Desde o último dia 3 de agosto, começou a valer em todo o Brasil a nova especificação da gasolina automotiva, determinada pela ANP (Agência Nacional do Petróleo) na Resolução nº 807/2020.

Na prática, as distribuidoras ainda têm um prazo de 60 dias para substituir o seu estoque e os revendedores, 90 dias. 

Esse assunto já vinha sendo debatido há bastante tempo, mas agora com a sua efetivação tem ganhado notoriedade na mídia. Mas afinal, quais são as mudanças e quais são os impactos gerados por elas?

Primeiramente, agora a gasolina tipo C passa a ter uma massa específica, ou densidade mínima de 715 kg/m³. Esse parâmetro impacta diretamente na quantidade de energia que cada litro de gasolina tem. Isso por si só deve ser responsável por melhorar o consumo dos veículos na ordem de 6%, já que uma mesma quantidade de gasolina gerará mais energia.

Outra vantagem desta norma é que será mais fácil identificar adulterações no combustível, uma vez que essas outras substâncias usadas tendem a ter uma densidade inferior, causando uma diminuição da massa específica; reprovando então no teste de densidade.

A octanagem, que indica a resistência à combustão, também tem novidades.

A resolução agora introduz um valor mínimo no indicador RON (research octane number ou método de pesquisa, calculado com rotações baixas do motor) para o combustível, alinhando-se ao padrão europeu.

Anteriormente, o Brasil tinha apenas limites para o MON (calculada com giro alto) e para o IAD (a média entre RON e MON). Com esse novo parâmetro, abrirá mais espaço para as montadoras ajustarem os motores com mais precisão, permitindo que nos modelos novos extraia-se desempenhos melhores. 

O que ocorre hoje em dia é que, como as empresas não podem confiar tanto na octanagem RON do combustível no Brasil, elas utilizam uma margem de segurança maior, para evitar prejudicar a vida útil do motor, em detrimento do desempenho. No entanto, mesmo em veículos usados, é possível que a eletrônica dos motores flex que já rodam por aí possam automaticamente reconhecer a melhor octanagem e se adaptar ao novo padrão. 

Em termos numéricos, a gasolina comum terá um limite mínimo de 92 octanas (aumentando para 93 em 2022). A Petrobrás inclusive anunciou que sua gasolina já está adequada com o nível de 2022!

Por último, foi ajustada a curva de destilação da gasolina, para que ela seja menos volátil, o que permite um funcionamento mais uniforme dos motores.

Com essas mudanças na qualidade, também haverá um impacto no preço do combustível, uma vez que ele é mais caro de se produzir e tem um valor mais alto no mercado internacional. Contudo, a própria Petrobrás espera que, ao se considerar o ganho de eficiência, o custo empata com o atual, ao mesmo tempo que terá menos emissões de poluentes.

Ainda é muito cedo para sabermos exatamente em quantos centavos de aumento nas bombas de combustível isso se traduzirá. Provavelmente será difícil isolar o efeito dessa mudança no preço, uma vez que o preço do combustível está inserido num contexto complexo, com variação do preço do petróleo, variação da taxa cambial e custo de frete.

No fim do dia, então, essa nova regulamentação é bastante positiva, dando ao brasileiro acesso a um combustível com qualidade melhor, alinhada aos padrões de países desenvolvidos e, principalmente, menos poluente.

Com o nosso relatório em mãos no final de uma semana de trabalho, esperamos que os nossos clientes consigam captar as melhores oportunidades no mercado. 

Ainda não é Aprix? Clique aqui e marque uma reunião gratuita de diagnóstico do seu negócio e descubra como a Inteligência Artificial pode te ajudar na precificação de combustíveis!

Se você deseja receber por e-mail relatórios semanais consolidados das flutuações de volume e preço das revendas espalhadas pelo Brasil, clique aqui.

TENHA A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL COMO SUA ALIADA NA PRECIFICAÇÃO DO SEU POSTO.

Sobre a empresa – A Aprix é uma startup brasileira pioneira no desenvolvimento de sistemas de precificação para postos de combustíveis utilizando Inteligência Artificial.

Maximizamos a lucratividade de postos de combustíveis utilizando precificação dinâmica para capturar oportunidades de ganho de margem.

Atualmente a empresa trabalha com redes conhecidas como Rede Buffon e Redes VIP 24h no RS, Rede Pica Pau em MG e redes de postos em SP. Além disso, tem como sócio e membro do conselho o ex CEO da Ipiranga Alfredo Tellechea.

Contato: BERNARDO QUEIROZ – 51 9 9966-9128

Rua Dona Laura 471/702 | Porto Alegre – RS – Brasil
[email protected] – https://www.aprix.com.br/

Linked in : https://www.linkedin.com/in/bernardo-queiroz/

+++ Como a precificação estratégica pode ajudar a minimizar os efeitos da crise

+++ Como conciliar políticas estratégicas com otimização de preços através da tecnologia?

+++ R$ 96 mil é o quanto um posto médio deixa de capturar por decisões de preços equivocadas ao longo de um ano

+++ O sistema de coleta de preços da Aprix: 10 mil postos monitorados no Brasil

+++ Como o marketing afeta o preço?

+++ Como a precificação dinâmica torna os mercados mais eficientes?

+++ 4 passos simples para maximizar os resultados do seu posto com o uso de dados

+++ Você está definindo preços da forma correta?

+++ Tarifa dinâmica consegue aumentar a lucratividade do posto em até 10%

+++ Formulação de preços com inteligência artificial abre caminho no segmento de postos de combustíveis

+++ Foco na lucratividade

+++ Postos perdem até 50% da margem de lucro nas vendas com cartões frota

Assista ao vídeo – Como Sobreviver em Tempo de Quarentena

Artigo anteriorO impacto da tecnologia de precificação nos postos de combustíveis
Próximo artigoO que sabemos até agora sobre o futuro do varejo alimentar
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here