O PIX, nova modalidade de pagamento criada pelo Banco Central, já tem data marcada de lançamento: 16 de novembro de 2020 !

O sistema de pagamentos instantâneos promete realizar transações bancárias em até 10 segundos. E mais: 24 horas por dia, 7 dias por semana, mesmo nos feriados.

A proposta do BC é oferecer um meio de pagamento mais seguro, competitivo e rápido para pessoas físicas e jurídicas. Desta forma, as transações bancárias, como pagamentos e transferências, serão realizadas em tempo real.

Ainda tem dúvidas sobre o assunto e quer entender como ele vai otimizar a rotina no seu Posto de Combustível?

Realizando o cadastro

Para ter acesso ao Pix, a pessoa física ou jurídica precisa ter uma conta corrente, poupança ou conta de pagamento.

O cadastro para acesso será feito diretamente nas instituições financeiras que vão contatar os seus clientes pelo internet banking e o aplicativo. O correntista também pode procurar o banco. Ao fazer esse novo cadastro, o cliente usará uma Chave Pix para se identificar.

Logo depois dessa etapa, todos esses dados do novo cadastro do cliente serão enviados pelo banco para o BC finalizar o processo em seu sistema. Tudo pronto para começar a usar o Pix.

O que é Chave Pix?

Bem como usamos login para entrar em várias contas, a Chave Pix tem essa função. Ela será a forma de identificação do usuário.

Ao fazer o cadastro, o cliente informa a sua chave que pode ser a identidade, o CPF, e-mail, número de celular e até mesmo um número gerado pelo sistema.

É essa chave que vai permitir, por exemplo, as transferências de dinheiro para a conta de outra pessoa pelo Pix, digitando apenas o celular ou o CPF dela.

Cada pessoa física pode ter até cinco chaves, ou seja, uma chave para cada conta. O mesmo vale para contas de pessoa jurídica, que tem o direito a até 20 Chaves Pix.

Como usar o Pix?

Há três formas de usar o Pix para fazer transferências ou pagamentos de contas:

1. Chaves Pix: com a chave cadastrada é possível fazer e receber transferências no novo sistema.

2. QR Code: Ao escanear com a câmera do celular, o código de barras direciona o usuário automaticamente à página usada para a transação financeira.  No caso do Pix, já traz os dados necessários para a realização do pagamento.

3. NFC (Near Field Communication): pagamentos poderão ser feitos por meio de tecnologias que permitam a troca de informações por aproximação.

Mas lembre-se: para fazer uma transferência ou pagamento será preciso acessar o aplicativo do seu banco e selecionar a opção Pix – como acontece hoje para fazer um TED.

De acordo com o Banco Central não será precisa informar a agência, CPF e outros dados como acontece hoje quando fazemos um TED. E com o Pix agendado, também será possível fazer a programação de pagamentos futuros.

Quanto custa fazer uma transferência via Pix?

As transferências entre pessoas físicas são gratuitas. E os clientes não precisarão mais pagar as tarifas de TED ou DOC ao fazer pagamentos a estabelecimentos.

Já a pessoa jurídica estará sujeito às taxas ao receber os pagamentos. No entanto, o Banco Central afirma que as tarifas devem ser bem menores do que as cobradas hoje.

Da mesma forma, as transferências entre pessoas jurídicas também serão tarifadas. O valor cobrado será definido pelas instituições financeiras.

Em quanto tempo recebo a transferência ou pagamento?

De acordo com o Banco Central, 50% de todas as transações – transferências, pagamentos – devem acontecer em até seis segundos; e 99% em até dez segundos.

O BC também fará a fiscalização do cumprimento desse prazo por parte das instituições financeiras.

Tem limite de valor para as transações?

Não há um limite de valor definido pelo BC. Cada instituição financeira pode definir um teto, como é praticado atualmente em outros tipos de transferência.

Segundo o Banco Central esse limite tem o objetivo de dar mais segurança nas operações e evitar fraudes ou qualquer prejuízo financeiro.

Como ele vai otimizar o meu posto? 

Como falado anteriormente, O PIX é uma nova modalidade de pagamento instantâneo. Disponibilizando ele em seu posto, assim como a outras carteiras digitais, você leva mais atrativos para o seu negócio. 

O sistema de gestão webPosto integra-se com tudo isso! Além de contar com uma gestão financeira completa e diversas facilidades que vão otimizar a rotina do seu posto de combustível. 

Quer saber mais? Clique aqui e Agende uma consultoria gratuita sem compromisso e veja como ele vai fazer a diferença no seu negócio.  

Se quiser saber mais das novidades do setor de combustíveis, continue lendo o blog do webPosto e nos acompanhe nas redes sociais: Instagram e Facebook

Se inscreva em nossa newsletter e continue por dentro de todos os conteúdos em nosso blog.

Para te ajudar, clique aqui neste e-book sobre “Como planejar a escala de trabalho dos frentistas nos postos de combustíveis”.

 

Quer saber mais sobre os produtos webPosto? Acesse nosso site e realize o cadastro para ter todas as informações sobre nossas soluções para sua empresa

A Quality Automação é uma empresa especialista no que faz, de desenvolvemos um sistemas de gestão para postos de combustíveis integrado e em nuvem – o webPosto, e queremos ser parceiros no seu crescimento!

Acesse o nosso site para tirar todas as suas dúvidas e se cadastrar na nossa newsletter.

Para ter acesso a outros conteúdos como este, cadastre-se agora mesmo em nosso site! Que tal?

Quer saber mais? Agende uma demonstração sem compromisso com nossos consultores.

Ficou interessado? 

logo Quality Automação

WebPosto e demais produtos são desenvolvidos pela Quality Automação, empresa especializada em soluções de automação para postos de combustíveis e lojas de conveniência.

vendas@qualityautomação.com | FONE: 3062- 5275

+++ 6 dicas para melhorar o processo de vendas do seu posto de combustível

+++ Como elaborar um plano de contingência para os postos de combustíveis?

+++ Facilite o recebimento em seu posto de combustível com pagamentos via QR CODE!

+++ Diminua fraudes e tenha transparência nos dados com o seu POS integrado as bombas

+++ Como o WebPosto pode te ajudar a gerenciar o financeiro do seu posto e loja de conveniência?

Artigo anteriorEi psiu! Você viu o consumidor aí no seu negócio?
Próximo artigoComo obter regularização ambiental para transportar combustível de forma simplificada
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here