logo gestão financeira

Série Dominando as Finanças – Passo 2 de 3  –  Seu Posto Tem Política de Retiradas de Lucros? Ou Lucro é Salário?

Cabe as boas práticas da gestão financeira definir a Política de Retirada dos Sócios em Posto de Combustível. Nesta segunda aula da série gerenciando as finanças do seu posto, vamos abordar um aspecto que pode levar o Capital de Giro a um ponto crítico.

Para começar, vou usar uma frase que sempre utilizo para revendedores: “Todos os Postos Geram Lucros. As decisões e atitudes dos sócios é que transformam em prejuízos.”

Com isso, daremos continuidade a breve série de aulas/artigos para que você possa melhorar as finanças rapidamente em seu posto. Muito indicado para você que é sócio ou tem sócio, ou para você que é gerente e tem que educar o sócio 😉

Qual a Política de Retirada dos Sócios em Posto de Combustível Você Utiliza? Seu posto gera lucro? Você faz retirada? Sempre escuto de revendedores que em Posto de Gasolina não sobra lucros e, não sobra dinheiro para retiradas. Pode acreditar, quando comecei no segmento dizia a mesma coisa. Então fica tranquilo, pois se você pensa isso e está lendo esse artigo, essa visão pode mudar.

Por isso a importância da Política de Retirada dos Sócios em Posto de Combustível. Então lanço uma outra pergunta: Você paga suas contas pessoais no posto? Ou faz retiradas para pessoa física?

Acredito que a grande maioria vai dizer “sim”, recolho todas as contas pessoais de minha casa e fatura de cartão de crédito e deixo no posto para pagar, pois se tiver que esperar uma sobra para retirar em dinheiro, pode não ocorrer.Pois é, falando por mim, isso acontecia sempre, parece algo psicológico, uma sensação de não levar problemas para casa.

Apenas para ilustrar, os casos mais comuns de contas pagas pelo posto que na verdade são despesas dos sócios: Energia Elétrica, Água, Condomínio, Conta da Escola e Cartão de Crédito dos Sócios.
Somente nessas linhas acima já é um bom montante acumulado. Então será que esse montante seria despesas do posto ou retirada dos sócios? Certamente isso deve ser considerado uma retira dos sócios, pois não pode confundir despesas pessoais com despesas do posto. Isso prejudica tanto a pessoa jurídica, quanto a pessoa física na qualidade de sócio.

Você Tem Salário ou Retirada Total de Lucros? Tem Capital de Giro Disponível? Agora que você já identificou que existe a prática de pagamento das despesas pessoais e que está é considerada retirada, vamos ao ponto que mais prejudica o capital de giro de um posto. 

banner_Leia _também1
+++ LEIA TAMBÉM: Aumente o Lucro no Posto ou faça Seu Prejuízo Diminuir – Série Dominando as Finanças – Passo 1 de 3   
+++ LEIA TAMBÉM: Porque Meu Posto de Gasolina Não Gera Lucro?

Depois de contabilizar os gastos pessoais, ainda, grande parte dos sócios além das despesas pessoais, ainda no final do mês acabam retirando um valor, pois entende que trabalhou o mês inteiro e tem direito a ter uma quantia para destinar a descanso, prazer e viagens. Mas será que teria direito de fazer toda essa retirada?

Sem contar aqueles que pensam que Lucros é Salário…ou seja, o que ele entender que gerou de lucro, faz a retirada ou consome o valor. E pasme, Isso é a maioria. Bom, se você é assim, tudo bem pra mim. O fato é que isso está causando seu prejuízo e consumindo todo seu capital de giro. Tal atitude é o que leva a correr sempre atrás de dinheiro para pagar as contas do posto.

Além de poluir a apuração do resultado do seu posto e também faz com que você não tenha controle das suas finanças pessoais, pois sempre acha que o posto dá um jeitinho de pagá-las e ainda tem em conta corrente valores para sacar, sem saber do comprometimento. Poderia escrever algumas páginas, mas nesse momento me limita a ser breve e objetivo e em contrapartida, apresentar as dicas para você mudar a partir de hoje.

conteúdo

Quais as Dicas se Você Ainda Pensa que Lucros é Salário e Que Suas Despesas é do Posto?  

Vou deixar algumas dicas para você identificar no seu posto e se possível tomar as providências para evitar maiores prejuízos.

-Não pague contas pessoais utilizando a conta bancária do posto;

-Abra uma conta bancária pessoal e toda e qualquer necessidade de dinheiro, transfira da Conta do Posto para a Física, pois assim saberá quanto retirou e fará melhor controle das finanças pessoais;

-Defina um salário! Esqueça essa que Lucro é o Salário.

– Apure o resultado mensal no seu posto, pois esses gastos pessoais podem estar sendo contabilizados no posto e com isso pode estar gerando prejuízo. Se excluir as despesas pessoais, provavelmente seu posto acusará lucros. Simples assim.

Enfim, por hora vamos parar por aqui. No próximo artigo vamos abordar alguns outros pontos da série dominando as finanças. Agora se você quiser se aprofundar mais no assunto sobre gestão financeira, temos um método focado em capital de giro e lucros em Posto de Combustíveis.

Se ainda sim estiver com dúvidas e quer saber como melhorar esse fluxo de entradas e saídas de dinheiro e organizar o planejamento da gestão financeira, convido você a conhecer o CURSO GESTÃO FINANCEIRA PARA POSTOS DE COMBUSTÍVEIS.

banner inicial gestão financeira_letrings

Se a Gestão Financeira é um problema que você deve enfrentar e precisa de ajuda,  se inscreva no nosso Curso de Gestão Financeira Online desenvolvido pelo Consultor Carlos Bispo em parceria com o Portal Brasil Postos. Neste curso é apresentada  qual o impacto financeiro para cada modalidade de pagamento e também demonstrada na prática como calcular a margem de contribuição e o capital de giro.

Gostaria de ter ajuda com isso? Podemos te ajudar. Até breve

banner colunista carlos

Artigo anteriorGestão de Pessoas para Humanizar e Fidelizar Clientes
Próximo artigoPosto Multado pela ANP atinge o Patrimônio dos sócios ?
Maior plataforma de cursos online para o segmento de postos de combustíveis e loja de conveniência a BP Cursos Online pertence ao Portal Brasil Postos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here