Um posto de combustíveis é um modelo único de negócio, pois conta com normas legais próprias para a sua gestão. Não cumprir essas regras ― como a legislação ambiental ― pode implicar em multas pesadas que colocam em risco a própria empresa.

Para fazer a gestão de postos de combustíveis, é necessário mais do que se preocupar com a concorrência, conquistar o cliente e adotar uma administração eficiente. Além disso, é preciso contar com uma estrutura adequada.

LEIA TAMBÉM +++ O impacto a tecnologia de precificação nos postos de combustíveis

A utilização de veículos automotores já está disseminada na rotina diária do brasileiro e o tamanho da frota cresce a cada ano. Para atender toda essa demanda, os postos de combustível precisam adequar as suas estruturas, criar instrumentos necessários para prestar um bom serviço e ainda contar com um sistema que respeite as normas ambientais. 

Isso fará com que o estabelecimento se destaque em meio a uma concorrência bastante competitiva.

Neste artigo separamos as 4 melhores práticas para gestão de postos de combustíveis. Quer saber quais? É só ler os próximos parágrafos.

LEIA TAMBÉM +++ 5 motivos para ter um sistema de gestão em nuvem no seu posto

Preocupar com a gestão ambiental

Já mencionamos a necessidade de cumprir a legislação ambiental, por isso é preciso que o seu posto faça alguns planejamentos e rotinas, como:

  • adequar o ambiente para a troca de óleo, de modo que excessos e sobras possam ser corretamente destinados;
  • armazenar o combustível de maneira correta;
  • estabelecer ou participar de programas de reciclagem para materiais como pneus e embalagens de óleo lubrificante;
  • contar com um ambiente adequado para a lavagem de veículos.

Em um posto é possível acontecerem explosões, incêndios, vazamento de combustíveis e poluentes, entre outras coisas. Isso acontece devido à natureza do próprio serviço e dos produtos que são comercializados ali.

Estabelecer processos padronizados é uma forma de minimizar o risco de que esses acidentes venham a acontecer.

Essa são algumas das práticas que fazem com que o seu posto de combustível esteja dentro da lei e seja visto como uma empresa ambientalmente responsável.

Ficar atento à reposição de combustíveis

O principal produto da sua empresa são os combustíveis. Se você não tiver isso para oferecer aos seus clientes, terá bastante prejuízo. Por isso, fique atento para solicitar reabastecimento com antecedência e nunca quando estiver prestes a ficar sem combustíveis para fornecimento.

Para não correr o risco de sofrer com a falta de estoque, é preciso projetar a demanda e oferta do seu posto. Portanto, vale também para os outros serviços oferecidos: troca de óleo, oficina mecânica e loja de conveniência, por exemplo.

LEIA TAMBÉM +++ Carteiras digitais: quais as vantagens para o posto de combustível

Investir em segurança

Os postos de gasolina acabam sendo muito visado por criminosos, pois costumam contar com bom fluxo de clientes e seu horário de funcionamento é bastante abrangente ― em alguns casos, ficam abertos 24h por dia.

Dessa forma, os administradores e empresários precisam investir em segurança para garantir o bem-estar da equipe de profissionais e dos clientes. Por isso, instalar câmeras de segurança, alarmes, contratar vigilantes, fazer um seguro são práticas que ajudam a garantir a segurança e evitar prejuízos com furtos e roubos.

Padronizar os processos

Hoje, a maioria dos postos conta com um sistema de gestão que facilita não só as vendas e o controle de suas operações, mas também o processo de compra de produtos e serviços como também a rotina e padronização dos processos.

Com um sistema de gestão, é possível controlar o estoque do posto e verificar o melhor momento para realizar a compra, e, dessa maneira, realizar de forma correta o armazenamento dos produtos e combustíveis.

Além disso, é uma solução que fornece relatórios de vendas e de estoque, de modo a auxiliar a tomada de decisão no que diz respeito ao processo de compra.

Nosso blog tem muitos outros conteúdos que vão te ajudar como gerenciar o seu posto de combustível de forma eficiente, assertiva e lucrativa.

Quer saber mais sobre os produtos webPosto? Acesse nosso site e realize o cadastro para ter todas as informações sobre nossas soluções para sua empresa

A Quality Automação é uma empresa especialista no que faz, de desenvolvemos um sistemas de gestão para postos de combustíveis integrado e em nuvem – o webPosto, e queremos ser parceiros no seu crescimento!

Acesse o nosso site para tirar todas as suas dúvidas e se cadastrar na nossa newsletter.

Para ter acesso a outros conteúdos como este, cadastre-se agora mesmo em nosso site! Que tal?

Quer saber mais? Agende uma demonstração sem compromisso com nossos consultores.

Ficou interessado? 

logo Quality Automação

O WebPosto e demais produtos são desenvolvidos pela Quality Automação, empresa especializada em soluções de automação para postos de combustíveis e lojas de conveniência.

vendas@qualityautomação.com | FONE: 3062- 5275

+++ 6 dicas para melhorar o processo de vendas do seu posto de combustível

+++ Como elaborar um plano de contingência para os postos de combustíveis?

+++ Facilite o recebimento em seu posto de combustível com pagamentos via QR CODE!

+++ Diminua fraudes e tenha transparência nos dados com o seu POS integrado as bombas

+++ Como o WebPosto pode te ajudar a gerenciar o financeiro do seu posto e loja de conveniência?

Artigo anteriorAplicativo promete otimizar a gestão do seu posto de combustíveis
Próximo artigo6 pontos cardeais para a reestrutura da Revenda de Combustíveis
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here