logo gestão financeira

Série Dominando as Finanças – Passo 1 de 3  –  Como conseguir melhorar a margem liquida ou lucro líquido no seu posto ou até mesmo reduzir o indesejável prejuízo que paira no seu posto de combustível.

Mas já adianto, apenas continue lendo se você tem comprometimento com o resultados do posto e não espera fórmula mágica.

Visão Distorcida do Gestor que Pensa Apenas em Vender Mais – O que vou revelar aqui é um dos principais equívocos cometidos por gestores e donos de postos.

A grande maioria entende que apenas é possível aumentar os lucros se conseguir vender mais… O que na minha opinião não é bem assim. Eu sempre recomendo que antes de olhar para o ambiente externo, o ideal é olhar atentamente para nosso ambiente interno.

Minerar Operação e Explorar Resultados – Assim como um minerador que explora aquela mina até esgotar todos os recursos e, somente depois de ter esgotado essa mina, buscar outras oportunidades. É claro que não estou fazendo analogia no sentido de aquisição de um outro posto, não é isso. O que pretendo passar como mensagem é que limitar as chances de ter mais lucros simplesmente pela razão de não conseguir vender mais, somente pode ser afirmado se todas as revisões, análises, processos e trabalhos de gestão forem devidamente esgotados na operação do seu posto.

Uma prova disso é você olhar para dentro da sua operação e avaliar se tudo que está sendo gasto e registrado, realmente está compatível com a linha de vendas praticadas. Às vezes o mais importante é poupar do que ganhar mais. O aspecto ganhar mais as vezes vem com efeitos colaterais que podem até diminuir os seus ganhos e você como gestor pode não enxergar.

conteúdo

Faça Teste na Sua Operação e Tire Conclusões Sobre Vender Mais ou Poupar – Se você se dedicar durante trinta dias para fazer uma revisão nas despesas e decidir fazer adaptações, reduções ou até mesmo entender que não é necessário sustentar a respectiva cifra dessa despesa, pronto, acabou de identificar uma “goteira” que leva boa parte dos seus ganhos embora. Além disso, o revendedor as vezes esquece que ele vive de “centavos” e a conta para valor perdido representa o esforço maior que será necessário para cobrir esse número.

Por exemplo : se a margem do posto é $ 0,40 e está com uma despesa desnecessária no valor de $ 300. Simples conta demonstra que seu esforço para cobrir essa despesa é ter que vender 750 litros de combustível para pagar apenas essa despesa. 

E se parar para pensar, esse valor de $ 300 é bem baixo. Portanto, sem muita explicação fica evidenciado que seu posto pode estar com um gargalo e que não depende de Concorrentes, Clientes, Cenário Econômico, Politica, Calor, Frio, enfim, depende apenas do gestor que está a frente dos controles financeiros do posto.

Como Vender Mais Pode Gerar Menos Lucros ou Alcançar Prejuízos – E o que mais leva o revendedor ao endividamento e falta de lucros é achar que sempre precisa vender mais. Quero deixar claro que não sou contra vender, pelo contrário, sou extremamente aguçado por estratégias de vendas, aceleração de negócios, mas é preciso ter cautela.

As vezes uma estratégia de campanha de vendas fracassada, pode aumentar a “ferida” no posto de maneira impressionante. Pois o gestor não pensa que para fazer mais volume, tem que comprar mais e com isso aumenta a necessidade do capital de giro.

Gestao_Financeira_Postos

Enfim, se o posto não possui uma reserva financeira para cobrir o capital de giro necessário, de algum lugar esse valor tem que sair certo? E para onde o revendedor recorre? Isso mesmo, para bancos.
Mas não percebe e não faz a conta de que esse empréstimo gera “juros e encargos” e novamente, se esse juros corresponder a $ 300 ao mês, logo nessa sua estratégia deverá considerar a mais, 750 litros. Mas não para por aí, resta calcular quantos litros a mais para cobrir o valor da parcela principal.

Conclusão Sobre Visão de Resultados no Posto – Onde quero chegar, as vezes se comprometer com sua operação e dominá-la é o caminho mais rápido para ter lucros ou simplesmente, não cometer erros que podem levar os lucros embora e deixar o prejuízo. Portanto, se você entendeu que o momento é minerar sua operação, não perca tempo, vai para cima e somente depois de ter esgotado todas as alternativas de melhorar a operação, começa a pensar e estruturar estratégias para vender mais.

O que achou? Fácil né? Claro que não, tive que gerar muitos prejuízos para entender que minha visão e olhar deveria mudar. Mas que você pode utilizar como a missão desse mês e mudar o resultado do seu posto, quem sabe não gera um lucro por aí. Fica a dica.

Quer Aprender a Dominar a Gestão Financeira do Seu Posto? E se quiser entender um pouco mais sobre como olhar financeiramente sua operação e conseguir melhorar ainda mais os resultados, aconselho você conhecer nosso treinamento de gerentes e revendedores para dominar o controle financeiro do posto.

banner_Leia _também1

+++ LEIA TAMBÉM: Porque Meu Posto de Gasolina Não Gera Lucro?

Se ainda sim estiver com dúvidas e quer saber como melhorar esse fluxo de entradas e saídas de dinheiro e organizar o planejamento da gestão financeira, convido você a conhecer o CURSO GESTÃO FINANCEIRA PARA POSTOS DE COMBUSTÍVEIS.

banner inicial gestão financeira_letrings

Se a Gestão Financeira é um problema que você deve enfrentar e precisa de ajuda,  se inscreva no nosso Curso de Gestão Financeira Online desenvolvido pelo Consultor Carlos Bispo em parceria com o Portal Brasil Postos. Neste curso é apresentada  qual o impacto financeiro para cada modalidade de pagamento e também demonstrada na prática como calcular a margem de contribuição e o capital de giro.

Gostaria de ter ajuda com isso? Podemos te ajudar. Até breve

banner colunista carlos

Artigo anteriorCRIATIVIDADE – Uma ferramenta de vendas essencial.
Próximo artigoDenúncia anônima oriunda de posto concorrente. Pode isso?
Maior plataforma de cursos online para o segmento de postos de combustíveis e loja de conveniência a BP Cursos Online pertence ao Portal Brasil Postos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here