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A gestão de um negócio é sempre uma tarefa difícil, principalmente de postos de combustível, que geralmente ficam abertos 24 horas por dia, 7 dias por semana. Os desafios são muitos, já que não há uma diferenciação da concorrência e os preços geralmente são tabelados. Além disso, é preciso uma flexibilidade de horário muito grande para acompanhar de perto os resultados.

Neste texto vamos falar sobre os desafios de gestão de um posto e como vencê-los. Confira!

Retenção de funcionários

O horário de trabalho de um posto de gasolina não é nada convencional e há aqueles que funcionam todos os dias por 24 horas. Por isso, manter os funcionários não é tarefa fácil, visto que, nem todos estão dispostos a trabalhar domingos e feriados com carga de até 12 horas diárias.

Uma boa saída para reter funcionários seria oferecer benefícios para funcionários mais antigos, tais como: participação nos lucros, aumento gradativo de salário por ano trabalhado, bônus anuais entre outros. Cabe ao gestor identificar quais desses benefícios a empresa pode oferecer e colocá-los em prática.

Dificuldade em delegar tarefas

Muitas vezes o gestor pode sentir dificuldades em deixar algumas tarefas na mão da sua equipe ou sente necessidade de interferir em tudo. Esse microgerenciamento pode ser muito prejudicial para todo o time e para o administrador, que se vê enterrado em compromissos e funções.

Portanto, delegue funções para cada membro da equipe para que o trabalho seja mais produtivo e todos tenham seu papel no desenvolvimento do negócio.

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Falta de diferenciação da concorrência

Seu produto e serviço é o mesmo do concorrente, certo? Até mesmo os preços são os mesmos, então o que levaria o cliente a abastecer em seu posto? Ele precisa de um diferencial e o atendimento pode ser justamente o que vai atraí-lo.

Um bom atendimento e relacionamento com o cliente são pontos positivos em qualquer posto. Ninguém quer ser atendido por um frentista mal-humorado e que não tenha um pingo de simpatia. Portanto, ofereça treinamentos constantes para que sua equipe entregue sempre um excelente atendimento.

Controle de processos é um dos maiores desafios da gestão

É importante que os processos sejam padronizados para que os funcionários operem com segurança no trabalho. Isso significa treinar os frentistas para que operem corretamente as bombas de combustível e instruir os clientes também para que sigam algumas práticas importantes.

É o caso de pedir que não fumem no local e não utilizem celulares próximo às bombas. Os funcionários devem receber treinamento para fazer uma abordagem correta, caso algum cliente não siga essas instruções.

Falta de controle das finanças

O controle de finanças em um posto de gasolina é imprescindível para o sucesso do negócio. Mantenha o orçamento sempre atualizado, com controle da receita e das despesas, acompanhe o lucro e evite o desperdício. Manter uma boa gestão financeira faz seu negócio prosperar.

Se achar complicado fazer isso sozinho, não hesite em contratar uma empresa ou profissional qualificado para te auxiliar nesse processo.

Segurança

Postos de combustível são muito visados por criminosos, principalmente aqueles localizados em lugares afastados. Portanto, invista em alarmes, câmeras de segurança e não mantenha muito dinheiro no local. É importante também ficar sempre atento a movimentos estranhos para que não haja perdas.

Os desafios da gestão de um posto são muitos, mas nada que boas práticas de gestão não consigam contornar e fazer o negócio crescer.

Em sua opinião, que outros desafios gestores de postos de gasolina enfrentam no dia a dia? Deixe seu comentário e conte para nós!

FONTE: Revenda Contábil.

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