Levantamento realizado pelo Resan dimensiona uso de apps nos postos

A utilização de aplicativos para pagamento na hora do abastecimento está presente na grande maioria dos postos revendedores da Baixada Santista e do Vale do Ribeira.

Levantamento feito pelo Sindicombustíveis Resan entre os dias 07 e 21 de maio ouviu 37
empresas associadas da região (de um total de 195) e apontou que 89,2% dos estabelecimentos aceitam algum tipo de app na hora do pagamento. Ainda de acordo com a pesquisa amostral, 8,1% nunca aceitaram essas ferramentas e 2,7% já aceitaram durante um período, mas deixaram de receber através de aplicativos.

Para 75,7% daqueles que recebem via aplicativos, os pagamentos através de apps representam no máximo 10% das vendas.

Além disso, para 43,2% dos associados participantes, os aplicativos não incrementaram as vendas. Acompanhe os resultados nos gráficos a seguir. “O objetivo da nossa pesquisa foi dimensionar a utilização dos aplicativos ligados às distribuidoras e, dessa forma, defender, orientar e trabalhar pelos legítimos interesses dos postos revendedores associados”, afirma o presidente do Resan, José Camargo Hernandes.

“Precisamos estar preparados a buscar alternativas para eventuais problemas
e insatisfações no uso dessas ferramentas”, explica.

+++ Leia também: Pagamentos digitais aumentam captação de clientes e diminuem custos para revendedores

Apesar de a pesquisa indicar que 50% dos revendedores estão satisfeitos com o uso dos
aplicativos disponibilizados pelas distribuidoras, alguns participantes demonstraram insatisfação com os apps.

+++ Leia também: Vantagens do PIX e Carteiras Digitais em Postos de Combustíveis

Queixas Problemas na hora do pagamento estão entre as maiores queixas dos associados.

“Em muitos casos, o cliente não consegue efetuar o pagamento através do aplicativos e
ele precisa dirigir-se ao caixa, não fazendo sentido a proposta de celeridade atrelado ao uso do aplicativo“, manifestou-se um dos postos.

“Muitas vezes, o app anuncia o pagamento efetuado, porém a nota emitida pelo aplicativo
apresenta o pagamento como ‘pendente’, criando um atrito entre o cliente e o posto”, contou outro participante da pesquisa.

 

Para outros postos, houve problema quando a distribuidora limitou o programa de cashback
que era oferecido aos clientes.

“Quando limitaram o cashback da noite para o dia, os clientes ficaram insatisfeitos com o posto”, reclamou uma revendedora.

▶ Ainda de acordo com a pesquisa, 73% dos postos afirmam já ter recebido reclamações de consumidores referentes a problemas no uso dos aplicativos, sendo que 21,6% deles dizem que isso acontece com frequência.

Cadastro

Um questão a qual o dono de posto precisa ficar atento diz respeito aos dados preenchidos
pelos clientes na hora do cadastro no aplicativo. De acordo com 86,5% dos associados que responderam à pesquisa, as administradoras não compartilham as informações pessoais registradas pelos consumidores.

Ocorre que, desde o ano passado, está em vigor no Brasil a Lei Geral de Proteção de Dados, que determina penalidade em caso de vazamento de dados sensíveis de pessoas físicas.

O ideal é que os postos fiquem atentos na hora de fazer campanha para que clientes se cadastrem no apps. A responsabilidade direta por essas informações pessoais dos consumidores é das administradoras, que oficialmente controla esses dados.

Fonte: Revista POSTOS & SERVIÇOS

+++ Novo recurso para pagamentos digitais em postos de combustíveis garante segurança e distanciamento social

Confira apps que dão desconto na hora de abastecer

Com a frequente alta no preço do combustível e a crise financeira no País cada vez pior, nada mais do que justo do que arrumar descontos na hora de abastecer. Atualmente com a tecnologia mais avançada é possível encontrar alguns aplicativos oferecem promoções, oportunidade de cash back e parcerias com outras empresas que estão atraindo cada vez mais clientes. Confira alguns aplicativos que dão desconto na hora de abastecer.

Além de ajudar o consumidor a não cair em postos de procedência duvidosa, os aplicativos direcionam os clientes oferecendo um programa de fidelidade com parceiros do posto, possibilidade de já deixar o cartão de crédito cadastrado e até mesmo fazer o pagamento do abastecimento sem ter contato com o frentista, como é o caso do APP Shell Box. O aplicativo está disponível para iOS e Android nas plataformas App Store e no Google Play.

Combustível caro: Apps que dão desconto na hora de abastecer
Foto: Divulgação/ Shell

Já a rede de postos Ipiranga tem o aplicativo Abastece Aí, outra opção de aplicativos que dão desconto na hora de abastecer, já que oferece possibilidade de cash back, deixa a opção para que o cliente use o valor acumulado para usar em novos abastecimentos ou em lojas parceiras cadastradas no APP como Latam Pass, Netshoes e Movida. A plataforma também está disponível tanto para iOS como para Android.

Os postos da rede Petrobras oferecem o aplicativo Premmia, que tem a prática de acúmulo e troca de pontos. O consumidor pode juntar pontos abastecendo seu automóvel ou consumindo nas lojas de conveniência dos estabelecimentos da rede.

Esses pontos podem trocados em lojas parceiras como lojas Renner, Empório Nestlé, Sephora, Cinemark, entre outros. Também está disponível para baixar em todas as plataformas.

Foto: Divulgação/ Petrobras

Outras opções de aplicativos que dão descontos em combustível

Seguindo uma outra linha, sem cash backs e parcerias, o Drivvo pode ajudar o cliente a se organizar financeiramente fazendo com que ele não gaste mais do que o esperado.

O aplicativo consegue registar os gastos que você teve com o seu carro, incluindo impostos como IPVA, manutenções e revisões. Também está disponível na Apple Store e no Google Play.
Fonte: Garagem 360 – Escrito por: Karine Manchini

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here