Afinal, o que são as carteiras digitais?
As carteiras digitais foram desenvolvidas para transformar dispositivos móveis em métodos de pagamento descomplicados. Assim, se um motorista esquecer a sua carteira em casa, é possível realizar pagamento mesmo sem ela. Para isso, é necessário ter o cadastrado do seu cartão em uma ewallet, assim com o dispositivo móvel a compra pode ser feita online e offline.

Como funciona uma carteira digital?

As ewallets possuem tecnologia de token. Com isso, ela transforma os dados do cartão cadastrado no aplicativo em um código secreto, chamado de token, que depois pode ser usado para fazer novas compras.

Após o cartão ser  salvo, o token fica gravado no dispositivo. Assim, para fazer o pagamento é só aproximar o smartphone ou tablet de um terminal de pagamento habilitado no estabelecimento comercial para que o aplicativo forneça as informações criptografadas do cartão e a transação seja realizada. Para a realização do pagamento a  tecnologia utilizada será Near Field Communication (NFC).

Vantagens da carteira digital

Um dos principais benefícios das carteiras digitais é a simplificação do processo de pagamento. Isso por conta do cliente não precisar tirar a carteira do bolso nem informar os dados a cada nova compra.

A forma de pagamento é mais segura, já que o cliente não precisa ficar apresentando o cartão e não corre o risco de que seus dados sejam clonados.

Principais carteiras digitais do Brasil

Os brasileiros estão aceitando super bem essa nova forma de pagamento,40% dos pagamentos processados pela nossa plataforma já são feitos via smartphones.

No ano de  2018, as transações realizadas via ewallets representavam 8% do total, hoje essa taxa já é de 12%.

PayPal, Google Pay, PicPay e Mercado Pago, Bitz, Samsung Pay,  Apple Pay e Magalu Pay são as principais carteiras digitais disponíveis no mercado financeiro brasileiro.

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+++ Novo recurso para pagamentos digitais em postos de combustíveis garante segurança e distanciamento social

No Brasil, a chegada do Open Banking vem como a pavimentação de um caminho para grandes mudanças. A forma como negociamos, fazemos compras, interagimos com consumidores e nossos comportamentos financeiros de um modo geral estão mudando de modo drástico. Nada do que conhecemos permanecerá intacto. 

E como funciona a carteira digital?

O usuário abre uma conta e cria uma carteira digital onde é armazenado os dados financeiros dele e que podem ser acessados de forma segura para realizar pagamentos e fazer transações. Para isto, basta baixar o app da empresa escolhida em seu smartphone, computador ou tablet .

Caso a compra seja feita em uma loja online, a carteira digital possibilita a transferência direta do dinheiro sem precisar fornecer seus dados pessoais e bancários.

Já em locais físicos, a transação pode ser feita de duas formas: por NFC – um sistema que permite a transferência por aproximação – e QR Code – posicionando o aparelho para “ler” o código disponível.

Custos e Taxas do Pagamento Digital

Apesar de serem simples, os pagamentos digitais possuem taxas para os revendedores. A maioria oferece um período de gratuidade para você descobrir os benefícios da utilização do sistema em seu estabelecimento.

Diferentemente das máquinas de cartão convencionais, os aplicativos de pagamento digital não cobram uma taxa de aluguel.

A cobrança é feita através de um percentual sobre cada venda realizada e varia de acordo com sua necessidade de recebimento do dinheiro, por isso pesquise as diversas opções disponíveis no mercado.

Fácil Implantação

Começar a utilizar o pagamento digital é muito simples, uma vez que o cadastro inicial pode ser feito diretamente via aplicativo. Após a confirmação dos documentos, você deverá optar por receber o dinheiro de suas vendas em uma conta corrente já existente ou  em um cartão pré-pago do próprio sistema de pagamento digital.

A definição das taxas aplicadas ao seu negócio também aparecerá em seu cadastro, quanto menor o prazo de depósito em sua conta corrente maiores serão as taxas.

Assim que seu cadastro for aprovado, você receberá o QR Code do seu negócio e acesso ao painel de controle das vendas. Este processo é muito simples e, geralmente, o cadastro é aprovado no mesmo dia.

Sinalização Visual

Contar aos seus clientes que você aceita pagamento digital é importante para que seu  posto saia na frente. Os aplicativos enviam um kit de boas-vindas com adesivos e totens para a área do caixa, mas você não precisa esperar o recebimento do kit para começar a vender, imprima seu código e deixe-o disponível para seus clientes.

Quais as vantagens para os postos de combustíveis?

