesse artigo vamos apresentar a Matriz de Treinamento Operacional, que dentre os benefícios do seu uso, um deles é evidenciar quem ainda necessita de desenvolvimento para determinadas tarefas e com isso, saberá em que funções é necessário investir em treinamentos, além de direcionar de maneira produtiva cada colaborador por atividade.

Na visão do gestor do negócio é uma estratégia importante, pois contribui no desenvolvimento de pessoas, bem como beneficia a organização operacional, de produtos e vendas.

Esses modelos de processos operacionais, tem como objetivo trazer uma visão prática do
conceito de gestão de vendas e atendimento, com qualidade e consequentemente preparar o negócio para obter uma equipe de boa performance, com foco na excelência para o segmento de lojas de conveniências.

A Matriz de Treinamento Operacional, conforme modelo a seguir, possibilita definir o que
precisa ser feito e quem são as pessoas indicadas para a execução em cada tarefa.

Veja abaixo como montar sua matriz de treinamento operacional:

1️⃣ Definir todas as tarefas que os colaboradores devem executar;

2️⃣ Inserir o nome dos colaboradores.

Exemplo:

É importante ressaltar que esse material, assim como o plano de chão, deve estar em local de fácil acesso, promovendo uma visibilidade ágil e constar apenas as informações relevantes. Assim, para não se perder na organização e com intuito de um acompanhamento eficaz do que tem imprescindivelmente ser feito e os respectivos responsáveis em cada dia de jornada de trabalho.

Esta é uma das soluções que oferecemos aos nossos clientes, que agrega na eficiência
operacional, mantendo o colaborador ciente de suas atribuições e responsabilidades para o
segmento de lojas de conveniência.

Escrito por Juliana Furlanis –Consultora de novos negócios e projetos, formada em nutrição e pós-graduada em vigilância sanitária e controle de qualidade dos alimentos, apaixonada por operações, cursando MBA em gestão estratégica de novos negócios e mercados.  Apresenta 14 anos de experiência no mercado food service, forte atuação e implantações de ferramentas operacionais e comerciais para A&, com foco nos resultados financeiros e eficiência operacional, colaboradora da Tria – Consultoria e Treinamento como gestora de novos projetos.

Colaboração: Tatiana de Queiroz Campos

Nutricionista, pós-graduada em vigilância sanitária dos alimentos e gestão de negócios, com mais de 20 anos de experiência no varejo. Gestora comercial e marketing da Tria – Consultoria e Treinamento, empresa que atua para implantação dos processos de segurança alimentar e gestão de produção e vendas para o setor de food service. 

Colunista da Revista Padaria 2000, integrante do Grupo Técnico da Associação Nacional dos Restaurantes (ANR) e da comissão de Fornecedores da Associação Brasileira de Franchising (ABF).  

A Tria é uma empresa de consultoria e treinamento para os negócios em alimentação. Atendemos projetos de segurança dos alimentos e gestão de produção e vendas, contribuindo com o crescimento e desenvolvimento dos nossos clientes. 

Atuando na Gestão de Produção e vendas auxiliamos na melhoria da lucratividade do negócio de alimentação, por meio da implantação de ferramentas que contribuem para excelência operacional do estabelecimento, implantando processos para otimização do fluxo de produção, elaboração de cardápios atrativos e rentáveis, padronização de produtos, elaboração de fichas técnicas, controle de estoque e gerenciamento das vendas.

Se você se interessa por informações do segmento de loja de conveniência acesse a Categoria Loja de Conveniência do Blog Brasil Postos.

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