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Já ouviu dizer aquela frase: –  “Simples que não é fácil?” – Pois é, implantar a produtividade financeira no posto de combustível se resume nessa frase.

O conceito produzir já remete gerar, produzir em grande quantidade através de elementos disponíveis na operação do posto. A produtividade financeira consiste em trabalhar duas vertentes que dividirão os esforços para garantir essa eficiência, sendo a primeira delas aumentar as vendas sem sobrecarregar os custos e despesas e a segunda é reduzir o descontrole dos custos e despesas da operação, que irão pressionar o aumento da galonagem. Mas para fazer essa sinergia, somente será possível quando existirem processos bem definidos nas atividades padrões em um posto.  Esse será um artigo convite, onde irei antecipar como é possível conseguir a produtividade no seu posto, trabalhando três elementos fundamentais

Aumentar Receitas Gerando Valor para o Posto – É verdade que nem sempre aumentar receitas é sinal de lucros e prosperidade financeira. Portanto, para gerar e produzir mais dinheiro no posto de tal forma que o saldo deduzidos da receitas possam ser transferidos para o capital de giro, torna-se necessário conseguir o que chamamos de vendas com qualidade, vendas que geram valor e não dependem de preço para monetizar e rentabilizar a operação no seu posto. E o aspecto mais importante é que você deve reduzir ao máximo o seu esforço de vendas para poder ter equilíbrio financeiro no capital de giro, o que podemos caracterizar o processo de recorrência.  Mas tem um detalhe muito importante nesse processo. A produtividade somente será válida se o crescimento das vendas corresponderem também ao crescimento da margem de lucro.

Reduzir Custos e Despesas Operacionais sem Sacrificar as Vendas – Deve existir cautela em momentos de reduzir despesas e gastos na operação de um posto. Toda ação causa uma reação, nessa circunstância, uma despesas reduzida de maneira indevida poderá comprometer a qualidade das vendas.

Aquele ditado que diz: “Onde come um come mil” infelizmente não se remete a operação de um posto de combustível.

O cliente busca uma experiência de atendimento que gere a consideração, portanto, qualquer falha nesse processo poderá custar a perda de um cliente exigindo mas pressão na busca de novos clientes.
Portanto, uma análise sobre causas e efeitos devem estar sempre alinhando a preservação do potencial de crescimento da operação de um posto.
Otimização de Tempo e Dinheiro com Processos – Como se diz “tempo é dinheiro”, portanto, o processo de rotinas e atividades no posto de combustível são fundamentais para aliviar a tensão da geração de receitas e volumes, e também da tensão quanto o corte das despesas e gastos.  O maior desperdício dentro da operação no posto é tentar resolver problemas recorrentes e antigos com soluções diferentes para cada ocorrência.

A criação de processo limita erros, evita desperdícios e contribui diretamente com a produtividade financeira, sobrando muito mais tempo para criar estratégias e fazer uma gestão de crescimento.

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