De fato, você conhece o perfil de quem consome em seu posto ou na sua loja?

Você sabe qual a preferência do seu cliente? O bom atendimento e a gentileza, aliados ao uso de novas tecnologias, se tornaram importantes diferenciais para fidelizar o consumidor e ajudam a responder tais perguntas, já que permitem uma aproximação com o público-alvo.

Os clientes são a base de qualquer negócio que deseja crescer, por isso é importante que os empresários invistam em um bom relacionamento com seus consumidores. Neste sentido, o meio digital é uma das alternativas para quem deseja abrir novos espaços para
conexão.

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“O brasileiro é apaixonado por tecnologia”, afirmou Roberto Naccache, da McKinsey Consultoria, durante palestra “Estratégias e Ferramentas de Fidelização dos Clientes”, na Expopostos 2022. Segundo o especialista, o varejo deve aproveitar esse comportamento para implantar ferramentas para conhecer seu público e resultar na aproximação dos clientes.

“Programas de fidelização são uma boa estratégia, mas precisa ser um programa
planejado. Por exemplo, não adianta criar um sistema para que o cliente visite o posto dez
vezes para, somente então, ter um benefício”, explicou, ressaltando a importância de entender o comportamento e as preferências do cliente.

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Segundo ele, os programas de fidelização trazem essa possibilidade de conhecer melhor
quem são os clientes e o que eles compram. “Use as informações que você tem para o chamar pelo nome, para saber quando ele chega no posto e o que ele precisa”, sugeriu Naccache.

A aposta em aplicativos personalizados tem crescido.

“O segredo de sucesso para construir um relacionamento através de um programa de
fidelidade é você conseguir chegar ao que cada um dos consumidores deseja ou precisa e se relacionar com isso de forma não convencional.” Roberto Naccache – Sócio associado da
McKinsey & Company

“Essas ferramentas são essenciais para identificar o usuário corretamente”, afirma o executivo da McKinsey, lembrando no entanto que o conteúdo precisa despertar o interesse do consumidor constantemente.

“Não adianta identificar seu público e não fazer nada com essa informação. Pesquisas indicam que 60% das pessoas estão dispostas a continuar seguindo uma marca se o conteúdo dela for relevante. Então mensagem, forma, benefícios e customização são importantes para manter esse cliente seguindo sua empresa”, alerta o especialista.

Estratégia de Marketing Digital para Posto de Combustível e Loja de Conveniência. Parte 1

Genilson Alves, sócio-proprietário da PostoAki Desenvolvimento Tecnológico, conta que
atende hoje cerca de 1.900 empresas em todo o País, produzindo aplicativos personalizados de fidelidade.

“O dono do posto configura o app de acordo com seu interesse. O consumidor final pode ganhar desconto no abastecimento, cashback, pontuação para trocar por produtos ou participar de sorteios”, explica. Além disso, através do aplicativo, o cliente tem a oportunidade de avaliar o atendimento do seu colaborador.

No final de julho, a personalização de um app para postos tinha um custo inicial de R$ 700.

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Dentre as muitas possibilidades oferecidas pelas novas tecnologias, a integração cliente/bomba/loja de conveniência pode ser atraente também ao consumidor.

“Através de um QR code, o cliente já consegue enviar mensagem à bomba de combustíveis o volume que ele irá abastecer e os descontos personalizados que ele tem disponíveis no aplicativo. E depois de abastecer, ele já recebe a mensagem com o cupom para um cafezinho na sua loja”, exemplifica Frederico Soares, representante da PontuaX, empresa desenvolvedora de apps personalizados para postos. Segundo ele, lembretes como a necessidade de troca de óleo também podem ser enviadas e agradam a clientela. O valor do investimento inicial, que inclui a configuração do aplicativo, era de R$ 500 no início do segundo semestre.

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“Os programas de fidelidade trazem benefícios. Eles trazem escolha (ao consumidor). O segredo de sucesso para construir um relacionamento através de um programa de fidelidade é você conseguir chegar ao que cada um dos consumidores deseja ou precisa
e se relacionar com isso de forma não convencional”, completa Roberto Naccache.

Ter pessoas fiéis aos seus produtos ou serviços pode fazer toda a diferença na lucratividade da empresa. Isso porque a tendência desse tipo de clientes é voltar ao estabelecimento
e comprar mais vezes e em maior quantidade, tendo em vista que você já mostrou que é confiável para eles. Pense nisso.

Fonte: Resan

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