Dentro de um posto de combustíveis ou até mesmo em uma empresa que possui como insumo a utilização de combustíveis, é muito importante realizar a gestão do PREÇO DE AQUISIÇÃO que é o principal custo gerenciável destes negócios.

Abaixo listo as três principais variáveis a serem controladas sobre o PREÇO DE AQUISIÇÃO:

  • Custo Refinaria | Custo Usinas – O preço de produção da gasolina, etanol e diesel representa mais de 40% da composição básica final do custo dos combustíveis. Logo é fundamental entender as variações do preço de custo, se antevendo às variações aplicadas semanalmente pela Petrobras e pelas Usinas.

Veja abaixo a variação acumulada deste ano dos custos de Refinaria e Usinas:

  • Tributos (Federais e Estaduais) – Os tributos representam 35% da composição básica final dos custos dos combustíveis. Na esfera federal as variações são menos voláteis do que na esfera estadual onde o ICMS é cobrado não sobre os preços de produção, mas sim sobre o Preço Médio Ponderado a Pessoa Física o famoso (PMPF) que é justamente o preço médio de revenda de todos os postos de combustíveis ativos de cada estado.

Veja abaixo a variação acumulada do ano de PMPF:

 

  • Distribuição (Custos Operacionais, Fretes e Margens) – A última parcela desta tríade é o custo logístico que fundamentalmente o papel desempenhado pelas Distribuidoras, receber bombeios de derivados das refinarias e coletar biocombustíveis em Usinas, realizando as misturas obrigatórias normativas da ANP (Agência Nacional do Petróleo) e entregar para o mercado de varejo e empresarial.

Por causa disso, todos os repasses sejam de custos de produção ou tributos são recebidos pela distribuição e repassados por estes também logicamente, e aqui é importante a atuação do revendedor ou comprador de combustíveis, saber acompanhar os repasses mantendo uma visão vigilante sobre aquilo que impacto o seu PREÇO DE AQUISIÇÃO, essencialmente composto na distribuidora.

A gestão desta variável é fundamentalmente técnica, mas implementada de forma comercial. Somente tratar esta variável de forma comercial é frágil para quem tem a responsabilidade de negociar e comprar combustíveis, e abre espaço para que a Distribuição realize margens muitas vezes acima de um campo de naturalidade para o seu negócio.

Como você pode ver caro leitor(a) por causa da crise do coronavírus, vivemos um ano de reduções de custos expressivas das variáveis de composição dos combustíveis, e a pergunta fica:

Você tem conseguido fazer a gestão do seu preço de aquisição? 

Fonte de Dados: ANP, CONFAZ, ESALQ e PETROBRAS

 

+++ ENTENDA O PREÇO COMO MARGEM

+++ Alteração % Biodiesel x Impacto no preço

+++ A diferença entre preço e reajuste

+++ Por que você precisa especializar a sua forma de comprar combustíveis?

Aprenda como preparar a equipe da loja de conveniência durante a quarentena.

 

Artigo anteriorLoja de Conveniência – Volte Sempre
Próximo artigoIndicadores – Volumes X Preço em Postos de Combustíveis
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here