A revista Consumidor Moderno publicou um artigo em seu portal destacando o valor de ser bem-atendido nos momentos de compra de um produto ou serviço, afinal o consumidor está em busca de experiências verdadeiras.

Quando relacionamos essa experiência para o food service agregamos as tendências de mercado (comfort food e mercado de indulgência) do setor em todos os momentos de consumo.  

Para agregar resultado financeiro para o seu negócio é importante conhecer o perfil do seu público e os seus hábitos de consumo durante as diferentes partes do dia.  O chamado Day Part é uma estratégia de vendas que tem como objetivo direcionar o incremento do faturamento de forma assertiva e estratégica, disponibilizando ao consumidor produtos diversificados de acordo com os horários e período de funcionamento da loja de conveniência. 

Na hora do café da manhã, durante a semana, por exemplo, as lojas de conveniência são altamente frequentadas por um consumidor que buscam uma refeição que possam saciá-los bem, até a alimentação do almoço, muitas vezes com a possibilidade de consumo no próprio carro no caminho do trabalho, como pão de queijo e um suco. Já no fim de semana, o mesmo estabelecimento pode ser visitado para uma experiência rápida de percurso, entre familiares e amigos, e a demanda pode ser outra, como a compra de snacks e bebidas. 

O Day part é uma oportunidade de inovação para o seu negócio, pois o seu estudo permite criar oferta de produtos e principalmente aumentar o fluxo de consumidores durante os horários de menor movimento da loja, as conveniências podem acrescentar novas opções em seu cardápio e utilizar das estratégias de marketing que desperte uma maior visitação à loja, além de contribuir com a redução do tempo ocioso da equipe de atendentes.

Croissant | Band Receitas

Quais os benefícios do estudo do Day Part? 

1️⃣ Conhecer o quanto cada horário de venda representa no faturamento da sua loja.  

2️⃣ Permite realizar ação direcionada para aumento das vendas de forma estratégica. 

3️⃣ Aumento de fluxo e perfis de clientes.

Além das ações já mencionadas, podemos ainda sugerir táticas de marketing e divulgações, por meio de mídias online e offline, expondo promoções, combos e/ou programas de fidelidade, destacando sempre o horário dessas ações e deixando claro aos consumidores os benefícios de frequentar essas partes especificas do dia.

Vale à pena destacar, que é fundamental estudos prévios dos produtos e promoções, considerando a sua margem de lucro. 

Explorar a exposição dos produtos em todos os caminhos percorridos pelos consumidores desde o acesso na loja até chegar nos check outs também merecem destaques nos produtos e benefícios que desejam incrementar nesses períodos, ou seja, pensar estrategicamente na jornada do cliente dentro da sua loja. 

Outra dica valiosa para o momento, é apostar no delivery se associando a aplicativos do mercado, bem como anunciar o serviço dentro da própria loja, trabalhar com promoções e descontos para este canal de vendas, que em breve vamos nos aprofundar nos próximos artigos. 

Para finalizar, destacamos a importância do atendimento de boa qualidade sobre todas as estratégias que criar em sua loja, esse costuma ser o maior motivo de aumento de fluxo de clientes e torná-los recorrentes em seu estabelecimento.

Boas vendas!

Escrito por Tatiana de Queiroz Campos – Nutricionista, pós-graduada em vigilância sanitária dos alimentos e gestão de negócios, com mais de 20 anos de experiência no varejo. Gestora comercial do Grupo Tria – Consultoria e Treinamento, empresa que atua para implantação dos processos de segurança alimentar e adequação às normas para o setor de food service. 

Juliana Furlanis – Consultora de novos negócios e projetos, formada em nutrição e pós-graduada em vigilância sanitária e controle de qualidade dos alimentos, apaixonada por operações, se aperfeiçoou em gestão estratégica de novos negócios e mercados food service.   Apresenta 14 anos de experiência no Food, com forte atuação operacional em controle de lucros e perdas (P&L), análises de KPI’s (TM/ CMV/GMV) e demais ações voltadas para marketing/divulgação e implantações de ferramentas operacionais e comerciais A&B com foco nos resultados financeiros, colaboradora da Tria – Consultoria e Treinamento para projetos de Gestão de produção e vendas.

Grupo Tria – A Tria é uma empresa de consultoria e treinamento para os negócios em alimentação. Atendemos projetos de segurança dos alimentos e gestão de produção e vendas, contribuindo com o crescimento e desenvolvimento dos nossos clientes. 

Atuando na Gestão de Produção e vendas auxiliamos na melhoria da lucratividade do negócio de alimentação, por meio da implantação de ferramentas que contribuem para excelência operacional do estabelecimento, implantando processos para otimização do fluxo de produção, elaboração de cardápios atrativos e rentáveis, padronização de produtos, elaboração de fichas técnicas, controle de estoque e gerenciamento das vendas

Fonte: Brasil Postos

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