Redução de taxas bancárias, isenção do aluguel de máquinas e de custo com transportadoras de valores, maior segurança, aumento da velocidade da operação e gestão de pagamento são algumas das vantagens que os revendedores podem dispor ao estimular o uso dos pagamentos digitais.

Porém ainda existem muitas dúvidas sobre as carteiras digitas. O Portal Brasil Postos, parceiro da Shipay, convocou os CEOs da SHIPAY, Charles Hagler e Luiz Guilherme Coimbra para responder às principais perguntas que os revendedores de combustíveis estão fazendo sobre o Pix.

Se você tem dúvidas sobre o funcionamento do PIX, você está no lugar certo! Tire todas as suas dúvidas sobre o PIX e a integração de carteiras digitais:

O que é PIX?

PIX é um novo meio de pagamentos que busca facilitar a transferência de valores entre as pessoas e negócios, simplificando o pagamento de contas, recolhimento de impostos e taxas. Além de transferências para outras contas, o PIX também permitirá o pagamento de compras em estabelecimentos que utilizem a plataforma.

Qual é a origem do PIX?

“O PIX foi inspirado no sistema de open banking da Inglaterra. Apesar de servir de inspiração, não há muito como comparar os países porque são realidades diferentes”, explica Charles Hagler.

“Na Inglaterra, os players que operacionalizam os pagamentos instantâneos lançaram os seus próprios meios de pagamento instantâneo. Já aqui no Brasil, será o Banco Central que irá operacionalizar o sistema e obrigará os bancos a entrarem nele, como aconteceu no México, por exemplo.”, completa Luiz Guilherme Coimbra.

Como funciona o PIX?

“A plataforma é operacionalizada pelo Banco Central e está disponível no formato 24×7 (24 horas por dia, 7 dias por semana), o que possibilita que os pagamentos sejam feitos a qualquer momento” explica Hagler.

Coimbra ainda ressalta que as transações ocorrem por meio do BR Code, uma espécie de código padrão do Banco Central, sendo possível pagar contas ou transferir valores pelo PIX abrindo o aplicativo do banco e escaneando o código direto no smartphone, por exemplo.

“Também é possível fazer transferências de valores por meio de chaves. Assim, é só entrar no app do banco, clicar no PIX e digitar uma das chaves (CPF, telefone ou e-mail) que a transação será feita e o valor será direcionado para onde o recebedor deseja receber o valor”, completa Coimbra.

PIX é seguro?

“Assim como outros meios, o PIX também tem fragilidades e pode ser um prato cheio para criminosos. O principal deles é o problema de erros em transferências, o que acontece com DOC e TED. Os riscos no PIX são os mesmos, e caso o usuário transfira para a conta errada, ele terá dificuldade para estornar o valor transferido”, explica Hagler.

Hagler ainda acredita que possam surgir novas modalidades de fraudes e com isso as instituições financeiras podem ter de criar mecanismos de proteção para garantir a segurança das transações.

“Esse problema de erros em transações, a SHIPAY resolve já que atuamos com um padrão de pagamentos QR Code dinâmico, que muda a cada transação, o que traz mais segurança e diminui os riscos de fraudes em transações”, ressalta Coimbra.

Qual a taxa do PIX?

“É cedo para dizer quais serão as taxas do PIX, já que o sistema está em operação há pouco tempo. A nossa expectativa é que as taxas sejam bem mais baixas do que as das operações atuais com cartões de crédito e débito. Nossa estimativa é que a taxa fique por volta de 0,5% ou um custo fixo por transação entre R$ 0,30 e R$ 0,70”, diz Hagler.

Qual a diferença entre o PIX e o TED?

Para Coimbra, as principais diferenças entre o PIX e o TED são as taxas e facilidade para fazer uma transação.

