Já tem um tempo que o Banco Central vem divulgando as novas funções do PIX, previstas na agenda da autoridade monetária e implantadas gradativamente.

Uma das novidades, inclusive, já começou a funcionar há alguns dias: a integração com a lista de contatos do celular. Dessa forma, os contatos telefônicos do usuários que estiverem cadastrados no PIX aparecerão no sistema do banco ou fintech automaticamente na hora de fazer uma transferência. Do ponto de vista de adesão, a função cumpre um papel importante. 

Algumas funções que estão na pauta de lançamentos do Banco Central são especialmente importantes para postos de gasolina.

É o caso do PIX QR Code Offline, Saque PIX, PIX Garantido e PIX Agendado. Vamos falar um pouco mais sobre como cada um deles é importante para o varejista. 

PIX QR Code Offline

O Brasil é um país com proporções continentais e muitas regiões do país sofrem com rede de internet escassa ou de péssima qualidade. Além disso, grande parte da população faz uso de serviço pré-pago de celular. Com o PIX QR Code Offline, o revendedor de combustíveis consegue receber o pagamento mesmo se o cliente estiver sem internet no celular. 

Saque PIX

Com essa função, os postos de combustíveis terão um papel ainda mais ativo na circulação de dinheiro na economia, pois poderão funcionar como um “caixa eletrônico”. Ou seja, o cliente faz um PIX para o posto e recebe o valor em dinheiro. Essa função reduz as despesas logísticas com transporte de valores e também diminui a exposição do revendedor, tendo em vista que com menos dinheiro em espécie em caixa, ele reduz os prejuízos em caso de assalto.

+++ Leia também: Pagamentos digitais aumentam captação de clientes e diminuem custos para revendedores

PIX Garantido

Essa será uma das funções mais competitivas, tendo em vista que permitirá ao revendedor fazer compras parceladas usando o PIX como forma de pagamento. Tendo em vista a forte cultura brasileira de comprar em parcelas, essa ferramenta tem muito potencial para acelerar a adoção do PIX no varejo. 

PIX Agendado

Essa função poderá substituir os DOCs e TEDs agendados, o que é muito interessante para o revendedor, pois já sabemos que os custos do PIX são muito mais competitivos do que os outros dois modelos de transações.

Com o PIX Agendado, o revendedor pode se organizar para agendar pagamento de salários, fornecedores, aluguel, etc. 

De um modo geral, entendemos que o PIX é uma ferramenta transformadora e que pode ser uma grande aliada do revendedor neste momento em que os esforços coletivos estão centrados em retomar as vendas e reagir à crise econômica. Além disso, sabemos que a digitalização da economia é um caminho sem volta, ou seja, o varejista que se preparar e se adaptar a essas mudanças, terá maior possibilidades de sobreviver a este momento de dificuldades.

+++ Leia também: Vantagens do PIX e Carteiras Digitais em Postos de Combustíveis

Fique de olho em nosso portal para conferir nossa série especial com conteúdos exclusivos sobre pagamentos digitais! 

+++ Novo recurso para pagamentos digitais em postos de combustíveis garante segurança e distanciamento social

Deseja implantar a Shipay no seu posto com 6 meses de taxa zero? Clique aqui e comece agora mesmo!

+++ Como ganhar novos clientes que querem cashback abastecendo com PagBank, PicPay, Banco Inter e AME

 

Artigo anteriorOpen Banking: uma grande mudança na relação dos postos de combustíveis com os bancos
Próximo artigoInmetro: Orçamento de 2021 inviabiliza fiscalização de Bolsonaro em combustíveis
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here