O compliance empresarial tem se tornado um dos pilares de sustentação para empresas que buscam um crescimento sustentável e ético.

É uma estratégia que vai além de apenas cumprir as leis; trata-se de uma cultura organizacional que busca integridade, transparência e responsabilidade.

A Relevância do Compliance para Postos de Combustível

Para postos de Combustível, o compliance não é somente uma opção, mas uma necessidade urgente. Estes estabelecimentos lidam diretamente com produtos que apresentam riscos significativos:

  • Produtos inflamáveis: A manipulação e armazenamento incorretos podem resultar em acidentes catastróficos.
  • Impacto Ambiental: Vazamentos ou descartes inadequados podem contaminar solos e lençóis freáticos.
  • Saúde Pública: Exposições prolongadas ou acidentes podem afetar a saúde dos funcionários e da comunidade ao redor.

Entendendo a Regulamentação

Agência Nacional do Petróleo (ANP): Uma das principais entidades reguladoras do setor, estabelecendo padrões para a qualidade dos combustíveis e garantindo que os postos sigam práticas adequadas.

Leis e Normas: Conhecer leis como a Lei Anticorrupção e a Lei de Crimes Ambientais é fundamental. Mas é igualmente importante estar atualizado quanto às normas da ABNT relacionadas ao setor, que abordam desde o design de tanques de armazenamento até procedimentos seguros de manuseio.

CONHEÇA O CURSO QUE VAI TRANSFORMAR A FORMAÇÃO TÉCNICA E OPERACIONAL DOS GESTORES DO POSTO. ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO

Implementação de Compliance em Postos de Combustível

Conhecimento Profundo da Legislação: Ter um jurídico bem informado e ativo é fundamental. Investir em treinamento e atualizações frequentes é vital.

Licenças e Alvarás: Postos de combustível devem estar munidos de todos os alvarás, que vão desde a licença municipal até certificações específicas como a do Corpo de Bombeiros.

Código de Conduta: Este documento deve refletir a cultura organizacional e estabelecer diretrizes claras para funcionários e gestores. Deve ser revisado periodicamente e ser o centro de treinamentos regulares.

Mecanismos de Integridade: Implementar canais de denúncia, promover uma cultura de transparência e realizar auditorias frequentes são práticas que fortalecem o compliance.

Gestão Tributária: O setor de combustíveis tem uma carga tributária elevada. Um bom programa de compliance deve incluir estratégias para otimizar a gestão tributária, assegurando que todos os impostos sejam pagos e aproveitando incentivos fiscais quando aplicáveis.

Benefícios do Compliance

Minimização de Penalidades: O cumprimento rigoroso das normas e leis reduz significativamente as chances de multas e sanções. Isto não apenas preserva os recursos financeiros, mas também evita interrupções operacionais e danos à imagem do posto.

Fortalecimento da Marca: Em uma era onde a informação é acessível, consumidores tendem a escolher empresas que demonstram responsabilidade e integridade. Postos que aderem a padrões elevados de compliance são vistos como mais confiáveis, fortalecendo sua posição no mercado.

Retenção de Colaboradores: Um ambiente onde a ética e o cumprimento das regras são priorizados resulta em maior satisfação dos funcionários. Estes colaboradores, sentindo-se valorizados e protegidos, tendem a permanecer mais tempo na empresa, reduzindo custos de rotatividade e treinamento.

Gestão Financeira Aprimorada: Ao garantir que todas as obrigações fiscais e regulatórias sejam atendidas, evita-se gastos não previstos com multas ou contenciosos. Isso também permite que o posto de combustível opere com previsibilidade financeira e faça investimentos mais informados.

Relações Fortalecidas com Stakeholders: Fornecedores, parceiros e outras entidades preferem se associar a negócios que demonstram práticas de compliance sólidas. Isso pode resultar em melhores termos de negociação, créditos e parcerias estratégicas.

Inovação e Crescimento Sustentável: Com uma base sólida de compliance, os postos de combustível podem focar na inovação e expansão, sabendo que sua operação está protegida contra riscos legais e regulatórios. Isso cria uma plataforma estável para o crescimento a longo prazo.

Em suma, o compliance não é apenas uma estratégia defensiva para postos de combustível, mas também um catalisador para a melhoria contínua e o sucesso duradouro no setor.

Neste panorama de crescente demanda por conformidade e excelência no setor de postos de combustível, a E-HUB – Soluções Corporativas Inteligentes destaca-se como uma aliada indispensável. Com sua vasta experiência e expertise, a empresa já prestou seus serviços especializados a mais de 900 postos de combustível em todo o Brasil. Através de treinamentos aprofundados, auditorias meticulosas e consultoria detalhada, a Evolve Hub não só capacita estes estabelecimentos a alcançar os padrões mais altos de compliance, mas também reconhece e valida seus esforços. A fixação de placas em empresas que cumprem de maneira exemplar as diligências propostas é um testemunho tangível deste compromisso e serve como um selo de confiança e integridade no mercado. Assim, a Evolve Hub não apenas contribui para elevar o padrão do setor, mas também constrói um legado de excelência e confiabilidade no universo dos postos de combustível no Brasil.

Escrito por: Marcelo Chaguri

Fonte: https://www.linkedin.com/in/marcelo-chaguri-392a36293

Artigo anteriorServidores do IPEM são presos por cobrança de propina em fiscalização de postos de combustíveis
Próximo artigoRede de Postos Petrobras lança campanha com sorteios de 10 anos de combustível grátis
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here