“Diferente do TED, onde é preciso colocar todos os dados da conta para onde o valor será transferido, o PIX torna isso possível através do BR Code ou do uso de chaves definidas pelo usuário como CPF, e-mail ou telefone, para fazer a identificação e o envio do dinheiro”, explica Coimbra.

Na minha opinião, TED e DOC vão morrer!

“Para a massa da população, esta será uma opção bem mais vantajosa, o que deve diminuir bruscamente os números de TEDs e DOCs realizados no médio prazo. As novas transferências financeiras devem passar a ser feitas pelo PIX, que é bem mais prático”, diz Hagler.

Como integrar o PIX no meu PDV/ERP?

“O Banco Central liberarou um API, que permite a integração com os sistemas de ERP e de caixa no PDV. É possível utilizar a SHIPAY, solução que leva todas as carteiras digitais para dentro do sistema de caixa para integrar este meio de pagamento a qualquer estabelecimento”, explica Hagler.

PIX como solução de pagamento para o varejo

Coimbra afirma que as principais vantagens para os revendedores são o fato da transação ser eletrônica, o dinheiro cair na hora e as taxas serem bem menores do que as aplicadas nas vendas por cartão de crédito, por exemplo.

“Utilizando o este novo método de pagamento através da solução da SHIPAY, o revendedor pode escolher qualquer carteira digital ou banco para redirecionar os seus pagamentos e não precisará utilizar plaquinha ou smartphone, colocando o sistema direto no PDV dele, o que é bem mais seguro”, completa Hagler.

Porque você precisa do PIX no seu posto?

Os sistemas de pagamento instantâneo são uma tendência em todo o mundo. No Brasil, o este será um meio de pagamento bastante vantajoso tanto para empreendedores como para consumidores.

Para Hagler, o PIX deve “pegar” no Brasil. As transferências de valores acontecerão em tempo real, aumentando a velocidade e o número de pagamentos e transferências no país, além de promover uma inclusão financeira no país.

De que forma o PIX facilita a gestão de pagamentos? 

A Shipay é uma empresa que oferece tecnologia de ponta com um sistema de integração aos PDVs e ERPs de postos de gasolina. Dessa forma, os postos podem receber pagamentos digitais das carteiras que quiserem, além de recebimentos via PIX.

A praticidade é um dos pontos de destaque, não somente pela dinâmica de oferecer ao cliente a opção de pagamento sem contato, mas também porque a conciliação de caixa e operação no dia a dia ficam mais práticas para os frentistas com o sistema de pagamentos digitais.

“Do ponto de vista das transações em dinheiro, há ainda um custo elevado para o varejista em termos de logística, com transporte de valores, custódia por parte dessas transportadoras, circulação de troco e até mesmo depreciação das cédulas”, comenta Luiz Coimbra.

Na avaliação de Luiz Coimbra, Co-CEO da Shipay, a modernização da gestão de pagamentos é um dos principais benefícios do sistema. “A maior vantagem para donos de postos de gasolina é exatamente a melhoria da eficácia e eficiência dos processos de venda. O dono do posto e o frentista não precisam se preocupar com a gestão financeira, que é um custo adicional muito alto.

O segundo ponto é dar mais agilidade aos pagamentos e o terceiro é a digitalização de um processo que não era nem um pouco digitalizado”, explica. 

Coimbra acrescenta ainda que com a Shipay, todo processo de pagamento fica integrado junto aos sistemas de automação, retirando preocupação e esforço operacional de frentistas e donos de postos. 

O PIX aumenta segurança da operação?

O sistema de integração para pagamentos digitais também tem a vantagem de tornar os pagamentos mais seguros, com uma interface preparada para geração de QR Codes dinâmicos gerados com API e criptografia, o que evita a possibilidade de fraudes, como bem lembra Charles Hagler, também Co-CEO da Shipay. 

O PIX oferece redução de custos para os revendedores?

