Em alguns postos o consumidor consegue redução de 5% a 10% no preço do litro da gasolina.

Os motoristas sentem no bolso o aumento de preço do litro da gasolina, depois de encontrar o produto mais barato no início da pandemia do novo coronavírus.

Agora, os brasileiros contam com um novo recurso para abastecer os veículos pagando mais barato: os aplicativos de desconto.

Quem manobra e para o carro em frente às bombas de gasolina, desliga o motor e, antes de todo o resto, alcança o celular na hora de reabastecer o tanque. O novo comportamento está virando rotina nos postos de combustível da capital da República, já que as empresas estão oferecendo descontos e vantagens para quem optar pelo uso do meio eletrônico.

Os descontos variam de 5% a 10% nos postos participantes e na modalidade cashback. Os compradores podem pagar R$ 4,193 pelo litro da gasolina em estabelecimentos que definiram o valor da revenda em R$ 4,659.

Com isso, a redução chega a R$ 0,46, representando 10% a menos no preço do litro.

De acordo com o gerente Valdir Peres, 45 anos, responsável por um posto na Primeira Avenida Norte de Samambaia no distrito federal, entre 60% e 80% de todos os clientes que param no estabelecimento, utilizam a oferta da ferramenta digital. Ele explica que o processo é simples.

Também orientamos os nossos frentistas para esclarecer as dúvidas até a finalização da compra. O cliente abre o aplicativo, aponta o aparelho para escanear o QR Code da rede e depois digita o valor a pagar, que é descontado do cartão de crédito cadastrado na conta ativa. Não paga nenhuma taxa a mais”, detalha o gerente.

“No caso dos postos BR, o cliente recebe 10% de desconto em cashback. O dinheiro volta para a conta e ele utiliza o saldo em abastecimentos futuros”, completou o funcionário.

Adesão

A aposentada Maria Aparecida Lopes Salgado, 58 anos, testou pela primeira vez o aplicativo na última quarta-feria (9/9) e aprovou o modelo. “É muito fácil”, garantiu. Ela conta que descobriu a possibilidade no dia anterior, ao parar para abastecer no mesmo posto.

+++ LEIA TAMBÉM : Aplicativos das Distribuidoras: isso vai lhe custar caro !

Quando reparou em uma oferta abaixo do preço negociado normalmente, a aposentada questionou um dos funcionários, que já a indicou a ferramenta. A partir de agora, Maria Aparecida disse que vai checar, sempre que puder, as oportunidades listadas pelos aplicativos.

“Eu vou começar a avaliar sim, mas, pelos preços nas bombas, que estão na faixa de R$ 4,65, já dá para ver que vale muito a pena. Abastecer hoje pelo aplicativo está me dando um preço mais baixo para o litro da gasolina”, afirmou.

O representante comercial Frederico Miranda, 32, comentou não ter mais dúvidas. “Eu sempre uso os meus aplicativos. Baixei já vai fazer dois meses. Utilizo três diferentes, um para cada bandeira. Aí avalio qual está atendendo melhor aos descontos que preciso. De acordo com os aplicativos, o desconto é dado em cima do valor de cada unidade, gerando oportunidades diferentes para cada local. Eu rodo muito e notei uma economia considerável”, destacou.

Fidelização

Segundo o professor do Departamento de Economia da Universidade de Brasília (UnB) Victor Gomes e Silva, o uso dos aplicativos é seguro. “É simples. Você pega o preço do litro e abate o desconto fornecido. Não tem perigo”, ressaltou, afirmando que a intenção das empresas é fidelizar o cliente.

Os postos oferecem algum tipo de ganho para o cliente para que as pessoas utilizem e visitem sempre aquele mesmo estabelecimento”, explicou. “As grandes redes têm capacidade de reduzir margens da taxa selic e conseguem dar essas vantagens aos consumidores. A curto prazo, não deve ocorrer nada. Mas, com o passar do tempo, os postos bandeira branca podem sofrer mais por não conseguir fidelizar os seus clientes. Para o cliente não é uma preocupação porque ele vai onde a oferta é melhor”, observou.

Redes

Metrópoles entrou em contato com os aplicativos das redes – Shell Box (Shell), Ame Digital (BR) e o Abastece Aí (Ipiranga) –, que apresentam condições atraentes aos usuários.

Segundo o presidente do Abastece Aí, Jerônimo Santos, os benefícios do app vão além do combustível integrado ao Km de Vantagem, como seguros, financiamentos de veículos, crédito pessoal, entretenimento, serviços de viagens, hotéis, aluguel de carros, manutenção de veículos, entre outros.

Ao fazer uma compra em um parceiro do programa e executar o pagamento com o número do CPF cadastrado, uma porcentagem do valor volta ao associado como cashback para utilização na compra de novos produtos ou serviços em outros locais participantes, inicialmente, mas, também, para ser usado no pagamento de contas via transferência bancária ou mesmo saque direto”, destacou.

De acordo com dados da Abastece Aí, até julho de 2020, aproximadamente 90 postos do DF estavam inscritos no programa. São 900 mil clientes cadastrados que utilizam o Km de Vantagem e 200 mil usuários no Abastece Aí.

 

O head de negócios digitais da Raízen, licenciada da Shell, Javier Alemandi, explicou que o Shell Box é uma plataforma desenvolvida como solução prática e segura para pagamentos nos postos da marca, além de melhorar o resultado do parceiro revendedor, pois não onera a operação e nem acrescenta complexidade ou risco de fraude na pista. Os clientes já podem fazer pagamentos com a plataforma em 56 postos Shell do Distrito Federal.

Pay supply by the app.

Shell Box reúne todo histórico, pontos e descontos de cada cliente. O resgate de pontos pode ser feito de forma prática, rápida e segura pelo próprio aplicativo. Para juntar pontos, basta fazer o pagamento nos postos Shell com Shell Box. Cada litro abastecido vale 1 ponto, que pode ser trocado por milhas ou descontos com parceiros”, disse.

O cliente tem desconto de R$ 0,15 por litro de combustível, sem limite de valor de compra por abastecimento. A promoção é válida para três abastecimentos em até 60 dias após a ativação do cupom para qualquer combustível, comum ou aditivado, sem limite de valor.

O espaço segue aberto para manifestação das demais empresas.

 

 

 

+++ Dia do Revendedor. O que há para comemorar ? 

+++ Cartão de frota compromete a margem do revendedor

+++ Cartão frota, o sócio do Posto que ninguém aguenta

+++ A solidão do revendedor bandeira branca

+++ O Melhor Gerente do Mundo é sucesso na Rede Pichillau

Artigo anteriorCONSUMO SECUNDÁRIO: O desafio de se vender o que não se vê.
Próximo artigoConexão 2020: Linx realiza evento online sobre Postos, Conveniências e Mercados de proximidade
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here