Sem medo de ousar, Enxuto levou unidade para um condomínio e desenvolveu contêineres para retirada de pedidos

A rede paulista Enxuto não teve medo de ousar e  inaugurou dois novos modelos de atendimento aos clientes: sua primeira loja dentro de um condomínio, que ganhou a bandeira Enxuto Aqui, e contêineres para retirada de pedidos, batizados de Enxuto Drive.

       Estratégia de formato
A varejista analisou dados para criar um modelo mais adequado para condomínios

Ambos têm apenas 10 meses de atividade, mas já apresentam resultados. A empresa espera que os dois formatos alavanquem um crescimento de 15% no faturamento de 2020. Tendência crescente no exterior, a rede é uma das primeiras no Brasil a ter nos condomínios não uma alternativa pontual, mas uma estratégia de portfólio. O modelo foi estudado por dois anos; cada passo planejado e cada decisão baseada em estudos, consultoria e dados sobre o comportamento dos moradores locais e sobre suas necessidades. “Não há como ser mais próximo do cliente do que operando no local onde ele mora, com o mix adequado para necessidades emergenciais”, afirma Bruno Bragancini Jr., diretor-geral da empresa.

Já o modelo Enxuto Drive é do tipo click & collect, mas sem o e-commerce por trás. O site da rede funciona apenas para coletar o pedido, que é empacotado e colocado em contêineres nas lojas de supermercados para retirada num prazo de até 3 horas. “Reposicionamos o Enxuto como um grupo de diferentes tipos de lojas capazes de suprir demandas específicas de consumo”, comenta Bragancini Jr. “Não podemos dizer que já somos omnichannel, mas estamos no caminho”, confia.

A meta da empresa é abrir cinco unidades do Aqui no próximo ano, sendo uma delas no formato de container. Em dois anos, a intenção é dobrar os pontos de venda e de relacionamento com o cliente. O grupo Enxuto ainda estuda um plano para oferecer a entrega de produtos, o que deve ocorrer dentro de seis meses a um ano.

ENXUTO AQUI

  • presença –  nas filiais de Campinas
  • clientes – 430
  • atendimento – compras do dia a dia
  • mix – customizado para o perfil do público
  • itens – 700 SKUs emergenciais
  • foco – Produtos frescos e prontos para consumo
  • unidade – 2ª unidade ainda neste ano em outro condomínio
  • tipo de gestão – É independente das lojas de supermercados, com colaboradores e supervisores dedicados ao formato

ENXUTO DRIVE

  • presença – nas filiais de Campinas, Rio Claro e na loja Enxuto Aqui
  • clientes -1,3 mil clientes únicos já atendidos
  • atendimento – 700 pedidos por mês
  • mix – Container recebe produtos frescos, resfriados e congelados
  • entrega – Empresa emite um código para liberação do pedido, que é entregue por um atendente
  • foco – Clientes que querem rapidez na compra
  • unidade – Expansão prevista para demais unidades e novas lojas
  • tipo de gestão – Fica a cargo da supervisão da loja que é operadora, pois o serviço atende a bandeira de supermercados e a de proximidade

SORTIMENTO

O mix da bandeira Enxuto Aqui é focado em oferecer conveniência aos moradores dos condomínios

15% média de crescimento mensal dos dois novos formatos
Fonte: Rede Enxuto

R$ 531 milhões de vendas da rede – em 2018
Fonte: Ranking de Supermercados de SA Varejo

DISTRIBUIÇÃO REPENSADA

Enquanto a empresa deixa o abastecimento dos supermercados com o Centro de Distribuição, que trabalha no esquema Cross Docking (saída dos produtos direto das docas para as lojas), a distribuição para as unidades do Enxuto Aqui e do Enxuto Drive fica por conta de minicentros de distribuição criados nos próprios supermercados.
Segundo Bruno Bragancini Jr., a empresa entendeu que precisava de uma cadeia logística mais inteligente e rápida.

Fonte: S.A Varejo

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