Outro ponto importante a ser frisado é que as carteiras digitais apresentam taxas mais baratas do que as maquininhas de débito e crédito. As principais carteiras digitais do mercado cobram, em média, taxas em torno de 2,4% para transações de crédito e 1,2% para saldo em conta. Já as maquininhas de cartão das companhias com maior presença no varejo aplicam taxas que variam entre 2% e 2,4% em transações de débito, enquanto no crédito essas taxas podem flutuar entre 3,8% e 5,5%.

Os pagamentos digitais também aumentam o fôlego financeiro dos postos, como reforça Coimbra. “O cliente abastece, usa os pagamentos digitais e esse valor entra na conta do posto de gasolina. Isso é muito importante porque nós sabemos das margens apertadas desses estabelecimentos”. 

O PIX aumenta a velocidade da operação?

Quanto maior a velocidade da operação, mais clientes atendidos. O tempo de permanência na bomba é outro fator importante para os donos de postos. No dia a dia das operações, sabemos o quanto é importante ter uma estrutura organizada para tornar o atendimento o mais ágil possível. “Os pagamentos digitais aceleram o recebimento, o frentista pode ir até o carro do cliente com um device para apresentar o QR Code, sem contato, de forma muito ágil e a bomba fica liberada mais rápido, isso aumenta o giro do posto”, comenta Hagler. 

Sobre esse aspecto, vale lembrar também que essa opção facilita a vida do frentista para respeitar as regras de distanciamento social, o que torna a operação mais segura em todas as pontas.

Em tempos de pandemia, sabemos que os impactos operacionais são grandes com afastamentos, por isso a importância de contar com um sistema que garanta transações seguras – e é justamente isso que a Shipay oferece. 

Veja um exemplo de Integração da Shipay com um sistema de posto.

O PIX aumenta a possibilidade de oferecer mais vantagens para os clientes?

Além do PIX e as carteiras digitais evitarem que os donos de postos tenham desgastes com logística para troco, uma grande vantagem das carteiras é o aumento da visibilidade. Além de aparecerem no mapa dessas carteiras, as vantagens oferecidas permitem que os donos de postos ofereçam condições bem interessantes para o cliente final. 

“O Mercado Pago, por exemplo, oferece taxa zero para o varejista durante um período. PicPay vem com uma proposta bem agressiva de cashback que é muito interessante para o cliente, isso atrai mais motoristas para os postos”, ressalta Coimbra. 

No caso do PIX, ele acrescenta ainda que a Shipay tem uma solução que permite que o dono do posto de gasolina tenha seus pagamentos digitais totalmente integrados sem precisar fazer alterações no relacionamento com os bancos de sua preferência

Quero receber pagamentos digitais, o que preciso fazer? 

O processo para ter a Shipay integrada ao seu PDV ou ERP é muito simples, conforme explica Hagler: “Basta falar com o representante do seu sistema de caixa e perguntar se tem Shipay. Se tiver, o próprio representante faz a instalação de um modo bem simples, sem necessidade de instalação de hardware. É basicamente preencher um cadastro e escolher por quais carteiras digitais deseja receber. Se o sistema de pagamentos do posto ainda não tiver Shipay, basta entrar em contato com a gente que aceleramos a instalação”. 

A Brasil Postos e a Shipay têm o objetivo de tornar as operações dos postos de gasolina mais ágeis, inovadoras e preparadas para as novas demandas do consumidor final.

Fique de olho em nosso portal para conferir nossa série especial com conteúdos exclusivos sobre pagamentos digitais! 

+++ Novo recurso para pagamentos digitais em postos de combustíveis garante segurança e distanciamento social

Deseja implantar a Shipay no seu posto com 6 meses de taxa zero? Clique aqui e comece agora mesmo!

 

Artigo anteriorEtanol: preço médio cai em 20 estados e no DF e sobe em outros 6, diz ANP – 03 de Abril
Próximo artigoConveniência e proximidade como partes da nova realidade do consumo
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here