  • Maior segurança pois reduz a quantidade de numerários e a despesa com transportadores de valores.
  • Agilizam o atendimento na pista.
  • Elimina fraudes pois o cliente escaneia o código Qr Code com o valor exato da compra ou abastecimento, tudo integrado com o PDV.
  • Taxas mais baratas do que as maquininhas de débito e crédito. As principais carteiras digitais do mercado cobram, em média, taxas em torno de 2,4% para transações de crédito e 1,2% para saldo em conta. Já as maquininhas de cartão das companhias com maior presença no varejo aplicam taxas que variam entre 2% e 2,4% em transações de débito, enquanto no crédito essas taxas podem flutuar entre 3,8% e 5,5%.
  • Os pagamentos digitais também aumentam o fôlego financeiro dos posto o valor entra imediatamente na conta do posto de gasolina. Isso é muito importante porque nós sabemos das margens apertadas desses estabelecimentos”.
  • Todas as vendas podem ser acompanhadas em tempo real e com relatórios completos.
  • O uso de QR Code permite aos usuários pagarem suas compras diretamente do veículo.

Que tal uma Carteira Digital da sua Rede de Postos –

O ecossistema, formado por transportadoras, caminhoneiros, frotistas, órgões públicos e governamentais, consumidores, funcionários e comerciantes, realiza diferentes movimentações financeiras na carteira digital, otimizando etapas de cobranças e pagamentos.

Pela versatilidade das operações disponíveis, as carteiras digitais são úteis em diferentes cenários. Os principais modelos de negócios estão classificados como arranjo fechado (também intitulado “closed loop”) e arranjo aberto. Confira abaixo algumas das principais características de cada um.

Arranjo fechado

Nesse formato, créditos e benefícios são disponibilizados para os clientes ou colaboradores da empresa, que podem utilizá-los entre si ou em uma rede credenciada de estabelecimentos como a sua rede de postos, por exemplo.

Esses players participam do mesmo ecossistema de pagamentos, mantendo as quantias na plataforma estabelecida pela carteira digital.

Um cenário de utilização do arranjo fechado é o de venda de combustíveis para empresas frotistas ou para os convênios que já possuem relacionamento de longa data com o posto, por exemplo.

A partir do saldo disponível, motoristas de uma empresa conseguem gerenciar e utilizar os créditos de compra de combustível com a carteira digital e utilizar as ferramentas promocionais como descontos, cashback e pontos, para que os motoristas tenham interesse em utilizar a ferramenta em seu dia a dia.

A digitalização das atividades facilita a conciliação de pagamentos, agiliza as movimentações e elimina as TAXAS DOS CARTÕES FROTISTAS pois o dinheiro gira apenas entre as empresas participantes que fazem parte da carteira digital. 

O posto de combustível passa a “gerenciar” todos os ativos financeiros de sua carteira digital. Na prática, ele passa a receber em tempo real os créditos das transportadoras por exemplo. O grande desafio desse modelo é estabelecer uma parceria com alguma instituição financeira ou dispor de investimento próprio para fazer o “funding” da operação.

Também é preciso contratar empresas que elaboram soluções de carteira digital para empresas, sem precisar de um amplo investimento em infraestrutura.

Arranjo aberto

Nessa modalidade, a carteira digital amplia sua versatilidade e o saldo pode ser utilizado na compra de combustíveis, produtos e serviços em mais estabelecimentos.

Neste caso a Rede de Postos pode estabelecer uma parceria com redes de postos de outras regiões para atender uma determinada rota dos veículos, integrando operações de norte a sul, por exemplo. Neste caso, o caminhoneiro consegue realizar o abastecimento em qualquer posto que pertença a carteira digital fechada.

Permite ainda que as transportadoras mantenham contato direto como todos os postos da carteira e possam fazer a transferência dos valores sem a intermediação dos cartões frotistas que cobram taxas absurdas dos postos de combustíveis.

É interessante para transportadoras que tem atuação nacional e que queiram disponibilizar mais opções de postos revendedores aos seus motoristas.

Qual o melhor formato para minha rede de postos?

As empresas devem entender qual formato de carteira digital é mais interessante para os seus objetivos e áreas de atuação.

Esse formato, classificado como “white label” é comum em segmentos como o de cartões de crédito, está disponível na área de carteiras digitais.

Transformação Digital

Em um processo de transformação digital um dos principais desafios, além de posicionar sua revenda no ambiente online e offline, é disponibilizar para o consumidor formas de pagamentos que facilitem a tomada de decisão pela compra.

Quanto mais plataformas disponibilizadas, maior é a comercialização e consequentemente, o aumento da demanda.

Por isso quanto mais o revendedor ampliar as formas de pagamento na rede de postos integrando carteiras digitais próprias ou não como PIC PAY ou AME digital por exemplo, maiores são as chances de prospectar novos clientes.

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A Shipay participa ativamente dessas mudanças, sempre de olho nas soluções que serão cruciais para o varejo estar bem preparado para crescer nessa nova realidade. Nosso objetivo é facilitar a entrada de recebimentos digitais em seu caixa do modo mais simples, fluido e natural possível. Afinal, esse é o melhor caminho para assimilar o novo. Quer integrar sua loja física ou virtual para receber pagamentos digitais? 

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+++ Como ganhar novos clientes que querem cashback abastecendo com PagBank, PicPay, Banco Inter e AME

 

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Renato da Silveira é mestre em administração de empresas atua como professor, consultor e palestrante é fundador do Portal Brasil Postos e é especializado em estratégias de marketing digital e inbound marketing para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência.

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