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Se você está lendo este artigo é porque está buscando ser um profissional diferente, melhor, destacar-se. A excelência no atendimento deve ser um dos objetivos prioritários de um profissional quer se destacar nesse segmento de mercado.

Atender bem envolve não só aspectos de tratamento entre as pessoas, diz respeito principalmente, sobre a forma como o profissional encara seu trabalho. O mais importante é aceitar que, no momento em que estamos realizando um trabalho, a nossa missão é faze-lo da melhor forma possível. Não importa qual seja a atividade, faça-a sempre da melhor maneira sabendo que um bom trabalho sempre é reconhecido e valorizado. Se você é um frentista, se esforce para ser o melhor frentista de todos e colherá os frutos da sua dedicação.

Vários fatores influenciam na avaliação positiva ou negativa que os clientes fazem de um bom atendimento.

Listamos algumas dicas para que você se torne um de um frentista Encantador de Clientes:

Recebendo o Cliente: Receba o cliente com cordialidade e atenção,cumprimentando-o sempre. Esteja sempre atento a entrada dos veículos e oriente-os para estacionar. Isto facilita a vida dos clientes e  agiliza o seu atendimento. Posicione-se sempre ao lado da bomba, evite encostar-se e fuja dos grupinhos de bate papo durante o atendimento. Dê mais atenção aos clientes do que eles esperam e faça com alegria e disposição.

Sondando a Necessidade do Cliente: Ouça com atenção. Descubras quais são as necessidades ( valor e o tipo de combustível ), colocando-se a disposição do cliente e confirmando atentamente o seu pedido. Estimule o cliente a completar o tanque, sorria, isso facilita o atendimento e o encantamento.

Informe sobre as Regras de Segurança: Oriente os clientes quanto a proibição do uso do celular, desligamento do motor e fumo no local. No caso de motociclistas solicite que retire o capacete e desça da moto. Abasteça somente até o automático e evite o contato com o benzeno utilizando os EPI’S indicados.

Durante o Abastecimento: No início do abastecimento zere a bomba e mostre ao cliente. Ao abrir o tanque guarde a chave e a tampa do tanque sobre a bomba. Abasteça os veículos com o combustível adequado às suas especificações respeitando sempre as normas de segurança. Evite o respingo do combustível nos carros dos clientes pois isto gera insatisfação imediata.

Serviços de Cortesia: Os serviços de cortesia servem para demonstrar a preocupação com o bem estar do cliente que se sente satisfeito em ter os itens do seu carro checados. Ofereça a revisão do nível do óleo, adicione água no radiador e lavador de para-brisas, faça a limpeza do para brisas, retrovisor e faróis e finalmente disponibilize a calibragem dos Pneus.

Finalizando o Atendimento. Mostre para o cliente que o valor indicado na bomba corresponde ao seu pedido. Entregue as chaves do automóvel e efetue a cobrança recebendo o dinheiro ou cartão de acordo com as normas estabelecidas pela empresa. Se for o caso, devolva o troco conferindo-o sempre na frente do cliente. Não se esqueça que depois de todo o trabalho de encantamento o cliente precisa ir embora, e sua última tarefa é indicar a melhor opção de saída do Posto, facilitando o trânsito dentro da área de serviço e se despedindo com agradecimento pela visita recebida.

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Clientes Internos e Externos

Saiba que numa empresa existem os clientes externos ( clientes do posto ) e os clientes internos que são seus colegas de trabalho e chefias e estes também devem devem ser surpreendidos com seu atendimento encantador de clientes.

Pronto, agora você já está preparado para ser um frentista encantador de cliente, certo ? Calma pois ainda tem mais alguns aspectos que devem ser levados em consideração por todos os profissionais que buscam se destacar. Fique atendo aos cuidados com os clientes internos e externos:

  • Cuide sempre da sua aparência e higiene pessoal. Faça diariamente o asseio corporal ( banho e desodorante ), mantenha o uniforme limpo e cabelos e barba feitos. Para as mulheres a maquiagem leve e unhas bem feitas é sempre importante.
  • Mantenha seu local de trabalho limpo e organizado.
  • Disposição e alegria para o trabalho, humildade e responsabilidade não fazem mal a ninguém.
  • Invista sempre no seu aprimoramento pessoal e profissional. Busque sempre treinamentos e cursos de capacitação.
  • Se precisar atrasar ou faltar ao trabalho, telefone ou passe uma mensagem avisando. Com esta atitude você estará evitando aborrecimentos ao seu superior imediato e encantando seus colegas de trabalho positivamente.
  • Respeito por si próprio e pelos outros e responsabilidade pelas suas ações são atitudes que levam ao encantamento.
  • Ao dirigir-se aos clientes e colegas, olhe nos olhos, mostre que você está sendo sincero, com isso conquistará a confiança e respeito de todos.
  • Não use palavrões! Fale sempre devagar, mas pense com rapidez.
  • Evite frases e atitudes negativas como “não pode”, “está errado”, “não aceitamos” isso evita criar um clima hostil e negativo.
  • Você é a imagem da empresa para o cliente, portanto apresente-se, mostre interesse, seja educado, sorria.
  • Nunca se aproxime demasiadamente do cliente! Mantenha sempre um limite de cerca de 1 metro de distância, respeitando a individualidade e privacidade dos outros se  mantendo discreto.

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Renato da Silveira – Portal Brasil Postos

 

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Renato da Silveira é mestre em administração de empresas atua como professor, consultor e palestrante é fundador do Portal Brasil Postos e é especializado em estratégias de marketing digital e inbound marketing para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência.

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